You are on page 1of 28

HISTRIA DA ESCOLA BBLICA DOMINICAL

No se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele est escrito; porque ento fars prosperar o teu caminho, e sers bem sucedido. Josu 1:8

ROBERT RAIKES (17361811)


Ingls, natural de Gloucester

Filho mais velho de Maria e Robert


Raikes, um editor de jornal

Em 23 de dezembro de 1767 ele se


casou com Anne Trigge, com quem
FONTE: Enciclopdia Livre

teve trs filhos e sete filhas

ROBERT RAIKES (17361811)


Precursor da educao pblica So vistas como as primeiras escolas do sistema educacional pblico Ingls Herdou o Jornal de seu pai em 1757 aos 22 anos Este jornal era um peridico voltado para a reforma das prises
FONTE: Enciclopdia Livre

CONTEXTO HISTRICO

Revoluo Industrial

Grande Avivamento
evanglico

Forte nfase social


John Wesley iniciou estudos bblicos dominicais em 1737 na Gergia

John Wesley

George Whitefield

COMO COMEOU?

Em 1780 em um domingo, Robert Raikes tentava escrever um editorial para o jornal da cidade, pedindo reforma no

sistema carcerrio
Foi difcil para ele fixar a sua ateno sobre o que estava escrevendo pois os gritos e palavres das crianas que brincavam na rua, debaixo da sua janela, interrompiam constantemente os seus pensamentos.
Robert Raikes

Gloucester era um plo industrial com grandes fbricas de txteis. As crianas trabalhavam nas fbricas ao lado dos seus pais, de sol a sol, seis dias por semana, e no domingo enquanto os pais descansavam, as crianas ficavam abandonadas nas ruas. No havia escolas pblicas na Inglaterra, apenas escolas particulares. As crianas pobres ficavam sem estudar; trabalhando todos os dias nas fbricas, menos aos domingos.

FONTE: Wikipedia

SOLUO: Tirar as crianas das ruas e ensin-las

Estabeleceu

uma

escola

gratuita

na

rua

Saint

Catherine. Raikes contratou uma equipe de quatro mulheres no bairro para lecionar Com a ajuda do Rev. Thomas Stock, Ministro Anglicano, reuniu cem crianas, de seis aos quatorze anos, nestas Escolas Dominicais

Aulas de 10 horas da manh at as duas da tarde


Com lies de matemtica, histria e ingls, com um intervalo de uma hora para o almoo Depois eles eram levados ento igreja para ouvirem sobre a palavra de Deus, a parte mais esperada do domingo que ia at as 17:30hs Raikes divulgou suas ideias e os resultados em seu jornal, no dia 3 de Novembro de 1783, data em que se comemora, na Inglaterra, o dia da Fundao da Escola Dominical.

Plantando a Semente

CONTRIBUIES DO MOVIMENTO DA EBD

Em 1784, eram 250 mil alunos matriculados. A taxa de criminalidade de Gloucester caiu, com o advento das escolas dominicais de Raikes, de forma que em 1792 no houve um s caso julgado pela comarca de Gloucester. Quatro anos aps a fundao, a Escola Dominical j tinha mais de 250 mil alunos, e quando Robert Raikes faleceu em 1811, j havia na Escola Dominical 400 mil alunos matriculados.

O trabalho de Raikes foi saudado com entusiasmo, Sendo criadas novas escolas dominicais em todo o Reino Unido e exportadas para os Estados Unidos. Foi ento criado, em 1785, a Sociedade da Escola Dominical da Gr-Bretanha, que ajudada por muitos filantropos, abriu cerca de trezentas escolas dominicais, suprindo-as com livros, material didtico e professores.

Precurror da escola publica na Inglaterra

Assim nasceu a ESCOLA DOMINICAL (Instituto Bblico Infantil), objetivando a modificao do carter usando os ensinamentos bblicos e a alfabetizao.

DADOS QUANTITATIVOS DA EBD

ANO
1784 1797 1810 1811

ACONTECIMENTO
Quatro anos aps a fundao, a ED j contava com 250 mil alunos matriculados. Chega a mil o nmero de Escolas Dominicais na Inglaterra. Mais de trs mil Escolas Dominicais e com aproximadamente 275 mil alunos matriculados. Separao de classes para que adultos analfabetos e crianas, para tambm lerem a Bblia. O movimento chega a 400 mil alunos matriculados s na Inglaterra. Chega a 1.250.000 (Hum milho e duzentos e cinqenta mil) alunos matriculados, cerca de 25% da populao da Inglaterra na poca.

1831

EBD CHEGA AO BRASIL

Casal de missionrios escoceses, Robert e Sarah Kalley. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrpolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical no Brasil com apenas cinco crianas. Esta deu origem Igreja Evanglica Fluminense, marco da Igrejas Evanglicas Congregacionais no Brasil.

ANO 1911

ACONTECIMENTO Dois meses aps a fundao das Assembleias de Deus, realizada a primeira aula de Escola Dominical, na casa do irmo Jos Batista Carvalho, na Av. So Jernimo, em Belm, PA Lanada a revista Lies Bblicas para adultos, inicialmente comentada pelos missionrios suecos Samuel Nystrm e Nils Kastberg. Lanada a primeira revista para crianas na Escola Dominical das Assembleias de Deus, escrita pelas professoras Nair Soares e Cacilda de Brito

1930 1943

1974
1081

Fundado o Departamento de Escola Dominical da CPAD (atual Setor de Educao Crist), sob a chefia do pastor Antnio Gilberto.
Lanado pela CPAD o Primeiro Plano de Revistas da Escola Dominical para Assembleias de Deus, formulado pelo pastor Antnio Gilberto, que estabelecia, pela primeira vez, revistas para cada faixa etria da Escola Dominical.

OBJETIVOS DA EBD?

Evangelizao - Fornecer aos novos convertidos e a membros da igreja estudo bblico.

Santificao - Ensinar os fiis a viverem de acordo com os princpios bblicos defendidos pela denominao.
Servio - Prepararar e incentivar os membros a servir ao Senhor de diferentes formas: evangelizando, apoiando os enfermos e necessitados enfim trabalhar na obra tendo amor por ela e assim alcanar almas para o reino.

Desde bem cedo!

Por toda a vida!

You might also like