You are on page 1of 33

Indstria Siderrgica

MINRIO DE FERRO Finos Granulados Pelotas

SUCATA Ao Reciclado

INDSTRIA SIDERRGICA

PRODUTOS PRIMRIOS DE AO Chapas Barras Vergalhes Perfis

Produtos Manufaturados - Indstria Metal-Mecnica

Indstria Siderrgica

Indstria Siderrgica

Indstria Siderrgica

Indstria Siderrgica

Indstria Siderrgica

Para obter ao a partir do minrio de ferro preciso, em primeiro lugar, separar o ferro do oxignio, etapa esta chamada de reduo do minrio de ferro. Esta etapa feita quase sempre empregando-se o elemento qumico carbono, na forma de carvo ou coque, em altos fornos.
6

Indstria Siderrgica

Assim, obtm-se um produto intermedirio, o ferro gusa, que deve ser refinado para tornar-se ao. Uma vez obtido o ao lquido, este deve ser conformado por solidificao (lingotamento). A ltima etapa a de conformao mecnica (laminao), at a forma do produto encomendado pelo cliente.

Indstria Siderrgica
Os produtos siderrgicos podem ser inicialmente classificados em trs grandes famlias em funo da composio qumica: 1. Ferros liga so ligas de ferro com outros metais ou metalides, exceto o carbono, quase sempre produzidas em fornos eltricos, que se destinam principalmente a servir de adio em outros processos sidererrgicos como fundio e aciaria. Ex: Ferro-mangans (Fe-Mn), ferro-cromo (Fe-Cr), ferro-silcio (Fe-Si).
8

Indstria Siderrgica
2. Ferros fundidos comuns so ligas ferro-carbono com teor de carbono variando entre 2,04 e 6,7% , contendo pequenas porcentagens de outros elementos, denominados residuais, como Mn, Si, P e S. Tem baixa resistncia ao choque, trao e deformao. So utilizados na fabricao de bases e suportes de mquinas, engrenagens pesadas, lingoteiras, carcaas de mancais, cilindros de trabalho de laminadores a quente, etc.
9

Indstria Siderrgica
3. Aos constituem a mais utilizada famlia dos produtos siderrgicos. Sua ampla gama de aplicaes devida sua mobilidade, elevada resistncia mecnica, homogeneidade, ductilidade, maleabilidade, tenaciadade, usinabilidade, soldabilidade, pela possibilidade de alterar suas propriedades por tratamentos trmicos, mecnicos e qumicos, e principalmente, por seu relativo baixo custo.

10

A ABNT subdivide o ao em trs grupos: a) Ao-carbono So aos que no contm elementos de liga alm dos teores residuais admissveis para cada tipo e nos quais os teores de Si e Mn no ultrapassam 0,60% e 1,65%, respectivamente. Divide-se ainda em: a) Baixo carbono: %C < 0,30; b) Mdio - carbono: 0,30 %C 0,50 ; c) Alto carbono: %C > 0,50.

11

b) de alta resistncia e baixa liga (ARBL): ao com teor de carbono 0,25%, teor total de liga < 2,0% e limite de escoamento 300MPa. tambm uma liga de Fe e C, mas contendo adies moderadas de um ou mais elementos de liga como nibio, titnio, vandio, etc. utilizado quando se requer elevada resistncia e conformabilidade, superiores s que podem ser atendidas com ao-carbono.

12

c) Ao ligado ou ao-liga: ao que contm elementos de liga adicionados intencionalmente com a finalidade de conferir-lhe propriedades desejadas. So ligas de Fe e C contendo outros elementos, em teores maiores que os residuais do ao-carbono e ARBL. So as ligas ternrias (Fe-C-Ni), quaternrias (Fe-CNi-Cr), entre outros, que tem a finalidade de tornar o ao mais resistente ao desgaste, ao calor, inoxidvel, com elevada dureza e resistncia mecnica.

13

Os produtos siderrgicos tambm pode ser classificados quanto ao acabamento.


Os produtos siderrgicos so denominados semiacabados , ou intermedirios, em virtude de praticamente no existir aplicao direta para os mesmos, salvo posterior processamento por laminao, extruso, etc. A ABNT em sua norma NBR 6215 de 1986 classifica os produtos semi-acabados de conformidade com a rea da seo transversal e sua forma, como a seguir.
14

a) BLOCO um produto semi-acabado cuja seo superior a 22.500 mm2 e com relao entre a altura e espessura igual ou menor que 2; as arestas so arredondadas.
b) TARUGO ou palanquilha um produto semiacabado cuja seo transversal menor ou igual a 22.500 mm2. c) Placa um produto semi-acabado com seo transversal retangular, com espessura maior que 80 mm e relao largura e espessura maior que 4.
15

Os produtos acabados da laminao podem ser do tipo plano e no plano. Entende-se por produto laminado plano ou simplesmente produto plano aquele cuja forma da seo transversal retangular, sendo que a largura do produto vrias vezes maior do que a espessura. Produtos no-planos, pelo contrrio, tem sua seo transversal diferente da forma retangular, formas em geral complexas e variadas. o caso de perfis tais como H, I, U, trilhos e outros.
16

Os principais produtos planos so obtidos por laminao a quente ou a frio, e podem ser subclassificados em:

Bobinas produto plano laminado com largura mnima de 500 mm e enrolado na forma cilndrica; Chapa produto plano de espessura mnima de 0,38 mm e largura mnima de 500 mm; Fita - produto plano laminado com espessura igual ou inferior a 1,27 mm e com largura igual ou inferior a 32 mm fornecido na forma de rolo;
17

Que produtos so esses?

18

Que produtos so esses?

19

O objetivo final da industria siderrgica obteno de produtos a base de ao. Mas, o que ao?

20

Voc sabia que o completamente reciclvel?

ao

um

material

Pois , a sucata de ao, que voc deve conhecer como ferro-velho, matria-prima para a siderurgia, que refunde e purifica o ao usado, obtendo produtos de mesma qualidade que aqueles obtidos a partir de ferro virgem. OBS: Segundo a ABNT, o ao uma liga ferrosa passivel de deformao plstica, em geral com teor de carbono entre 0,008 e 2%, podendo conter elementos de liga adicionados intencionalmente e elementos residuais;
21

Introduo

22

Introduo
Na natureza o ferro encontra-se combinado com o oxignio na forma de xidos, formando minerais. Os dois tipos de xidos de ferro encontrados em minerais na natureza so: hematita, limonita e magnetita.

Voc sabia que o Brasil tem grandes reservas de minrio de ferro de alta qualidade? Pois , elas existem principalmente em Minas Gerais e no Par, e fazem do Brasil um dos maiores produtores e exportadores mundiais.
23

Metalurgia do Ferro

Amostra de hematita vermelha, Fe2O3, usada como corante (ocre). Abundante no Brasil

Fotografia de cristais de magnetita, Fe3O4, sobre clorita. A magnetita o minrio com o maior teor de ferro.

24

Metalurgia do Ferro

Amostra de limonita ou ferro pardo, Fe2O3.nH2O.

Siderita, FeCO3, minrio abundante no Brasil.

25

Metalurgia do Ferro

26

Metalurgia do Ferro
As maiores jazidas de ferro do mundo localizamse na Austrlia, Brasil, Estados Unidos, Rssia, Frana e Inglaterra. No Brasil as maiores jazidas encontram-se em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Par, Amap e Bahia.

O principal minrio encontrado no Brasil a hematita com 50 a 70 % de Ferro (8% das reservas mundiais) de boa qualidade devido aos baixos ndices de fsforo e enxofre.

27

Metalurgia do Ferro
Tipos de minrio de ferro do quadriltero ferrfero:

ITABIRITO: consitui a grande massa dos minrios de Minas Gerais . O seu teor varia de 30 a 53% de Fe, de modo que se pode ter um quartzito contendo minrio de ferro;
HEMATITA COMPACTA: corresponde a minrio de teor elevado, superior a 66%. Em geral, encontra-se nas cristas das montanhas, pela sua maior resistncia eroso; HEMATITA BRANDA: Sua origem a desintegrao da hematita compcta, pela exposio aos fatores atmosfricos; CANGA: resulta da limonitizao parcial e aglomerao de pedaos de hematita e itabirito;

ROLADO: o minrio fragmentado que se acumula nos taludes das montanhas de minrio de ferro.

28

Metalurgia do Ferro
Como j sabemos, os metais possuem, de um modo geral alta tendncia a doar eltrons. Assim, eles frenquentemente so encontrados em seus minrios com nmero de oxidao positivo, e para que se possa obter o metal a partir do minrio, necessrio que ele sofra uma REDUO.

29

Metalurgia do Ferro
Perceba que se trata exatamente do contrrio da corroso, um processo natural que tende a oxidar os metais.

De maneira geral podemos esquematizar a metalurgia como:

30

Reviso
Com relao aos aos:

( ) Uma liga ferrosa passivel de deformao plstica, em geral com teor de carbono variando entre 0,008 e 2%, podendo conter elementos de liga. ( ) ligas de ferro e carbono com teor de carbono inferior a 2% em peso.
( ) ligas de ferro com pequenos teores de carbono, podendo conter ainda outros elementos adicionados propositadamente para alterar as propriedades dos aos. ( ( ) ) todas as alternativas anteriores. nenhuma das anteriores.
31

Reviso
Qual a relao correta?

32

Reviso
Qual a relao correta?

33

You might also like