You are on page 1of 18

ATMOSFERA DA TERRA

A Terra encontra-se envolta numa proteco gasosa chamada atmosfera. Protege-nos dos extremos do espao, mantm-nos quentes e a causa dos nossos sistemas climticos. Sem a atmosfera, os organismos vivos no poderiam sobreviver constante barreira da radiao solar e csmica, ao bombardeamento de meteoros e exposio aos extremos de temperatura. A atmosfera protege os seres vivos destas ameaas potencialmente mortais, ao envolver a Terra com uma camada de mais de 500km de espessura, de gases, lquidos e outras partculas. A fora da gravidade mantm a atmosfera no seu lugar. Perto da superfcie da Terra, a atmosfera altamente comprimida mas torna-se mais leve com a altitude. Nos nveis mais baixos, os ventos e tempestades dispersam o calor do Sol. Nos nveis mais altos, as molculas que constituem a atmosfera colidem com meteoros e radiao.

HISTRIA

Durante o primeiro bilio de anos de vida na Terra, a atmosfera era muito diferente da actual. No princpio era uma mistura de nitrognio, bixido de carbono e vapor de gua. O bixido de carbono um gs de estufa que deixa passar a luz do Sol de forma a aquecer o planeta, mas, ao mesmo tempo, evita que o calor se escape. Por isso, o dixido de carbono foi como que um cobertor, mantendo a jovem Terra aquecida. Quando os primeiros seres vivos se desenvolveram, comearam a consumir o dixido de carbono da atmosfera. Mas como o Sol se tornava cada vez mais forte, gerou-se um equilbrio. Os organismos libertavam tambm um novo gs - o oxignio - na Terra. Isto significou que outros animais podiam sobreviver respirando oxignio, primeiro atravs de guelras e, eventualmente, atravs de pulmes. No ltimo bilio de anos, mais ou menos, as concentraes de oxignio mantiveram-se constantes.

CAMADAS DA ATMOSFERA

A atmosfera no tem uma fronteira definida. Os satlites espaciais giram em torno da Terra a mais de 300km acima da superfcie desta - aqui existe uma atmosfera prxima do vcuo. Esta zona a termosfera, onde os tomos so muito quentes (mais de 2000C), mas to esparsos que no queimam. A termosfera fica a cerca de 80km acima da superfcie da Terra. Aqui, comea uma zona chamada mesosfera. Os tomos da mesosfera so ionizados, ou seja perderam electres e podem reflectir ondas curtas de rdio. Esta rea chamada ionosfera e extremamente importante para comunicaes por rdio. A estratosfera a camada seguinte e fica a cerca de 15km da superfcie da Terra. Esta camada mais fria contm a camada de ozono, uma tela protectora que afasta a radiao ultravioleta do Sol, potencialmente prejudicial, embora esteja danificada pelos qumicos lanados pela actividade humana. As grandes erupes vulcnicas podem lanar p e gases cidos na estratosfera. A troposfera constitui os ltimos 15km de atmosfera e contm 80% da sua massa. Nesta parte da atmosfera, ocorrem os fenmenos climticos.

CAMADAS DA ATMOSFERA

TROPOSFERA

a camada mais densa da atmosfera. Estende-se 8-14 km acima da superfcie terrestre e contm 90% de todos fenmenos atmosfricos que ocorrem na troposfera. A temperatura decai de um valor mdio de 17C graus na base da troposfera para 52C negativos na troposfera a fina camada de fronteira entre ela e a estratosfera. A presso atmosfrica tambm desce para 10% verificada ao nvel do mar.

ESTRATOSFERA A CAMADA DO OZONO

Estende-se do limite da troposfera at 50km acima da superfcie terrestre. A temperatura inferior ao ponto de congelao e mais seca e menos densa duque a troposfera. A estratosfera detm cerca de 9% de todos os gases da atmosfera. A final camada de ozono, que absorve e reflecte a radiao ultravioleta proveniente do sol localiza-se na estratosfera superior a cerca de 25-50 acima da superfcie da terra.

A MESOSFERA

Estende-se dos 50km aos 85km da superfcie terrestre. A temperatura por vezes da ordem dos 100 graus negativos. As partculas na mesosfera esto carregadas electricamente pela energia absorvida do sol.

A TERMOSFERA OU IONOSFERA

Estende-se desde 85km at 600km acima da superfcie terrestre. As partculas de gases absorvem grande parte da energia solar e aquecem, fazendo com que as temperaturas excedam os 1700 graus perto do limite externo.

EXOSFERA

Esta camada de fronteira estende-se at cerca de 9500km a cima da superfcie terrestre. As molculas de hidrognio e hlio vo-se tornando mais rarefeitas, at que se fundem com os gases interplanetrios do espao.

Equilbrio delicado

A atmosfera est em equilbrio dinmico precrio. No processo conhecido por fotossntese, as plantas absorvem permanentemente o bixido de carbono e produzem oxignio. Ao contrrio, os animais absorvem oxignio num processo chamado respirao, expelindo para a atmosfera o bixido de carbono e outros gases, como o metano. Actualmente, as actividades humanas tm lanado para a atmosfera muito do carbono armazenado nas rochas. Este processo est a provocar o aquecimento do clima. Da mesma forma, a camada de ozono est rapidamente a esgotar-se em resultado da actividade humana, permitindo que as radiaes solares prejudiciais atinjam a superfcie. Se continuarmos a danificar a atmosfera, o nosso planeta pode tornar-se no futuro, um local pouco confortvel para se viver.

Aquecimento global

As estufas so quentes porque os seus vidros permitem a entrada da luz solar mas no a sada do ar quente. A camada de dixido de carbono e de outros gases na atmosfera faz o mesmo efeito. Permite que os raios solares entrem, mas guarda a maior parte do calor, impedindo-o de sair de novo para o espao como radiao. O calor retido criado pelo "efeito estufa" est a provocar um aumento do aquecimento da Terra.

Aquecimento global

Buraco de ozono

Nos anos 1970, os cientistas descobriram que algo de anormal se passava com a camada de ozono no Plo Sul. Esta camada de gs protege-nos dos raios ultravioleta (UV) do Sol. A radiao UV perigosa e pode causar cancros de pele. A camada de ozono tem-se tornado cada vez mais fina e todos os anos aparece um "buraco" maior sobre o Antrctico. Um buraco semelhante foi tambm observado sobre o rctico. Os buracos de ozono so provocados por um grupo de gases chamados clorofluorcarbonetos (CFC), usados nos aerossis. O ozono destrudo pelo aumento dos CFC que sobem para a atmosfera e libertam tomos de cloro que destroem as molculas de ozono.Para preservar a camada de ozono, os CFC esto a ser substitudos por gases menos perigosos.

Buraco de ozono

Poluio Urbana

O ar uma mistura de gases. Sem o ar e o oxignio, a maioria dos seres vivos no existiam. Manter o ar livre de poluio vital. Muito do ar que respiramos est poludo. A maioria da poluio do ar resulta dos combustveis que queimamos em fbricas, veculos, sistemas de aquecimento e na produo de electricidade resultante dos fsseis - carvo, leo e gs natural.

O que polui o ar?


A tecnologia facilita a nossa vida. Mas esta tecnologia provem da electricidade, e muita dessa electricidade resulta de combustveis queimados. Quando queimamos, o carvo, o petrleo e o gs libertam milhes de toneladas de gases, como o monxido de carbono, dixido de carbono e oxido de nitrognio, juntamente com cinzas, p e fuligem. Isto no s prejudica a sade das pessoas, como tambm a dos animais selvagens.

Os nevoeiros espessos que envolveram muitas cidades europeias no sc. XIX eram uma mistura de nevoeiro e fumo. Hoje, o problema o nevoeiro causado pelo fumos do trfego e gases expelidos das indstrias e das casas. o resultado de reaces qumicas provocadas pela aco do Sol em xido de nitrognio e combustveis no queimados dos escapes dos carros. O nevoeiro fotoqumico um perigo para a sade em muitas cidades, especialmente onde h muito Sol.

Poluio Urbana

Chuva cida

As pequenas gotas de gua nas nuvens so naturalmente cidas, porque o dixido de carbono no ar dissolve-se na gua para formar um cido fraco. Queimar combustveis fosseis aumenta os qumicos no ar e forma cidos fortes. O resultado a chuva cida. Isto mata rvores nas florestas e faz com que a gua doce se torne muito cida para os peixes e outros animais aquticos. Pode tambm prejudicar as partes de certas construes.

You might also like