You are on page 1of 12

Faculdade So Lucas

ESTGIO SUPERVISIONADO EM LICENCIATURA II

MARINA KOMATI YOSHIDA DE ALMEIDA

Puberdade refere-se ao perodo no qual se manifestam as caractersticas sexuais secundrias durante a adolescncia. A caracterstica fundamental da puberdade a Quando e como comea a puberdade nas MENINAS? fertilidade.
Com o aparecimento dos brotos mamrios e a partir dos 10-11 anos ocorre a primeira menstruao (menarca).

Quando e como se inicia a puberdade nos MENINOS? Com o crescimento dos testculos e a partir dos 10-12 anos com a ejaculao de smen que contm espermatozides.

Tais

transformaes

fsicas

constituem

um

dos

Os Hormnios Agentes de Mudanas so os grandes responsveis que ocorrem no corpo e comeam a surgir na infncia;
O processo Menstrual quando o vulo se desmancha e o endomtrio se descola. As pequenas artrias e veias se rompem, provocando o sangramento menstrual.

Nos primeiros anos os hormnios sexuais ainda esto ensaiando, ajustando o tempo ideal para seu corpo.

Crescimento dos seios; Aparecimento dos plos no pbis e nas axilas; O corpo assume forma arredondada; Incio da menstruao; Crescimento Acentuado.

No tem cor; No tem cheiro; Fica mais viscoso e esbranquiado no perodo da ovulao.
Ateno: Se o muco vaginal estiver da cor amarelada ou esverdeada, com cheiro forte, aspecto bolhoso ou tipo coalhada, procure um posto de sade.

Nesta fase o suor aumenta e o cheiro fica mais forte. Comea a produo de espermatozides. A pele fica mais gordurosa e aparecem as Ereo: espinhas. O pnis aumenta de tamanho,levanta e fica duro.
Ejaculao: Quando ocorre a ereo e o pnis continua sendo estimulado, os msculos internos se contraem, jorrando para fora do pnis um lquido, que o esperma. Muitas vezes, a ereo e a ejaculao acontecem durante o sono. Isso natural: a Poluo Noturna.

Ateno: Se ao mexer ou puxar a pele do pnis, sentir dor ou irritao, esse problema chama-se fimose.

Aumentos dos rgos sexuais; Aparecimento de plos no pbis, face e axilas; Voz mais grossa; Ombros ficam mais largos; Aumento de peso e de massa muscular; Crescimento Acentuado; Primeiras ejaculaes.

De que forma deve ser realizada a higiene ntima? Troca de absorvente: Quantas vezes necessria? Que tipo de roupa deve ser usada para evitar corrimento? Cuidados com as calcinhas.

Lavar o pnis e o saco com gua e sabo durante o banho, todos os dias; Puxar a pele para trs e lavar a glande , evitando mal cheiro ou infeco; Sentir e olhar o saco. Se notar alguma grande diferena de tamanho em uns dos lados e que permanece por muitos dias, avise algum adulto de confiana e procure um mdico; normal que o pnis apresente uma secreo branca e espessa, que tambm tem outro nome, chama-se esmegma, e aparece na Tomar banho importante para o cuidado com o corpo, glande e sobre o prepcio. alm de melhorar a aparncia.

Sempre em todos os banhos necessrio trocar a cueca; Evitar usar calas apertadas, principalmente no vero.

You might also like