You are on page 1of 68

FACULDADE SO LUCAS

ESAI II

Marina Komati Yoshida de Almeida

1. FUNO MUSCULOESQUELTICA (ME) NORMAL 2. ALTERAES MUSCULOESQUELTICAS RELACIONADAS IDADE


Alteraes Esquelticas Alteraes Articulares Alteraes Musculares

3. OSTEOPOROSE
Fisiopatologia Exames Diagnsticos Sinais e Sintomas Tratamento Uso do Processo de Enfermagem no Controle da Osteoporose Fraturas Decorrentes da Osteoporose

4. ARTRITE
Osteoartrite Artrite Reumatide Fibromialgia Gota Uso do Processo de Enfermagem no Cuidado ao Paciente com Artrite

O sistema musculoesqueltico constitui, aproximadamente, 45% do peso corporal e o maior sistema orgnico do ser humano, sendo um importante tecido na homeostasia. Representa o principal local de transformao e de armazenamento de energia, sendo o destino final dos sistemas de suporte primrios envolvidos no exerccio, como o cardiovascular e o pulmonar.

A unidade de organizao histolgica do msculo esqueltico a fibra muscular, uma clula larga e cilndrica, multinucleada e visvel em microscopia de luz. Grupos de fibras musculares agrupam-se formando fascculos (visveis vista desarmada) que, finalmente, se associam para formar os diferentes tipos de msculos.

Os vasos sanguneos que irrigam o msculo esqueltico, correm pelos tabiques de tecido conjuntivo e ramificam-se para formar uma abundante rede capilar em torno de cada uma das fibras musculares. Os capilares so suficientemente tortuosos para se adaptarem s alteraes de comprimento das fibras, estirando-se durante o alongamento muscular e tornando-se tortuosos durante a contrao.

As fibras musculares normais so basicamente de dois tipos, 1 e 2. As fibras do tipo 1 so fibras de contrao lenta; As tipo 2 so fibras de contrao rpida e fadiga fcil, que utilizam gliclise anaerbica para obteno de energia e so pobres em mitocndrias e mioglobina.

O termo contrao refere-se ativao da capacidade de gerar fora pelo complexo actomiosnico das fibras esquelticas e concomitante iniciao do ciclo de movimentos. Contrao no implica, necessariamente, encurtamento muscular.

Afetam: Ossos, Articulaes e Msculos. Causam impacto significativo na vida do idoso que pode influenciar capacidade funcional. Alteraes Esquelticas Alteraes Articulares Alteraes Musculares

35 a 40 anos - atividade dos osteoblastos Homem perde cerca de 27% do osso trabecular aos 80 anos Mulher perde cerca de 43% do osso trabecular aos 90 anos Mudana na postura e altura decorrem de alteraes dos discos vertebrais. Corcunda de Dowager

Articulaes sinoviais livremente mveis so as mais afetadas. Membranas sinoviais alinham-se com a cavidade da articulao e secretam um lquido lubrificante denominado lquido sinovial. Menor amplitude do movimento (ADM). Ligamentos estirados podem tornar articulaes mais mveis. Bolsas sinoviais esto localizadas em pontos ao redor das articulaes e tornam o movimento fcil e diminuem a fico. Risco de inflamao Bursite Pode ocorrer perda total de cartilagem.

Perda da massa corporal Fraqueza Contrao muscular torna-se mais lenta em consequncia do prolongamento no tempo de conduo do impulso da unidade motora no tecido muscular. Rigidez muscular Limitao dos movimentos em pescoo, quadris e joelhos. Perda de, aproximadamente, 50% da massa muscular mxima aos 80 anos. O tecido substitudo por gordura. Atividade fsica regular ajuda a combater o desgaste.

uma perda progressiva da massa ssea e uma deteriorao do tecido esqueltico, fazendo os ossos ficarem porosos, quebradios e frgeis. Ocorre pois h uma alterao na renovao homeosttica normal dos ossos.

A perda da massa ssea um fenmeno universal associado ao envelhecimento. Porm, a osteoporose no uma conseqncia inevitvel do envelhecimento.

H uma diminuio da calcitonina, que inibe a reabsoro ssea e promove a formao de osso. O estrognio, que inibe a decomposio do osso, diminui o envelhecimento. Por outro lado, o hormnio paratireideo (PTH) eleva-se com o envelhecimento, aumentando a renovao e reabsoro do osso.

Gentica Branca ou asitica Mulher Histria familiar Estatura baixa Idade Ps-menopausa Idade Avanada Testosterona baixa em homens Calcitonina diminuda Nutrio Baixa ingesto de clcio Baixa ingesto de vit. D Elevada ingesto de fostato Calorias inadequadas

Predispe a uma baixa massa ssea

Hormnios (estrognio, calcitonina e testosterona) inibem a perda ssea

Reduz os nutrientes necessrios para a remodelagem ssea

Exerccios Fsicos Sedentrio Ausncia de exerccios com sustentao de peso Peso e IMC baixos

Ossos necessitam de estresse para a manuteno ssea

Opes de estilo de vida Cafena Alcool Tabagismo Ausncia de exposio a luz solar Medicaes Por ex. corticosterides, Anticonvulsivantes. Co-morbidades Por ex. anorexia nervosa Insuficincia renal

Reduz a osteognese na remodelagem ssea

Afeta a absoro e o metabolismo do clcio

Acarreta freqentemente fraturas compressivas da coluna torcica e lombar, fraturas do colo e da regio intertrocantrica do fmur e fraturas de Colles do punho.

Densitometria ssea Pode detectar massa ssea baixa antes que uma fratura ocorra, confirmar um diagnstico de osteoporose, determinar a perda ssea e monitorar os efeitos do tratamento.

Quanto mais baixo for o T-score, maior a gravidade da osteoporose e maiores os riscos de fraturas.
Mulheres acima de 65 anos, em ps-menopausa que apresentem fatores de risco e em homens com fatores de risco importantes.

Vrios graus de dor ou moleza ssea. Desconforto ou dor lombar. Corcunda de Dowager.

No curvel, mas controlvel e evitvel. Farmacoterapia com estrognio, alendronato, raloxifeno, e calcitoninasalmo.

Terapia de Reposio Hormonal A limitao terapia estrognica tem sido o risco de desenvolvimento de cncer de mama e de endomtrio. Bisfosfonatos Atuam inibindo a reabsoro ssea, por meio da absoro da droga matriz ssea. A principal limitao a sua m absoro intestinal . Aumentaram significativamente a densidade ssea e reduziram a incidncia de fraturas em torno de 50%. alendronato, risedronato e pamidronato. Calcitonina um regulador endgeno da homeostase de clcio, inibio da reabsoro ssea pelos osteoclastos, por meio da ligao com receptores especficos. Tem efeito analgsico significativo. Nuseas, vmitos, calor e vermelhido facial.

Moduladores seletivos do receptor de estrognio O raloxifeno o mais moderno. Atua ativando o gene que codifica o fator de transformao b, o qual junto com outras citocinas induzem a diferenciao de osteoblastos e estes por sua vez, inibem e encurtam a vida mdia dos osteoclastos. Nuseas, vmitos, tromboflebite, fenmenos tromboemblicos, acentuao dos sintomas da menopausa (fogachos) e cefalia. Clcio e Vitamina D O clcio tem papel fundamental na manuteno da integridade estrutural do esqueleto, pois confere maior resistncia mecnica ao impacto. Dietas pobres desse nutriente resultam em osso com menor e mais fina espessura cortical e trabecular. A vitamina D essencial para otimizar a absoro intestinal de clcio

Dor Analgsicos podem ser administrados. A enfermeira avalia o paciente 30 minutos aps a administrao para avaliar o alvio da dor. Nutrio alterada Promover dieta balanceada com alimentos ricos em vit. D e clcio e ingesto correta de suplementaes.

Ansiedade e risco de leso Incentivar atividade fsica, proporcionar ambiente seguro. Explicar que a atividade fsica fortalece os msculos e evita a atrofia por desuso e torna mais lenta a perda ssea.

Tomar suplementos de clcio e vit.D, conforme prescrito pelo mdico; Limitar bebidas contendo cafena; Limitar bebidas gasosas; Comer uma dieta balanceada; Deixar de fumar; Fazer exerccios duas a trs vezes por semana; Tomar analgsicos e farmacoterapia conforme prescrio.

Avaliao inicial (Histrico) Avaliao da altura e do peso; Determinao da presena de dor; Avaliao da dieta; Importante verificar a ingesto de caf e de bebidas gasosas; Indagar se o paciente faz uso de cigarro.

Diagnsticos de Enfermagem Dor relacionada a fraturas de compresso; Nutrio alterada: Menor do que as Necessidades Corporais relacionadas falta de clcio na alimentao; Ansiedade relacionada a medo de cair, incapacitao, avano da doena, outros (especificar); Risco de Leso relacionado a queda; Risco de Controle Ineficaz do Esquema Teraputico devido falta de conhecimento do processo da doena, do esquema de medicao, cuidado preventivo, outros (especificar); Dor aguda relacionada fratura e ao espasmo muscular; Risco de constipao intestinal relacionado imobilidade ou ao desenvolvimento do leo paraltico (obstruo intestinal); Risco de leso: fraturas adicionais relacionadas osteoporose.

Intervenes de enfermagem do paciente com osteoporose concentram-se nas medidas preventivas e no conhecimento relacionado a osteoporose e ao regime de tratamento, no alvio da dor e dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente e a no ocorrncia de fraturas adicionais. Dentre as quais podemos auxiliar:

Aliviando a Dor; Nutrio Alterada; Melhorando a Eliminao Intestinal; Ansiedade e Risco de Leso; Prevenindo Leses; Ensinar ao Paciente e Famlia.

10 milhes de Brasileiros sofrem de osteoporose, uma a cada 3 mulheres com mais de 50 anos tem a doena. 75% dos diagnsticos so feitos somente aps a primeira fratura. 2,4 milhes, aproximadamente, de fraturas decorrentes da osteoporose ocorrem a cada ano no Brasil. 200 mil morrem todo ano no pais decorrente destas fraturas. Incidncia e Prevalncia 1 em cada 5 mulheres acima de 50 anos, sofrer fraturas decorrente da osteoporose, este numero aumenta para 1 em cada 2 a partir de 60 anos. 1 em cada 5 homens acima de 50 anos, sofrer fraturas decorrentes da osteoporose, este numero aumenta para 1 em cada 3 a partir dos 60 anos.

Fratura de colles. Fratura por esmagamento vertebral. Fratura no colo do fmur. Fraturas dos Quadris.

Manter alinhamento da perna afetada para evitar aduo ( mover a perna para a linha media) Atentar para posio do paciente. Observar sinais de embolia pulmonar, como dificuldade respiratria, alterao no estado mental ou dor forte no peito.

Manter os recintos com iluminao adequada; Manter escadas com corrimo; Manter os animais domsticos longe do idoso; Deixar seu brao como apoio para o idoso ao sair com ele na rua.

Significa Inflamao da articulao e refere-se a mais de 100 diferentes doenas das articulaes e do tecido conjuntivo. Dor, rigidez e inchao que dura mais de 2 semanas. Osteoartrite Artrite Reumatide Fibromialgia Gota

Doena degenerativa das articulaes. Homens - <45 anos Mulheres - >55 anos Afeta articulaes grandes que sustentam peso, porm, articulaes como mos, ps e coluna podem ser afetadas.

A alterao fisiolgica mais proeminente na osteoartrite ocorre com a degenerao da cartilagem. Limitao da mobilidade da articulao. Novas excrescncias sseas denominadas esporas podem ocorrer ao redor das articulaes em consequncia das alteraes degenerativas. Anos de abuso da articulao contribui para a incidncia. Trauma, diabetes ou gota Osteoartrite Secundria

Dependem da articulao e gravidade. Dor, calor, inchao, rigidez e crepitao. Nodulaes de Heberden Aumentos sseos da pequena articulao na extremidade dos dedos. Nodulaes de Bouchard Alargamentos sseos das articulaes mdia dos dedos. Coluna dorsal Dor cervical e lombalgia Coluna dorsal + esporas Dor, parestesia e formigamento = Espondilose Joelho Dor, claudicao e disfuno Substituio

Histria Clnica; Exame Fsico; Radiografias; Presena das nodulaes de Hederben e Bouchard; Artrocentese determina causas; Artroscopia artroscpio reparao e identificao da leso e anormalidade.

Repouso, exerccio, reduo de peso e fisioterapia; Medicamentoso: Acetaminofen, drogas antiinflamatrias no esterides, salicilatos e injees de corticoesteride; Glucosamina blocos de construo; Condroitina flexibilidade; Crioterapia Artroscopia Substituio (joelho e quadris)

Caracteriza-se por perodos de remisses e exacerbaes, progredindo numa sequncia decrescente; Se a doena se desenvolve aps 60 anos, os sintomas so mais agudos e muitas articulaes so afetadas; H uma maior oportunidade de melhora do que no adulto jovem.

As articulaes afetadas ficam inchadas, quentes e doloridas; Ocorre rigidez matinal, que dura cerca de 30 minutos aps despertar; O processo inflamatrio causa espessamento do tecido ao redor da articulao, destruio ssea, deformidade e por fim incapacitao.

Inicia-se com a sinovite; O tecido prende-se a superfcie oposta, formando uma tira e resultando em movimento limitado da articulao; Resultando em Anquilose; As alteraes artritcas influenciam o cuidado do idoso.

Abordagem Mdica: No h cura, porm o tratamento visa evitar a deformidade, diminuir a dor e a inflamao e a capacidade funcional, Repouso recompensado com exerccio, A dor controlada com os salicilatos ou as DAINE, Os idosos tendem mais a ter reaes adversas e metabolizar os medicamentos mais lentamente, o que facilita para uma maior toxicidade.

SALICILATOS Aspirina, cido acetilsaliclico

USO Artrite Reumatide, osteoartrite.

REAES ADVERSAS Zumbido no ouvido, transtorno GI, fcil ferimento, sangramento prolongado de leses.

CONSIDERAES DE ENFERMAGEM Dar com alimento, leite ou m copo cheio de gua. Observar sinais e sintomas de toxidade. Fezes pretas ou escuras ou sangue vermelho-vivo nas fezes indicam sangramento no GI.

DROGAS ANTINFLAMATRIAS NO-ESTERIDES

USOS

REAES ADVERSAS Nuseas, vmito, sonolncia, vertigem, lcera gstrica ou duodenal, entre outros.

CONSIDERAES DE ENFERMAGEM Instruir os pacientes a tomar com um copo de cheio de gua 30 minutos antes ou 2 horas aps a refeio. Evitar o uso de bebidas alcolicas. Pode ser dado com alimento para diminuir o transtorno do GI.

Ibuprofen, etodolac, Artrite piroxicam, naproxen, etc. Reumatide e no reage a acetaminofen

DROGAS MISTAS Hidroxicloroquine

USO Artrite reumatide grave

REAES ADVERSAS Irritabilidade, nervosismo, alopcia, anorexia, nuseas, vmitos, efeitos oftlmicos, etc.

CONSIDERAES DE ENFERMAGEM Usar roupa protetora e protetor solar para minimizar dermatoses. Proporcionar um bom cuidado oral. Comunicar qualquer sangramento incomum. Discutir a possibilidade de perda de cabelo. Administrar com estmago vazio 1 hora antes ou 2 horas depois a refeio. Doses suplementares de vitamina B6.

Metotrexato

Artrite reumatide que no responde ao tratamento convencional Artrite reumatide progressiva

Nusea, vmito, estomatite, diarria, alopcia, anemia, fotossensibilidade, leucopenia, etc. Desconforto abdominal, edema, diarria, etc.

Penicillamina

COMPOSTO DE OURO
Aurotioglicose

USO
Artrite reumatide

REAES ADVERSAS
Dermatite, estomatite, prurido,alteraes hatolgicas, gosto metlico.

CONSIDERAES DE ENFERMAGEM
Proteger de exposio a luz ultravioleta. Monitorar pacientes mais idosos, pois pode haver tolerncia ao ouro. Fornecer refeies pequenas e frequentes. Observar a pele para ver se h dermatite. Comunicar sangramento incomum ou ferimento, febre, diarria forte ou feridas na boca.

Auranofin

Artrite reumatide

Dermatite, estomatite, prurido,alteraes hatolgicas, gosto metlico.

Cirurgia de Substituio da Articulao: Pode ser realizada em qualquer articulao, exceto na coluna dorsal; Realizada em idosos acima de 65 anos; A substituio pode ser metlica ou de polietileno e implantado usando um agultinante de acrlico. A Artroplastia uma cirurgia para uma substituio total dos quadris.

Monitorizao cuidadosa para evitar infeco; SSVV com frequncia; Medir e drenar o contedo a cada 8 horas; Avaliar o liquido drenado; Aplicar gelo, para realizar a vasoconstrio; Observar o posicionamento do joelho, para que o mesmo no dobre.

uma doena que se caracteriza por dores msculo-esquelticas crnicas que podem acometer das pernas cabea, mas no h indcios de inchao ou degenerao da articulao. Exatamente pela falta de achados objetivos, a Fibromialgia j foi considerada uma doena de natureza psicossomtica.

As atuais teorias sugerem um problema nas reas cerebrais responsveis pela percepo da dor. O crebro dos pacientes com fibromialgia excessivamente sensvel aos estmulos dolorosos que chegam a si.

Dor difusa e pode envolver msculos, ligamentos e tendes; fadiga crnica; Queixas relacionadas ao sono, como sono leve e ausncia de descanso aps acordar; Muitas vezes o paciente refere sensao de articulaes inchadas, o que na verdade apenas uma sensao, j que o edema no comprovado ao exame fsico.

No existe nenhum exame laboratorial ou de imagem que confirme o diagnstico de fibromialgia; Um dos critrios para diagnstico a dor a palpao em pelo 11 dos 18 pontos sensveis.

Analgsicos no narcticos; Antidepressivos tricclicos (alvio da dor e aumentar o sono); Um programa regular de exerccios, como caminhar ou nadar recomendado.

Informar ao paciente que no uma doena que acarrete risco de morte ou cause deformidades; Explicar a famlia do paciente que frases do tipo " isso coisa da sua cabea" ou "pare de frescura que no h nada de errado consigo" so inverdades que s atrapalham o tratamento.

A gota essencialmente um distrbio metablico relacionado ao excesso de cristais de cido rico no corpo que no podem ser eliminados; H um excesso de secreo ou uma diminuio de excreo do cido rico;

O cido rico uma substncia produzida no fgado, derivada do metabolismo da purina, um tipo de protena presente nos alimentos que ingerimos. Quanto mais purina ingerimos, mais cido rico produzido pelo nosso organismo. O cido rico se deposita nos tecidos na forma de urato de sdio. O cido rico mais solvel em temperaturas acima de 37C, que a temperatura do sangue. Todavia, nas nossas articulaes a temperatura mais baixa, chegando a 32C em algumas delas, o que favorece a deposio de cristais nestes locais. Quando ocorre deposio de cristais de cido rico (urato de sdio) nas articulaes, estes provocam uma intensa reao inflamatria levando a uma artrite (inflamao das articulaes) muito dolorosa que recebe o nome de gota. importante destacar, porm, que so necessrios alguns anos de cido rico elevado para se desenvolver a doena gota.

Crise repentina; Dor intensa; Moleza; Vermelhido; Calor; Edema.

O indivduo pode sofrer apenas um ataque, alguns tm vrias crises e outros podem ter dor e leso duradouras na articulao. Os idosos que tm gota h 10 anos ou mais podem leva a formao de tofos nas articulaes, causados por deposio crnica de cristais de cido rico. Os tofos podem ser nicos ou mltiplos, levando a deformidades. Essa fase da gota chamada de gota tofcea.

Exame fsico; Histria clnica; Exame de sangue para medir a quantidade de cido rico no sangue.

Drogas uricosricas: diminuem o nvel de cido rico aumentando a quantidade destes excretada pelos rins. Alopurinol: reduz a quantidade de cido rico no sangue tornando mais lenta a produo de cido rico no corpo.

Orientar quanto diminuio da ingesta de alimentos ricos cido rico como: Carnes: bacon, porco, vitela, cabrito, carneiro, midos (fgado, corao, rim, lngua); Peixes e frutos do mar, Aves: peru e ganso e Bebidas alcolicas; Orientar o paciente quanto ao uso de alopurinol ressaltar que no se deve comear o alopurinol durante as crises, pois h risco de piora do quadro.

Avaliao inicial (Histrico) Avaliao da dor, moleza, vermelhido, inchao e rigidez na articulao. Indagar paciente a respeito do aumento da dor noite ou quando feito esforo na articulao. Checar limitao do movimento ou diminuio da ADM, contraturas ou deformidade. Pesar e indagar paciente sobre perda ou ganho recente de peso. Deve-se anotar a intensidade e local da dor e quaisquer observaes sobre a articulao afetada. Articulao das extremidades e cartilagem externa das orelhas so examinadas em busca de indcios de tofos. As mos so examinadas em busca de deformidades ou ndulos.

Diagnsticos de Enfermagem Dor, aguda ou crnica, relacionada a inflamao ou inchao da articulao Risco de Comprometimento da Mobilidade Fsica relacionado deformidade, dor, fraqueza articular. Dficit de Autocuidado relacionado a diminuio de fora, comprometimento da mobilidade, dor movimentao. Enfrentamento Individual Ineficaz relacionado doena, perda de mobilidade, incapacidade. Risco de Controle Ineficaz de Esquema de Tratamento relacionado dficit de conhecimento do processo de doena, do esquema de tratamento, outros (especificar).

Intervenes de enfermagem do paciente com artrite concentra-se em evitar deformidade, aliviar a dor, manter o autocuidado, ajudar o paciente a enfrente um distrbio crnico e fornecer informaes sobre a doena e o esquema de tratamento.

Para alvio da dor, pode-se aplicar calor ou frio sobre as articulaes e/ou administrar analgsicos; Mudar de decbito; Programar exerccios leves com perodos de descanso; Incentivar a expresso de emoes e sentimentos; Prevenir Leses; Ensinar ao Paciente e Famlia.

You might also like