You are on page 1of 266

A mstica...

Permite manter a soberania e a serenidade nos equivocos e fracassos que nos faz antes aceitar uma derrota com honra que buscar uma vitria com vergonha, porque fruto da traio aos valores ticos e resultado de manipulaes e mentiras. L. Boff

tica e Moral nas Religies


Ps Graduao em Cincia das Religies Faculdade So Bento

O conceito de tica em sua aplicabilidade Ethos - designa o lugar prprio do ser humano e o seu modo de ser enquanto alteridade e responsabilidade; A tica das religies: um modo de existir como proximidade e relao (religies profticas; sapienciais e espiritualistas). Questes do pluralismo relig. hoje na sociedade (modernidade/ps-modernidade); O problema do mal, do sofrimento, da dor e da morte nas grandes religies.

Consideramos a importncia da Cincia das Religies e de sua tarefa mediadora, quando pergunta pela tica nas religies. Assim, amplia a conscincia sobre o pluralismo religioso e interpela seu prprio estatuto no que tange ao dilogo inter-religioso. O ethos materno de cada uma das religies deve saber dizer ter uma palavra e uma ao correspondente - sobre o mundo, no mundo e em suas relaes ecolgicas relaes sustentveis para a dignidade da vida e consolidao da paz.

O estudo ser realizado na pedagogia de um seminrio. Privilegiaremos a leitura prvia, o estudo pessoal e a participao acadmica para fomentar o debate, a formulao de questes e o desenvolvimento dos temas propostos.

22 de Outubro Introduo. 29 de Outubro - Uma proposta:

a perspectiva da tica da Alteridade e da Responsabilidade em Emmanuel Lvinas. 5 de Novembro O contexto da Modernidade e da PsModernidade. 12 de Novembro A tica nas Religies Profticas ( Judasmo Cristianismo - Islamismo) 19 de Novembro A tica nas Religies Sapienciais (Hindusmo Budismo Confucionismo) 26 de Novembro A tica nas Religies espiritualistas ( Espiritismo Cultos Afro-Brasileiros Umbanda) 4 de Dezembro O pluralismo religioso e o olhar tico do homem ps moderno. 11 de Dezembro A questo do mal, do sofrimento e da morte Ensaio de compreenso pela tica da Alteridade. 17 de Dezembro - Concluso do curso avaliao final -pessoal.

AGOSTINI N., tica crist e desafios atuais, Petrpolis, Vozes, 2002. ANDREATTA, C. M., Teologia e dilogo inter-religioso (Cadernos de Teologia Pblica, 2005). ARI, P. O. - STEIL, C. A., (Org.) Globalizao e religio. So Paulo: Vozes, 1997. BABS, L., (org.) Les nouvelles manires de croire. Judasme. Christianisme, islam nouvelles religiosits. Paris, LAtelier, 1996. CALIMAN, C., (org.) A Seduo do Sagrado: o fenmeno religioso na virada do milnio. Petrpolis, Vozes, 1988. CNBB, tica, Pessoa e Sociedade, in: SEDOC 26 (1993).

COM. TEOL. INTERN., O Cristianismo e as religies, S. Paulo, Loyola, 1997. DUSSEL E., tica da libertao ELIADE, M., - COULIANO, I.P., Dicionrio das Religies. Lisboa, Publicaes Dom Quixote, 1993. ELIADE, M., Tratado de Histria das Religies. So Paulo, Martins Fontes, 1995. FREUEBARCH, L., A essncia da Religio. Campinas: Papirus. 1989. GAARDER, J. - NOTAKER, H. - HELLEN, V. O livro das religies. So Paulo, Companhia das Letras, 2000. GEFFR, C., O lugar das religies no plano da salvao. In: Teixeira, Faustino. O dilogo inter-religioso como afirmao da vida. So Paulo, Paulinas, 1997, p.111-137.

GIDDENS, A., Modernidade e identidade. Rio de Janeiro, Zahar Editor, 2002. GIDDENS, A., As conseqncias da modernidade. So Paulo, Unesp, 1990. KNG H., Religies do mundo Em busca de pontos comuns, Campinas, Verus, 2004. KNG, H. Projeto de tica mundial. Uma moral ecumnica em vista da sobrevivncia humana. So Paulo, Paulinas, 1992. KNG, H. Teologia a caminho. Fundamentao para o dilogo ecumnico. So Paulo: Paulinas, 1999.

LAURET B., - REFOUL F., (org.) Initiation la pratique de la theologie, Vol. IV: thique, Paris, Cerf, 1983. LIBNIO J.B., A Religio no incio do milnio, S. Paulo, Loyola, 2002. MORAIS R., tica e vida social contempornea, in: Tempo e Presena 263 (maio/junho) 1992. NIVILLE R. C., (org.) A condio humana, S. Paulo, Paulus, 2005. OLIVEIRA A. M., (org.) Correntes fundamentais da tica contempornea, Petrpolis, Vozes, 2000.

QUEIRUGA A. T., Dilogo das religies, S. Paulo, Paulus, 1997. RICOUER P., Avant la loi morale: lthique, Encyclopaedia Universalis ( Symposium) Paris, 1985. SAMUEL A., As religies hoje, So Paulo, Paulos ,1997. USARSKI F., (org.) o espectro disciplinar da Cincia da Religio, S. Paulo, Paulinas, 2007. VIDAL M., tica teolgica conceitos fundamentais, Petrpolis, Vozes, 1999, p. 95-184.

Bibliografia anexa: MARTELLI S.A., A religio na sociedade psmoderna, S. Paulo, Paulinas, 1995. MOREIRA, A. ZIGMAN, R., Misticismo e novas religies, Petrpolois-Bragana Paulista, Vozes/ USF/IFAN,1994.

Forma discursiva de avaliao pessoal. Alm da freqncia e participao nas aulas. Os alunos devero elaborar uma pequena sntese partindo de uma determinada questo que ajude a explicitar o contedo programtico do curso. O trabalho dever ser redigido entre 3 a 5 folhas. No ltimo encontro do Curso devero entregar o trabalho elaborado segundo os padres acadmicos. Tambm apresentaro apresentaro uma avaliao pessoal do curso.

Emmanuel Kant (1724-1804) Um dos mais influentes pensadores da tica no perodo Moderno. Sua proposio de uma tica de princpios e seu racionalismo encontram importantes seguidores no pensamento contemporneo. Em 1781, Kant inaugura sua fase crtica, com a publicao da Crtica da Razo Pura e em 1788 a Crtica da Razo Prtica, seu trabalho mais importante no campo da tica.

O tema central de sua investigao a razo em seu sentido tanto terico quanto prtico. Analisa as condies segundo as quais a razo funciona, a maneira como opera e tambm seu objetivo. No aspecto terico, trata-se do conhecimento legtimo da realidade com base na distino entre entendimento e conhecimento. E no aspecto prtico trata-se da escolha livre dos seres racionais, que em seu sentido prtico; portanto, age moralmente aquele que capaz de se autodeterminar. O pressuposto fundamental da tica Kantiana a autonomia da razo.

A obra Fundamentao da metafsica dos costumes ( 1785) a primeira, estabelecendo as bases do sistema que o filsofo desenvolver na Crtica da razo Prtica e que ter seu coroamento na Metafsica dos Costumes (1797-8). Embora no prefcio Fundamentao da metafsica dos costumes afirme que seu objetivo consistia em formular uma filosofia moral pura, completamente depurada de tudo que fosse apenas emprico e que pertence ao campo da antropologia.
o

Kant tambm se preocupou com questes morais concretas e com a aplicao prtica dos princpios ticos em alguns escritos menos conhecidos, como Sobre a relao entre a teoria e a prtica na moral em geral ( 1793) e a Carta a Maria Von Herbert(1792), assim como em textos publicados postumamente e includos no Opus Postumum.

Intrpretes contemporneos valorizam a preocupao do filsofo com questes de ordem prtica e de natureza concreta. Levam em considerao e reconhecem, de um ponto de vista tico, as emoes e os sentimentos humanos, indo alm do forte racionalismo da Crtica da Razo Pura.

A tica parte fundamental do pensamento kantiano, o que fica claro na formulao dos problemas centrais da filosofia, ou de suas reas segundo a Lgica (A 25):
O que posso saber? O que devo fazer? O que lcito esperar? O que o homem?

Kant apresenta a seguinte concluso: A primeira questo, responde a metafsica; segunda, a moral; terceira, a religio; e quarta, a antropologia. Mas, no fundo poderamos Atribuir todas antropologia porque as trs primeiras questes remetem a ltima. A reflexo tica deve ser assim de uma perspecitiva filosfica, nos orientar na resposta segunda questo. O que devo fazer? A questo o agir moral segundo uma tica que corresponda a ultimidade da Antropologia O que o homem?

Assim, a formulao do celebre princpio do Imperativo Categrico : - Age somente de acordo com aquela mxima pela qual possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei universal. Este princpio determina que ao moral aquela que pode ser universalizada. Trata-se de um princpio formal, isto , independentemente do que fazemos, nossa ao ser tica se pode ser universalizada. Agir moralmente , portanto, agir de acordo com este princpio.

A regra: Age o mais perfeitamente que puderes: eis o fundamento formal ( formale grund) primrio de toda obrigao de agir.

Todas as mximas tm efetivamente...uma forma, que consiste na universalidade e neste sentido se exprime a frmula do imperativo moral dezendo: que as mximas tm que ser escolhidas de tal maneira como se devessem valer como leis universais naturais.

Questes: 1. Em que medida a tica Kantiana deve ser interpretada como racionalista? 2. Como se pode interpretar o imperativo categrico como princpio tico? 3. Para Kant, em que sentido a tica pressupe a autonomia da razo? 4. Com se pode entender a exigncia de uiversalidade da tica Kantiana? 5. A tica Kantiana deve ser vista estritamente formalista ou inclu tambm preocupaes com sua aplicao?

Proposta de leitura do texto:


O que o Esclarecimento? (1784).

Temos aqui uma discusso sobre este conceito no que diz respeito autonomia do indivduo no exerccio da prpria razo, pois apenas assim ele adquire o que Kant chama de maturidade do sujeito. E apenas neste termo que se pode caracterizar a liberdade.

... Para sintetizar o ethos de um povo o tom, o carater e a qualidade de sua vida, seu estilo e seu temperamento esttico e moral e sua viso de mundo a imagem que tm de como as coisas so na sua fina atualidade, sua idias mais compreensiveis de ordem (...) os smbolos religiosos formulam uma congruncia bsica entre um estilo de vida especfico e uma metafsica especfica, e , ao fazer isto, sustentam-se uns aos outros com a autoridade emprestada de cada um. (GEERTZ C., Religion system, pp3-4)

O termo tica, do ponto de vista etimolgico, remete-nos ao vocbulo grego ethos, que significa, fundamentalmente, lugar onde se habita morada ou ainda, modo de ser ou carter.

...teria ento por objetivo o carter, o modo de ser a partir do qual os homens enfrentamos a vida; mas no o temperamento com que nascemos e sim o modo de ser do qual vamos nos apropriando durante nossa existncia.

Como recorda J.L.L. Aranguren (tica, Madrid, 1958), esta apropriao acontece mediante a repetio de atos que geram hbitos ( virtudes ou vcios), os quais, por sua vez, so de novo princpio de atos, de modo que ethos ser est segunda natureza que s os homens podemos adquirir a partir da primeira, recebida sem responsabilidade de nossa parte, e por sua vez cho firme, o fundamento da prxis, a raiz de que brotam todos os atos humanos.

A partir desta perspectiva , o termo moral ter um significado muito parecido com o de tica, porque o vocbulo latino mos, do qual deriva, significa tambm um modo de vida apropriado, tanto no nvel dos sentimentos, como no dos costumes e do carter. tica e Moral ocupar-se-iam , do modo como os seres humanos forjam para si uma segunda natureza a partir da primeira, recebida por nascimento. (compreenso de Adela Cortina, tica filosfica, in: VIDAL M., tica Teolgica, Petrpolis, 1999.

Assim, como os problemas tericos morais no se identificam com os problemas prticos, embora estejam estritamente relacionados, tambm no se pode confundir tica com moral. A tica no cria a moral. Conquanto seja certo que toda moral supe determinados princpios, normas ou regras de comportamentos, no a tica que os estabelece numa determinada Comunidade.

A tica depara com uma experincia histrico-social no terreno da moral, ou seja, com uma srie de prticas morais j em vigor e, partindo delas, procura determinar a essncia da moral, sua origem, as condies objetivas do ato moral, as fontes de avaliao moral, a natureza e a funo dos juzos morais, os critrios de justificao destes juzos e o princpio que rege a mudana e a sucesso de diferentes sistemas morais.

Teoria ou cincia do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, cincia de uma forma especifica de comportamento. A tica no a moral e, portanto, no pode ser reduzida a um conjunto de normas e prescries; sua misso explicar a moral efetiva e , neste sentido pode influir na prpria moral.

Vemos , pois, que o significado etimolgico de moral e de tica no nos favorecem o significado atual dois termos, mas nos situam no terreno especificamente humano no qual se torna possvel e se funda o comportamento moral:

O humano como o adquirido ou conquistado pelo homem sobre o que h nele de pura natureza. O comportamento moral pertence somente ao homem na medida em que a sua prpria natureza, cria esta segunda natureza, da qual faz parte a atividade moral. (Compreenso de VZQUEZ A.S., tica, Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira,1992.

Contextualizao: Rpidas transformaes de nossa sociedade. Mudana de poca conscincia de novos paradigmas (fsica quntica J. Capra, a crise ecolgica, o problema do reconhecimento do direito das minorias, relaes internacionais, crise econmica, fome e misria no mundo, nanotecnologia, a biotica e a pesquisa sobre o genoma humano; a comunicao digitalizada, novas estruturas... E outras questes.)

Se h algo que caracteriza de forma incisiva o mundo atual , sem dvida, a desproporo entre a velocidade absurda do progresso cientficotecnolgico e o vcuo tico que se formou a partir da negao dos sistemas tradicionais de valores.
Esta realidade sinaliza a nossa compreenso da condio humana neste momento da Histria Constata-se um desequilbrio das bases vitais. necessrio concentrar esforos para atingir as razes mais profundas de onde se poder a resgatar o Vital Humano.

Na realidade produo do institudo encontramos vrios elos sustentadores do humano. Estes apontam para as razes mais profundas ETHOS onde se d a eleborao das evidncias primitivas como primeiro passo da eleborao das normais que permitem reger a convivncia humana. ( moral e direito) Damos conta de vrios elos na produo do institudo. Nenhum desses elos comportam por si s a exclusividade do institudo. (conscincia multiforme do institudo)

Elos: implcitos e explcitos; sub-seqentes e inter-relacionados(complementariedade). Com esta compreenso integradora do processo de produo do institudo apontamos para o rico dinamismo de inculturao do mesmo. A produo do institudo brota da matriz de

avaliao e de ao do humano, ou seja, do Ethos .

Redescobrir a tica e auscult-la para discernir os elos de produo do institudo. Aqui se entende o lugar de onde reside o embasamento primeiro de uma lei ou ordem social que possa ser aceita livremente e reconhecida por todos como justa condio para o que vital.

Nossa questo no axiolgica, mas ontolgica e semntica. Nossa preocupao no de dever explcito, mas requeremos a pergunta e somos reenviados ao que o ser humano. Uma questo de essncia.
Nossa questo adquirir uma nova chave de leitura que nos permita uma viso e um reenvio a essncia do humano.

Ethos, significa habitao, moradia, estadia... Manifestao do lugar onde o ser humano habita.

O Ethos do ser humano Deus


Fragm.119,I,177)

(Herclito cf.

Aqui encontraremos um apoio para nossa reflexo durante este curso. Deus, o Ethos - (Iahweh, Al, Abb, Olorum, ...) essncia do ser humano que , por sua vez define seu modo prprio de ser, enquanto proximidade e relao.

Esta proximidade e relao do ser humano com Deus, que define o que humano, no se refere a um mrito, mas a uma possibilidade total. (YANNARAS C., La loi de la libert, Paris,
Maison Mame, 1972, p.12)

A relao e a proximidade apontam para a realidade primeira ontolgica do humano; marca-o como pessoa. O ser humano no constitu uma unidade autnoma. Faamos a distino entre pessoa e indivduo.
Indivduo: uma existncia em si sem a correspondente relao existencial. Pessoa: exprime a maneira de existir da natureza total, a unicidade e dissemelhana da existencialidade da natureza, que se revela unicamente dentro dos limites de uma relao e de uma comunho.

o o

Ao organizar a vida, o ser humano compreende as suas relaes fundamentais: si mesmo, o mundo, o outro, a transcendncia. Neste n de relaes, o ser humano compe o que lhe prprio vai criando um modo habitual/ prprio de habitar e interpretar o mundo, modo este que chamamos de Ethos.

O Ethos... emerge no ser que se organiza histrica e culturalmente; Capta e integra elementos hereditrios da tradio e da educao; Exerce a funo de arqueologia social Emana evidncias primitivas (nem sempre verbalizadas); fonte donde emana os smbolos, os mitos, os valores e as prticas de sustentao e regulao vida da humanidade ( pessoal e social);

... Cria no ser humano predisposies ao intercmbio social, constituindo-se numa matriz de percepo, avaliao e ao, a partir da qual realizamos as mais diferentes, resolvemos problemas, corrigimos incessantemente os resultados obtidos e integramos todas as experincias passadas O Ethos uma instncia que precede as regulaes objetivas das morais institudas, as regulamentaes positivas do direito e exerce uma funo arqueolgica na prpria produo da tica.

O Ethos tem um carter gerador. Mesmo que encontremos nele os processos constituintes que geram as evidncias primitivas e comuns da humanidade e/ou de um grupo humano, num sistema de disposies adquiridas (estrututa estruturada), o ethos surge como instncia geradora de estratgias que se refazem segundo os desafios e as necessidades das circunstncias (estrutura estruturante).

...Se quisermos compreender concretamente as normais sociais, as prescries morais e as regras jurdicas, no podemos deixar de as referir a este fundo donde elas procedem e donde elas continuam tirando ao mesmo tempo sua eficacidade propriamente prtica e o seu sentido efetivo. As normas prticas ou jurdicas s so sociologicamente interpretveis quando referidas ao seu ethos concreto, isto graas restituio to precisa quanto possvel a este fundo simblico de evidncias coletivas, atravessado por negociaes e estratgias pessoais e coletivas que aparecem em termos de papis, de funes e de poder. (B. QUELQUEJEU)

A mudana de paradigmas revela-se como uma crise que nos desestabiliza em nossa base mais profunda, o Ethos. Fragmentao do Ethos. Quando a matriz de sustentao j no mais oferece a base consensual de sustentao comum. Torna-se necessario buscar a mediao da regra, numa produo tica das instncias normativas, que sejam sustentadoras do humano.

Em tempo de crise ou no, o certo que para a coexistncia da comunidade humana, necessrio uma mediao. As causas, as idias, as obras e os valores necessitam de um instituinte/ institudo da mediao de um sentido, de normas, de uma direo de vida, de linhas mestras, de padres, de um mnimo de consenso comum que d sustentao ao vital humano.

Hans kng no livro Projeto de tica Mundial

uma moral ecumnica em vista da sobrevivncia humana nos diz que hoje h
uma concordncia no fato de que sem um mnimo de consenso fundamental no que tange a valores, normas e posturas no possvel a existncia de uma comunho maior nem uma convivncia humana digna. Sem um tal consenso fundamental, que deve ser achado sempre de novo no dilogo, tambm uma democracia no pode funcionar...

A moral tem um lugar de mediao. Ela pode assumir perspectivas diversas (legalista, personalista, dimico/dialtica, escolar/ doutirnria, cientfica, prtica. Em seu nvel de explicitao formal, a moral distingui-se do ethos. Sua funo prpria como indicadora de um caminho possvel e /ou necessrio. No se confunde, mas est ligada, pois a construo da fundamentao e codificao moral partem do ethos.

Este um enraizamento na prpria identidade que d consistncia, durabilidade e responde com adequao necessria sustentao do vital humano de um povo ou de um grupo humano, respeitando o que lhe prprio, mesmo guardando elementos comuns a toda a humanidade.

O Direito constitui-se num complexo de instituies objetivas que estruturam e disciplinam um grupo ( leis, organizaes polticas do poder, aparato produtivo e poder econmico). O Direito tem uma incidncia fortemente poltica e est imbricado com a organizao do Estado. Assim precede ao direito as normas sociais. Tal precedncia significa que estas so a primeira produo normativa que nasce do Ethos.

Ler N. Agostini pg. 23 o texto de B. Quelquejeu sobre o direito e a sua relao com o Ethos.
Encontramos um grupo de regras de convenincia/ dec^ncia / decoro, porm todas nascem desta relao fundamental entre o que foi institucionalizado e o Ethos, confortmidade que torna possvel a vida social.

A partir do momento que h um grupamento de seres humanos, existe uma ordem jurdica que vai estabelecendo. E est uma exigncia da sociedade. (G. Flattel)

Existe, portanto, uma funo social fundamental que preenchida pela produo tanto moral quanto jurdica. Tal produo desempenha um papel dinmico e constituinte tendo em vista a definio do sentido social das prticas em termos de coeso, de integrao, de proteo contra discenes, a fim de estruturar de maneira programada a mobilidade de papeis, dos poderes e dos valores dentro da sociedade.

Esta produo supe o Ethos (estrutura estruturada e estruturante), pois este, mesmo no sendo necessariamente explcito e verbalizado, contm um carter gerador de estratgias pelo sistema de evidncias primitivas que lhe prprio; estamos ante o enraizamento primeiro dos povos e ou grupos humanos, sua identidade mais profunda. Quantos hbitos nossos brotam deste primeiro nvel de gerao de estratgias para o viver, deste fundo de evidncias coletivas, de smbolos, de valores.

Arqueologia social, lugar concreto e primeiro da elaborao dos costumes, da moral e do direito.

Crise atual: desequilbrio do vital humano aponta para o exlio da prpria tica. Sentimos o apelo de redescobrir a tica e auscultar novos caminhos possveis, incessante busca do sentido da vida em meio aos desafios da histria em suas mutaes e realidade multifacetria. (A questo do Dilogo inter-religioso)

Mobilizadora do humano, do que vital, engloba a natureza toda. Dintingue-se pelo seu carter crtico e reflexivo na sistematizao dos valores e das normas, tendo o papel de investig-los e depur-los para que possam inspirar. Guiar e servir melhor a vida humana.

a capacidade humana a no ser negligenciada. Sua funo exercer um servio de discernimento, depurando tudo o que venha a compor a nossa vida, seja oriundo do ethos como evidncia primitiva (arqueolgica) como matriz de percepo, avaliao e ao. Ou seja, oriundo de nossas instituies, do codificado, da prpria moral.

Evoca a capacidade crtica de discernimento, para a depurao do que essencial vida em sociedade. Por isso, se pode dizer: tica no judicirio, tica na poltica... Portanto a tica no se confunde com os nveis de explicitao do institudo (moral e direito), mesmo que com eles esteja imbricada.

A constituio de uma tica visa a definio autorizada de delimitaes protetoras do consenso, bem como a promoo de valores, de normas e de significantes geradores de mobilidades e de adeso B. Quelquejeu. Podemos assim falar de uma produo tica Paul Ricouer, fala que a inteno tica precede, na ordem do fundamento, a noo de lei moral. E ainda: quando afirmao pessoal da liberdade se acrescenta a vontade que a liberdade do outro tambm exista, numa posio dialogal.

A tica estabelece relao de reciprocidade. Entre o eu-tu entra em cena o ele a mediao, que pode se uma causa, um ideal, uma obra ou valores. Estes por sua vez, necessitam como suporte a mediao da regra, uma forma de instituinte / institudo. A dinmica da Alteridade.

Instaurar com o outro um dilogo de relao e comunicao sem eminncias, numa absoluta reciprocidade. A produo tica realiza-se assumindo este lastro dinamizador como estrutura prpria, libertando-nos das verses utilitaristas e dos entreguismos servis. A tica exerce um servio de constante discernimento, analise, investigao e depurao em todos os nveis da produo do institudo.

Na dinmica da alteridade a, criadora de justia, a tica capaz de tornar fecundo cada um dos nveis do institudo, numa redescoberta do vital humano, especialmente em tempos de crise como o nosso. A noo de equidade, de respeito da diferena so elementos bsicos para fazer nascer um projeto de justia, no qual a ateno e o respeito conjugam-se com a responsabilidade, humanidade e servio.

O resultado a partilha do mundo. A alteridade desdobra-se, num saber-ouvir e num saber-servir, conduzindo essncia do amor. Assim a tica tambm ser capaz de captar o emergente diante de uma realidade fraturada, cambiante e multifacetria. Dever ser capaz de compor e recompor-se ante a fragilidade dos prprios conceitosde apreenso dessa realidade.

Contextualizar sua colaborao diante dos acontecimentos marcantes do sc. XX. Entre outros devemos nos lembrar das 2 guerras mundiais, que mostraro a ineficcia dos princpios ticos que norteavam as sociedades; as revolues que traram seus ideais vitimando milhes de inocentes em Goulags soviticos; a crise da razo e das cincias humanas; a disseminao e perda do sentido, com a inevitvel runa de humanismos prometedores, de instituies venerveis e o abalo profundo que faz estremecer toda cultura do Ocidente. No se pode omitir a perseguio nazista aos judeus...

A questo de significado. J que prprio sentido que animou e pretende reanimar a histria da civilizao Ocidental que pe o homem e a sua sociedade deriva. Mas, no obstante, o desencanto, Lvinas, procura inspirao na fonte de experincia moral mosaico-proftica, que ele confronta com a grega. Concebe que o logos grego, mas afirma que o sentido semita.

Dialoga com a tradio filosfica ocidental propondo um humanismo do outro homem, aberto ao infinito e responsvel pelo outro homem. A exigncia tica proposta como sentido profundo do homem que o eleva ao humano como realizao e destino tanto individual como social.

... A questo que o estudo do homem levanta trata da seriedade de sua vida e destino, tanto individual como social. E confronta-se com a interpretao geralmente dada pela tradio pensante do Ocidente a respeito das formas de realizao individual-social. Para tanto, mister repensar a ordem do ser e do saber para se poder vislumbrar e atingir a ordem pr-original da tica e , a seguir, instaurar uma nova ordem, sob a inspirao tica, na qual o humano possa se celebrado transcendendo o natural e o ontolgico.

A tica ocidental prope na base a idia de luta pela sobrevivncia na satisfao das necessidades bsicas, impondo-se ao peso do existir; de luta para obter um lugar ao sol na esfera da economia e da sociedade...; de luta pela emancipao e autonomia na esfera educativo-poltica...; de luta pela possibilidade de ser contra a angstia e a morte sempre iminente; de luta pela sobrevida na perspectiva da imortalidade, contra a queda na impessoalidade ou no nada.

Na base de toda esta inspirao est a concepo da ordem do ser como expanso em todas as dimenses ou como essncia, que Lvinas traduz, com frequncia, pela expresso Conatus essendi. Porm, concorda com Pascal segundo o qual a busca de um lugar ao sol o incio de todas as usurpaes.

As lutas tecem a prpria imagem do homem, moldam sua sociedade e perfazem sua realizao, ensejam variadas formas de organizao e estruturas culturais, codificaes ticas em leis civis e penais, traduzem suas aspiraes em cultos e smbolos variados, procurando diminuir os resduos de arbitrariedade e rumar na perspectiva da vida boa. A racionalidade ajudou e serviu para se galgar patamares de civilidade social resguardando, no entanto, o nvel natural como intranscendvel.

Essas no salvaguardaram o humano e nem a sociedade. O sentido que estas albergaram e construram o mpeto do ser expansivo em que se exploram as possibilidades de ser mais s custas de outros que no tm vez nem voz... A tica alcanada fica merc do jogo dos vencedores ou da hermenutica da conjuntura annima. Esta abriga um jogo de ser um el guerreiro, mesmo apesar de uma relativa transcendncia.

No decorrer do sc. XX instaurou-se uma tica a partir das instituies que tm por base a velha ordem do ser, no consegue, ser de valia para nortear a sociedade sem uma ruptura profunda da velha ordem constituda em ser- poder saber.

...de que o humano propriamente dito apenas desperta ao longo da histria e que as codificaes ticas representam uma tentativa em que o humano apenas intudo, mas no alcanado, pois tm na base uma interpretao do homem como ser dinmico espontneo.

- a experincia originria do encontro humano. Parte da idia de que o homem toma seu sentido maior na sua relao com o outro homem , com o prximo. Teses afirmadas: Singularidade irredutvel de cada homem, com seu valor nico, que precede sua universalidade no saber e na poltica; a tica instaura-se na relao inter-humana (coincide com Buber e Marcel); a tica o sentido profundo do humano e precede a ontologia.

Lvinas rejeita a viso tradicional de conscincia racional, contesta que a origem da filosofia encontra sua vertente no

psiquismo humano entendido como saber indo at a conscincia de si (II,273; TI, 12s).

A ruptura com esta viso implica a recusa de uma concepo reducionista da racionalidade que culmina na objetivao do outro homem e sua reduo ao mesmo.

Quando a conscincia racional entendida como um saber logos do ser o outro no seu ser em si ou alteridade cede poder racionalizador do mesmo, na mediao ontolgica. A essa teoria, como inteligncia dos seres, convm o ttulo de ontologia (TI 13).

Neste esquema a relao inter-humana fica registrada na correlao sujeito-objeto e anulada no seu impacto tico-prtico. O saber construdo na relao ontolgica mediado pelo ser termo neutro em que o outro, configurando na relao como pensado na interioridade da conscincia e no modo da temporalidade de que privilegia o presente, perde sua especificidade de outro, sua alteridade.

Qual o sujeito que fala? Um sujeito concreto, um eu. Fala a partir do geral, das instituies, da sociedade ou da teoria. um sujeito universal que se manifesta num discurso tico conforme as regras da filosofia transcendental. E esta ergue-se sobre experincias singulares e constri-se conforme estruturas abstratas. O eu torna-se sujeito transcendental, move-se segundo os postulados formais da razo, suas operaes seguem a generalidade e a objetividade.

A Obrigao tica que deriva da estrutura transcendental do sujeito mostrou-se historicamente ineficaz. Lvinas, substitui a subjetividade fria racional pela moralidade do homem que no se frusta ao apelo vindo do outro presente em carne e osso. Prope o conceito de relao inter-humana como base incontornvel para pensar a tica e o advento de uma nova concepo de subjetividade, cuja rbita e tica transcendem o ser e a transcendentalidade.

Sujeito transcendental = a neutralidade de suas percepes. Identifica tudo com que se relaciona, sem de sua parte nada interpor nem sofrer, A objetividade requer tal atitude e procedimento. A correlao a reduo do homem categoria de objeto, que no implicam somente problemas epistemolgicos mas tambm e sobretudo antropolgicos. mister romper o objetivismo correlativo por no contemplar uma relao em que a alteridade do outro seja resguardada inclusive como sujeito conhecedor (cf. TI,20, 24, 35,36).

No encontro com a fenomenologia, uma nova maneira de desenvolver os conceitos considerando a preservao da alteridade. por este caminho que Lvinas investiga nos horizontes que se abrem em torno das primeiras intenes do dado abstrato a intriga humana a relao Eu/ Tu - o epistemolgico o antropolgico. Por detrs do cenrio encontra-se a relao interhumana textura da inteligibilidade ltima e a instaurao do sentido humano. (cf. sobre a
questo relacional Eu/ Tu de M. Buber)

Lvinas concentra-se nos problemas vividos pela humanidade e nas relaes que podem orientar um novo caminhar digno para aos humanos. Assim, coloca em xeque a cultura ocidental, a herana da tradio grega com os ideais do ser, do poder e do saber. Inspira-se na tradio semtica que antepe a moralidade suas decorrncias como base da existncia e da sociedade. Encontra eco na idia platnica de bem alm do ser, na idia do infinito de Descartes e na sublimidade do imperativo kantiano.

A relao com o outro antevista como relao que supera os quadros ontolgicos, como movimento que leva para alm do ser, para a transcendncia que o bem. Com isto, percebe-se em Lvinas uma convico, algo de kierkegardiana, de que o pessoal concreto conta mais que o geral abstrato.

Ruptura com o estruturalismo , que submete o indivduo s estruturas impessoais da engrenagens sociais e da linguagem; com o marxismo, que submete o homem s estruturas gerais socioeconmico coletivizador, no qual o eu conta apenas como nmero; ruptura, enfim, com a psicanlise, na qual o eu fica submerso nas tramas do inconsciente e das pulses libidinosas ou tanticas.

Lvinas opta por manter-se atento aos problemas da histria humana. Reconhece que no basta a dimenso do concreto e do pattico: requer a especulaao que investiga o sentido profundo do homem, da vida e do tempo, unido teoria e prxis: Distancia-se do sentido abrangente de ser e totalidade ( Husseir, Heidegger e Rosenzweig) Abre perspectiva para a filosofia da invocao do mistrio, do amor e da relao ( Marcel e Buber) relao interdubjetiva para alm do terico.

Desenvolve uma filosofia especulativa a partir da afirmao de que impossvelenglobar numa viso ontolgica o encontro entre eu e o outro pelo fato de que este encontro uma experincia originria irrecupervel. A reflexo Pus factum no pode signific-la transcendentalmente.

Vislumbra uma sada para vencer a objetividade do conhecimento: - Prope o sentido tico como questo essencial da relao inter-humana.

Trs grandes intuies filosficas de sua proposta tica:

A afirmao da subjetividade individual como ponto extremo em que se refugia e sustenta a moral;

A relao inter-humana entre eu e o outro como intriga fundamental que precede a ontologia tica como inteligibilidade e sentido;
Rigor fenomenolgico especulativo com que elabora a inteligibilidade da transcendncia da relao, na qual desponta a alteridade e sua compreenso.

Solido revela-se uma marca profunda na estrutura ontolgica do sujeito desvela a sua unicidade e a autonomia irredutveis a qualquer totalizao il y a ( EE, 2ed, 10-11). Essa solido ontolgica tambm necesaria para demarcar a ruptura da totalidade pela individualizao e possibilitar a relao de alteridade. A solido significa a autonomia do eu em relao ao ser independncia subjetiva.

Fala da conscincia de evao: A obra tica radicalmente,na verdade um movimento do memso que vai em direo ao outro, sem nunca retomar ao mesmo ( DEHH, 191) A nica ruptura possvel a relao ao outro, no vestgio do infinito.

A conscincia tica de Lvinas considera uma reapropriao do termo metafsica, considerando-o: Desloca o do eixo tradicional, cria-lhe um novo estatuto, situ-o na relao inter-humana e confere-lhe novo sentido . Mantm a caracterstica de transcendncia e ascenso que ele contm, impondo um movimento ntico: - Implica um transcender em que o eu integralmente para o outro e pelo outro. O eu no se deve ao ser mas ao outro.

Descortina-se a relao como tica pelo transcender-se do eu, abrindo a ordem da bondade. A tica torna-se o eixo fundamental precisamente porque contm e revela a possibilidade e a realidade do alm ser e da identidade do mesmo como transcender para o outro numa relao responsvel que Lvinas chama de Alteridade.

A tica da alteridade se realiza na arena da realidade da vida social, unindo transcendncia com cotidianidade, razo e prxis.

Assim a tica, melhor dito, a responsabilidade pelo outro que expe ao acusativo (passividade), torna-se a estrutura do humano, para alm e mais profundamente que a individuao do eu em mim. este, sem dvida , o sentido maior da obra autrement qutre ou au-del de lessence: cada indivduo virtualmente um eleito, chamado a sair, por sua vez ou sem esperar a sua vez do conceito do eu, de sua extenso no povo, chamado a responder de responsabilidade: eu, isto , eis-me aqui para os outros (AE, 232233).

Esta tica da alteridade anuncia uma vocao a moralidade, responsabilidade que constitu a caracterstica fundamental de toda pessoa humana. vocao unversal, mas o estatuto dessa universalidade no poder mais ser ontolgico. No cabe nos ditos apofnticos do desvelamento do ser. Ergue-se e sustenta-se como homem, cujo o viver perpassado pelo dinamismo do ser para o prximo.

No fundo do ser, no est o cuidado de si a prevalecer, mas a exposio como significncia do um- para - o outro. A unicidade no consiste na autonomia mas em ser para , invertendo, de alguma forma , o movimento centrpeto em centrfugo. A angstia pela morte prpria substituda pela angstia pela morte do outro homem.

Vislumbra-ser , assim,abertura para o futuro, para a vida , para a riqueza do pluralismo e da diversidade. A textura tica da subjetividade alberga toda questo ( a questo em si mesma testemunho da inscrio moral na subjetividade), sustenta todas as construes ontolgico-racionais e amina a busca infindvel do sentido do humano ao longo da histria.

A moralidade no questo de opo nem de qualidade, inscreve-se na prpria subjetividade e se torna a significncia do humano.

Que pensar dessa proposta tica que estrutura a subjetividade como um-pelo-outro, como sujeito at a substituio sem lapso de tempo para si e cuja individualizao se faz no pela autonomia do eu mais pela responsabilidade do ser expansivo que se expande em possibilidade de ser para produzir o desinteressamento em favor de outrem, o primeiro a chegar?

A proposta de viso da tica nas religies a partir do prisma do vital humano - tica da Alteridade. Aqui o imperativo categrico Kantiano se revela como o supremo convvio com a realidade do outro Outro , um apelo mstico que se estabelece em sua universalidade:
O que posso saber? O que devo fazer? O que lcito esperar? O que o homem?

A Razo tica que a nica razo sustentvel nasce da responsabilidade pelo outro: Re-sponsabilidade pelo outro ou comunicao, aventura que contm todo discurso da cincia e da filosofia. Por isso, esta re-sponsabilidade seria a prpria racionalidade da razo ou sua universalidade, racionalidade da paz.

Crtico a partir da fenomenologia. Foi um situar-se sistematicamente a partir de fora da ordem gnoseolgica. Realidade: Judeu-lituano ( russo, italiano, francs e alemo). Viveu a experincia traumtica do campo de concentrao nazista ( Stammlager). Vtima do holocausto judeu no corao da modernidade.

A compreenso da prpria realidade...

Em memria dos seres mais prximos entre os seis milhes de assassinados pelos nacional- socialistas, junto com milhes e milhes de humanos de todas as confisses e naes, vtimas do prprio dio do outro ser humano, do prprio anti-semitismo.

O outro que provoca este movimento tico na conscincia e que desestrutura a boa conscincia do mesmo... o desejar... ( dsir). A causa deste desenvolvimento inadmissvel, a causa deste alm,ns a chamamos relao que religa o eu com o outro: idia de infinito. ( La trace dautre)

Fala do conceito de desejar... Como uma pulso criadora, que no dionisaca, mas totalmente transcendental O outro metafisicamente desejado (desir)...tende para o absolutamente outro... O desejo metafsico. base do desejo, segundo seu sentido cotidiano, encontra-se na necessidade (besoin)... no repousa sobre nenhuma herana prvia.

A critica no apenas uma crtica das pulses ( pulso de alteridade desejar metafsico); tambm uma crtica racional (at da ratio socrtica) ...tem uma inteno crtica que no reprime o outro no mesmo como a ontologia, mas que coloca o mesmo em questo...chamamos este colocar em questo minha espontaneidade, em presena do outro, tica (thique).... A metafsica, a transcendncia, o hospedar o outro no mesmo, o outro pelo eu, se realiza concretamente como o colocar em questo o mesmo pelo outro, isto , como tica que cumpre a essncia crtica do saber.

De um lado Lvinas nos prope em primeiro lugar uma pulso criadora alteridade que relana a totalidade. Em segundo lugar uma razo crtica correspondente Um duplo cenrio que delimita os trs momentos da vida de Lvinas: 1 - Da existncia ao existente. O tema o existente, um ente, o instante, a fadiga da corporalidade, aquilo que a fenomenologia ontolgica ignora.

O desejo enquanto relao com o mundo conta como distncia entre eu e o desejado... No mundo o outro no cetamente tratado como coisa, mas no jamais separado das coisas... A relao com a nudez a verdadeira experincia... Da alteridade do outro ( altrit dautrui)

Em o tempo e o outro se tenta superar a posio cognitiva , a inteno do saber fenomenolgico, a ontologia do se ( do si mesmo no mundo) diante de um eu sou s diante do outro, no face-a- face. O outro rompe a mesmidade, sua solido. As condies metafsicas de possibilidade pr-ontolgicas se resumem na sensibilidade tica pela experincia do face-a-face com o outro a partir da responsabilidade diante de seu rosto ( visage).

O rosto do outro pode interpelar-me... a estrutura formal da linguagem anuncia a inviolabilidade tica do outro... O fato de que o rosto faz pelo discurso uma relao comigo, no o situa dentro do mesmo. Ele pertence absoluto ana relao.
Relao: Razo e linguagem. A racionalidade primeira , inteligibilidade, significao se apresenta no rosto. Assim, a vontade livre para assumir esta responsabilidade no sentido que queira, mas no livre para recusar esta responsabilidade em si mesma. A vontade fica antes de toda deciso impactada como responsvel ( como o que antes de tudo assume o outro)

2 momento o outro que provoca este movimento tico na conscincia e que desestrutura a boa conscincia da conscincia do mesmo... o desejar... A causa deste desenvolvimento inadmissvel, a causa deste alm, ns a chamamos relao que religa o eu com o outro: idia de infinito. Leva ao extremo este novo cenrio, onde o outro considerado como perseguido e a relao se expressa como perseguido vtima/vtima refm. Aparece o tema da redeno do outro diante do poder do sistema.

O ncleo duro a questo de que a subjetividade sempre sensibilidade que se expressa na dor. A unicidade do si mesmo o prprio fato de revelar a falta do outro... A perseguio que se transforma em expiao A dor o outro lado da pele, a nudez, a mais desnuda de todo despojamento...

A dor o comeo da criao, do novo...


Agora , porm , se d o passo propriamente tico. Todo o precedente foi preparatrio. O outro, carnalidade sensvel ( como o eu psquico). Aparece ao contato no s como rosto, mas como vtima. Aqui Lvinas alcana seu pice no pensamento contemporneo:

O alcance tico: Esta vtima no pode viver neste sistema. o rosto do prximo (que encontro na proximidade) significa para mim uma responsabilidade irrecusvel, precedendo todo consentimento livre, todo pacto, todo contrato. Ele escapa a toda representao; ele defco mesma de toda fenomenologia... O desvelamento do rosto a nudez...

Lvinas deixou assim apontado o contedo tico como tal: para o-outro como responsabilidade que obriga. E a razo? Ser que no cai assim no irracionalismo aquele que, de alguma maneira, o pai do ps-modernismo francs? Pelo contrrio, Lvinas mostra claramente a importncia do racional, mas no se cansa de mostrar sua origem e sentido. A razo, a racionalidade, a intencionalidade, a ordemdo ser e do mundo, a linguagem, o dito (le dit) surge a partir do mbito j descrito e se verte por ltimo nele.

Partindo da sensibilidade interpretada no como saber mas como proximidade buscando o contato e a sensibilidade na linguagem, por trs da circulao da informao que ela vem a ser tentamos descobrir a subjetividade como irredutvel conscincia e tematizao. A proximidade aparece como uma relao com o outro que no pode resolver-se em imagem nem espor-se tematizao.

A razo tica a nica razo sustentvel nasce da responsabilidade pelo outro:

Re-sponsabilidade pelo outro ou comunicao, aventura que contm todo discurso da cincia e da filosofia. Por isso esta re-sponsabilidade seria a prpria racionalidade da razo ou sua universalidade, racionalidade da paz. A responsabilidade pelo outro o momento crtico da tica. De modo que o mundo, o conhecimento, a conscincia - toda ordem de saber na realidade uma responsta a esta re-sponsabilidade obrigante

Da responsabilidade para o problema. O problema se coloca a partir da prpria proximidade que , por outro lado, enquanto imediata, sem problema. O extra-ordinrio compromisso do outro para o terceiro convoca ao controle, busca da justia, sociedade e ao Estado, comparao e ao ter , ao pensamento e cincia, e ao comrcio e filosofia e , da anarquia, busca do princpio. A filosofia esta medida levada ao infinito do ser para o outro da proximidade e como a sabedoria do amor.

O que propriamente o tico em Lvinas?

Que elementos da tica de Lvinas podem nos ajudar a criar novos paradigmas para a compreenso da tica nas diversas Tradies Religiosas? O princpio de sensibilidade/proximidade segundo Lvinas oferece espao para a abertura ao dilogo inter-religioso? Como? Que princpios compem o estatuto epistemolgico da Cincia das Religies que favorecem a viso de Lvinas como um ponto de partida para o debate sobre a tica nas Tradies religiosas?

Nossa preocupao nos situar dentro deste fenmeno polidrico. Que afirma uma srie de constantes na realizao ideal do homem e da sociedade ocidental Modernidade- E nega esta realidade moderna. Superao dialtica que chamamos de Ps Modernidade. Esta disparidade (afirmao e a negao) de elementos de base cultural da sociedade ocidental nos impe determinar algumas delimitaes.

Perspectiva global: O tema tem uma abordagem sociolgica (Modernidade) ou cultural (Modernidade-Ps-Modernidade). No entanto esta pode favorecer a uma reduo unilateral da complexidade e conseqente deformao da questo real. Por isso preocupamo-nos em abord-lo numa perspectiva global. (Que ainda assim ser reduzida)

Perspectiva Antropolgica: Interessa-nos insistir nos perfis humanos que nas estruturas sociais, nas correntes de pensamento, nos sistemas cientficos... A preocupao no fazer uma teoria sobrea Modernidade/ Ps-Modernidade. Mas, realar contornos antropolgicos da Modernidade e da Ps-Modernidade onde poderemos situar a compreenso de nossa inteno acadmica: Fazer Cincia da Religio.

Perspectiva Axiolgica- tica: Dentro deste conjunto marcado por elementos antropolgicos, queremos relevar a dimenso axiolgica tica evitando uma viso tanto idealizada como pessimista desta realidade. Mas considerando o inventrio de seus valores e contravalores permite-nos a uma viso cheia de esperana e a abertura para reconhecer esta fase do devir hstrico como uma referencia no processo de ascendente de humanizao.

Onde?

Ocidente como LUGAR TEOLGICO


(Sob o nosso olhar o Ocidente como lugar de confluncia das diversas tradies religiosas)

Quando?

Pr M.

Modernidade TEMPO SOCIAL

Ps-M.

Como?

Secularizao como modalidade peculiar

Onde? uma realidade que tem como mbito primordial o Ocidente. A origem e idiossincrasia so especificamente ocidentais. Tende expanso ocidentalizao / modernizar-se significa assumir modos de vida do Ocidente. lugar teolgico: onde acontece , se afirma e a partir de onde expande a modernidade, mas tambm o lugar onde acontece a crise de seus modelos, sua negao ou superao mediante a ps-modernidade.

Quando? Um trplice perodo:


Pr Moderno/ Moderno / Ps Moderno

Tempo moderno processo de modernizaosituao de modernizao em diversos mbitos( social, cultural, religioso,moral...) assumem uma nova modalidade que podem ser chamadas de modernos. Tempo ps-moderno introduz um esquema de descontinuidade / processo de transgresses do moderno, uma situao de ps-modernidade.

Como? O que realmente torna moderno o tempo ocidental e o faz diferente do prmoderno a sua qualidade secular. O carter secular ir se apossar de distintas esferas do acontecer humano. Este processo vai oferecendo autonomia e libertao de amarras msticas, sacrais e ideolgicas...

Assume o processo de Secularizao (multidimensional/ multidirecional). Esta no anti-mitolgica, religiosa,sacral... O que realmente a defini radica na tentativa de recuperar o gradualmente o sentido do destino humano em sua totalidade. E para isto necessrio o desligamento de tudo o que alienou e configurou a existncia humana, dando-lhe uma determinada explicao.

Assim entendida , a modalidade secular cria um horizonte de realizao que proporciona ao homem a experincia de que toda realidade inclusive o prprio homem- pode tornar-se cada vez mais ela mesma , projetandoa dita experincia como forma de leitura.

Distino de tempos precedentes A idia de Globalidade / Continuidade consolidam no ambiente social-humano a situao nova moderna: A nvel perifrico: Alto grau de desenvolvimento da cincia/ tecnologia e sua incidncia social.
A nvel analtico das estruturas sociais: Desenvolvimento econmico, a evoluo e diversificao das instituies sociopolticas e culturais com a perda progressiva de significado dos papeis tradicionais. O deslocamento geogrfico de grandes setores da populao e grtandes movimentos de massa, etc...

A nvel profundo das configuraes ideolgicas e espirituais: Configuraes ideolgicas e espirituais: uma interpretao mais aberta da vida e atitude existencial crescente racionalizao, confiana ilimitada na cincia e na tcnica, o pragmatismo, o sentido mundano da realidade, a emancipao por parte da tutela dos mitos , tabus e religies, a terrenalizao do destino humano a familiarizao progressiva do homem com uma maneira de ser secular como conseqncia de uma reorientao profunda das relaes entre homem, o mundo e o Absoluto ( Deus).

Este estado de Modernidade tem uma herana e razes em sculos na histria do Ocidente. Reforando os meados do sc XIX e consolidao como linha de fora que domina a contextura antropo-social e cristaliza-se definitivamente no sc. XX.

Assim... o moderno equivale a uma categoria mais negativa que vem identificarse com a abstrao e o dualismo que alienam o homem e de cuja superao depende a realizao do homem; posteriormente , ao estender sua anlise ao mbito poltico e ele mesmo tocado pela viso otimista da poca perante o progresso, atribu modernidade uma noo mais positiva: -....

...- a de transio de uma sociedade menos desenvolvida para outra mais desenvolvida, na qual se fazem presentes os novos elementos progressivos se bem que o progresso no deva ser aqui entendido necessariamente em sua vertente moral de melhoramento, mas no sentido histrico de aumento e acumulao, com o que se abre passagem para a libertao do homem no novo tipo de sociedade que surge.

Mais que o conceito de modernidade, interessa-nos esclarecer o fato da modernidade e buscar elementos que nos ajudem a situar o fenmeno religioso neste processo. Nossa preocupao perceber a fisionomia especfica do homem e da sociedade chamados modernos.

necessrio um modelo de interpretao: Modelo sociolgico. Considerando a modernidade em sua modernizao como um processo de mudana social. 1. Modernizao e progresso 2. Modernizao:industrializao- urbanizao 3. Modernizao e tecnificao Esta modernizao faz aluso ao complexo processo de mudana social que desemboca na situao de modernidade da sociedade e do homem ocidental.

A modernizao caracteriza-se por uma transio ao mesmo tempo diferenciadora e integradora de um tipo de sociedade mais tradicional a outro de sociedade mais desenvolvida, na qual os esquemas estruturais e os sistemas de valores foram profundamente afetados e modificados. Os laos tradicionais do passagem a estruturas e institues mais diversificadas. Aumenta grandemente a mobilidade poltica j no so regulados por um sistema de crenas religiosas, mas por critrios de maior racionalidae...

...A escala de valores tico-religiosos sofre tambm uma alterao, no s na medidae em que so deslocados do lugar absoluto e prioritrio que tradicionalmente ocupavam, mas tambm na medida em que so reinterpretados, chegando inclusive a muda o sinal de valor. O desenvolvimento industrial e os fatores econmicos adquirem uma importncia particular

Aqui nasce a modernidade como uma nova configurao sua originalidade a globalizao trazendo para o debate os dados de heterogeneidade e complexidade que compem uma nova experincia existencial e o novo horizonte de leitura, trazendo uma crise dos modelos convencionais. Alguns autores falam de uma grande crise de plausibilidade dos modelos tradicionais: crise de sociedade e de sua escala de valores, da culturas ocidental, do regime de cristandade. Falam... De uma crise de culpabilidade ( F. Delekat), como ilegitimidade histrica ( H. Blumenberg), como propenso fatal do Ocidente (H Beckmann). No obstante, a concepo negativa destes autores. Existe quem considere no como uma ruptura e sim como uma gestao de novidade acumulada.

O homem moderno. Pluralidades e constantes de identificao. Nenhuma poca acumulou tantos e to ricos conhecimentos sobre o homem como a nossa. Nenhuma poca conseguiu oferecer um saber acerca do homem to penetrante. Nenhuma poca conseguiu que este saber fosse to rpida e comodamente acessvel. Nenhuma poca , no obstante , soube menos o que o homem. Nenhum tempo o homem foi apresentado como um ser to misterioso (M.
Heidegger, Kant y el problema de la metafsica, Mxico,1973,p.175)

No existe uma antropologia do homem moderno como tal... Mas, muitos projetos antropolgicos. A expresso homem moderno deve dizer respeito a uma srie de identificaes.

Pluralidade

Contantes
Racionalidade Mundaneidade

Multiformidade

secularidade

novidade

No unidimensional, mas MultiformePlural. Pluralismo como reconhecimento de todas as maneiras de ser e de realizar-se como humanos. Novocheio de criatividades e possibilidades. Chamam de redelineamento antropolgico protagonista sobretudo a partir do Renascimento e da Ilustrao. Secular Desencantado do mundo renegando a sobrenaturalidade e a ideologia e aceitando sua corresponsabilidade.

Afirma-se a primazia da razo subjetiva. Substitui o mito pela razo na hora de enfrentar a realidade ( experincia/ compreenso cientfico-lgico/avaliao subjetiva da realidade/ configurao da realidade sob os ditames da razo). O homem moderno tem conscincia do valor da realidade intramundana que o circunda e que ele mesmo .

Trata-se de uma atividade do homem integral que busca aceso pela experincia e pela compreenso; Trata-se de uma tentativa de captao total sobre todos so mbitos da realidade, centrada em seus ncleos ou chaves de significado Mundo/ Deus/ Homem. Trata-se de uma modadildade que se revestir de peculiaridades segundo o acento que lhe for dado dando lugar a distintos paradigmas: Cosmo-logias/ teo-logias/ antro-pologias.

Seja do ponto de vista epistemolgico formal, considerando o protagonismo do homem. Seja na perspectiva histrico fenomenolgica onde o homem se auto-identifica com a realidade Global. Reconhecemos o processo que considera a realidade polifacetria ( antropolgica, hstrica, socio,politica, cultural, cientfica, religiosa, tica...) Que para creditar-se como maioridade processa gradualmente sua menoridade desencantando-se, desmitologizando-se, dessacralizando-se, desideologizando-se, etc...

Trata-se de um movimento que toca a realidade global: seus ncleos de definio com toda a sua rede de implicaes e interrelaes; supe, por isso mesmo, um pr em seu lugar os ncleos primordiais, um reajuste da definio da realidade e de toda a constelao de correlaes um dinamismo secular do devir histrico, que irrevogavelmente entra no processo de autoidentificao.

Secularidade portanto aquela modalidade pela qual o homem-realidade atinge a maioridade; tem experincia de seu estado adulto, consciente em seu devir secular. A secularizao constitui a realizao do homem moderno: - A experincia de secularidade e a leitura secular da realidade. A experincia secular complexiva e unitria; dinmica e dinamizadora;auto estima-se e aprecia-se. A prpria experincia secular constitui o principal parmetro de compreenso e avaliao dos fatos e das coisas.

Existe propriamente um Ethos moderno? A antropologia substitui a cosmologia e a teologia. Apresenta-se um mundo desencantado. O religioso fica desfatalizado e Deus fica liberado de seu papel de guardio. heteronomia segue a autonomia. O homem assume um protagonismo eficiente e extensivo que no se detm diante do ordenamento moral.

Na medida que a modernidade acontece, desencadeia uma crise do sistema de valores previamente estabelecido reajuste de valores- decantao de desfiguraes e atrofias morais, e um aporte de novos perfis e enfoques.

o
o o

O projeto tico global est guiado pela paixo pelo homem antropolgico- em herana direta dos melhores ideais ticos da Ilustrao e do Idealismo. Imprime ao ethos moderno um selo humanizador: Racionalizao da conscincia e dos modos comportamentais. Afirmao categrica da autonomia de ethos Enraizamento na vida e na Histria. Ideal utpico da maioridade moral.

O Ethos moderno-secular , como obviamente se deduz do que foi exposto, constitui um desafio excepcional para os modelos ticos convencionais. O desafio provm de ambas as frentes. O impacto da modernidade submete os modelos convencionais (inspirao religiosa) em crise e tende a suplant-los com o estilo de vida secular:

Moral sem pecado; Relativismo moral da situao; Moral neutra esvaziada da transcendncia; Moral utilitarista-pragmtica; Valor tico no prazer- moral hedonista.

Inseridos na moderndade encontramos fatores contramodernos ou des-modernizadores: Um reduto antimoderno que coexiste produzindo um movimento de desestabilizao. Ou seja, uma viso real da realidade e do homem modernos no pode desconhecer nem esquecer este revs da realidade. Fala-se de contradies da modernidadeque se fazem presente montando guarda contra o terrorrismo cultural; a intimidao e a propaganda; a hierarquizao burocrtica; contra a mistificao de iluses, ideologias, novos mitos, utopias...

A intranqilidade e a angstia, o sentimento de solido cresceram em nosso tempo...como uma sombra que acompanha a modernidade. A confluncia da des-modernizao e da contramodernizao, por muito absurda que possa ser politicamente ou esteticamente, tem uma lgica prpria que importante aprender.
A Ps-modernidade apresenta-se como um desconcerto, questiona a modernidade. Nega-a? Supera-a? Com estas perguntas a Ps-modernidade encara o restante denosso sculo como uma das chaves hermenuticas que tentam orientar o nosso tempo a partir do horizonte cultural.

Suas primeiras ressonncias comeam a ser vislumbradas nas diferentes expresses do mundo contracultural e cultural artes, literatura, filosofia... E assim plamando um novo paradigma tico-existencial. A Ps-modernidade ergue-se como um epifenmeno contracultural que exercita uma espcie de profecia contra os excessos da cultura moderna, contra suas fraudulentas fachadas de semiverdade.

A contracultura Ps-moderna nos comunica: O mundo moderno questionado perdendo seu encanto. O mundo presente quebradio. Instaura o habitatda superficialidade. O mundo entreaberto do futuro carece de interesse. O cotidiano abre passagem apenas ao prazer alimentado pela mass media. Tudo ou quase tudo apresentado como legitimo e possvel, ao amparo do sentimento e da experincia.

Do ponto de vista histrico-formal: Viola o seu espao geografico ( rompe as pretensas fronteiras ocidentais como lugar de gestao da histria); viola seu espao espiritual. Prope de fato uma inverso na reflexo em relao ao lugar de gestao da histria. Do ponto de vista do Contedo: Os ideais e ganhos da modernidade ( razo, autonomia, democracia, progresso cientfico...) esto sujeitos a um ajuste de avaliao. A Ps modernidade tem uma palavra-juzo que os reconhece como como culpados de falcia e de orgulho.

o o o

Por isso a Ps-modernidade coloca em jogo uma ruptura. Existe debaixo da epidermoe contracultural, um tecido cultural ps-moderno. mbitos afetados: O mbito formal da simblica, da linguagem e da arte. O mbito epistemolgico e do novo horizonte de leitura. O mbito antropo-social de carter existencial e de hbitos a forma de vida ps moderna.

O mbito axiolgico de regulao da vida individual ou coletiva, administrao, econmia, moral Ethos ps-moderno Importante perceber a hermenutica Psmoderna: Apresenta-se como um ajuste de contas com relao ao af descomedido de racionalismo em todas as formas. O ps moderno formula-se em termos dialticos; sua epistemologia descontnua em relao aos fundamentos da modernidade;e a compreenso da realidade e de novos paradigmas incorpora sua constelao a experincia e o sentimento.

Reconhece o valor da experincia no sentido mais elementar e mais amplo do termo. Demodo que se poder dizer que a fora do Eros irrompe contra o logos.
A Ps modernidade se apreseenta como um modo de ser existencial em que se reconhece sob o ponto de vista sociocultural e antropolgico-social.

A situao Ps- Moderna: A realidade antropo-social vai configurando a condio ps-moderna. Hbito transgressor pluridirecionais presente nas inter-relaes: A experincia, o individualismo; o pasotismo-contestao a competio; O pacifismo e o amor no regulamentado; o culto ecologia; a legitimao da diferana; a irracionalidade; a volta ao sagrado... ( Apresentar textos do Livro do Pe. Libanio).

Judamo Cristianismo - Islamismo

1.

Centralidade dos ensinamentos na Tor e no Talmude ( Pirkei Avot= Captulos dos pais). Uma conscincia prtica da tica. Trs exigncias bsicas:
Os ensinamentos da Tor sobre religio e moral diz respeito ao que Deus quer dos Judeus como base para uma vida boa. Deus exige culto. Um culto prtico na s aes dirias. A bondade verdadeira tem suprema importncia.

2.
3.

Os princpios do Avot e da Tor oferecem um vasto corpo de instrues ticas: A caridade como valor fundamental hospitalidade; A justia; Respeito a vida viso ecolgica; A famlia como lar e lugar da realizao dos valores judaicos; alimentao kosher devem ser prprios segundo a tradio judaica; A educao A Tor atribu um valor ao conhecimento.

Esta concentrao tica se expressa por trs elementos fundamentais da tica Judaica: A Revelao A Aliana ( Abrao/ Moiss/ profetas)- O outro. A Aliana o centro da religio Judaica conseqentemente de sua concepo tica: -

Jav o Deus de Israel, e Israel o seu povo Aqui se fundamenta a especial


relao entre Deus e Israel.

A Berit Vs sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nao santa ( Ex 19,6). esta frmula da Aliana que constitu a conscincia tica nascida da f israelita. - sua originalidade desde tempos muito remotos; - sua continuidade na longa histria atravs dos sculos at hoje; - sua identidade apesar e todas as diferenas apesar de lngua e raa , de cultura etc... E paradigmas de pocas diferentes.

oferta da aliana por parte de Deus corresponde, por parte do povo, a obrigao de observar a Aliana. concluso da Aliana (Berit) e a doao da Lei ( Tor) so realidades inseparveis.
Declogo: base tica fundamental comum.

A aliana do Sinai pressupe uma Aliana da humanidade. Ns nos encontramos aqui no verdadeiro centro e fundamento da religio judaica. No existe f israelita, no existe Bblia hebraica, no existe religio judaica sem esta profisso de f formulada com uma clareza cada vez maior, sem esta frmula da Aliana: Jav o Deus de Israel e Israel o seu povo Aqui se fundamenta a especial relao entre Jav e o Povo de Jav. A compreenso da tica Judaica nasce desta compreenso.E sobre a qual o Judaismo vive o tempo no aguardo de Jav, o Messias esperado. O viver na perspectiva do Messias.

A essncia do Cristianismo no , como muitos pensam, alguma grande teoria, uma viso de mundo ou um sistema de Igreja. pura e simplesmente a pessoa de Jesus Cristo. Cristo todo aquele que, em sua caminhada pessoal, em Comunidade, tenta se orientar por este Jesus Cristo.

Orientar a vida na perspectiva concreta da causa do Cristianismo que uma pessoa concreta, Jesus Cristo Revelador do Pai e do Reino. por seu Esprito, por sua causa, por seu nome, por sua conta de sua histria que que o Cristianismo permanece como uma conscincia espiritual, que tem a Ele, o Cristo como fundamento e inspirao. Ele o critrio do que ser cristo: o que importa a presena viva dessa origem, desse fundamento, dessa centralidade. Centralidade da pessoa de Jesus Cristo em seu mistrio de Encarnao, Vida, Morte e Ressurreio.

Trs elementos fundamentais da tica crist: A Revelao a Pessoa de Jesus Cristo O outro / a caridade como realizao do Reino. Os Evangelhos explicitam o que se realiza na Pessoa de Jesus Cristo E a conscincia crist uma realidade encarnada que se realiza no nvel das relaes histricas. ( Cf. Mt 5-7 e Mt 25). Um agir tico de um corao indiviso que reconhece no outro o irmo, a irm. Atitudes do Reino reconhecido em Jesus que marcam uma contnua solidariedade a caridade no dia-a dia.

Uma religio prtica. Oferece um corpo de instrues sobre como viver a vida. Estabeleceuse um sistema: Xari, para orientar as tomadas de decises morais e legais. Esta Xari compreenso do Coro e nele se enraza. O isl influ a todfo momento na vida do mulumano. Estes pautam a vida baseados no Coro e na Xari. Xari = caminho para a gua caminho que se deve seguir para viver segundo o Coro e viver bem.

A Xari expressa-se pela praticidade. E compese de quatro elementos principais: Coro Palavra de Deus/ A Suna tradio e relato da vida do Profeta Maom, um comentrio vivo que mostra o exemplo do profeta. O Hadith expressa a funcionalidade e prtica do Coro. portanto um auxlio conduta virtuosa. Ainda dois outros elementos a Ijma ( o consenso) e a jtihad ( razo). O consenso razovel adquirido na reunio da comunidade referenciada ao contedo do Coro e da Hadith.

Acolhem os conselhos dos eruditos e lideres religiosos, mas do uma maior nfase ao pensar por si mesmo e responsabilizar-se pelos seus atos. A razo um dom de Deus.
Trs elementos fundamentais so reconhecidos na Revelao , no Livro e na conscincia de submisso que retorna reciprocidade (a preocupao com o outro).

A conscincia primeira e origenal diz que pelo Profeta Maom os arbes foram elevados ao plano de uma grande religio tica, fundamental na f do Deus nico e em ethos bsico da humanidade, com claros imperativos de mais humanitarismo e mais justia. Desde sua origm o isl foi menos uma religio da lei do que da tica. Tambm no Isl existe algo como os dez mandamentos, como alicerce de uma tica comum da humanidade.

No resta dvida: Maom foi um verdadeiro profeta, em muitos aspectos aos profetas de Israel. Mas uma coisa os muulmanos consideram extremamente importante: No Islanismo, o profeta Maom no ocupa o centro, assim como Jesus Cristo no Cristianismo. Para os muulmanos a Palavra de Deus no se tornou homem e sim Livro. E o Alcoro, cuja redao original se encontra no prprio Deus, que constitui o centro do Isl. Assim, o Isl uma religio do Livro por excelncia! ... Para os mulumanos ele insupervel, perfeito, absoluto confivel. Kng H.,Religies do Mundo, 2004.

Verdade fonte original da experincia de Deus e da piedade e o critrio obrigatrio da reta f; Caminho a verdadeira possibilidade de vencer o mundo, o princpio que guia o reto agir, o ethos; Vida o fundamento permanente do direito islmico e alma da liturgia islmica, da educao, da arte, da cultura...fundamenta os dogmas e o mais importante a prtica islmica.

O que claramente comum a Judasmo, Cristianismo e Islamismo a f no uno e nico Deus de Abrao, o Clemente e Misericordioso Criador, Preservador e Juiz de todas as pessoas chamado em rabe de Al, tanto por mulumanos como por cristos.

Possuem carter histrico: raciocinam no em termos de ciclo do universo, mas sim a partir da criao de Deus, em vista da perfeio do mundo e da vida humana. Todas as trs so marcadas por grandes figuras profticas: no so religies msticas, mas sim religies profticas, no sentido histrico. Todas as trs lanaram sua mensagem em escritos sagrados. Todas as trs possuem um Ethos comum: Os grandes mandamentos da humanidade, que consideram como expresso da vontade de Deus.

Mas, tambm o que distingue importante para a compreenso tica de cada uma delas: Para o Judasmo: Israel como povo ( Aliana) e a terra de Deus ( Promessa); Para o Cristianismo: Jesus Cristo como Messias e Filho de Deus (Centralidade da Encarnao); Para o Islamismo: O Alcoro como livro e palavra de Deus ( conscincia explicita de submisso de cor da razo ao corao.

Hindusmo - Budismo Confucionismo

A tica hindusta funda-se no carma, a lei moral de causa e efeito, e no drama , o conceito do caminho moral correto que cada pessoa deve seguir.
Como a vida de cada pessoa tem carater e circunstncias diversas que variam, a f oferece a cada pessoa muitas opes e maneiras de viver bem e seguir seu drama.

Viver bem produzir um carma positivo.

As reeencarnaes sucessivas aspiram a atingir a perfeio medida que o ciclo de samsara ( ciclo contnuo de nascimento e reencarnao, em carma a lei de causalidade que vincula o modo como vivemos ao tipo de renascimento que teremos) gira.

Agir bem agir de acordo com o darma (conceito do que correto no comportamento ritual e no cotidiano o padro moral correto , ou seja, com o caminho correto em circuntncias especficas.
Tudo se realiza na esperana de que se possa romper o ciclo do samsara e alcanar o Mosca Como libertao do corpo, da ira, da morte e at do prprio carma.

No existe um darma nico ( indivduo, sociedade e classe) tem o seu e o darma se altera no percurso da vida. Quatro estgios da vida: 1. Infncia educao. 2. O Lar criao de uma famlia. 3. Idoso ( av) afastar-se do mundo para a vida espiritual. 4. Fim da vida renunciar ao mundo e concetrar-se no Absoluto.

A meta suprema , reconhecida como inatingvel pela maioria, superar o ciclo da morte e do renascimento e atingir o estado transcendente = Mosca. Para tal necessrio realizar o atm a alma profunda identificada com o Brman = fundirse ao Absoluto. Vrios caminhos para chegar a esta realidade: concentrao em Brman uma vida voltada para a meditao solitria sob a orientao de um guru/ mestre incluindo a disciplina da ioga ( O deus asceta XIVA o exemplo deste caminho)

Outro caminho o da ao. Dedicar-se aboas aes no mundo, de maneira totalmente altrusta. (Arjuna, o heri do Bhagavad-gita o notvel exemplo desse altusmo). E o caminho do amor devoto ao divino. O amor devoto de Krisna a sua esposa Rada um exemplo da intensidade desse amor e de sua reciprocidade.

Esses exemplos de profunda santidade so modelos para os hindus que vo seguindo seu darma mesmo reconhecendo que talvez no alcancem Mosca. Valores hindus: A vida sagrada; no violncia, vida vegetariana; educao dos filhos.

A tica hindu est correlacionada com a castra na qual uma pessoa nasceu e onde ir viver seu darma. Sua vida e aes dependem de sua casta classe onde nasceu (Brmanes xtrias vaixis- sudras ou prias). Corresponder e respeitar a esta condio depende a obedincia as regras e a permanncia ritual pura.

A tica budista se constitui pela conscincia de ajudar os necessitados, a ser atenciosos, a evitar a violncia e a se abster de atividades que prejudiquem os outros. Est fundamentada sobre um conjunto de preceitos morais = Pancha sila.
Como outra religies da ndia ( Hindusmo e o Jainismo), o Budismo adere a lei da causalidade, segundo a qual os seres humanos acumulam mritos osu demrito (carma bom ou mal) segundo o seu comportamento.

Vivem na perspectiva de obterem um renascimento favorvel ao morrer ( na forma de ser humano ou de animal). Vivem buscando romper com o ciclo da morte/ renascimento e alcanar a ILUMINAO.

Oito preceitos morais principais CAMINHO CTUPLO para obter a fala correta; a conduta correta e a ocupao correta. 1. No fazer mal a nada que tenha vida no violncia - ahimsa. 2. No se apossar do que no foi dado. 3. Probe a m conduta envolvendo os sentidos ( m conduta sexual). 4. Absteno da palavra falsa mentira comentrios e gestos ofensivos.

Probe o uso de drogas ou lcool que afetam a mente e comprometem a boa conduta.

Trs outros - Preceitos monsticos que indicam a austeridade da vida: 1. Evitar comer na hora errada. 2. Evitar um comportamento secular. 3. No devem usar mveis que representem conforto ou vida abastada.

Atravs da terapia do Buda, o homem aprende a a libertar-se de si mesmo, do prprio eu. Precisa encontrar o caminho para deixar de ver tudo em funo do prprio eu. E encontrar o caminho para a renncia de si, que ento o tornar livre para uma compaixo universal.

Os valores ticos do Confucionismo visam sempre obteno da harmonia no nvel pessoal e nos nveis do Estado e do Governo. Os adeptos devem agir de maneira cultivada e humana e observem maneiras de conduta que reflitam aqueles estabelecidos por Confcio.

Dois modos para atingir a Harmonia: Li rituais e protocolos. Sintetizado pela conduta dos antigos sbios nos cinco Clssicos, e envolve uma mistura correta de ritual, maneiras e cerimnia. (desenvolvimento pessoal pela leitura, artes e msica...). Estas habilidades ajudam a tornar a pessoa mais refinada, e mais bem desenvolvida moralmente.

Ren- conduta humana. Abarca uma srie de virtudes como bondade, amor humanidade e generosidade. O relacionamento humano deve ser incentivado por REN levando em considerao a realiadde, vontade e necessidades da outra pessoa.

Harmonia familiar: Piedade familiar Famlias harmoniosas constroem um Estado harmonioso. Os governantes devem respeitar os deuses e os governados devem respeitar os governantes. A tica confunciana prev a tolerncia religiosa, a primazia da comunidade e a conscincia do papel chave da famlia na vida moral.

Toda doutrina do confucionismo est voltada para o comportamento do homem com todos os seus relacionamentos naturais, familiares e sociais. 2 exigncias: Renovar a constituio interior do indivduo e por conseqncias , tambm a constituio do Estado. Isso tender para a consolidao tico poltica de uma ordem poltica, harmonia social, familiar e Estatal.

Perguntaram para Confcio: Existe uma palavra que possa servir de norma de ao para a vida inteira? E ele respondeu: a palavra reciprocidade shu tica da humanidade. A conscincia de que s existem dois caminhos: Um da humanidade e outro da desumanidade. Comportar-se humanamente com o prximo, com a sociedade e tambm com a natureza.

Este princpio da tica da humanidade traz a conscincia de uma busca de harmonia entre o cu e a terra. Toda tradio chinesa foi e a busca desta unidade. Segundo Hans Kng esta compreenso ( libertada do culto ao Imperador e do funcionalismo) nos seria til para uma tica mundial: Que mantenha como valor central a verdadeira humanidade;

Que considere o homem como parte de uma comunidade e no somente com o indivduo isolado; Humanidade como princpio base para as relaes e para a realizao dos valores ticos.

Nesta perspectiva o Confucionismo acentua a prioridade da tica sobre a economia e a poltica. E a prioridade da pessoa tica sobre toda e qualquer instituio. Uma ordem econmica que oriente o homem para o dever moral e para a responsabilidade. Uma ordem poltica que seja determinada no simplesmente pelo poder do mais forte, mas em ltima anlise, pela Regra urea.

Uma harmonia que una economia com ecologia; Uma interpretao da realidade que permanea aberta para a amplitude do cu para a dimenso da transcendncia.

Kardecismo Candombl Umbanda

A crena na sobrevivncia do esprito aps a morte do corpo fsico e o princpio da reeencarnao so bases da doutrina conhecida como Espiritismo, movimento religioso que surgiu na Frana e se expandiu pelo mundo. O Livro de Kardec codifica a doutrina esprita em cinco pontos:

1. 2.

3.

4.

5.

Existncia de Deus: Como inteligncia csmica responsvel pela criao e manuteno do universo; Existncia da alma ou esprito: que conserva a memria mesmo aps a morte e assegura a identidade individual de cada pessoa; Lei da reencarnao: Pela qual todas as criaturas retornam vida terrena e vo, sucessivamente, evoluindo no plano intelectual e moral, enquanto expiam os erros do passado; Lei da pluralidade dos mundos: isto , da existncia de vrios planos habitados que oferecem um mbito universal para a evoluo de esprito; Lei do Carma: Ou da causalidade moral, pela qual se interligam as vidas sucessivas do esprito, dando-lhe destino condizente com os atos praticados.

Deus / Jesus / Livre Arbtrio /Reencarnao/ Mediunidade. Conscincia de ser Humano: A diferena entre vivos e mortos est na existncia de um corpo fsico. Todos so espritos e imortais. O processo de reencarnao para ser puro como Jesus Cristo

A finalidade da vida aprender e evoluir como espritio , a fim de propiciar o aperfeioamento da qualidade de vida do planeta e trazer a sabedoria e o amor do mundo espiritual para o mundo fsico. Isto pode ser alcanado quando aprendemos tudo o que podemos sobre a vida e sobre ns mesmos e tambm atravs do contato com seres ( encarnados ou no) no outro lado, a fim de receber as revelaes desejadas. Crescer e evoluir a conscincia para obter felicidade e satisfao na vida.

Fora da caridade no h salvao Norma suprema conscincia tica por excelncia norma suprema de conduta humana. A identidade fundamental do esprita se encontra e se conhece nas obras. A caridade fazer o bem- ajudar a si mesmo, pois o prprio esprito est em evoluo. Praticando o amor ao prximo , o esprito, por meio de vidas sucessivas, se torna justo e chega perfeio.

Trs elementos fundamentais.


A Caridade O livro de Kardec conscincia de mediunidade de purificao de resgate carmtico. Perspectiva Evanglica

Ax Religio dos Orixs.


A viso AFRICANA de mundo influencia os smbolos do Candombl, mas tambm o processo da escravido e o transplante violento da religio nag no Brasil esto presentes em sua composio. A viso africana de mundo , centrada no eixo religioso da vida , faz com que todos os elementos, animados e inanimados , sejam imbudos de uma fora vital capaz de promover a ao e fonte de poder e eficcia.

Os rito e smbolos do candombl implicam a transmisso e revitalizao do Ax. Circularidade de energia vital- Ax entre pessoas, a natureza e os objetos sagrados.
Conscincia Nag: A vida humana em dois niveis: O mundo fsico e o mundo dos Orixs, seres divinos, antepassados que interferem na vida cotidiana.

A relao com Olorum e com os orixs garante a unidade e o dinamismo da vida africana. A pessoa humana e a comunidade: Ser com e vive com. Vivos e defuntos convivem numa simbiose coletiva uma solidariedade de destino. A fora vital e o sentido encontrada na unidade com os demais , com o outro visvel ou invisvel.

Todos os princpios de vida , a manuteno dos mitos, a repetio dos ritos e a manuteno dos princpios de comportamento esto englobados na vida comunitria. Fora da comunidade s confuso e morte.
Os princos ticos esto conceitos chaves como: enrazados em

Solidariedade, Fora e Harmonia

A vida : Bem defendido e preservado, procurado e intensificado. Comunicar a vida a expresso tica fundamental. A mulherme valorizada e asexualidae protegida, porque transmitem vida. A morte: Mesmo que recuperada num nvel superior, representa uma diminuio de vida e assim traz sofrimento e carncia de energia vital.

A solidariedade clnica : princpio de identidade e de existncia. Fora do cl existe confuso , perda de referncia e desintegrao do indivduo. Ramo cortado, seca e torna-se ineficaz. A fora: Fsica e espiritual. Procurada como valor indispensvel. Maior fora possibilidade de sobrevivncia diante dos conflitos e ameaas da vida.

A Harmonia: o bem a ser preservado. O equilbrio clnico e o uso harmnico da fora fazem da pessoa um ser potencialmente capaz de se tornar um ancestral e, como tal, respeitado como smbolo de uma existncia realizada. Conscincia da solidariedade econmicareligiosa como fundamento da coresponsabilidade do trabalho.

Segundo Prandi: o princpio tico do certo e errado, sendo limitado ao momento do rito no Candombl, deixa margem para a diferente interpretaes morais do cotidiano. O estudioso acima, chega a concluso em seu estudo que o Candombl no conta com um corpo tico prprio. Tratar-se ia de uma religio a-tica , usando imagens pr-ticas, que estariam florescendo em contextos urbanos marcados peo uma cultura psmoderna e ps-tica.

No entanto ao redor dos redutos tradicionais do Candombl se refuta esta perspectiva de Prandi. E continua-se afirmando uma originalidade tica do Candombl nos grandes valores africanos da solidariedade, da religio, da harmonia e da vida.

Toda religio tem conseqncias ticas. Valores ligados a concepo de mundo. A Umbanda sustenta-se num universo povoado por espritos e entidades que regulam o ritmo da vida cotidiana. A relao que se estabelece entre pessoas e deuses orienta tambm o comportamento dos seres humanos entre si.

o elemento que permite uma rearticulao de foras antagnicas. ela quem possibilita uma harmonia entre os opostos, o elo imprescindvel de equilbrio e incluso. Diante de alguns que afirmam ser a Umbanda desprovida de um cdigo tico-moral. Parece que o fundamento tico equilibrador de relaes conflituosas na ordem do espiritual e do cotidiano a Caridade.

Esta prtica da caridade se realiza principalmente no momento ritual. durante a o rito que os espritos descem para trabalhar e cumprir sua misso. Praticam a caridade, mitigando o sofrimento e aliviando os problemas. Os pretos velhos e os caboclos sugerem a que a dor no pode ser entendida como algo de negativo, mas como purificao , aceitao e cartase.

Como muitos rios, Com suas nascentes em lugares diversos, Carregam suas guas para o mesmo mar, Tambm , Senhor, As vrias veredas trilhadas pelos homens de vrias tendncias, Por diversas que sejam , ou curvas ou retas Todas levam a Ti.

Cristianismo

Candombl
Por uma tica Mundial

Budismo

Hindusmo

Kardecismo

Hindusmo

Judaismo
Por uma tica Mundial

Umbanda

Confucionismo

Islamismo

A meu ver , a pobreza e a desigualdade ocupam o primeiro lugar. A degradao do meio ambiente e a explorao no sustentada dos nossos recursos naturais vm logo depois. Colocaria em terceiro os conflitos, em geral as guerras civis nas quais morrem mais crianas e mulheres do que soldados. Em quarto lugar , o terrorrismo e a proliferao de armas de destruio em massa. Finalmente , a desconfiana entre pessoas de diferentes religies, o que orna nosso mundo mais complicado e intolerante ( Kofi Annan)

A Contribuio da frica negra para uma tica comum da humanidade, para uma tica mundial, a resposta : 1. Com o forte senso de comunidade e solidariedade; 2. Com a alta apreciao dos seus valores e critrios tradicionais; 3. Com sua viso holstica do mundo e do homem, onde h lugar para jovens e velhos e onde a tradio e o progresso andam de mos dadas.

Contribuio da religio Chinesa ( Confucionismo): Para a tica mundial no de muita utilidade um confucionismo convencional que se compreenda como uma ideologia marcada pelo passado favorecendo uma sociedade de relaes hierrquicas, sem reciprocidade. Pois uma tica da acomodao social contradiz taqmbm a importncia do eu, da bondade, da integridade da pessoal moral( Analectos de Confcio).

O Confucionismo original, libertado do culto ao Imperador e ao funcionalismo, que redescubra o valor do homem e fortalea sua vontade de auto-afirmao, seu sentido da realidade, sua qualidades morais e sua fora de persistncia:

1.
2. 3.

Que mantenha como valor central a verdadeira humanidade; Considere o homem como parte de uma comunidade e no como indivduo isolado; E que dessa maneira possa servir de base para as relaes com os outros na sociedade, para valores ticos de validade universal, independente de eventuais interesses particulares.

Levar em conta o que o confucionismo nunca deixou de acentuar: 1. A prioridadeda tica sobre a economia e a poltica, e a prioridade da pessoa tica sobre toda e qualquer instituio. o Ainda: Uma ordem econmica oriente o homem para o dever moral e para a responsabilidade saocial;

Uma ordem poltica que seja determinada pela Regra urea; Uma harmonia do homem com a natureza e com seus ciclos naturais, que uma economia e ecologia; Uma interpretao da realidade que permanea aberta para a amplitude do cu para a dimenso da Transcendncia.

A busca de uma nova constelao mundial: No apenas cincia, mas tambm sabedoria; No apenas tecnologia, mas tambm energia espiritual; No apenas indstria, mas tambm ecologia; No apenas democracia , mas tambm uma tica que seja capaz de enfrentar os interesses de pessoas e grupos de poder.

Thomas Mann apresenta:

evidente que a poltica mundial tem que se orientar pelos interesses nacionais, pelas reais distribuies do poder. Mas isso no significa que o fim poltico justifique os meios, inclusive a morte poltica , a traio ou mesmo a guerra.

evidente tambm que a economia mundial tem que se orientar de acordo com determinadas leis e normas econmicas e viabilizar tudo quanto no pode deixar de ser realizado. Porm, mais uma vez, isso no significa que o lucro, por mais justificado que seja , permita todos os meios, inclusive a quebra de confiana, a avidez sem medida e a explorao social.

Sem uma tica global, a poltica e a economia mundiais ameaam levar ao caos mundial. Seja como for: sem uma tica global no haver uma ordem justa.

Com essas consideraes o judasmo acena o empenho de sua imensa herana religiosa ( substancial e marcante) . O judasmo tem o que oferecer com os seus dez mandamentos. O declogo para um Ethos comum mundial.

Diante de um mundo em transio. Como deve o Cristianismo contribuir com esta nova constelao mundial? Trs imperativos: Em vez de condenar a modernidade, afirmar seu contedo humano: nada de tradicionalismo ou fundamentalismo, nada de subcultura nas culturas, de qualquer que seja a origem: Catlica, ortodoxa, protestante.

Mas ao mesmo tempo combater os estreitamentos desumanos e os efeitos destrutivos da modernidade: nada de ultramodernismo ou ps-modernismo ( pluralismo obstinado), nada de concesses modernistas nem de entrega da substncia religiosa.

Superar

a modernidade e antimodernidade mostrando novas dimenses da esperana: Csmica: em vez da dominao, a parceria homem com a natureza; Antropolgica: em vez do patriarcado, a igualdade entre homem e mulher; Social: em vez do antagonismo pr-moderna e da irreligiosidade moderna, uma nova abertura para a realidade espiritual primeira e ltima, que na tradio judaica, Crist e islmica designamos com o nome de Deus.

A vertiginosa globalizao de economia, tecnologia e mdia exige uma direo global por uma poltica global. Mas uma poltica global precisa ser fundamentada em um atica global , em uma tica mundial, que possa ser sustentada e vivida pelos homens de todas as culturas e religies, por crentes e no crentes.

No haver sobrevivncia da humanidade sem paz entre as naes.

Mas no existe paz entre as naes sem paz entre as religies. Nem paz entre as religies sem dilogo entre as religies. Por isso, a colaborao crist: Uma cultura da no violncia e do respeito a toda vida; Uma cultura da parceria homem e mulher; Uma cultura da solidariedade e da justia; Uma cultura da tolerncia e da veracidade.

Mudar a fisionomia do Isl. Conquistar uma fisionomia alegre (desafio). Pressupor que os direitos universais do homem podem receber uma clara fundamentao por parte do islamismo. Os direitos humanos exigem direitos jurdicos, tanto de mulheres como tambm de no muulmanos.

(A Declarao do Cairo sobre os Direitos Humanos no Isl,, emitida pelos quarenta estados membros da organizao da Conferncia Islmica, fica atrs da Declarao dos Direitos Humanos da ONU 1948 Tambm no que diz respeito integridade corporal).

Um Isl que seja capaz de transmitir ao homem um horizonte de sentido, trazer padres ticos e uma ptria espiritual. Um Isl reconciliador e reconciliado. Valores ticos e atitudes ticas. Conscincia de um Isl reformado ps moderno que fundamentado na norma nica : Alcoro. Possa partir do interior do Isl para os direitos humanos e empenhar-se para um ethos mundial, em benefcio da paz eda justia.

Deseja aos homens o que desejas para ti mesmo, assim te tornars um mulumano Profeta Maom.

You might also like