You are on page 1of 21

ONDA SONORA:

Classificao
1- Onda mecnica, 2- Longitudinal e,

3- Tridimensional.

Classificao
a) Quanto a direo de vibrao -Ondas Transversais: A direo de vibrao (deslocamento dos tomos ou molculas) perpendicular a direo de propagao.
vibrao propagao

-Ondas Longitudinais: A direo de vibrao a mesma direo de propagao.

b) Quanto a natureza de vibrao -Ondas Mecnicas: Originria da deformao de um meio material. As Partculas materiais vibram. As ondas mecnicas precisam de um meio Material para se propagar. EX: ondas em cordas, terremotos, mar, som

-Ondas eletromagnticas: Ondas compostas de campos eltricos e magnticos oscilantes. No necessita de um meio material para se Propagar.

c) Quanto aos graus de liberdade


-Unidimensional: A propagao da onda ocorre em uma direo

- Bidimensional: A Propagao da onda ocorre em duas dimenses, ou seja, numa superfcie

-Tridimensional: A Propagao da onda ocorre em trs dimenses, ou seja, no espao 3D.

ecolocalizao

O que so ondas sonoras


Chamamos de som as ondas mecnicas longitudinais que sensibilizam nossa audio. A sensibilidade do ouvido humano varia de pessoa para pessoa e na mesma pessoa varia com a idade. Os parmetros mdios adotados so de 20Hz como frequncia mnima e 20 kHz como frequncia mxima. Abaixo de 20 Hz, as vibraes so chamadas de infra-som e acima de 20000Hz, de ultra-som.

Alguns conceitos importantes

- Amplitude da onda (A): o mximo deslocamento em relao a posio de equilbrio -Frequncia (f): o nmero de oscilaes executadas num determinado tempo. dado em Hertz (1/s). -Perodo (T): corresponde ao tempo necessrio para a onda dar uma oscilao completa. T = 1/f.

-Comprimento de onda (): Corresponde a uma oscilao completa, ou seja, a menor distncia entre dois pontos da onda que se repetem.

A velocidade (V) de uma onda pode ser calculada como sendo a distncia (d) que ela se propaga num determinado tempo (t), ou seja:

d v t
Se a distncia corresponde a um comprimento de onda (), o tempo necessrio para percorrer este comprimento de onda ser o perodo (T), de forma que a equao acima fique:

v
E como f = 1/T, temos:

v . f

VELOCIDADE DO SOM
A velocidade do som depende das condies do meio em que ele se propaga. Meio Temperatura V (m/s)
Ar gua Ferro

20 C 0 C 0 C

340 1500 4480

Avies supersnicos: possuem velocidade maior que o som no ar.

Vslidos > Vlquidos > Vgases

O som produzido por objetos quando estes so colocados em vibrao. Essa vibrao se transfere no ar de molcula para molcula at alcanar nossos ouvidos. As qualidades fisiolgicas so as trs qualidades diversas que o ouvido humano normal capaz de distinguir que so: altura, intensidade, timbre.

A altura de um som depende apenas de sua freqncia.

SILNCIO ABSOLUTO

SOM FISIOLGICO

POLUIO SONORA

10-12
LIMIAR DE AUDIBILIDADE

Pot I a

I (W/m2)

Potncia da fonte (Watts)

rea atravessada pelo som (m2)

INTENSIDADE SONORA
SOM FORTE SOM FRACO

Intensidade Alta

Baixa Intensidade

Onda Sonora com amplitude Alta

Onda Sonora com amplitude baixa

Exerccios
1- Vamos determinar a intensidade de um rudo na escala de decibis Considerando o rudo de um discurso, que tem intensidade I = 10-6 W/m2.

2- Consideremos agora o rudo de um avio a jato, que tem intensidade aproximada de I = 1 W/m2.

Est relacionado forma da onda. Permite distinguir dois sons de mesma altura e mesma intensidade, emitidos por fontes distintas.

REFLEXO DO SOM
Quando as ondas sonoras atingem um obstculo fixo, como uma parede, elas sofrem reflexo. Persistncia auditiva: tempo que leva para deixarmos de perceber um som (0,1s). Eco: ocorre quando a pessoa percebe o som por ela emitido duas vezes distintas.

Qual a distncia mnima para que ocorra eco?

o ultra-som
Ultra-som ou ultra-sonografia uma tcnica de gerao de imagens que usa ondas sonoras de alta freqncia e seus ecos. A tcnica similar ecolocalizao usada pelos morcegos, baleias e golfinhos, assim como o sonar usado pelos submarinos No ultra-som, ocorrem os seguintes eventos: 1- a mquina de ultra-som transmite pulsos sonoros de alta freqncia (1 a 5 megahertz) para o interior de seu corpo usando uma sonda; 2- as ondas sonoras se deslocam por seu corpo e atingem um limite entre tecidos, por exemplo, entre um fluido e um tecido macio, entre um tecido macio e um osso; 3- parte das ondas sonoras refletida de volta para a sonda, ao passo que outra parte continua se deslocando at atingir outro limite e ser refletida; 4- as ondas refletidas so captadas pela sonda e retransmitidas para a mquina; 5- a mquina calcula a distncia entre a sonda e o tecido ou rgo (os limites) usando a velocidade do som no tecido (1540 m/s) e o tempo de retorno de cada eco, geralmente da ordem de milionsimos de segundo; 6- a mquina exibe as distncias e as intensidades dos ecos na tela, formando uma imagem bidimensional como a mostrada a seguir;

Imagem por ultra-som de um feto em crescimento (aproximadamente 12 semanas de idade) no interior do tero materno. Esta uma vista lateral do beb, mostrando, da direita para a esquerda, a cabea, o pescoo, o torso e as pernas.

Em um ultra-som tpico, milhes de pulsos e ecos so enviados e recebidos a cada segundo. A sonda pode ser movida ao longo da superfcie do corpo e colocada em ngulo para obter diversas vistas.

EFEITO DOPPLER
o fenmeno pelo qual um observador percebe uma freqncia diferente daquela emitida por uma fonte, devido ao movimento relativo entre eles.

Na medicina, um ecocardiograma utiliza este efeito para medir a direo e velocidade do fluxo sanguneo ou do tecido cardaco.

Aproximao Afastamento

Som percebido mais alto (maior frequncia).

Som percebido mais baixo (menor frequncia).

EFEITO DOPPLER
A frequncia aparente (f) relaciona-se com a frequncia real (f) pela relao: Observador (-) (+) Fonte

vsom vobservador f f vsom v fonte


'

(-)

(+)

You might also like