You are on page 1of 10

MATO GROSSO

CARACTERSTICAS GERAIS
O estado de Mato Grosso est localizado totalmente nos hemisfrios sul(meridional) ,oeste(ocidental) e na zona intertropical do planeta. Como conseqncia o estado possui as estaes do ano invertidas em relao ao hemisfrio norte, o fuso horrio do estado atrasado em relao hora de Greenwich e ocorre o predomnio de climas quentes. Os limites do estado so: Norte: Amazonas e Par Sul: Mato Grosso do Sul Leste: Gois e Tocantins Oeste: Rondnia e Bolvia(nica fronteira internacional do estado)

FUSOS HORRIOS
Todos os fusos brasileiros so atrasados em relao ao horrio de Greenwich (GMT/UTC) 1 fuso Ilhas ocenicas (-2 GMT) at 2009 2 fuso Hora oficial do pas(-3 GMT) Sul, SE, NE, GO/DF, TO, PA, AP 3 fuso MT, MS, RO, AM, AC e RR (- 4 GMT) a partir de 2009

MATO GROSSO TEORIA X PRTICA


Na regio leste do estado (Vale do Araguaia), o limite entre o 2 fuso brasileiro (-3 GMT/UTC horrio de Braslia) e o 3 fuso brasileiro (-4 GMT/UTC Horrio de Cuiab) o rio Araguaia, ento, por uma questo prtica, visando facilitar as transaes comerciais, bancrias, etc... alguns municpios mato-grossenses dessa regio do estado adotam o horrio de Braslia. Dessa maneira podemos afirmar que Mato Grosso possui, na prtica, dois fusos horrios em seu territrio. A foto mostra as cidades de Barra do Garas( direita-MT), Pontal do Araguaia(ao centro - MT) e Aragaras( esquerda-GO), todas adotando o horrio de Braslia.

PONTOS EXTREMOS
Norte: Confluncia dos rios Juruena e Teles Pires

Oeste: cabeceira do rio Madeirinha

Leste: Extremo sul da ilha do Bananal Sul: Cabeceira do rio Araguaia

Mato Grosso possui uma extenso territorial de 903 357 km (3 estado em extenso territorial) e uma populao de 3 033 991 hab. (19 em populao absoluta). considerado um estado pouco populoso (populao absoluta) e fracamente povoado (populao relativa/densidade demogrfica). O povoamento heterogneo, destacando trs reas de povoamento mais rarefeito:
Noroeste e norte : municpios como Aripuan, Paranata, Apiacs, Juruena, Cotriguau entre outros localizamse nessa rea. Nordeste: o Baixo Araguaia, onde a cidade mais conhecida So Flix do Araguaia

Sudoeste: Pantanal mato-grossense

01 Micro regio de Alta Floresta 02 Micro regio de Alto Araguaia 03 Micro regio do Alto Guapor 04Micro regio do Alto Pantanal 05Micro regio do Alto Paraguai 06Micro regio do Alto Teles Pires 07 Micro regio do Arinos 08 Micro regio de Aripuan 09 Micro regio de Canarana 10 Micro regio de Colder 11 Micro regio de Cuiab 12 Micro regio de Jauru 13Micro regio do Mdio Araguaia 14Micro regio do Norte Araguaia 15Micro regio de Paranatinga 16 Micro regio do Parecis 17Micro regio de Primavera do Leste 18-Micro regio de Rondonpolis 19 Micro regio de Rosrio Oeste 20 Micro regio de Sinop 21 Micro regio de Tangar da Serra 22 Micro regio de Tesouro

Mato Grosso possui hoje 141 municpios emancipados, sendo os mais populosos(IBGE-2011):

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Cidade Mesorregio Cuiab Centro-Sul Vrzea Grande Centro-Sul Rondonpolis Sudeste Sinop Norte Cceres Centro-Sul Tangar da Serra Sudoeste Sorriso Norte Barra do Garas Nordeste Primavera do Leste Sudeste Alta Floresta Norte

Populao 556 298 255 448 202 309 116 013 88 427 84 076 68 894 56 903 53 003 49 331

MATO GROSSO DIVISO REGIONAL DO BRASIL


De acordo com o critrio polticoadministrativo, Mato Grosso integra a regio Centro-Oeste juntamente com mais trs unidades da federao: Gois, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. a nica das regies que possui limites com todas as demais regies brasileiras. Como elementos caractersticos do quadro natural, a regio marcada pela presena dos chapades sedimentares do antigo Planalto Central, recobertos pela vegetao do cerrado e com o clima tropical continental (ou semi-mido) de vero chuvoso e inverno seco predominando na regio.

A diviso geoeconmica foi elaborada pelo Prof. Pedro Pinchas Geiger e nela Mato Grosso est inserido em duas regies: Amaznia e Centro-Sul. A Amaznia corresponde regio menos populosa, povoada, urbanizada e industrializada. a regio mais dependente do setor primrio da economia e a de ocupao mais recente. A poro norte do estado de Mato Grosso se encaixa nesta regio. O Centro-Sul corresponde regio mais populosa, povoada, urbanizada e industrializada. Possui a maior parcela do PIB, da PEA e das exportaes. Nela esto as maiores metrpoles brasileiras e os principais eventos que ocorrem no pas. A poro sul de Mato Grosso, a partir de Cuiab, se encontra nesta regio.

A diviso em Quatro Brasis foi proposta pelo Prof. Milton Santos. Nesta diviso, Tocantins foi reincorporado Regio Centro-Oeste, d-se o nome de Regio Amaznica aos estados desse domnio morfoclimtico (Regio Norte), o Nordeste permanece inalterado e as regies Sudeste e Sul so fundidas na Regio Concentrada, pois concentram o meio tcnico-cientficoinformacional e a maior parte do fluxo de pessoas, capitais, informaes e mercadorias.

You might also like