You are on page 1of 37

Oficina de Histrias em quadrinhos

Natania Nogueira gibitecacom@gmail.com www.gibitecacom.blogspot.com

O que so Histrias em Quadrinhos?


Histrias em quadrinhos so um ramo da arte seqencial, na qual podemos incluir tambm o cinema. Elas comearam ser popularizadas em meados do sculo XIX e se tornaram uma forma de arte e literatura. Elas recebem vrias denominaes: Histrias em Quadrinhos ou Hqs (Brasil), Banda desenhada ou BD (Portugal), Bande dessine ou BD (pases de lngua francesa), etc.

O que caracteriza uma HQ?


Uma HQ tem caractersticas prprias que ajudam a diferenci-las de ilustraes comuns. Estas caractersticas podem ser identificadas facilmente. A presena de todos estes elementos em uma HQ no exigncia. A ausncia de um ou outro elemento no descaracteriza uma HQ.

Quadro ou requadro

a moldura da histria em quadrinhos. Dentro dela se desenha uma cena

Recordatrio:

so painis dentro dos quadrinhos usados pelo narrador. Muitas vezes utilizam-se cores diferentes nestes painis

Onomatopias

palavras que representam sons.

Linhas cinticas

riscos que indicam movimentos

Desenhos iconogrficos

uma imagem que tem alguma caracterstica com o que est sendo representado. Ex: uma rvore, uma nuvem pssaros, etc.

Metforas visuais

metforas em desenhos para indicar um sentimento ou um acontecimento. Ex: um corao soltando do peito como sinal de paixo; notas musicais indicando um assovio, raiva, etc.

Bales
Existem vrios tipos de bales: De pensamento De sussurro De grito De choro ou lamento De dilogo ou fala. Vamos ver alguns exemplos

Balo de pensamento

Balo de dilogo

Balo de grito

O Balo de grito pode vir tremido ou parecido com o balo de dilogo, mas o que realmente o diferencia o negrito das palavras ou o fato de elas estarem em um tamanho maior que as outras.

Balo de coletivo

Balo duplo

Balo indicador

FORMATOS DE QUADRINHOS

Cartum o suporte onde eram feitos desenhos ingnuos e descompromissados de humor para serem inseridos nos jornais em seus primrdios. Geralmente constituise de um s desenho. O Cartum a matriz da charge.

Charge uma palavra da lngua francesa e significa "ataque" ou "carregar", no figurativo. Ela se constitui igualmente de um s desenho, diferindo do cartum no sentido que sempre um desenho exagerado de carter crtico, em geral poltica, e preso a determinada poca ou fato importante.

Caricatura vem do vocbulo italiano Caricare e significa "carregar", "exagerar" e, embora em nosso pas esteja muito ligada aos desenhos que satirizam rostos, pode estar presente tambm como a caricaturizao de alguma cena ou fato e por isto, na verdade, a Caricatura se torna sinnima de Charge, podendo existir em qualquer uma das trs outras modalidades, seja o Cartum, a Charge ou as Histrias em Quadrinhos.

A tira, tambm conhecida como tira diria, uma seqncia de imagens. O termo atualmente mais usado para definir as tiras curtas publicadas em jornais, mas historicamente o termo foi designado para definir qualquer espcie de tira, no havendo limite mximo de quadros, sendo o mnimo de dois.

Fanzine: uma revista em quadrinhos amadora, feita de forma artesanal. uma alternativa barata queles que desejam produzir suas prprias revistas para um pblico especfico, e conta com estratgias informais de distribuio. O termo tambm usado para definir publicaes amadoras feitas por fs de outros meios de entretenimento, trazendo notcias e ensaios sobre msica, esportes e programas de televiso em geral.

Webcomics, tambm conhecido como "online comics" e "web comics", so histrias em quadrinhos publicadas na internet. Com a popularizao da internet, o formato webcomic evoluiu, passando a tratar desde as tradicionais tiras dirias at graphic novels. Graphic novel um termo para um formato de revista em quadrinhos que geralmente trazem enredos longos e complexos, frequentemente direcionados ao pblico adulto.

Vamos fazer nossas prprias HQs?

Fazer uma HQ no algo muito complicado, basta alguns materiais bsicos como: - Lpis de cor - Papel - Borracha - Caneta preta - Rgua

Defina o tipo de quadrinho que deseja fazer: uma histria em quadrinhos ou uma tira. A escolha depende do seu objetivo. Se a idia trabalhar conceitos lgicos, a tira recomendada. Professores de fsica, matemtica, biologia e qumica preferem utilizar as tiras.

Se o objetivo e desenvolver uma idia ou um conceito, uma histria em quadrinhos de uma a quatro pginas a melhor opo. Professores da rea de cincias humanas, preferem as HQs.

Para a alfabetizao, deve-se comear com tiras mudas, passar para tiras com texto e, em anos mais adiantados passar para as HQs propriamente ditas. Neste caso cabe ao professor determinar o momento certo para passar de uma fase para outra, at que o aluno esteja apto a produzir uma HQ com todos o mximo de elementos possvel.

A criao de personagens

Ao comear a fazer uma HQ com seus alunos bom esclarecer que antes de comear a desenhar preciso planejar a histria. A primeira coisa criar o personagem e definir sua personalidade, seus aspectos fsicos, suas qualidades e seus defeitos. Nessa fase, o artista deve desenhar cada um dos tipos em posies variadas e com expresses faciais bem marcadas. Treinando o seu trao no haver perigo de ao longo da histria, o personagem ficar irreconhecvel.

Definio do roteiro

O roteiro ou argumento a idia geral da histria, com comeo, meio e fim. Ele deve ser planejado quadro a quadro. Nessa fase as pginas so diagramadas (traadas), as cenas descritas e os dilogos finalmente definidos.

O desenho, a arte e as cores

O desenho deve ser feito inicialmente a lpis e as linhas de todos os elementos das pginas so marcadas personagens, cenrio, bales, onomatopias e os contornos dos quadrinhos. O texto dever ser feito usando-se preferencialmente uma caneta preta esferogrfica comum, preencha o texto dos bales e dos recordatrios. Para manter equilbrio entre o texto e a imagem, planeje, ento, o desenho e o texto simultaneamente.

Colorir o ltimo passo. Como as letras, os demais elementos grficos recebem a tinta pretos, cobrindo cuidadosamente os traos a lpis e corrigindo eventuais falhas. Para dar efeito de luz e sombra, pode-se sombrear ou pontilhar. As cores do um toque especial ao quadrinho. Elas devem estar de acordo com o objetivo do autor.

Agora que voc tem as informaes bsicas para produzir quadrinhos, vamos comear?

You might also like