You are on page 1of 32

HTP Casa; rvore; Pessoa

BUCK, J. H-T-P: casa-rvore-pessoa - tcnica projetiva de desenho: manual e guia de interpretao. So Paulo: Vetor, 2003.

HTP - Buck
Tcnica projetiva de desenho; Grfica; Mais de 50 anos; Objetivo: obter informao de como a pessoa experincia sua individualidade em relao aos outros e ao ambiente do lar.

HTP - Buck

Como todas as tcnicas projetivas, o HTP estimula a projeo de elementos da personalidade e de reas de conflito dentro da situao teraputica, permitindo que eles sejam identificados com o propsito de avaliao e usados para o estabelecimento de comunicao teraputica efetiva.

HTP - Buck
No mnimo duas fases; 1 fase: No verval; Criativa; Pouco estruturada.

HTP - Buck
Desenho a mo livre; Acromtico; Casa rvore pessoa; Desenho adicional pessoas do sexo oposto a pessoa j desenhada;

HTP - Buck
2. Fase: Inqurito (lista de conceitos); Perguntas estruturadas para avaliar aspectos de cada desenho; 3 fase: Desenho da casa rvore pessoa; Cromtico (giz de cera); 4 fase: Perguntas adicionais.

HTP - Buck
Populao: pessoas acima de 8 anos de idade; Instrumento muito utilizado com crianas; Estudos sobre diferenas dos desenhos: adultos e crianas. Uso do teste: treinamento e superviso; Aplicadores inexperientes trabalhar sempre com supervisor.

HTP - Buck
Aplicao: face a face; Avaliao inicial; Interveno teraputica em andamento; Em processo de avaliao o HTP pode ser utilizado como uma tarefa de aquecimento inicial.

ADMINISTRAO DO INSTRUMENTO
Preparao do sujeito: Sentar-se em frente a uma mesa; Em uma posio confortvel; Sala: silenciosa e sem distraes Tempo: de 30 a 90 min. (no. De desenhos solicitados); Desenho adicional aumenta de 10 a 15 min. na tarefa; No h limite de tempo;

A tarefa s pode ser executada com a solicitao de no mnimo 3 desenhos; O desenho da 2. Pessoa (sx oposto) opcional, vai da necessidade do psiclogo; O tempo da anlise e interpretao varia de acordo com a experincia do sujeito. MATERIAL DO TESTE Protocolo para desenho HTP (Brasil folha A4 ou sulfite branco); Protocolo de interpretao para cada conjunto (cromtico e acromtico) e para cada desenho;

Vrios lpis preto No. 2 (ou mais macios) usar sempre o mesmo padro; Borrachas; Conjunto de crayons (giz de cera pelo menos 8 cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, violeta, marrom e preto), caso os desenhos coloridos sejam pedidos; Relgio ou cronmetro (latencia e tempo total).

Desenhos acromticos
Preencher as informaes do protocolo de desenho; A folha A4 para desenho da casa entregue na horizontal, escrito casa no alto e centralizado; rvore e Pessoa so entregues na vertical com respectivos nomes (rvore e pessoa); Ao final dos 3 primeiros desenhos solicitar o desenho adicional: pessoa do sexo oposto a j desenhada.

Posio do Examinador: Face a face; Deve ter uma clara viso da pgina em que o sujeito desenha; Anotao da ordem dos detalhes desenhados; Observar e anotar eventos incomuns na seqncia dos desenhos.

Instruo

Pea ao examinando que escolha lpis;

Eu quero que voc desenhe uma casa. Voc pode desenhar o tipo de casa que voc quiser. Faa o melhor que puder. Voc pode apagar o quanto quiser e pode levar o tempo que precisar. Apenas faa o melhor possvel.

No permitir uso de rguas e similares explicar que se trata de desenhos a mo livre; Comear a marcar o tempo logo que terminar as instrues;

Anotar:
Latncia inicial; Ordem do detalhes dos desenhos; Durao das pausas e o detalhe especfico aonde a pausa ocorreu; qualquer expresso espontnea ou emoo (anotar detalhe que estava sendo desenvolvido neste momento); Tempo total para execuo do desenho. Esse material anotado como Observaes Gerais na pg. 1 do protocolo de interpretao.

Inqurito Posterior ao Desenho


Momento em que o sujeito define, descreve e interpreta cada desenho; Expressa sentimentos, idias, sentimentos ou memrias associados a eles; Protocolo de inqurito.

Inqurito
Objetivo: compreender o sujeito de forma dinmica; Extraindo o maior nmero possvel de informaes, contedos e contextos de cada desenho; O examinador pode seguir qquer linha de investigao desde que seja coerente com o rapport e com o tempo disponvel;

Anotar:
Todas as posies, detalhes ou relaes incomuns entre os detalhes devem ser anotados e investigados; Qualquer detalhe implcito, como componentes bsicos escondidos atrs da figura; Desenhos que se estendem alm da margem da pgina, devem ser investigados; Aspectos pouco claros, confusos ou obscuros devem ser investigados.

Detalhes acrescidos durante o inqurito tambm devem ser identificados. Observem: ao final da seqncia de perguntas do inqurito solicitado o desenho de um sol e uma linha de solo quando no desenhada. Importante:

Para usar o H.T.P. voc deve contar com sua experincia e com princpios bsicos de entrevistas clnicas para determinar o quanto e quando a investigao de uma determinada caracterstica do desenho adequada (questionrio estendido).

Exemplos de investigao (extra protocolo): Casa Pergunta 5: voc gostaria que a casa fosse sua? - solicite ao examinando que descreve a diferena entre a casa desenhada e a casa em que ele mora, e questione qual a probabilidade dele um dia ter uma casa semelhante a casa desenhada. Qual o quarto voc escolheria para voc? Compare como este se compara com a localizao do quarto ocupado por ele em sua casa atual.

rvore: Pergunta 23: onde esta rvore est realmente localizada? Se a resposta for: na selva ou na floresta Investigue a representao de selva e floresta com o examinando. Pergunta 39: esta rvore est saudvel? Pergunta 40: Esta rvore forte? Se o indivduo no conseguir responder pea para ele desenhar a estrutura da raiz da rvore, caso ele ainda no tenha desenhado e faa uma anotao do pedido.

Pessoa:

Pergunta 50: o que ele(a) est fazendo? Onde Se a resposta for est apenas ali; investigue onde ali e o que possivelmente a pessoa estava fazendo ou ir fazer ali; Se a resposta for andando ou outro movimento pergunte aonde a pessoa est indo ou o que ela vai fazer ao chegar l; Se a resposta for no sei ou isso s um desenho, ajude o sujeito a envolver-se na projeo sugerindo-lhe que conte uma histria sobre a pessoa do desenho ou pergunte o que a pessoa do desenho parece estar fazendo.

ele(a) est fazendo isso?

Pessoa:
Pergunta 52: como ele (a) se sente? pergunte sempre Por que?, a menos que haja razes para crer que essa pergunta compromete-se seriamente o rapport; Pergunta 58: o que nele (a) lhe d essa impresso?(de que est feliz, triste, com raiva); Se a resposta for uma simples descrio facial [ele (a) est sorrindo], pergunte do que esta pessoa est rindo; por qual motivo ela est sorrindo; ou com que freqncia esta pessoa desenhada sente-se dessa maneira. Pergunta 67: que tipo de roupa esta pessoa est

vestindo?

Se a pessoa desenhada estiver nua, pergunte porque ela est nua e se sente vontade.

Lista de Conceitos Interpretativos


Aps aos desenhos e o preenchimento da folha de inqurito pegue a lista de conceitos; Lista de Conceitos: traz uma listas de caractersticas para cada desenho; Inicialmente veja as caractersticas normais da lista e marque S (sim) para aquelas que se aplicam a cada desenho.

Lista de Conceitos Interpretativos


A seguir marque todas as pautas incomuns, comentrios ou outros comportamentos diferentes anotados enquanto os desenhos estavam sendo feitos; Anotar na rea: sesso de Observaes Gerais na primeira pgina do Protocolo. Depois: marque os aspectos de proporo, perspectivas, detalhes e cor (para os desenhos coloridos) que estejam presentes nos desenhos e que possam indicar presena de patologia.

Utilize a rgua fornecida na parte de trs do protocolo de desenho para ajud-lo avaliar as variaes na proporo, perspectiva e tamanho dos detalhes; Tambm fornecido marcaes para ajudar a avaliar a localizao do desenho na pgina; Algumas hipteses clnicas comuns relacionadas para cada caractersticas dos desenhos so apresentadas nas Listas dos Conceitos Interpretativos;

Importante: a Lista de Conceitos Interpretativos apenas um guia para estabelecimento de hipteses clnicas; As confirmaes das hipteses clnicas viro com as informaes adicionais como: histria clnica do examinado; resultado de procedimentos de avaliao adicionais.

Desenhos Coloridos

So realizados aps os desenhos acromticos; Inqurito exige um nvel mais profundo de experincia e habilidade do que dos acromticos; Pea para o indivduo nomear os crayons disponveis (anote qquer nvel de daltonismo); Caso o daltonismo se confirme faa um encaminhamento para um teste mais formal; Faa a marcao no lugar indicativo de Cores na 1. Pgina do protocolo de Interpretao.

Desenhos Coloridos
Solicites os desenhos: casa; rvore e pessoa com as mesmas instrues da 1. Fase acromtica; Proceda da mesma forma: tempo, observaes e anotaes; Inqurito: faa apenas as perguntas do Protocolo de Interpretao com asteriscos (*); Inquira sobre as diferenas significativas entre os desenhos acromticos e cromticos; Inquira sobre o significado dos detalhes incomuns ou bizarros ou de suas omisses.

Desenhos Coloridos
A Lista de Conceitos Interpretativos a mesma j utilizada na primeira seqncia de desenhos; Para avaliao dos desenhos coloridos utilizado uma lista dos usos convencionais das cores disponvel em uma sesso adicional da lista denominada Uso Geral de Cores; Esta deve ser usada para observar as caractersticas de cores especficas do desenho que podem indicar psicopatologias.

You might also like