You are on page 1of 56

Desenvolvimento Fetal

Desde a concepo ao nascimento


PEMC Mestre Maria Joo Guerra
2012/2013:

Desenvolvimento fetal - definio


Desenvolvimento Humano com as caractersticas especficas: Processo de vida normal e progressivo, no ventre da mulher para dar origem a um novo indivduo, de acordo com a idade aproximada e os estdios de crescimento e desenvolvimento, desde a concepo, atravs do desenvolvimento embrionrio e perodo fetal at ao nascimento.
CIPE, verso 1.0, 2006

Slide n2 Maria Joo

Reviso da anatomia

desenvolvimento fetal -sistema reprodutivo


Slide n3/ Maria Joo

Desenvolvimento fetal - perodos


Perodo pr-embrionrio: desde a fertilizao/fecundao at s 3 semanas de gestao; principal evento: ocorre a implantao do ovo Perodo embrionrio: desde a 4 semana at 8 semana. principal evento: diferenciao celular - ectoderma, mesoderma, endoderma. Perodo fetal: desde a 8 semana at ao nascimento. o limiar de viabilidade: 22-24 semanas

Slide n4/ Maria Joo

Fecundao
O desenvolvimento inicia-se com a fertilizao: processo pelo qual o gmeta masculino, o espermatozide, e o gmeta feminino, o ocito, unem-se para produzir um zigoto. A fecundao d-se na ampola da trompa uterina. Somente 1% dos espermatozides depositados na vagina penetram no colo do tero. Durante este perodo, o ovo passa por numerosas
divises mitticas (incio do crescimento) e forma um embrio que se ir implantar no endomtrio.

Slide n5/ Maria Joo

Fases do desenvolvimento embrionrio


Segmentao:o zigoto transforma-se em mrula e em blstula. Gastrulao:Forma-se a gstrula com trs folhetos embrionrios. Organognese: Formam-se os diferentes orgos e tecidos.
Segmentao: Mrula

total, todo o zigoto se divide, e igual - todas as clulas so do mesmo tamanho. Mrula: massa compacta com cerca de 32 clulas designadas por blastmeros.

Slide n6/ Maria Joo

Desenvolvimento embrionrio
-blastocisto Quando a mrula alcana o tero (4 dias aps a fertilizao) o fludo da cavidade uterina passa atravs da zona pelcida formando um espao preenchido com lquido, a cavidade blastocstica; Esse aumento de fluido separa o blastmero em duas partes: Trofoblasto: formar a parte embrionria da placenta Embrioblasto: dar origem ao embrio.

Slide n7/ Maria Joo

Desenvolvimento embrionrio
Segmentao: blastocisto

No interior forma-se uma cavidade, o blastocisto. A esfera que compe a blstula formada por blastmeros de dois tipos: - um grupo de 8 a 10 clulas permanecem no interior: o embrioblasto - as clulas restantes formam um epitlio cbico ao redor do blastocisto e do embrioblasto: o trofoblasto. As clulas do trofoblasto vo-se aplanando e a partir delas forma-se parte da placenta e do crion.
Slide n8/ Maria Joo

Desenvolvimento embrionrio

Blastocisto aderindo a parede endometrial (sexto dia)

Slide n9/ Maria Joo

Desenvolvimento embrionrio

Slide n10/ Maria Joo

Desenvolvimento embrionrio
- Incio da nidao-

6 dia: o trofoblasto est preso ao epitlio do endomtrio, pelo plo embrionrio do blastocisto, e ento prolifera-se e diferencia-se em citotrofoblasto (camada interna) e sinciciotroflobasto.
Slide n11/ Maria Joo

Desenvolvimento embrionrio
- Incio da nidao-

7 dia: O sinciciotroflobasto penetrou no epitlio endometrial. Aparece o hipoblasto (endoderma primitivo).


Slide n12/ Maria Joo

Nidao
Pelo 8 dia do desenvolvimento, o blastocisto est parcialmente imerso no estroma endometrial. Na rea sobre o embrioblasto, o trofoblasto j se diferenciou em 2 camadas: a) O citotrofoblasto camada interna de clulas mononucleadas b)O sinciciotrofoblasto zona multinucleada mais externa, sem limites celulares ntidos. A implantao comea entre o 5 a 8 dia aps a fertilizao e termina em torno do 9 ou 10 dia. Uma camada interna de membranas (mnio) forma-se em torno do 10 ao 12 dia, formando a bolsa amnitica.

Esta bolsa enche-se de lquido amnitico (um lquido transparente) e expandese para envolver o embrio em desenvolvimento, que flutua no seu interior.

Slide n13/ Maria Joo

Desenvolvimento embrionrio -8 dia - Nidao


O blastocisto est parcialmente incluido no estroma endometrial.
O trofoblasto diferencia-se
Numa capa externa: sinciciotrofoblasto

Uma capa interna: citotrofoblasto

Slide n14/ Maria Joo

Desenvolvimento embrionrio
-8 dia -

O embrioblasto diferencia-se em:

Uma capa de clulas cilindricas: Epiblasto Clulas cbicas: Hipoblasto

O interior do epiblasto aparece a cavidade amnitica. O estroma endometrial torna-se edematoso e vascularizado.

Slide n15/ Maria Joo

Desenvolvimento embrionrio
-9 e 10 dia -

Trmino da Implantao e Continuao do Desenvolvimento Modificaes no embrioblasto:


surgimento do disco embrionrio bilaminar: Epiblasto Hipoblasto (endoderma primitivo)

Primrdio da cavidade amnitica

Slide n16/ Maria Joo

Desenvolvimento embrionrio
-9 e 10 dia -

A membrana de Heuser juntamente com o hipoblasto formam a cavidade exocelmica ou saco vitelino primitivo.

A cavidade exocelmica logo se modifica formando o saco vitelino primitivo Mesoderma extra-embrionrio : tecido conjuntivo frouxo

Blastocisto com cerca de 9 dias, as lacunas comeam a aparecer: incio da comunicao uteroplacentria.
Slide n17/ Maria Joo

Desenvolvimento embrionrio
- 11 e 12 dia -

Sinciciotroflobasto fundiuse formando a rede de lacunas, constituindo os primrdios do espao interviloso da placenta.

Slide n18/ Maria Joo

Desenvolvimento embrionrio
- 14 dia -

O saco vitelino primitivo diminui de tamanho e forma-se o saco vitelino secundrio definitivo.

Slide n19/ Maria Joo

Desenvolvimento embrionrio -placa precordal-

Ocorre o desenvolvimento da placa precordal,que um espessamento situado no hipoblasto,indicando a futura regio cranial do embrio e o futuro stio da boca.

Slide n20/ Maria Joo

O perodo embrionrio/fetal
Na 3 semana do desenvolvimento forma-se o Disco germinativo Trilaminar.

O evento mais caracterstico a gastrulao, o processo que estabelece os 3 folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma. 8 semana: O perodo fetal O perodo embrionrio propriamente dito, ou perodo de organognese o perodo em que cada um dos 3 folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma) do origem a vrios tecidos e orgos especficos. No final deste perodo os principais orgos e sistemas j se estabeleceram.
Slide n21/ Maria Joo

Desenvolvimento embrionrio
Gastrulao
A gastrulao o processo de formao:

trs folhetos germinativos embrionrios ectoderme, mesoderme e endoderme Anexos embrionrios: corion, saco vitelino, mnios e alantoides (membrana extraembrionria que vai dar origem ao cordo umbilical)

Slide n22/ Maria Joo

Desenvolvimento embrionrio
- 3 semana Aparecimento da linha primitiva; Formao da notocorda; Diferenciao das trs camadas germinativas: ECTODERMA, ENDODERMA E MESODERMA O disco bilaminar transforma-se em disco trilaminar; o incio da morfognese (desenvolvimento da forma do corpo).
Slide n23/ Maria Joo

Desenvolvimento embrionrio
- 3 semana A linha primitiva aparece no incio da terceira semana como um espessamento na linha mdia do epiblasto embrionrio na extremidade caudal do disco embrionrio;

Slide n24/ Maria Joo

Embriognese

Slide n25/ Maria Joo

Embriognese
- N primitivo -

A extremidade ceflica da linha primitiva prolifera formando o n primitivo. Abaixo: vista dorsal de um embrio com 16 dias.

Slide n26/ Maria Joo

Embriognese
- Linha primitivaA linha primitiva alonga-se, pela adio de clulas a sua extremidade caudal, o processo notocordal alonga-se, e induz junto com o mesoderma adjacente a formao da placa neural.

Slide n27/ Maria Joo

Embriognese
- Processo notocordal Clulas mesenquimais migram cefalicamente do n e da fosseta primitiva, formando o processo notocordal; Processo adquire luz: CANAL NOTOCORDAL Processo notocordal cresce cefalicamente entre o ectoderma e o endoderma at alcanar a placa precordal.

Slide n28/ Maria Joo

Embriognese
- notocordaBasto celular que se forma pela transformao do processo notocordal: Define o eixo do embrio, dando-lhe rigidez; Serve de base para a formao do esqueleto axial (ossos e coluna vertebral); Indica o futuro local dos corpos vertebrais.

Slide n29/ Maria Joo

Embriognese
- alantide-

Surge no 16 dia; Incio da formao do sangue e desenvolvimento da bexiga urinria Permanece pequena (quando a placenta e o saco amnitico assumem as suas funes); Vasos sanguneos da alantide tornam-se artrias e na veia umbilical

Slide n30/ Maria Joo

Embriognese
- neurulao Forma placa neural e pregas neurais; Termina na 4 semana; Ectoderma acima da notocorda se espessa, forma placa neural; 18 dia: placa neural se invagina ao longo de seu eixo central, formando o SULCO NEURAL.

Slide n31/ Maria Joo

Embriognese
- neurulao No fim da terceira semana, as pregas neurais comeam a aproximar-se e a fundirem, convertendo a placa neural no tubo neural.

Slide n32/ Maria Joo

Embriognese
- somitosOs somitos so agregados compactos de clulas mesenquimais, de onde migram clulas que daro origem s vrtebras, costelas e musculatura axial.

O mesoderma de cada lado da notocorda se espessa para formar as colunas longitudinais do mesoderma paraxial. A diviso dessas colunas mesodrmicas paraxiais em pares de somitos comea cefalicamente, no final da terceira semana.

Slide n33/ Maria Joo

Embriognese
- Desenvolvimento do aparelho cardiovascular Ao final da terceira semana, o corao est representado por um par de tubos endocrdicos ligados aos vasos sanguneos do embrio e das membranas extra-embrionrias (saco vitelino, cordo umbilical e saco corinico), formando o sistema cardiovascular primitivo. Neste perodo, o sangue circula e o corao comea a bater no 21 ou 22 dia. O sistema cardiovascular o primeiro sistema de rgos a alcanar um estado funcional.
inicio do batimento cardiaco

Slide n34/ Maria Joo

Embriognese

Slide n35/ Maria Joo

Embriognese

Slide n36/ Maria Joo

Do desenvolvimento embrionrio ao nascimento


Semana 1 Fecundao Nidao (inicio do desenvolvimento embrionrio) Deteco da ausncia de menstruao Possibilidade de um teste de gravidez positivo Desenvolvimento do crebro e principais rgos Desenvolvimento do crebro e principais rgos Embrio com capacidade de se mover Movimentos dos braos, ps e cabea Formao dos ps e dedos; Desenvolvimento das caracteristicas faciais

1-3
4 5 1 Trimestre 6 7 8 9 - 11

12 - 14

Slide n37/ Maria Joo

Do desenvolvimento embrionrio ao nascimento


Semana 15 - 19 2 Trimestre 20 21 23 24-26 29 Formao de plos finos ao longo de todo o corpo Formao do escalpe do cabelo Feto vivel Formao dos pulmes Aparecimento da camada de gordura

Semana 30 - 31 3 Trimestre 32 33 40 Maturao dos rgos com aperfeioamento funcional Crescimento acentuado, em mdia com cerca de 3 quilogramas Capacidade de realizar movimentos de suco nos dedos

Slide n38/ Maria Joo

Do desenvolvimento embrionrio ao nascimento

Slide n39/ Maria Joo

Desenvolvimento Fetal
- 10 semana -

A flexo cervical de cerca de 15 Os genitais externos encontram-se j distintos em cada sexo. Aparecem as unhas nos dedos das mos. As plpebras encontram-se fundidas.

Slide n40/ Maria Joo

Desenvolvimento Fetal
- 10 semana -

Os intestinos regressam cavidade corporal, desde o cordo umbilical.

Secreta bilis. Estabelecem-se as ilhotas hematopoiticos no bao. O timo est infiltrado por clulas me linfoides Forma-se a primeira gema dentria permanente Os dentes deciduos encontram-se na primeira fase. A epiderme tem trs camadas.

Slide n41/ Maria Joo

Desenvolvimento Fetal
- 11 semana -

Secreta urina para o lquido amnitico. A musculatura do estmago comea a contrair-se Os linfocitos T emigram para a corrente sangunea.
Slide n42/ Maria Joo

Desenvolvimento Fetal
- 12 semana -

A cabea encontra-se na posio erecta. O pescoo est quase definido. O ouvido externo adopta a sua forma e deslocou-se quase totalmente para a sua posio definitiva na cabea.
O saco vitelino se encontra retrado. O feto deglute lquido amnitico. Pode responder a estimulao da pele.

Slide n43/ Maria Joo

Desenvolvimento Fetal
-12, 13 e 14 semana -

A partir da 12 semana abre e fecha a boca. Este movimento faz com que engula lquido amnitico que expulsa atravs da urina e em certas ocasies provoca soluos.

Slide n44/ Maria Joo

Desenvolvimento Fetal
-12, 13 e 14 semana -

Nesta etapa aparece o reflexo de suco e tambm iniciam-se os primeiros movimentos, a pesar de imperceptveis para a me.

Slide n45/ Maria Joo

Desenvolvimento Fetal
-12, 13 e 14 semana -

possvel distinguir o sexo do feto atravs de ecografa. possvel ouvir os batimentos cardacos a partir das 10 semanas utilizando um instrumento chamado Doppler.

Slide n46/ Maria Joo

Desenvolvimento Fetal
-12, 13 e 14 semana -

O corpo do feto comea a recobrir-se com uma camada fina de penugem designada por lanugo.

Slide n47/ Maria Joo

Desenvolvimento Fetal
-20 semana -

A bolsa de lquido amnitico mantm o feto protegido de agresses externas e permite que se movimente livremente. Esto formadas as sobrancelhas e o nariz, e o plo da cabea torna-se mais espesso.

A pele transparente. O cordo umbilical continua a crescer e a aumentar de forma a levar alimento suficiente do organismo materno para o feto.

Slide n48/ Maria Joo

Desenvolvimento Fetal
-20 semana -

Os lbios, que estavam at este momento estavam unidos s gengivas, separam-se destas. As pernas so muito mais compridas que os braos. O nmero de clulas nervosas o mesmo que tm os adultos. capaz de ouvir os ruidos prprios do organismo materno. Tambm comea a aperceber-se da luz atravs das membranas dos olhos que ainda se encontram encerrados, e reage quando a luz incide sobre o ventre materno.
Slide n49/ Maria Joo

Desenvolvimento Fetal
-25 semana -

O feto j pesa mais do que a placenta. o momento em que os seus reflexos se iniciam, por isso alm de dar pontaps e agarrar frequentemente inclusive o cordo umbilical, comea a sugar no dedo. O feto dorme e mantm-se desperto em intervalos regulares.

Slide n50/ Maria Joo

Desenvolvimento Fetal
-22 a 28 semana -

No final deste periodo encontram-se formadas as papilas gustativas. Assim, a partir deste momento e sempre que leva os dedos boca, capaz de distinguir o sabor doce do lquido amnitico e dos outros sabores que chegam atravs do que a me come. O intestino continua a encher-se de mecnio.

Slide n51/ Maria Joo

Desenvolvimento Fetal
-22 a 28 semana -

Durante este perodo crescem os alvolos pulmonares e o feto j realiza movimentos respiratrios com o diafragma. Os brnquios encontram-se ainda cheios de lquido amnitico.

Slide n52/ Maria Joo

Desenvolvimento Fetal
-28 semana -

Pela 28 semana abre os olhos, mas at depois do parto a sua viso no ser correta. O sentido da viso limita-se a distinguir as sombras da luz e a focar. Tambm no fim desta etapa e no inicio das prximas semanas o feto tem sensibilidade corporal e sente inclusive as carcias que se faz no ventre materno.

Slide n53/ Maria Joo

Desenvolvimento Fetal
-a partir da 32 semana-

Os pulmes esto formados por multiplos alvolos. A partir da 32 semana os alvolos, rodeados por uma rede de vasos sanguneos, esto prontos para comear a funcionar. Nesta fase inicia-se a produo de uma substncia oleosa denominada surfactante que lubrifica cada um dos alvolos impedindo que o pulmo se retraia depois de cada inspirao e colapse. Na ausncia de surfactante, o feto pode respirar, mas de forma imperfeita. Isto explica os problemas respiratrios dos grandes prematuros.

Slide n54/ Maria Joo

Desenvolvimento Fetal
-a partir da 37 semana-

As unhas cresceram j bastante e por vezes os recm-nascidos nascem j com arranhes na face. So cada vez mais frequentes os movimentos respiratrios, a pesar de no existir ar nos pulmes. Durante estas ltimas semanas as glndulas adrenais do feto produzem elevadas quantidades de glucocorticoides, hormonas encarregadas de ajudar ao bom funcionamento dos pulmes. Surfactante: Impede as Atelectasias pulmonares

Slide n55/ Maria Joo

Definies
MNIO- Membrana extraembrionria. CAVIDADE AMNITICA-Cmara protetora do embrio, recheada de liquido amnitico. SACO VITELINO- Anexo embrionrio gerado a partir do hipoblasto. No embrio humano, o saco vitelino no tem funo de reservatrio alimentar, mas possui tambm um papel valioso. nele que se inicia a formao dos vasos sanguneos e dos glbulos vermelhos do embrio. milagre da vida
Slide n56/ Maria Joo

You might also like