You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP Centro de Educao Distncia Polo: Maca/RJ 5 Perodo do Curso de Pedagogia

Aline Borges RA 343546 Elisabete Arruda - RA 309488 Giulia Muller RA 339628 Josiane Miranda RA 300049

ATPS: Fundamentos e Metodologia de Histria e Geografia Prof. Me. Djalma Silveira Maca/RJ 2013

Introduo

Em nossa era, com o advento da internet e cada vez mais pessoas conectadas pelo mundo, est cada vez mais fcil sabermos de tudo que acontece em nossa cidade, nosso pas e no mundo. Porm, h alguns anos atrs, no muito, era tudo muito diferente. Atravs de pesquisas, vimos os vrios meios de propagao da informao e o que mudou no mundo, neste perodo. Percebeu-se que, muitas vezes, para explicar o que acontece nos dias de hoje, deve-se observar o passado dos acontecimentos, as mudanas ocorridas na paisagem, nas edificaes. Ir bem l trs, onde tudo comeava simplesmente com um bate-papo. Onde as informaes eram passadas de pai para filho. De gerao para gerao.

Cada lugar tem um passado a ser apreendido, um presente a ser vivenciado e um futuro a ser
almejado e com as informaes recolhidas, pretendemos mostrar vrios acontecimentos que modificaram o rumo da histria

Etapa 1 Mapa Mental

Mapa mental de autoria da acadmica Aline Borges. A mesma mora no bairro Mirante de Lagoa, prximo ao bairro Cavaleiros onde esta situada a Uniderp Anhanguera. Para chegar a universidade, ela passa em frente ao posto de abastecimento veicular Ipiranga, ao terminal de nibus da Lagoa , Banco do Brasil e CEF.

Etapa 1 Mapa Mental

Mapa mental da acadmica Josiane Miranda. A mesma mora em uma cidade prxima chamada Casemiro de Abreu e para chegar a Uniderp Anhanguera, ela atravessa uma outra cidade: Rio das Ostras. Ela vem pela BR 101, passa em frente ao posto da Polcia Rodoviria, Zen (Zona especial de negcios em Rio das Ostras), Petrobras, terminal de nibus da Lagoa, Banco do Brasil e CEF.

Etapa 1 Mapa Mental

Mapa mental da acadmica Giulia Miranda. A mesma faz o mesmo percurso para chegar a universidade, da aluna Josiane, pois moram prximas, na mesma cidade.

Etapa 1 Mapa Mental

Mapa mental da acadmica Elisabete Arruda. A mesma mora em uma cidade prxima: Rio das Ostras e o percurso parecido com o das outras alunas: saio do bairro Extenso do Bosque, passo pelo Supermercado S Ofertas, posto da Polcia Rodoviria, Zen (Zona especial de negcios em Rio das Ostras), Petrobras, terminal de nibus da Lagoa, Banco do Brasil e CEF, at chegar a universidade.

Etapa 2 - Mapa Cronolgico

Minha primeira carteira de trabalho datada de 1988. Momento em que o Brasil vive dois grandes momentos: a primeira conquista de Ayrton Senna e a promulgao da nova constituio do Brasil.

Etapa 2 Mapa Cronolgico

Carteirinha do meu curso de Segurana do Trabalho datada de 2006. Ano que o primeiro astronauta brasileiro foi ao espao e Lula segue em seu segundo mandado.

Etapa 2 Mapa Cronolgico

Primeira empresa do ramo offshore em que trabalhei. Ano de 2010. Um marco na histria do Brasil: elegemos a primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.

Etapa 3 Mudanas e Permanncias na Comunidade


O lugar aonde se encontra Uniderp Anhanguera, era um clube local chamado de Fluminense Futebol Clube sede praia e era frequentado pela sociedade macaense. O bairro Cavaleiros, era habitado por pessoas que vinham de outras partes do Brasil, por causa da Petrobras, pois os nascidos e criados em Maca, preferiam morar perto do centro da cidade, onde existe o comrcio local. Muita coisa mudou neste local. Muitos prdios foram construdos, a praia urbanizada e o bairro ganhou destaque, sendo considerado um dos maiores pontos tursticos da cidade.

Praia de Cavaleiros Dcada de 70

Etapa 3 Mudanas e Permanncias na Comunidade


Continuao

Bairro Cavaleiros nos dias de hoje. Repleto de bares e restaurantes. Um dos pedaos mais caros da cidade de Maca

Retratos da Cidade no Passado e no Presente


Durante a criao deste trabalho nos deparamos por diversas vezes com lembranas de como eram as coisas no passado. Percebemos situaes que nos foram caras e modificaram a nossa histria atual. Todas as cidades, pessoas, objetos, passam por transformaes e isso importante, pois mostra como as coisas evoluem. Como tudo pode e deve ser transformado no intuito de melhorar a vida das pessoas. No ensino de Geografia e Histria nas escolas, devemos priorizar o benefcio do progresso e de como os acontecimentos anteriores ajudaram na formao das estruturas que conhecemos hoje. Os alunos precisam saber que a Histria feita de uma srie de informaes passadas de gerao gerao, e que esses registros nos ajudam a compreender o mundo que vivemos. As mudanas climticas, geolgicas, o aparecimento e desaparecimento de cidades, todas essas informaes devem ser inseridas no contexto atual, pois para entendermos o presente e criarmos um futuro melhor, o conhecimento do passado imprescindvel . Tomemos como exemplo o mapa de Belo Horizonte em 1940. Assim diz o texto informativo que acompanha o mapa: BH tinha cerca de 214.000 habitantes no alvorecer de 1940. A cidade se expandia continuadamente para o oeste devido s vilas que haviam sido criadas anos antes e principais responsveis por este crescimento da malha urbana.

Retratos da Cidade no Passado e no Presente

Retratos da Cidade no Passado e no Presente

Hoje BH uma grande cidade, capital das Minas Gerais. O conhecimento da cidade fez com que vrias melhorias fossem feitas, facilitando assim a vida de seus moradores. E isto s o comeo, pois quanto mais pessoas conhecerem suas histrias, mais modificaes visando melhorias, podero ser feitas.

Referencias Bibliogrficas
Etapa 1 - Mapas mentais criados pela acadmicas que confeccionaram a ATPS. Etapa 2 - Documentos pessoais da acadmica Elisabete Arruda. Etapa 2 - Fatos histricos referenciados nesta etapa - Disponvel em <http://www1.folha.uol.com.br/poder/851063-relembre-os-fatos-que-marcaram-2010-no-brasil-eno-mundo.shtml> - Acessado em 20/05/13. Etapa 3 - Foto da Praia dos Cavaleiros Dcada de 70 - Disponvel em <http://macaeantiga.blog.com/page/9/> - Acessado em 20/05/13 Etapa 3 Foto da Praia dos Cavaleiros hoje - Disponvel em <http://www.google.com.br/search?q=Fluminense+sede+praia+em+Maca%C3%A9&bav=on.2,or.r_qf. &biw=1366&bih=643&um=1&ie=UTF-8&hl=ptBR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=pMqeUen5BYzE4APNrYCYCA#um=1&hl=ptBR&tbm=isch&sa=1&q=Praia+de+cavaleiros+em+Maca%C3%A9&oq=Praia+de+cavaleiros+em+ Maca%C3%A9&gs_l=img.12...5882.14206.0.16272.28.22.0.6.6.0.281.3224.9j4j9.22.0...0.0...c.1.1 4.img.Pl9W1wlxAiQ&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.47008514,d.dmg&fp=a80932425ab28622&biw=1 366&bih=600 - Acessado em 20/05/13 Etapa 4 - Retratos da Cidade no Passado e no Presente - Mapa de BH em 1940 - Disponvel em <http://curraldelrei.blogspot.com.br/2010/11/os-anos-1940-uma-moderna-metropole-no.html > Acessado em 15/06/13. Etapa 4 - Retratos da Cidade no Passado e no Presente - Mapa de BH em atualmente - Disponvel em < http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/01/temporal-volta-atingir-belo-horizontenesta-quarta-feira.html> - Acessado em 15/06/13.

You might also like