You are on page 1of 10

DIABETES

O que ? Sintomas, tipos, fatores de risco, preveno e tratamentos.

O QUE DIABETES?
uma doena do metabolismo da glicose causada pela falta ou m absoro de insulina, hormnio produzido pelo pncreas e cuja funo quebrar as molculas de glicose para transform-las em energia afim de que seja aproveitada por todas as clulas. A ausncia total ou parcial desse hormnio interfere no s na queima do acar como na sua transformao em outras substncias (protenas, msculos e gordura).
Diabetes

TIPOS DE DIABETES
Diabetes tipo I o pncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalao da doena ocorre mais na infncia e adolescncia e insulinodependente, isto , exige a aplicao de injees dirias de insulina; b) Diabetes tipo II as clulas so resistentes ao da insulina. A incidncia da doena que pode no ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade;
a)

TIPOS DE DIABETES
Diabetes gestacional ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, provocado pelo aumento excessivo de peso da me; d) Diabetes associados a outras patologias como as pancreatites alcolicas, uso de certos medicamentos, etc.
c)

SINTOMAS
* Vontade de urinar diversas vezes * Dificuldade na cicatrizao de feridas * Formigamento nos ps e furnculos. * Fome frequente * Sede constante * Perda de peso * Fraqueza * Fadiga * Nervosismo * Mudanas de humor * Nusea e vmito * Infeces frequentes * Viso embaada

FATORES DE RISCO
* Obesidade (inclusive a obesidade infantil); * Hereditariedade; * Falta de atividade fsica regular; * Hipertenso; * Nveis altos de colesterol e triglicrides; * Medicamentos, como os base de cortisona; * Idade acima dos 40 anos (para o diabetes tipo II); * Estresse emocional.

PREVENO
Pacientes com histria familiar de diabetes devem ser orientados a: Manter o peso normal No fumar Controlar a presso arterial Evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pncreas Praticar atividade fsica regular.

TRATAMENTOS
Tipo

I usa insulina injetvel para suprir o organismo desse hormnio que deixou de ser produzido pelo pncreas. A suspenso da medicao pode colocar a vida em risco. O tipo II no depende da aplicao de insulina e pode ser controlado por medicamentos por via oral. A doena descompensada pode levar ao coma hiperosmolar, uma complicao grave que pode ser fatal.

TRATAMENTOS
Dieta

alimentar equilibrada fundamental para o controle do diabetes. A orientao de uma nutricionista e o acompanhamento de psiclogos e psiquiatras podem ajudar muito a reduzir o peso e, como conseqncia, cria a possibilidade de usar doses menores de remdios. Atividade fsica de extrema importncia para reduzir o nvel da glicose nos dois tipos de diabetes.

Escola Cosmos Gabriel Emerick Andreotti 8 ano

You might also like