You are on page 1of 69

A apologia de Scrates

Plato em 390 a.C.

A acusao
A seguinte acusao escreve e jura Meleto, filho de Meleto, do povoado de Piteo, contra Scrates, filho de Sofronisco, do povoado de Alpece. Scrates culpado de no aceitar os deuses que so reconhecidos pelo Estado, de introduzir novos cultos, e, tambm, culpado de corromper a juventude. Pena: a morte (Plato. 1999, p.59).

Os acusadores
Meleto - Poeta trgico novo e desconhecido de cabelo raro, barba escassa e nariz adunco, era o acusador oficial, porm nada exigia que ele como acusador oficial fosse o mais respeitvel, hbil ou temvel, mas somente aquele que assinava a acusao. Representava a classe dos poetas e adivinhos. Lcon - Era um retrico obscuro e o seu nome teve pouca importncia e autoridade no decorrer da condenao de Scrates. Representava a classe dos oradores e professores de retrica.

Os acusadores
nito - Lder democrtico tinha um filho discpulo de Scrates (que ria dos deuses do pai). Era um rico tanoeiro que representava os interesses dos comerciantes e industriais, era poderoso e influente no sendo um homem de escrpulos e finezas da moral interior. Foi o mais importante dos acusadores e foi aquele que deu a impresso de conhecer Scrates, que a ele alude como se Meleto fosse seu subordinado, como se deste tivesse originado a ideia de pena de morte para persuadir Scrates a abandonar a cidade antes que o processo tivesse seguimento. Representava a classe dos polticos.

Scrates tinha conscincia de que estava sendo acusado injustamente e tinha certeza que se um justo estava sendo incriminado os injustos tambm seriam.

NO PASSAR MUITO TEMPO, ATENIENSES, E SERO CONHECIDOS E ACUSADOS PELOS DETRATORES DO ESTADO COMO ASSASSINOS DE SCRATES, UM SBIO

Significa: defesa, elogio, justificativa e louvor

APOLOGIA

Plato 428/27 aC, morreu 348/7 aC


Sua famlia era rica e aristocrtica Ele era descendente da antiga famlia real de Atenas (os Medontids). Seus parentes (especialmente Kritias seu primo) estavam envolvidos no governo de ocupao do ps-guerra de Atenas ("Os Trinta Tiranos", 403 aC). Ele estudou com Scrates por cerca de 10 anos, ca. 409-399.

Cerca de 388 aC, ele formou seu prprio grupo de estudiosos em Atenas, que se chamava Academia (em honra de Apolo Akademos) O aluno mais famoso de Plato foi Aristteles de Estagira (384-322 aC).
Escreveu 26 dilogos e mais algumas cartas.

tambm digno de nota que a Apologia Scrates nunca menciona um juiz. Todos os seus comentrios so dirigidos ao jri

Estrutura da obra
1. Parte: a defesa de Scrates dialoga com Meleto

2. Parte: a pena e do esperado da pena

3. Parte: aps a condenao onde Scrates faz uma reflexo sobre as suas convices sobre a vida e a morte

Parte 1 - introduo e refutao

PROEMION (Introduo)
O Jri deve ser conquistado a partir de uma hostilidade estabelecida para a Defesa por causa da m reputao de Scrates Scrates diz que no um orador, e na idade de 70 ele velho demais para aprender

Prlogo
A primeira frase d o tom e a direo para todo o dilogo. Scrates, ao abordar os homens de Atenas, afirma que quase se esqueceu quem ele era. Os discursos de seus acusadores o levaram a este ponto.
O dilogo ser assim uma espcie de "recordar" por Scrates de quem ele . Ou seja, a Apologia se tornar resposta de Scrates pergunta: "Quem Scrates?"

No sei, Atenienses, que influncia exerceram os meus acusadores em vosso esprito; a mim prprio, quase me fizeram esquecer quem sou, tal a fora de persuaso da sua eloquncia. Verdade, porm, a bem dizer, no proferiram nenhuma. Uma, sobretudo, me assombrou das muitas aleivosias que assacaram: a recomendao de cautela para no vos deixardes embair pelo orador formidvel

Com efeito, no corarem de me haver eu de desmentir prontamente com os fatos, ao mostrar-me um orador nada formidvel, eis o que me pareceu o maior dos seus descaramentos, salvo se essa gente chama formidvel a quem diz a verdade; se o que entendem, eu c admitiria que, em contraste com eles, sou um orador. Seja como for, repito-o, verdade eles no proferiram nenhuma ou quase nenhuma; de mim, porm, vs ides ouvir a verdade inteira.

Mas no, por Zeus, Atenienses, no ouvireis discursos como os deles, aprimorados em nomes e verbos, em estilo florido; sero expresses espontneas, nos termos que me ocorrerem, porque deposito confiana na justia do que digo; nem espere outra coisa quem quer de vs. Deveras, senhores, no ficaria bem, a um velho como eu, vir diante de vs plasmar seus discursos como um rapazola. Fao-vos, no entanto, um pedido, Atenienses, uma splica premente; se ouvirdes, na minha defesa, a mesma linguagem que habitualmente emprego na praa, junto das bancas, onde tantos dentre vs me tendes escutado, e noutros lugares, no a estranheis nem vos amotineis por isso.

Acontece que venho ao tribunal pela primeira vez aos setenta anos de idade; sinto-me, assim, completamente estrangeiro linguagem do local. Se eu fosse de fato um estrangeiro, sem dvida me desculpareis o sotaque e o linguajar de minha criao; peovos nesta ocasio a mesma tolerncia, que de justia a meu ver, para minha linguagem que poderia ser talvez pior, talvez melhor - e que examineis com ateno se o que digo justo ou no. Nisso reside o mrito de um juiz; ou de um orador, em dizer a verdade.

REFUTAO

Velhas acusaes
Scrates no um fsico (ou seja, cosmlogo) Scrates no um sofista (ou seja, um profissional de professores das artes dos polticos) Scrates no um ateu: Apollo o chamou de 'sbio' Scrates (meno ao orculo de Delfos)
A Verdade do Orculo de Delfos - Depois de "testar" a palavra do deus, Scrates tornou-se ciente da verdade do ditado que "Scrates o mais sbio" - pode ser expressa da seguinte forma: Scrates era o mais sbio, porque ele era Ciente de sua ignorncia.
A resposta de muitos para essa experincia foi a confuso e a raiva. Ao longo dos anos, essa raiva tomou a forma de um ressentimento geral contra Scrates.

Scrates no responsvel pelo comportamento dos jovens

Scrates, longe de ser um corruptor da juventude irreverente, na verdade uma bno enviada pelos deuses. Para mostrar isso, Scrates se compara a uma mosca, assim como ela agita constantemente um cavalo, prevenindo que ele se torne lento, assim tambm, ele impede que as pessoas se tornem descuidadas e intolerantes achando que sabem alguma coisa quando no sabem Em ltima anlise, toda a vida de Scrates foi um bem para as pessoas (desde que o Orculo falou dele)

Cumpre, Atenienses, me defenda, em primeiro lugar, das primeiras mentiras contra mim e dos primeiros acusadores; depois, das recentes e dos recentes. Com efeito, muitos acusadores tenho junto de vs, h muitos anos, que nada dizem de verdadeiro. A esses tenho mais medo que aos da roda de nito, posto que estes tambm so temveis.

Mais temveis, porm, senhores, so aqueles, que, encarregandose da educao da maioria de vs desde meninos, fizeram-vos crer, com acusaes inteiramente falsas, que existe certo Scrates, homem instrudo, que estuda os fenmenos celestes, que investigou tudo o que h debaixo da terra e que faz prevalecer a razo mais fraca.
Por terem espalhado esse boato, Atenienses, so esses os meus acusadores; temveis, porque os seus ouvintes acham que os investigadores daquelas matrias no creem to pouco nos deuses.

Em concluso, concordai comigo em que meus acusadores so de duas classes: os que acabam de acusarme e os do passado, a quem aludi; admiti, tambm, que destes me deva defender em primeiro lugar, pois que a suas acusaes destes ouvido primeiro e muito mais que s dos ltimos.

Scrates fala de uma maneira muito simples, coloquial.


Ele explica que ele no tem experincia com os tribunais e que, ao contrrio, falam de maneira a que ele est acostumado: com honestidade e franqueza.

Ele explica que seu comportamento decorre de uma profecia do orculo de Delfos, que alegou que ele era o mais sbio de todos os homens.
Reconhecendo a sua ignorncia, na maioria dos assuntos mundanos, Scrates concluiu que ele deve ser mais sbio do que os outros homens apenas no que ele sabe que nada sabe

Orculo de Delfos

Bem, Atenienses, mister que apresente minha defesa, que empreenda delir em vs os efeitos dessa calnia, a que destes guarida por tantos anos, e isso em prazo to curto. Eu quisera que assim acontecesse, para o meu e para o vosso bem, e que lograsse xito a minha defesa; considero, porm, a empresa difcil e no tenho a mnima iluso a esse respeito. Seja como for, que tomem as coisas o rumo que aprouver ao deus, mas cumpre obedecer lei e apresentar defesa.

A fim de difundir essa sabedoria peculiar, Scrates explica que ele considerava seu dever de questionar supostos "sbios" homens e expor sua falsa sabedoria como a ignorncia. Essas atividades lhe renderam muita admirao entre os jovens de Atenas, mas muito dio e raiva das pessoas que ele envergonhado. Ele cita o seu desprezo como a razo para ele ser levado a julgamento.

Defesa de sua vida


Scrates no tem medo da morte; desero desonra Scrates est a agir em obedincia a Apollo como um homem da cincia Scrates no pode concordar com encerrar sua misso, seria contra deus
Devoo de Scrates ao seu trabalho fez com que ele no fosse politicamente ativo: seu daimon o alertou para no entrar na poltica.

Misso de Scrates em ensinar a virtude uma grande bno para Atenas. Morte de Scrates seria uma ofensa contra Apollo.

Scrates ento passa a interrogar Meleto, o homem o principal responsvel por trazer Scrates perante o jri. Sua conversa com Meleto, no entanto, um mau exemplo deste mtodo, como parece mais voltada para embaraar Meleto do que para chegar verdade.

Dize-me c, Meleto: Ds muita importncia a que os jovens sejam melhores? Dou, sim. Faze, ento, o favor de dizer a estes senhores quem que os torna melhores; evidentemente o sabes, pois que te importa. Descoberto o corruptor, segundo afirmas, tu me conduzes presena destes senhores e me acusas; portanto, faze o favor de dizer quem os torna melhores; conta-lhes quem . Ests vendo, Meleto, que te calas e no sabes o que dizer? Com efeito, no achas que isso feio e prova que no fazes o mnimo caso, como eu disse? Vamos, bom rapaz, fala; quem que os torna melhores? So, as leis. No isso o que estou perguntando, excelente rapaz; pergunto que homem , o qual, para comear, sabe exatamente isso, as leis. As pessoas presentes, Scrates; os juzes. Que dizes, Meleto? Os presentes so capazes de educar os moos e os tornam melhores?

Sem dvida. Todos? Ou uns sim e outros no? Todos. Boa notcia nos ds, por Hera! Sobram benfeitores! Que mais? E esses da assistncia os tornam melhores, ou no? Eles tambm. Que dizer dos conselheiros? - Tambm os conselheiros. - Mas, ento, Meleto, acaso os homens da assembleia, os eclesiastas corrompem a mocidade? Ou eles todos tambm a tornam melhor? Tambm eles. Logo, no assim? todos os atenienses tornam os jovens gente de bem, menos eu; eu sou o nico a corromp-la! isso o que dizes? Exatamente Isso o que digo

Que imensa desgraa apontas em mim! Responde tambm a esta pergunta: no teu entender, com os cavalos sucede o mesmo? Toda gente os melhora e um s os vicia? Ou se d inteiramente o contrrio: quem os sabe melhorar um s, ou muito poucos, os adestradores; a maioria, quando trata de cavalos e os monta, vicia-os? No assim, Meleto, com os cavalos e com todos os outros animais? Que bom para os moos, se h um s a corromp-los e os outros todos a fazer-lhes bem! Ora, Meleto, ests dando provas acabadas de que nunca te preocupaste com a mocidade e revelando claramente a tua indiferena para com o crime de que me acusas!

Scrates considerado culpado por uma margem estreita e convidado a propor uma pena.
Scrates sugere brincando que se fosse para conseguir o que ele merece, ele deveria ser homenageado com uma grande refeio por ser esse tipo de servio ao Estado.

Em uma nota mais sria, ele rejeita priso e exlio, oferecendo talvez em vez de pagar uma multa.
Quando o jri rejeita sua sugesto e sentenas morte, Scrates estoicamente aceita o veredicto com a observao de que ningum, mas os deuses sabem o que acontece aps a morte e por isso seria tolice temer o que no se sabe.

Ele tambm adverte os jurados que votaram contra ele que, silenciando a sua crtica ao invs de ouvi-lo, eles prejudicaram a si mesmos muito mais do que o prejudicado.

Sustenta-o uma certeza: mais difcil que evitar a morte "evitar o mal, porque ele corre mais depressa que a morte". Quanto a esta, apenas pode ser uma destas duas coisas: aquele que morre reduzido ao

nada e no tem mais qualquer conscincia, ou ento, conforme ao que se diz, a morte uma mudana, uma transmigrao da alma do lugar onde nos encontramos para outro lugar. Se a morte a extino de todo sentimento e assemelha-se a um desses sonos nos quais nada se v, mesmo em sonho, ento morrer um ganho maravilhoso. (...). Por outro lado, se a morte como uma passagem daqui para outro lugar, e se verdade, como se diz, que todos os mortos a se renem, pode-se, senhores juzes, imaginar maior bem?".

Apoiado nessas hipteses as nicas existentes a respeito de um fato que no permite certezas racionais -, o septuagenrio Scrates despede-se, tranqilo, de seus concidados: "Mas eis a hora de partirmos, eu para a morte, vs para a vida. Quem de ns segue o melhor rumo, ningum o sabe, exceto o deus".

Parte 2

A condenao e penas alternativas


Scrates condenado culpado por uma margem de cerca de 30 votos. A pena proposta a morte por cicuta. Neste ponto, Scrates tem a oportunidade de propor uma pena alternativa argumenta que desde que a pena deve ser algo que ele merece, e desde que ele passou sua vida livremente oferecer seus servios para a cidade, ele merece refeies gratuitas para o resto de sua vida.

Discursos finais
Para aqueles que votaram em sua morte Na sua idade de 70, a morte teria logo chegou naturalmente.
Mas agora essas pessoas vo ter a responsabilidade de t-lo mandado matar

Ele diz que ele poderia ter vencido o seu caso se ele tivesse apelado aos sofismas, mas ele preferiu falar a verdade.

Ele profetiza que haver outros para tomar seu lugar. No a pessoa que est em questo aqui, mas a atividade da prpria filosofia. O resultado deve ser para o bem. Afinal, a morte uma das duas coisas: um sono profundo ou uma mudana de lugar.
Se ele fosse para entrar no Hades, por outro lado, ele teria a oportunidade de conhecer todos os grandes pensadores gregos e heris. E aqui ele poderia perguntar-lhes as mesmas perguntas que ele pediu os homens de Atenas. Ento ele tem de forma alguma foram prejudicados, pois ele quer dormir em paz ou continuar falando.

Eles o julgaram esquecendo que um dia tambm seriam, pois na realidade eles que estavam errados, julgando um homem justo.

PORQUE FAZEM ISSO COMIGO NA ESPERANA DE NO TER QUE PRESTAR CONTAS DE SUAS VIDAS, MAS LHES DIGO QUE O RESULTADO SER BEM DIFERENTE. AQUELES QUE IRO FOR-LOS A PRESTAR CONTAS SERO EM NMERO BEM MAIOR DO QUE O FORAM AT AQUI...

Eu nunca fui mestre de ningum, conquanto nunca me opusesse a moo ou velho que me quisesse ouvir no desempenho de minha tarefa. Tampouco falo se me pagam, e se no pagam, no; estou igualmente disposio do rico e do pobre, para que me interroguem ou, se preferirem ser interrogados, para que ouam o que digo. Se algum deles vira honesto ou no, no justo que eu responda pelo que jamais prometi nem ensinei a ningum.

Plato indica que a maioria dos juzes votaram a favor da pena de morte, mas ele no indica exatamente como muitos o fizeram. Nossa nica fonte para os nmeros reais desses votos Digenes Larcio, que diz que mais 80 votaram a favor da pena de morte que tinha votado por culpa de Scrates
os detalhes dessa conta foram contestados. outros concluram a partir disso que discurso de Scrates irritou o jri.

Scrates responde agora ao veredicto. Ele primeiro se destina queles que votaram para a morte. Ele alega que no a falta de argumentos, que resultou em sua condenao, mas sim falta de tempo e sua recusa a vergar-se aos apelos emotivos habituais esperados de qualquer ru diante da morte. Mais uma vez ele insiste que a perspectiva da morte no absolve algum de perseguir o caminho da bondade e da verdade.

Scrates profetizou que os crticos mais jovens ainda o seguiriam, o que se constituiria num vexame Para aqueles que votaram por sua absolvio, Scrates d-lhes encorajamento Ele diz que seu daimon no o impediu de realizar sua defesa da forma que ele fez, que este era um sinal de que era a coisa certa a fazer.

PARTE 3

A terceira parte da Apologia pretende ser a transcrio das ltimas palavras endereadas por Scrates aos que haviam acabado de conden-lo a morrer bebendo cicuta. Em sua alocuo, a mesma serenidade, o mesmo tom altaneiro: "No foi por falta de discursos que fui condenado, mas por falta de audcia e porque no quis que ouvsseis o que para vs teria sido mais agradvel, Scrates lamentando-se, gemendo, fazendo e dizendo uma poro de coisas que considero indignas de mim, coisas que estais habituados a

Desta forma, o seu daimon foi mesmo dizendo-lhe que a morte deve ser uma bno. Para tanto, uma aniquilao (assim trazer a paz eterna de todas as preocupaes, e, portanto, no algo para ser verdadeiramente medo) ou uma migrao para um outro lugar para encontrar almas de pessoas famosas, como Hesodo e Homero e heris como Ulisses Com elas, ser uma alegria para continuar a prtica do dilogo socrtico.

Scrates conclui sua Apologia com a alegao de que ele no tem qualquer rancor contra aqueles que acusado e condenado, e pede-lhes para cuidar de seus trs filhos medida que crescem, garantindo que eles colocaram bem antes de interesses egostas.

Scrates deixou os juzes e foi para a priso, teve que esperar mais de um ms a morte no crcere, pois uma lei vedava as execues capitais durante a viagem votativa de um navio sagrado a Delos.

Se tivesse dinheiro, estipularia uma multa de minhas posses; no sofreria nada com isso. Infelizmente, no tenho mesmo, salvo se quiserdes estipular tanto quanto possa pagar. Talvez vos possa pagar uma mina de prata; quanto estipulo, portanto. Mas a est Plato, Atenienses, com Crton, Critobulo e Apolodoro, mandando que estipule trinta minas, sob sua fiana. Estipulo, pois, essa quantia; sero fiadores da soma essas pessoas idneas.

Este navio sagrado a todos os anos ilha natal de Apolo para celebrar a ajuda que o Deus Apolo havia dado a Teseu para vencer um minotauro (monstro) que obrigou durante anos Atenas a pagar um cruel tributo. A lei exigia que nenhuma execuo tivesse lugar antes do regresso do navio. Por isso, Scrates ficou a ferros 30 dias, sobre custdia dos Onze, magistrados encarregados, em Atenas, da polcia e da administrao penitenciria.

Durante estes 30 dias recebeu os seus amigos e conversou com eles.


Uma manh o discpulo Criton preparou e props a fuga ao Mestre, porm Scrates recusou, declarando no querer absolutamente desobedecer s leis da ptria.

E passou o tempo preparando-se para o passo extremo em palestras espirituais com os amigos. Especialmente famoso o dilogo sobre a imortalidade da alma que se teria realizado pouco antes da morte e foi descrito por Plato no Fdon com arte incomparvel.

Aps 3 dias a proposta de Crton, deu-se o dia da execuo. Estiveram presentes todos os amigos de Scrates exceto Aristipo, Xenofonte (estava na sia) e Plato (estava doente), Xantipa e seus filhos.
Recusou ser vestido depois de morto por uma rica tnica que Apolodoro lhe havia trazido, preferia o seu manto que havia sido suficientemente bom at ali e que continuaria a s-lo depois da sua morte. Passou os seus ltimos momentos a conversar sobre a imortalidade da alma.

Tomou um banho, e antes que o sol tivesse inteiramente desaparecido no horizonte pediu o veneno.
Crton argumentou proferindo que Scrates ainda tinha tempo pois o sol ainda a sobre as montanhas.

No entanto Scrates no quis adiar o inevitvel uma vez que no valia apena economizar quando j no lhe sobrava mais nada.
Pediu o veneno e pegou na taa de cicuta com uma mo firme e bebeu sem desgosto nem hesitao at ao fundo.

Fdon: a imortalidade da alma

Ento responde-me, se puderes: qual a coisa que, entrando num corpo, o torna vivo? -A alma. -Mas sempre assim? -Como no! -Portanto a alma, empolgando uma coisa, sempre traz vida para essa coisa? -Sempre traz vida! -Existe um contrrio da vida, ou no?

-Existe. -Qual ? -A morte. -No verdade que a alma jamais aceitar o contrrio do que ela traz consigo? -Decididamente! -(...) Bem, e ao que no admite a morte como chamaremos? -Imortal. -A alma no admite a morte, no ? -. -Logo, a alma imortal? - imortal!

E antes de chegar o momento de partir, Scrates fez uma petio: Punam meus filhos quando eles crescerem, senhores, perturbando-os como eu perturbei vocs, caso lhes parea que eles se preocupam menos com a virtude do que com o dinheiro ou outra coisa qualquer e pensam ser mais do que so, repreendam-nos como eu repreendi vocs por se preocuparem com o que no deveriam e acharem que significam alguma coisa quando no valem nada. Se fizerem isso, tanto eu quanto meus filhos teremos recebido o justo tratamento.
O que ele quis dizer que s vezes necessrio escutarmos um no, e aprender que determinadas coisas so fteis, e que no nos trazem conteda algum. E que dessa forma seus filhos estariam sendo educados segundo a verdade, a qual, Scrates ensinou e praticou esse ideal de vida at o momento de sua morte.

Scrates no tinha medo da morte porque sabia que o verdadeiro julgamento estaria por vir, seria julgado por juzes corretos aps a morte.

...SE A MORTE , POR ASSIM DIZER, UMA MUDANA DE CASA DAQUI PARA ALGUM OUTRO LUGAR E SE, COMO AFIRMAM, TODOS OS MORTOS ESTO L, QUE BENO MAIOR PODERIA EXISTIR, JUZES? POIS SE AO CHEGAR NO OUTRO MUNDO, DEIXANDO PARA TRS OS QUE SE DISSERAM JUZES, O HOMEM VAI ENCONTRAR OS VERDADEIROS JUZES QUE ALI SE REUNIRAM EM JULGAMENTO...

A maneira mais fcil e mais segura de vivermos honradamente, consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser.

H quatro caractersticas que um juiz deve possuir: escutar com cortesia, responder sabiamente, ponderar com prudncia e decidir imparcialmente.

S sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa

O poder se torna mais forte quando ningum pensa

A mentira nunca vive o suficiente para envelhecer

Melhor fazer um bem pequeno, do que um grande mal.

Eu no me importo que as pessoas dizem sobre mim. Eu me importo com os meus erros.

Referncias
APOLOGIA DE SCRATES (excertos) in http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras/links/apol_soc.htm COMMENTARY ON PLATO'S Apology of Socrates In. http://www.friesian.com/apology.htm MADJAROF, ROSANA. Introduo Apologia de Scrates. In. http://www.mundodosfilosofos.com.br/socrates1.htm MARROW, Daniel. The apology of Socrates- defense In. http://www.ancientgreece.com/essay/v/the_apology_socrates_defensePLATO. Apologia de Scrates. So Paulo:Saraiva. 2011 PESSANHA. J.A.MOTTA. Comentrio Sobre A "Apologia De Scrates In "Scrates", coleo "Os Pensadores", Editora Nova Cultural, 1987, pg. VIII a XI. In http://www.cefetsp.br/edu/eso/filosofia/comentarioapologia.html SPARK NOTES. Apology. In. http://www.sparknotes.com/philosophy/apology/summary.html

You might also like