You are on page 1of 43

Mtodos Contracetivos

Professora Manuela Fonseca Ano/Turma: 12.1 David Pinto Maria Oliveira Paula Mesquita Tiago Pereira

Mtodos Contracetivos
Mtodos contracetivos Hormonais Naturais Barreira Que impedem a nidao Esterilizao

Contracetivos orais Plula combinada e Progestativa

Implantes

Adesivos

Contracetivos injetveis

Anel Vaginal

Calendrio

Preservativo Masculino

Dispositivo intra-uterino

Vasectomia

Temperatura

Preservativo Feminino

Laqueao das trompas

Muco cervical

Diafragma

Mtodo sintotrmico

Espermicidas

Mtodos Contracetivos Hormonais


Contraceo hormonal oral Plula
Em que consiste? Conjunto de comprimidos que so tomados diariamente. Existem dois tipos de plulas:

1. Combinadas: contm duas hormonas de sntese semelhantes s femininas (estrognios e progesterona).


2. Progestativas: contm apenas progesterona. Como actua? Inibe a ovulao, evitando a gravidez. Nvel de eficcia Combinadas: 0,1-1 gravidez por ano em cada 100 mulheres. Progestativas: 1,15 gravidezes por ano em cada 100 mulheres.

Mtodos Contracetivos Hormonais


Contraceo hormonal oral Plula
Algumas vantagens
1. No interfere na relao sexual. 2. Pode regularizar os ciclos menstruais. 3. Melhora a tenso pr-menstrual e a dismenorreia. 4. No afeta a fertilidade. Algumas desvantagens 1. Algumas mulheres tm dificuldade em fazer a toma diria e regular da plula.

2. No protege contra as doenas sexualmente transmissveis (DST).

Mtodos Contracetivos Hormonais


Contraceo hormonal oral Plula
Algumas contraindicaes, ou seja, a plula est contraindicada em situaes de:
1. Gravidez. 2. Hemorragia genital anormal sem diagnstico conclusivo. 3. Tumor heptico ou doena heptica crnica. 4. Risco de AVC, doena arterial cerebral ou coronria. 5. Mulheres com mais de 35 anos e fumadoras.

So consideradas contraindicaes relativas se existir uma situao de:


1. Diabetes mellitus.

2. Hipertenso.
3. Varizes acentuadas.

Mtodos Contracetivos Hormonais


Contraceo hormonal oral Implantes
Em que consiste?
um mtodo contracetivo de longa durao que consiste na insero por um mdico de um implante em forma de bastonete, sob a pele do antebrao. Trata-se de um procedimento simples em que apenas necessrio o recurso a anestesia local. O efeito de um implante subcutneo pode prolongar-se de 3 a 5 anos (com boa eficcia durante 3 anos). A sua remoo deve ser feita tambm por um mdico. recomendvel para as mulheres que estejam a ponderar a esterilizao, mas ainda no tomaram a deciso final. Como atua? uma forma de contraceo hormonal que impede a ovulao. Nvel de eficcia O nvel de eficcia dos implantes muito elevado, entre 0 a 0,07 gravidezes por ano em cada 100 mulheres (cerca de 99,8%).

Mtodos Contracetivos Hormonais


Contraceo hormonal oral Implantes
Algumas vantagens
1. O implante o mtodo adequado para quem pretende um efeito de longa durao e de elevada eficcia. 2. No interfere com a relao sexual e no requer uma toma diria. 3. No interfere com o aleitamento.

Algumas desvantagens
1. um mtodo dispendioso. 2. No protege contra as DST

Alguns efeitos secundrios


1. Instabilidade no ciclo menstrual. 2. Pode causar, em determinadas mulheres, dores de cabea, nuseas e variaes de humor.

Mtodos Contracetivos Hormonais


Contraceo hormonal oral Adesivos
Em que consiste? Adesivo fino que transfere uma dose diria de hormonas atravs da pele para a corrente sangunea. Como atua? Impede a ovulao. Nvel de eficcia

Apesar de no existir ainda muita informao, estima-se que taxa de eficcia se aproxima dos 98%.

Mtodos Contracetivos Hormonais


Contraceo hormonal oral Adesivos
Algumas vantagens
1. A mulher no tem que pensar diariamente na contraceo, apenas tem que se lembrar de mudar uma vez por semana o respetivo adesivo. 2. de fcil utilizao. 3. Ao contrrio da plula, as hormonas no necessitam de ser absorvidas pelo sistema digestivo, permitindo que a eficcia deste mtodo no seja posta em causa, em caso de vmitos ou diarreia.

4. Em regra, torna as hemorragias regulares, mais curtas e menos dolorosas.


5. um mtodo reversvel. 6. Dado que o adesivo oferece uma excelente aderncia, a mulher pode continuar a realizar as suas atividades dirias, como o banho, duche, idas piscina, exerccio fsico, sem nenhuma medida especial de precauo.

Mtodos Contracetivos Hormonais


Contraceo hormonal oral Adesivos
Desvantagem
1. No protege contra as IST.

Alguns efeitos secundrios


1. Os seus efeitos secundrios so similares aos observados com a plula combinada. Assim, as mulheres a quem est contraindicado o uso da plula no podem optar por este mtodo contracetivo.

Mtodos Contracetivos Hormonais


Contraceo hormonal oral Contracetivos injetveis
Em que consiste? Tal como a designao indica, trata-se de um mtodo contracetivo que consiste numa injeo intramuscular profunda de uma soluo aquosa contendo acetato de medro progesterona (DMPA).

Como atua?
A soluo administrada introduz-se lentamente na corrente sangunea e, semelhana da plula, previne a ovulao. Cada injeo tem um efeito at 3 meses (12 semanas). Nvel de eficcia

Elevado. Entre 0,0 a 1,3 gravidezes por ano em cada 100 mulheres.
Algumas vantagens 1. um mtodo contracetivo bastante discreto e prtico de utilizar, uma vez que no interfere na relao sexual e no obriga toma diria, como sucede nos mtodos de contraceo hormonais orais. 2. Reduz as perdas de sangue.

Mtodos Contracetivos Hormonais


Contraceo hormonal oral Contracetivos injetveis
Algumas desvantagens 1. Este mtodo de contraceo pode provocar irregularidades no ciclo menstrual.

2. O retorno aos nveis de fertilidade mais lento.


3. No protege contra as IST. Alguns efeitos secundrios 1. Irregularidade no ciclo menstrual. Em situaes raras, pode conduzir a hemorragias contnuas.

2. Pode causar, em certas mulheres, dores de cabea, perda de cabelo e aumento de peso
Algumas contraindicaes 1. Hipertenso grave. 2. Diabetes mellitus com leses vasculares. 3. Antecedentes de acidente cardiovascular tromboemblico. 4. Doena heptica em atividade.

Mtodos Contracetivos Hormonais


Contraceo hormonal oral Anel Vaginal
Em que consiste? O anel vaginal feito de plstico transparente e flexvel

e um mtodo contracetivo hormonal.


Como atua? colocado pela prpria mulher na vagina e deve ser mantido durante 3 semanas, sendo retirado na quarta semana (ciclo de uso). Durante o perodo em que este se encontra colocado vai libertando hormonas que ao entrarem na corrente sangunea inibem a ovulao, semelhana de outros processos hormonais. Nvel de eficcia Quando usado corretamente, o anel vaginal oferece um elevado grau de eficcia, entre 0,4 a 1,2 gravidezes por ano em cada 100 mulheres.

Mtodos Contracetivos Hormonais


Contraceo hormonal oral Anel Vaginal
Algumas vantagens
1. um mtodo reversvel. 2. Propenso para perodos mais curtos e regulares. 3. Permite um retorno rpido aos nveis de fertilidade anteriores utilizao do anel vaginal.

Algumas desvantagens
1. No previne contra as IST. 2. Possibilidade de ocorrncia de perda ou aumento de peso. 3. Pode provocar irritao vaginal.

Alguns efeitos secundrios


1. Os efeitos secundrios so similares aos da plula e decorrentes da ao de hormonas de sntese. Em determinadas situaes podem ocorrer os seguintes efeitos secundrios: corrimento vaginal, infeo ou irritao.

Mtodos Contracetivos Hormonais


Efeitos secundrios da contraceo hormonal
Alguns efeitos secundrios que podem surgir durante os primeiros meses da iniciao de um mtodo contracetivo hormonal: 1. Hemorragias irregulares 2. Nuseas 3. Alteraes de humor

4. Tenso mamria
5. Dores de cabea

Mtodos Contracetivos Hormonais


Efeitos secundrios da contraceo hormonal
Que explicao?

O organismo experimenta alteraes, nomeadamente a nvel hormonal.


Quando terminam? A maioria dos sintomas so normais e desaparecem/diminuem num perodo de 2 a 3 meses. E se no ocorrerem melhorias significativas? Recomenda-se sempre aconselhamento mdico.

Mtodos Contracetivos Hormonais


Mitos/Ideias erradas sobre a contraceo hormonal
Origina aumento de peso. Origina acne. Causa infertilidade. Pode ser responsvel por malformaes no feto. Deve ser interrompida periodicamente. Necessidade de utilizao de preservativo.

Mtodos Contracetivos Naturais


Contraceo natural Mtodo do Calendrio
Em que consiste? Mtodo que tenta determinar o perodo frtil da mulher conhecendo as datas da menstruao. Este mtodo relativamente eficaz se a menstruao da mulher for regular, pois permite que esta saiba a data da ovulao. A mulher deve contar o primeiro dia da menstruao, que o incio do seu ciclo, e o dia que antecede ao incio da prxima menstruao, que o ltimo dia do ciclo menstrual. O resultado ser correspondente ao nmero de dias que tem o ciclo (variam entre 26, 28 e 32 dias). Quando a mulher obtiver esse nmero de dias, ela dever dividi-lo por dois porque o perodo frtil ocorre a meio do ciclo, e o dia frtil considerado o dia da ovulao. Quando ocorrer a menstruao, deve-se somar o nmero referente metade do ciclo menstrual e assim poder obter-se o dia frtil. Nesse caso, ao saber o dia frtil, deve-se evitar as relaes sexuais 4 dias antes e depois dessa data.

Mtodos Contracetivos Naturais


Contraceo natural Mtodo da Temperatura
Em que consiste?

Tem por base as alteraes da temperatura que ocorrem na mulher durante o seu ciclo de menstrual. A temperatura basal corporal corresponde temperatura estvel do corpo, obtida aps um perodo de total repouso, normalmente pela manh (perodo do dia em que a temperatura do corpo mais baixa).
Antes da ovulao, que corresponde ao perodo frtil, a temperatura basal corporal permanece em nvel baixo, temperatura estvel. Depois da ovulao, a temperatura basal aumenta ligeiramente 2 a 5 dcimos de grau, permanecendo com estas novas alteraes at a prxima menstruao. Este ligeiro aumento de temperatura resulta do aumento dos nveis de progesterona. Assim sendo, a ovulao (fase frtil) corresponde temperatura mais baixa. Atravs do registo da temperatura ficamos a saber que a diferena de temperatura entre a ltima temperatura baixa e as trs temperaturas altas que se seguiram indica a mudana da fase da ovulao para a fase psovulao (segunda fase do ciclo), mantendo-se a temperatura alta at a prxima menstruao.

um mtodo que pode falhar pois os dias antes da ovulao j so frteis e no podemos deteta-los atravs da temperatura, mas tambm porque a temperatura basal pode subir por outros motivos que no a fase de ovulao.

Mtodos Contracetivos Naturais

Mtodos Contracetivos Naturais


Contraceo natural Mtodo do Muco Cervical
Em que consiste? O muco uma substncia gelatinosa, produzida pelas glndulas do colo do tero que sofre alteraes ao longo do ciclo menstrual. Na altura da ovulao adquire uma aparncia de clara de ovo com grande elasticidade. Este muco facilita a entrada de espermatozoides no tero. Se uma mulher quiser utilizar este mtodo para contraceo dever, todas as manhs, observar se tem muco na vulva e como a sua aparncia. A mulher s pode recomear a atividade sexual 3 dias aps a ocorrncia do ponto mximo de elasticidade do muco. Este mtodo No confivel pois o muco pode ser alterado devido a algum problema de sade.

Mtodos Contracetivos Naturais


Contraceo natural Mtodo Sintotrmico
Em que consiste? O mtodo sintotrmico, um dos muitos mtodos contracetivos do ritmo, que se baseia nas alteraes do ciclo menstrual da mulher e depende da abstinncia de relaes sexuais durante uma determinada fase do ms, que o perodo frtil, onde a probabilidade de engravidar maior. Este mtodo consiste na observao de alteraes do muco cervical, que aponta o perodo frtil da mulher quando secretado em quantidades maiores numa consistncia mais aquosa, juntamente com a tcnica do mtodo contracetivo da temperatura acompanhado da observao de outros sintomas que podem estar relacionados com a liberao do vulo, como uma leve clica.

De todos os mtodos do ritmo, este o mais confivel para se determinar quando o casal deve evitar relaes sexuais a cada ms.

Mtodos Contracetivos Naturais


Contraceo natural
Nvel de eficcia O grau de eficcia depende da consistncia e continuidade da aplicao do mtodo. Algumas vantagens 1. No tem efeitos secundrios. 2. Proporciona uma partilha de responsabilidade na contraceo. 3. Uma vez corretamente utilizado, um mtodo que no necessita de superviso mdica. 4. rapidamente reversvel. Algumas desvantagens 1. Necessita de um compromisso mtuo.

2. O seu grau de eficcia pode ser limitado.


3. necessrio um acompanhamento rigoroso dos ciclos menstruais da mulher. 4. Pode requerer perodos de abstinncia longos. 5. No protege contra as IST.

Mtodos Contracetivos De Barreira


Contraceo de Barreira Preservativo Masculino
Em que consiste? O preservativo masculino uma bainha elstica feita de ltex que colocado no pnis antes do coito. Quando usado corretamente, para alm de ajudar a prevenir a gravidez, um mtodo que diminui o risco de contrair IST. Trata-se de uma forma de contraceo que envolve o homem. Como atua? O preservativo constitui uma barreira passagem do esperma para as vias genitais durante o coito (ato sexual). Nvel de eficcia A eficcia deste mtodo depende da sua utilizao correta e sistemtica estando situada entre as 5 e as 10 gravidezes por ano em cada 100 mulheres.

Mtodos Contracetivos De Barreira


Contraceo de Barreira Preservativo Masculino
Algumas vantagens
1. No necessita de acompanhamento mdico. 2. Previne as DSTs.

3. Ausncia de efeitos secundrios graves ou contraindicaes.

Desvantagem
1. Podem surgir reaes alrgicas.

Mtodos Contracetivos De Barreira


Contraceo de Barreira Preservativo Feminino
Em que consiste?

O preservativo feminino tem a forma de um tubo feito base de silicone com um anel na extremidade. Deve ser introduzido na vagina antes da relao sexual.
Como atua? Depois da ejaculao, o preservativo retm o esperma, evitando que este penetre nas vias genitais. Nvel de eficcia Se usado corretamente, a eficcia razovel. Estima-se que possam ocorrer 10 gravidezes por cada ano em 100 mulheres.

Mtodos Contracetivos De Barreira


Contraceo de Barreira Preservativo Feminino
Algumas vantagens 1. Ausncia de efeitos secundrios ou contraindicaes graves. 2. No necessita de superviso mdica. Algumas desvantagens 1. De difcil aquisio em Portugal. 2. Pode interferir na relao sexual. 3. Apresenta uma taxa de eficcia relativamente baixa.

Mtodos Contracetivos De Barreira


Contraceo de Barreira Diafragma
Em que consiste? O diafragma um dispositivo de borracha com um aro flexvel que se introduz na vagina. Como atua? Quando corretamente introduzido, previne o contacto do esperma com o colo do tero, funcionando como meio de contraceo. Nvel de eficcia O diafragma oferece um nvel de eficcia relativamente alto, entre 15 gravidezes por ano em cada 100 mulheres.

Mtodos Contracetivos De Barreira


Contraceo de Barreira Diafragma
Algumas vantagens 1. No interfere com o ato sexual. 2. Sem efeitos secundrios significativos. Desvantagem 1. Dificuldade na utilizao. Possveis contraindicaes

1. Quando existem fstulas, laceraes ou anomalias vaginais.


2. Se se verifica alergia borracha. 3. Existe elevado risco de contrao de IST, nomeadamente por VIH. 4. Se existe uma incapacidade em manusear e utilizar corretamente este dispositivo.

Mtodos Contracetivos De Barreira


Contraceo de Barreira Espermicidas
Em que consistem? Como atuam? Os espermicidas so compostos por substncias que eliminam a mobilidade dos espermatozoides. Podem apresentar-se sob a forma de um creme, gel, espuma ou comprimidos vaginais. O espermicida deve ser introduzido na vagina at 1 hora antes da relao sexual.

Nvel de eficcia
A eficcia do espermicida limitada. A sua ao pode ser melhorada e potenciada se utilizado com outro mtodo contracetivo.

Mtodos Contracetivos De Barreira


Contraceo de Barreira Espermicidas
Algumas vantagens 1. So de fcil aplicao.

2. No necessitam de receita mdica.


3. um mtodo contracetivo facilmente controlado pela mulher. 4. Sem efeitos sistmicos ou secundrios graves. Algumas desvantagens 1. Ocasionalmente podem desencadear reaes alrgicas ou irritaes, quer no homem quer na mulher. 2. O grau de eficcia dos espermicidas como mtodo contracetivo baixo. 3. A sua utilizao pode interferir no ato sexual.

Mtodos Contracetivos Que Impedem A Nidao


Contraceo que impede a nidao Dispositivo Intra-Uterino
Em que consiste? O DIU um pequeno dispositivo de plstico revestido com fio de cobre que inserido no tero. A insero feita numa consulta mdica, podendo permanecer no tero durante vrios anos. Existem dispositivos intrauterinos com e sem hormonas. Como atua? O DIU impede a gravidez atravs da alterao das condies uterinas, funcionando tambm como uma barreira para os espermatozoides. Nvel de eficcia O nvel de eficcia do DIU muito elevado e aumenta com o tempo de utilizao. Situa-se entre 0,1 e 2 gravidezes por ano em cada 100 mulheres.

Mtodos Contracetivos Que Impedem A Nidao


Contraceo que impede a nidao Dispositivo Intra-Uterino
Em que situaes indicado o DIU? 1. Quando se pretende um mtodo contracetivo de longa durao, reversvel e que no interfira na relao sexual. 2. Se existe um relacionamento estvel e no h risco de relaes com outros parceiros. 3. Quando o casal tem um ou mais filhos ou acabou de ter. 4. Em mulheres que toleram alteraes na menstruao, nomeadamente fluxos menstruais mais abundantes e prolongados. 5. Quando se pretende uma rpida recuperao dos nveis de fertilidade. Algumas vantagens 1. Grau de eficcia elevado. 2. Mtodo reversvel e de longa durao.

Mtodos Contracetivos Que Impedem A Nidao


Contraceo que impede a nidao Dispositivo Intra-Uterino
Algumas desvantagens
1. No protege contra as IST.
2. A colocao do DIU tem de ser feita por um profissional de sade.

Possveis efeitos secundrios


1. Aumento do fluxo menstrual (para o caso dos DIU no hormonais).

2. Dor plvica.
3. Corrimento vaginal.

Algumas contraindicaes
1. Quando h suspeita de gravidez. 2. Quando existe alergia ao cobre. 3. No caso de mulheres que nunca tiveram filhos (nulparas).

Mtodos Contracetivos De Esterilizao


Contraceo de Esterilizao Vasectomia
Em que consiste? A vasectomia uma operao simples que consiste no corte (ou resseco) dos canais deferentes responsveis pela conduo dos espermatozoides que so expelidos durante a ejaculao. Nvel de eficcia

Trata-se de mtodo contracetivo de elevada eficcia, cerca de 0,5 de gravidezes por ano em cada 100 homens.

Mtodos Contracetivos De Esterilizao


Contraceo de Esterilizao Vasectomia
Algumas vantagens
1. No afeta o desempenho sexual do homem. 2. um mtodo contracetivo permanente. 3. Sem efeitos secundrios relevantes. Algumas desvantagens 1. No protege contra as IST. 2. um mtodo irreversvel.

Mtodos Contracetivos De Esterilizao


Contraceo de Esterilizao Laqueao Das Trompas
Em que consiste?
A laqueao de trompas um procedimento cirrgico que consiste na ocluso bilateral das trompas de Falpio, impedindo assim que os espermatozoides entrem em contacto com o ocito II. Nvel de eficcia O grau de eficcia muito elevado. Entre 0,5 a 1,8 gravidezes por ano em cada 100 mulheres.

Mtodos Contracetivos De Esterilizao


Contraceo de Esterilizao Laqueao Das Trompas
Algumas vantagens 1. Trata-se de um mtodo seguro e eficaz. 2. um mtodo contracetivo permanente. 3. No interfere com o ato sexual. 4. Sem efeitos secundrios relevantes. Algumas desvantagens 1. No protege contra as IST. 2. muito difcil e dispendioso reverter este mtodo. 3. Em algumas situaes raras h um risco mais elevado da ocorrncia de gravidez ectpica.

Contraceo de Emergncia
Contraceo de Emergncia Plula do Dia Seguinte
Em que consiste? Pode atuar de vrias formas para prevenir a gravidez, consoante a altura do ciclo menstrual em que tomada, mas nunca interrompe uma gravidez em curso. A plula de emergncia (tambm conhecida como plula do dia seguinte), deve ser tomada o mais cedo possvel e no mximo at 72 horas aps a relao sexual no protegida. Este tipo de mtodo pode: 1. inibir ou adiar a ovulao (a sada do ocito II do ovrio); 2. impedir a fecundao (o encontro do espermatozoide com o ocito II); 3. impedir a nidao (implantao do ovo na parede uterina). Nvel de eficcia De uma forma geral, a contraceo de emergncia (CE) menos eficaz que os mtodos contracetivos de uso regular, sendo este um motivo para no ser um mtodo de utilizao frequente. A CE pode prevenir 3 em cada 4 gravidezes e nica forma de evitar uma gravidez aps a relao sexual no protegida, reduzindo o recurso ao aborto.

Contraceo de Emergncia
Contraceo de Emergncia Plula do Dia Seguinte
Alguns efeitos secundrios da CE (contraceo de emergncia) 1. Nuseas 2. Vmitos

3. Hemorragia irregular
4. Tenso mamria, dores de cabea, cansao Factos importantes sobre a CE 1. No protege contra as IST.

2. No um mtodo contracetivo de uso regular.


3. No abortiva. 4. No afeta a fertilidade. 5. Pode ser adquirida gratuitamente nos centros de sade e hospitais. 6. Existem marcas de venda livre nas farmcias. 7. recomendvel que se procure aconselhamento mdico/tcnico antes ou aps a utilizao da CE.

Mtodos Contracetivos
Sites na Internet que podem ser consultados sobre mtodos contracetivos:
www.apf.pt

www.sexualityandu.ca

You might also like