You are on page 1of 9

PRIMEIRA REUNIO DE ORIENTAO

Objetivo: Sensibilizar o grupo para importncia do trabalho, inclusive como parte legal para sua titulao e avaliao acadmica. Sugestes de Temas: Site + Monografias e Processos construtivos controlados do SIQ-C Sistema de Qualificao de Obras e Servios da Construo.

Normativos Institucionais: Documentos institucionais que normatizam a monografia.


Estrutura do TCC: Pr Textuais, Textuais e Ps Textuais. Cronograma: Negociao de cronograma que poder ser consolidada na prxima reunio.
20/11/2013 Eng. Jarbas Jcome TCC Eng. Civil 2013.2

Sugestes de Temas - TCC


Retirados do site: + Monografias
TTULO 1. Avaliao de concretagens. DESENVOLVIMENTO Como avaliar o processo de concretagem em uma construo.

2.
3. 4.

Concreto reciclado.
O uso do ao na Construo Civil. A segurana na construo civil.

Como feito o processo de reciclagem e seu aproveitamento nas construes.


Como o ao foi implantado e suas facilidades. Como feito o processo de segurana, quais os equipamentos ideais e os cuidados a serem tomados. Como planejar a estrutura de uma residncia, seus principais riscos e o processo de construo. O que so e como so utilizados. Como o Dry Wall esta sendo utilizado em construes.
TCC Eng. Civil 2013.2

5.

O projeto estrutural de uma residncia. Revestimentos cermicos. A utilizao e tcnicas construtivas em Dry Wall.
20/11/2013

6. 7.

Eng. Jarbas Jcome

Sugestes de Temas - TCC


Retirados do site: + Monografias
TTULO 8. 9. Casas ecolgicas. DESENVOLVIMENTO O que so e como so feitas.

O estudo de viabilidade econmica Como um complexo esportivo para a implantao de um construdo, seus custos e vantagens para complexo esportivo. a cidade. Como valorizar a mo de obra do operrio de construo. Como est sendo o planejamento, o custo das obras, o retorno que o pas ter e o planejamento feito. De onde surgiu a idia, quais as fachadas mais comuns para esta utilizao e o processo de revestimento. Como preparar um terreno para a construo e o planejamento de cada espao utilizado.
Eng. Jarbas Jcome TCC Eng. Civil 2013.2

10. A valorizao da mo de obra. 11. A construo dos estdios para a Copa de 2014. 12. Revestimentos das fachadas com o emprego de placas cermicas. 13. A preparao do terreno para a construo.
20/11/2013

Sugestes de Temas - TCC


Retirados do site: + Monografias
TTULO 14. O planejamento da obra. 15. Material x Custo da obra. 16. As obras em rodovias. DESENVOLVIMENTO Quais os pontos principais para planejar uma obra. Quais os matrias ideais, como escolher e qual o custo que tem na obra. Como trabalhar em uma rodovia, os custos e transtornos gerados pela construo. Como o baixo custo pode afetar na qualidade da obra. Quais os planejamentos feitos, a mdia de custo das obras e os materiais usados.

17. Custo da Obra x Qualidade. 18. Habitao popular.

19. A origem da Geometria.

Como surgiu e como usado nas construes.


Eng. Jarbas Jcome TCC Eng. Civil 2013.2

20/11/2013

Obra Completa PROCESSOS


Segundo Ambrozewicz (2003b, apud PBQP-H), conforme a etapa da obra, os servios de execuo obrigatoriamente controlados, em que a empresa deve basear a elaborao da respectiva lista de servios, so: SERVIOS Preliminares 2. Locao da obra PROCESSOS 1. Aterro e compactao

Fundaes

3. Execuo de fundao
4. Execuo de forma 5. Montagem de armadura 6. Concretagem de pea estrutural 7. Execuo de alvenaria estrutural 8. Execuo de alvenaria no estrutural e de divisria leve.

Estrutura

Vedaes verticais

9. Execuo de revestimento interno de rea seca, incluindo produo de argamassa em obra, quando aplicvel.
Eng. Jarbas Jcome TCC Eng. Civil 2013.2

20/11/2013

Obra Completa PROCESSOS


SERVIOS Vedaes verticais PROCESSOS 10. Execuo de revestimento interno de rea mida. 11. Execuo de revestimento externo. 12. Execuo de contrapiso. 13. Execuo de revestimento de piso interno de rea seca. Vedaes horizontais 14. Execuo de revestimento de piso interno de rea mida. 15. Execuo de revestimento de piso externo. 16. Execuo de forro. 17. Execuo de impermeabilizao. 18. Execuo de cobertura em telhado. Esquadrias 19. Colocao de batente e porta. 20. Colocao de janela.
Eng. Jarbas Jcome TCC Eng. Civil 2013.2

20/11/2013

Obra Completa PROCESSOS


SERVIOS Pintura PROCESSOS 21.Execuo de pintura interna. 22.Execuo de pintura externa. 23.Execuo de instalao eltrica.

Sistemas prediais

24.. Execuo de instalao hidrossanitria.


25.Colocao de bancada, loua e metal sanitrio.

20/11/2013

Eng. Jarbas Jcome

TCC Eng. Civil 2013.2

Passos para escolha do Tema do TCC

1. Faa uma lista dos assuntos que lhe interessam;


2. Veja se os assuntos vo de encontro com seus objetivos ; 3. Procure Focar os temas da maneira mais delimitada possvel;

4. Preste ateno no seu objeto de estudo de caso;


5. Analise as possibilidades de pesquisa do estudo de caso; 6. Faa uma busca rpida na internet sobre as informaes referentes ao tema; 7. Separe os trs melhores e leve ao seu orientador para que

juntos possam discutir a viabilidade do tema;


8. Sinta-se seguro e seja objetivo.
20/11/2013 Eng. Jarbas Jcome TCC Eng. Civil 2013.2

Estrutura de um TCC
PR-TEXTUAIS TEXTUAIS 1.Introduo - Obrigatrio 2.Desenvolvimento Obrigatrio 3.Estudo de Caso 4.Concluso ou Consideraes finais Obrigatrio

1. Capa - Obrigatrio 2. Folha de rosto - Obrigatrio 3. Folha de aprovao Obrigatrio 4. Dedicatria - Opcional 5. Agradecimentos - Opcional 6. Epgrafe - Opcional 7. Resumo - Obrigatrio 8. Sumrio - Obrigatrio 9. Lista de ilustraes - Opcional 10.Listas de abreviaturas e siglas - Opcional 11.Listas de notaes Opcional
20/11/2013

PS-TEXTUAIS Referncias bibliogrficas Obrigatrio


IMPORTANTE Disciplina, comprometimento. O bom resultado depende muito de sua dedicao.
TCC Eng. Civil 2013.2

Eng. Jarbas Jcome

You might also like