You are on page 1of 9

Evoluo da Administrao Pblica no Brasil (aps 1930): reformas Administrativas.

Professor Almerindo Souza

almerindo.economista@gmail.com

(ESAF/ANA/Analista) Sobre o tema administrao pblica gerencial, correto afirmar: a) o consumerism e o public service oriented so vises completamente antagnicas da administrao pblica gerencial. b) no Brasil, a adoo do gerencialismo na administrao pblica visa efetiva implantao de um modelo burocrtico weberiano, objetivo que nenhuma reforma administrativa logrou alcanar. c) a primeira experincia de administrao pblica gerencial, em nosso pas, remonta ao sculo passado, sendo seu marco a criao do DASP, por Getlio Vargas, em 1936. d) Tal como originalmente promulgada, em outubro de1988, a Constituio Federal contemplava todos os preceitos do gerencialismo, no necessitando, para tanto, sofrer qualquer alterao posterior. e) uma das principais crticas que se faz ao consumerism decorre do fato de o modelo no identificar, adequadamente, quem so os seus clientes, j que o conceito de consumidor no equivale ao de cidado.

(ESAF/ANA/Analista) Considerando o marco terico adotado pelo Plano Diretor para a Reforma do Aparelho do Estado, correto afirmar: a) com a expanso da administrao indireta, o momento iniciado pela Constituio de 1988 indica um processo de descentralizao administrativa. b) ao Ncleo Estratgico do Estado cabe desenvolver as atividades em que o poder de Estado, ou seja, o poder de legislar e tributar, exercido. c) a forma de administrao burocrtica completamente indesejada, sendo sua aplicao proibida, qualquer que seja a circunstncia. d) por tentar superar a rigidez burocrtica, a reforma iniciada pelo Decreto-Lei n. 200/1967 se constitui em um primeiro momento da administrao pblica gerencial em nosso pas. e) os conceitos de publicizao e privatizao se equivalem, podendo ser adotados de maneira indistinta.

(ESAF/ANA/Analista) A administrao pblica no Brasil evolui-se por meio de trs modelos bsicos: a administrao pblica patrimonialista, a burocrtica e a gerencial.Assim, pode-se afirmar que a reforma do aparelho do Estado que adotou o modelo de administrao gerencial foi orientada predominantemente: I. pelos valores da efi cincia e qualidade na prestao dos servios pblicos. II. pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizaes. III. pelo rompimento com todos os princpios da administrao pblica burocrtica. Marque a opo correta. a) As afirmativas I e III esto corretas. b) As afirmativas II e III esto corretas. c) As afirmativas I e II esto corretas. d) Somente a afirmativa I est correta. e) Somente a afirmativa III est correta.

(ESAF/DNIT/Analista) O Modelo de Excelncia da Gesto (MEG) da Fundao Nacional de Qualidade est alicerado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critrios e requisitos inerentes Excelncia em Gesto. Os Fundamentos da Excelncia expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que so encontrados em organizaes lderes de Classe Mundial. Alm disso, o MEG utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contnua, segundo o ciclo: a) Gesto da Qualidade. b) PDCA (Plan, Do, Check, Action). c) Curva de Aprendizagem. d) Desenvolvimento Organizacional (DO). e) PDCL (Plan, Do, Check, Learn).

(ESAF/SFC/AFC) Julgue as sentenas abaixo. A crise do modelo burocrtico weberiano est associada I. s limitaes intrnsecas do modelo no sentido de promover a integrao dos objetivos organizacionais e individuais, conforme demonstrado pelos fundadores da sociologia organizacional. II. ao esgotamento das condies econmicas que permitiram a emergncia do welfare state, a partir de eventos sinalizadores tais como a quebra do padro ouro do dlar e a flutuao da libra. III. emergncia de abordagens do campo do neoinstitucionalismo econmico, entre as quais a teoria da escolha pblica, que denuncia o carter de inconfiabilidade e ineficincia da burocracia pblica relativamente ao mercado. IV. ao fortalecimento dos canais de representao de interesses do sistema poltico institucional. V. revitalizao da sociedade civil no sentido de buscar autoprover-se de determinados bens pblicos de forma relativamente autnoma. Esto corretos apenas os itens a) I, II e III b) I, III e IV c) II, III e V d) II, IV e V e) III, IV e V

(ESAF/SFC/AFC) Julgue as sentenas a respeito do paradigma ps-burocrtico, da administrao pblica gerencial e da nova administrao pblica. I. O ideal do movimento da nova administrao pblica nos anos 60 era a superao da burocracia no sentido do resgate da racionalidade substantiva dos sistemas administrativos. II. O termo ps-burocrtico est mais associado relativa perda de poder das organizaes pblicas contemporneas que s emergentes novas formas organizacionais discrepantes do tipo ideal weberiano. III. A abordagem do new public management mais um recurso estruturador da discusso sobre as transformaes ocorridas na gesto pblica nas duas ltimas dcadas que um paradigma prescritivo de reforma do estado. IV. A administrao pblica gerencial busca diferenciar-se da burocrtica no sentido de que se proclama orientada para resultados, focada no cidado, flexvel e aberta ao controle social. V. A implementao da administrao pblica gerencial, conforme proposta pelo Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, requer prvia implementao da administrao burocrtica e completa eliminao da administrao patrimonial. Esto corretos apenas os itens a) I, II e II b) I, III e IV c) I, IV e V d) II, III e V e) III, IV e V

(ESAF/SFC/AFC) Os processos de reformas administrativas nos pases anglo-saxes enfatizam: a) promoo do controle social e da permeabilidade das organizaes pblicas aos seus segmentos beneficirios. b) promoo da qualidade dos servios pblicos, reduo da excluso social e combate corrupo. c) promoo de parcerias com a sociedade civil organizada para formulao e implementao de polticas ativas de desenvolvimento. d) reduo da despesa pblica, revitalizao das instituies poltico-democrticas e defesa de direitos civis e humanitrios. e) aplicao de tecnologias emergentes de comunicaes e informao nos servios pblicos e programas abrangentes de reforma dos poderes Legislativo e Judicirio.

(ESAF/SFC/AFC) Julgue as sentenas a respeito da evoluo da Administrao Pblica no Brasil. I. A descontinuidade poltica, a hipertrofia, o desvirtuamento de funes modernizadoras e a nfase nos aspectos formais so fatores que contriburam para a baixa sustentabilidade das reformas administrativas daspeanas. II. A progressiva incorporao das estruturas paralelas ao corpo da burocracia governamental e a incidncia de empreguismo so fatores que contriburam para a baixa sustentabilidade das transformaes administrativas no governo JK. III. A exausto do modelo de planejamento governamental centralizado e o insulamento de estruturas da administrao indireta so fatores disfuncionais das reformas administrativas do regime militar entre 1964 e 1995. IV. O progressivo engessamento burocrtico a partir da excessiva padronizao de regras que regulam a gesto pblica uma conseqncia da Constituio de 1988. V. A proliferao das agncias executivas um fator de sucesso da reforma gerencial de 1995. A quantidade de itens corretos igual a a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

You might also like