You are on page 1of 25

Escola Tenente Rgo Barros Professora: Daniely Meireles Alunos(as):Pedro Jos Renan Valente Thirza Oliva Uriel Pinheiro

Escultura e Arquitetura do sculo XX

Introduo
O Modernismo foi um movimento artstico e cultural que se iniciou na Europa e comeou a ter seus ideais difundidos no Brasil a partir da primeira dcada do sculo XX, atravs de manifestos de vanguarda, principalmente em So Paulo. Os projetos modernistas eram marcados pelo racionalismo e funcionalismo, alm de caractersticas como formas geomtricas definidas, falta de ornamentao; panos de vidro contnuos nas fachadas ao invs de janelas tradicionais; integrao da arquitetura com as outras artes plsticas. Quando iniciou-se no Brasil a difuso dos princpios Modernos, arquitetos recm formados passaram a estudar obras de arquitetos estrangeiros, como os alemes Mies Van der Rohe e Walter Gropius. No entanto, foi o franco-suo Le Corbusier quem mais influncia teve na formao do pensamento Modernista entre os arquitetos brasileiros. Entre os arquitetos de destaque no movimento moderno brasileiro est Lcio Costa , Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, os irmos Marcelo e Milton Roberto e outros.

A arquitetura brasileira no sculo XX.

Principal Obra Moderna Brasileira


O incio dos anos 30 marca ainda o conflito entre o neocolonial, estilo dominante na arquitetura brasileira da poca e o Modernismo, que comeava a ganhar espao. Devese observar que o Estado teve papel importante no processo de afirmao do Modernismo brasileiro, enquanto patrocinador de obras.
Da esquerda para a direita: Congresso Nacional do Brasil, Ponte JK, Eixo Monumental, Palcio da Alvorada e Catedral Metropolitana de Braslia.

A primeira obra moderna de repercusso nacional foi o prdio do Ministrio da Educao e Sade.

PRDIO DO MES. ARQ.: LCIO COSTA

A repercusso que o edifcio do Ministrio obteve ps em foco o Movimento Moderno e representa o momento em que este movimento ganhou impulso, desenvolvendo-se de forma profunda. A partir de ento foram produzidas muitas outras obras modernistas, da autoria de vrios arquitetos, como Affonso Eduardo Reidy, Oscar Niemeyer, os Roberto Marx e Lcio Costa.
Roberto Marx, Lcio Costa, Oscar Niemeyer e Eduardo Reidy

Oscar Niemeyer o inovador da arquitetura moderna


Oscar Niemeyer ficou conhecido pelo desenho de alguns dos prdios e obras pblicas mais impactantes do mundo.

Niemeyer foi chamado pela imprensa internacional de Poeta das curvas, por suas formas ovulares que se consolidaram como uma marca registrada.

Igreja de So Francisco de Assis, projetada por Oscar Niemeyer

Niemeyer abandona o funcionalismo exagerado dos ideais modernos e utiliza em suas obras formas curvas mais livres, que buscam a beleza, no um resultado final com base somente em sua funo. Essas caractersticas ficam evidenciadas nos famosos edifcios de Braslia, o Grande Hotel de Ouro Preto e o Parque do Ibirapuera.
Oscar Niemeyer em entrevista para a rede internacional CNN

Centro Niemeyer inaugurado na cidade de Avils, na Espanha.

Conjunto de rampas da Bienal, no parque do Ibirapuera, em So Paulo.

Grande Hotel de Ouro Preto.

Foto do Museu de Arte Contempornea (MAC).

Para apreciar a obra de Niemeyer, interessante ler o que ele escreveu sobre as linhas de sua arquitetura:
()Fui talvez o primeiro a dizer francamente que o funcionalismo ortodoxo no me interessava e que a beleza era tambm uma funo, e das mais importantes na arquitetura. Na verdade, o ngulo reto nunca me entusiasmou, nem as formas rgidas e repetidas dos primeiros anos da arquitetura contempornea. A curva me atrai intensamente com a sua sensualidade barroca, e a nossa tradio colonial e o prprio concreto armado, a sugerem e recomendam. (Oscar Niemeyer)

Edifcio Copan, So Paulo.

Foto da ponte JK, em Braslia.

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

Na dcada de 1940, as construes que marcaram poca na arquitetura foram: O conjunto arquitetnico da Pampulha, em Belo Horizonte e o Conjunto do Ibirapuera, em So Paulo.

Conjunto Arquitetnico da Pampulha

Conjunto do Ibirapuera

Vista do interior da igreja.

Igreja So Francisco de Assis, Conjunto Arquitetnico da Pampulha.

Auditrio Ibirapuera, So Paulo.

Vista interna do auditrio.

Braslia: o projeto de algo inusitado


No sculo XX ocorreu a transferncia da capital brasileira para Braslia, uma cidade construda entre os anos de 1956 e 1961 , na regio do cerrado, em pleno serto brasileiro. A cidade foi planejada por Lcio Costa e o projeto dos edifcios mais importantes coube a Oscar Niemeyer.

Braslia, foto: NASA, feita em 08 de janeiro de 2011

Pertence a Lcio Costa o plano da cidade ,concebida como a figura de um avio.

Plano Piloto de Braslia, de Lcio Costa

Fotos de Satlite, Cidade de Braslia

Niemeyer projetou o Palcio dos Arcos, o Teatro Nacional, o Palcio da Alvorada e os edifcios que formam o conjunto dos trs poderes.

Vista externa do Palcio dos Arcos

Teatro Nacional, em Braslia.

Palcio da Alvorada, em Braslia.

Palcio do Planalto, em Braslia.

Vista externa do Palcio da Justia.

De todas as magnificas construes de Niemeyer, a catedral de Braslia uma das melhores, pois ela nos chama a ateno a respeito da luminosidade nas igrejas. Enquanto que em outros momentos histricos, o teto das igrejas so repletos de anjos e imagens divinas, o teto da catedral totalmente composto de vidro, o que nos remete ideia da infinidade natural.

A Catedral de Braslia noite

Interior da Catedral de Braslia.

Detalhe do teto da catedral de Nossa Senhora Aparecida.

Todos esses prdios nos encantam, pois comparados as antigas construes, eles demostram a leveza que antes no existia. J o uso abundante do vidro nos prdios realiza um dos ideais da arquitetura moderna: a integrao entre os espaos externos e internos.

O Museu de Arte Popular da Paraba, obra mais recente do arquiteto Oscar Niemeyer

Arquitetura, paisagismo e objetivos sociais


A arquitetura brasileira na dcada de 1950, desenvolveu projetos que demostraram a preocupao dos arquitetos com as questes sociais do pais.

Afonso Eduardo Reidy projetou o conjunto residencial de Pedregulho, no Rio de Janeiro; destinado a funcionrios de pblicos de baixa renda.

Conjunto residencial de Pedregulho, no Rio de Janeiro.

Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes (Pedregulho).

Detalhe do Conjunto Pedregulho.

Concluso
Os novos materiais produzido pelas industrias, como ferro e o alumnio, contriburam para o nascimento da arquitetura moderna. Na escultura, o trao marcante so as formas abstratas e a integrao entre espao,movimento e luz. A Semana de Arte Moderna representou a ruptura com as expresses artsticas do passado. No entanto, referindo-se a arquitetura as mudanas passaram a ser mais lentas mas preciso considerar que no final do sculo XIX e inicio do XX ocorreram transformaes profundas em algumas cidades brasileiras, que promoveram a evoluo da edificao, da arquitetura e do urbanismo.

Cada Arquiteto ou Paisagista tem o seu mrito nas construes arquitetnica moderna brasileira, cada um conquistou o seu espao nos projetos desenvolvidos. Projetos brasileiros e no brasileiros. Por onde ns andamos pelo Brasil encontramos obras preciosas desses profissionais maravilhosos que tanto fizeram e fazem por nosso pas.

Referncias
http://pt.scribd.com/doc/49807742/Arquitetura-Moderna-Brasileira http://viajeaqui.abril.com.br/materias/oscar-niemeyer-arquitetura#9 http://www.3minovacao.com.br/blog/acontece-por-ai/2012/12/07/oscar-niemeyer-o-inovador-daarquitetura-moderna/ http://veja.abril.com.br/especiais/brasilia/niemeyer-modo-usar-p-062.html http://cosmopista.com/2010/12/11/uma-breve-rapsodia-da-arquitetura-moderna-brasileira-do-seculoxx/

BRUAND, Yves. Arquitetura Contempornea no Brasil. So Paulo: Perspectiva,3a edio, 1999.


REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da Arquitetura no Brasil. So Paulo: Perspectiva, 1987. 211p. http://www.sempretops.com/casa/arquitetura-moderna-brasileira/

You might also like