You are on page 1of 15

Centro de Formao Profissional do Seixal EFA NS - Tcnico Instalador de Sistemas Solares Trmicos

rea de Competncia: Pneumtica e Hidrulica Cdigo: 4559

Formador: Jos Carpinteiro

Tema: Rede de Ar Comprimido

Trabalho de grupo realizado por: Andr Silva, n 5 Carlos Castanheira, n 7 Fernando Chaira, n 10

28/07/2013

Introduo..... 3

Redes de Ar Comprimido....... 4

Concluso..... 13

Bibliografia.... 14

No mbito do mdulo de HP (Hidrulica e Pneumtica), administrado pelo Formador Jos Carpinteiro, coube-nos a tarefa de realizar um trabalho cujo tema : Redes de Ar Comprimido. Para alm de outros usos, o ar comprimido est cada vez mais presente no dia-a-dia de todos os processos industriais.

Com uma vasta variedade de produtos e ferramentas pneumticas, com tecnologia cada vez mais avanada impossvel imaginar uma indstria que no o utilize.
uma energia limpa, facilmente transportvel, os equipamentos so relativamente leves e compactos, no tem risco de choque eltrico e no gera resduos.

Contudo tambm muito comum a pouca ateno que se presta a este tipo de energia.
A ideia de que o ar gratuito, est ainda muito enraizada nas mentes empresariais. O ar grtis, porm, o ar comprimido caro devido s perdas motivadas por pequenas fugas de ar e acoplamentos com folga que, quando contabilizado, atingem elevados custos.

As principais utilidades dos reservatrios so as de armazenar o ar comprimido produzido, garantindo assim uma reserva em caso de alguma emergncia no sistema. Para alm destas funes serve para de eliminar as oscilaes de presso e manter uma presso equilibrada na rede de distribuidora.

Os mesmos podem ser verticais (mais comuns para grandes capacidades) ou horizontais (mais comuns para pequenas capacidades). Em alguns casos possuem internamente um sistema que ajuda a separar e remover eventuais condensados que ainda possam estar presentes na linha de ar comprimido.
Nenhum reservatrio deve trabalhar com uma presso acima da presso mxima de trabalho permitida, exceto quando a vlvula de segurana estiver em dbito. Nesta contexto, a presso no deve ser excedida em mais de 6% do seu valor. Os reservatrios devem ser instalados de modo que todos os drenos, conexes e aberturas de inspeo sejam facilmente acessveis.

Em nenhuma circunstncia, o reservatrio deve ser enterrado ou instalado em local de difcil acesso. Se possvel, deve ser instalado fora da casa dos compressores para facilitar a condensao do leo e da umidade contidos no ar comprimido. De igual modo, deve possuir um dreno, preferencialmente automtico, no ponto mais baixo para fazer a remoo deste condensado acumulado em cada 8 horas de trabalho. Os reservatrios so dotados ainda de vlvulas de segurana, manmetro, e so submetidos a uma prova de presso hidrosttica, antes da utilizao.

Rede Distribuio A rede de distribuio de ar comprimido envolve todas as tubulaes provenientes do reservatrio, passando pelo secador e que, ligadas, orientam o ar comprimido at os pontos individuais de utilizao. A rede possui duas funes bsicas: 1 - Comunicar a fonte produtora com os equipamentos consumidores; 2 - Funcionar como um reservatrio para atender s exigncias locais. Um sistema de distribuio modelarmente executado deve ostentar os seguintes requisitos:

- Reduzida queda de presso entre o compressor e as partes de consumo, a fim de preservar a presso dentro de limites tolerveis em conformidade com as exigncias das aplicaes; - No apresentar fuga de ar, pois caso contrrio existir perda de potncia; - Apresentar grande capacidade de realizar separao de condensado.

Ao ser efetuado o projeto e a instalao de uma planta de distribuio, necessrio ponderar sobre certos preceitos. O no cumprimento de certas bases contraproducente e aumenta notavelmente a necessidade de manuteno.
Cada mquina, cada dispositivo requer quantidades adequadas de ar, que fornecida pelo compressor, atravs da rede distribuidora.

O dimetro da tubagem deve ser escolhido de maneira que, mesmo com um consumo de ar crescente, a queda de presso, do reservatrio at o equipamento no ultrapasse 0,1 bar, uma queda maior de presso prejudica a rentabilidade do sistema e diminui consideravelmente a sua capacidade. A escolha do dimetro da tubagem no executada atravs de quaisquer frmulas intuitivas ou para aproveitar tubos, mas sim considerando o volume corrente (vazo), comprimento da rede, queda de presso admissvel, presso de trabalho nmero de pontos de estrangulamento na rede.
6

Na distribuio do ar comprimido deve-se estar atento a possveis fugas de ar na rede, para que no haja perdas de presso e elevao nos custos. Layout Visando uma melhor resultado na distribuio do ar, deve ser construdo em desenho isomtrico ou escala, permitindo a obteno do comprimento das tubulaes nos diversos espaos. O layout apresenta a rede principal de distribuio, as suas ramificaes e todos os pontos de consumo, incluindo futuras aplicaes, qual a presso destes pontos, e a posio das vlvulas de fechamento, moduladoras, ligaes, curvaturas, separadores de condensado, etc.

Atravs do layout, pode-se definir o menor percurso da tubulao, minimizando perdas de carga e proporcionando, dessa forma, a melhor rentabilidade possvel.
Para determinar-se o melhor traado da tubulao necessrio conhecer a localizao dos principais pontos de consumo, assim como os pontos isolados. O tipo de rede a ser aplicado (aberta ou fechada) deve ser analisado. Em alguns casos pode ser adequado um circuito fechado em anel. Em outras situaes podem exigir uma combinao de anis e linhas diretas ou ainda somente uma linha direta pode ser suficiente.

A grande vantagem do circuito fechado que se ocorrer um grande consumo inesperado de ar em qualquer linha, o ar pode ser fornecido em duas direes, diminuindo a queda de presso.
Rede de Distribuio em Anel Fechado

Rede de distribuio com tubagens derivadas do anel

Rede de distribuio com tubagens derivadas das transversais

Rede de distribuio em circuito fechado: Partindo da tubagem principal, so instaladas as ligaes em derivao. Quando o consumo de ar muito grande, consegue-se, mediante esse tipo de montagem, uma manuteno de presso uniforme. O ar flui em ambas as direes.

Rede de distribuio em circuito aberto: As tubulaes, em especial nas redes em circuito aberto, devem ser montadas com um declive de 1% a 2%, na direo do fluxo. Por causa da formao de gua condensada, fundamental, em tubagens horizontais, instalar os ramais de tomadas de ar na parte superior do tubo principal.
8

Dessa forma, evita-se que a gua condensada que eventualmente esteja na tubagem principal possa chegar s tomadas de ar atravs dos ramais. Para intercetar e drenar a gua condensada devem ser instaladas derivaes com drenos na parte inferior na tubulao principal.

Vlvulas
As vlvulas de fecho tm bastante relevncia na rede de distribuio para possibilitar a diviso desta em sees, nomeadamente em casos de redes de grande dimenso, fazendo com que as sees fiquem isoladas para que seja possvel fazer qualquer substituio, manuteno ou inspeo sem que seja necessrio parar a produo. As vlvulas mais utilizadas, at 2 polegadas, so do tipo de esfera (diafragma) e, acima de 2 polegadas, so utilizadas as vlvulas tipo gaveta.

Ligaes Relativamente ligao das tubulaes, podem fazer-se em forma de rosca, solda, flange ou acoplamento rpido, devendo as mesmas ostentar a mais perfeita estanquidade. Entre as mesmas, as ligaes roscadas continuam a ser as mais usadas, devido facilidade de montagem e desmontagem. Para evitar fugas atravs das roscas deve utilizar-se fita Teflon, devido aos possveis defeitos na confeo das roscas. A ligao efetuada atravs de solda oferece menor possibilidade de fugas de ar, todavia, carece de certos cuidados, tais com, uniformizar o mais possvel o cordo da solda e retirar as escamas de xido do interior do tubo. De modo geral, a utilizao de ligaes roscadas faz-se at dimetros de 3 polegadas. Para valores superiores, geralmente aconselha-se ligaes soldadas. Para instalaes de maior grau de confiana, normalmente recomenda-se o uso de ligaes flangeadas e soldadas. Para instalaes provisrias, o ideal o acoplamento rpido. Na desmontagem no existem perdas de tubo e no h necessidade de fazer cortes para a remoo. Curvas No que diz respeito s curvas da tubulao, para alm de se dever evitar a colocao de cotovelos de 90, devem ser efetuadas no maior raio possvel, para assim evitar perdas em excesso devido turbulncia. A curva mnima deve possuir na curvatura interior um raio mnimo de duas vezes o dimetro externo do tubo.

R. Mn. 2

10

Inclinao Para auxiliar a recolha da condensao e das impurezas devido formao de xido, transportando-as para um ponto mais baixo, onde acabam por ser eliminadas para a atmosfera, atravs do dreno, as tubulaes devem ter uma certa inclinao no sentido do fluxo interior, pois, enquanto a temperatura de tubulao for maior que a temperatura de sada do ar aps os secadores, este sair praticamente seco. Se a temperatura da tubulao baixar, haver, ainda que excecionalmente, precipitao de gua. O valor desta inclinao de 0,5 a 2% em funo do comprimento reto da tubulao onde for executada. Os drenos, situados nos stios mais baixos, devem ser preferencialmente automticos. No caso de a rede ser relativamente grande, aconselha-se a colocao de mais de um dreno, separados aproximadamente 20 a 30m um do outro. Material usado nas redes Rede principal: Cobre, tubo de ao preto, ao-liga, lato, tubo de ao zincado (galvanizado), material sinttico. Tubagens secundrias: Tubulaes base de borracha (mangueiras) somente devem ser usadas onde for requerida uma certa flexibilidade e onde, devido a um esforo mecnico mais elevado, no possam ser usadas tubulaes de material sinttico.

11

Hoje, as tubulaes base de polietileno e poliamida so mais frequentemente usadas em mquinas, pois permitem instalaes rpidas e so ainda de baixo custo. Unies para tubagem: Os diversos tipos de conexes podem ser utilizados para tubos metlicos, de borracha ou materiais sintticos, desde que respeitadas as restries e recomendaes de aplicao dos fabricantes. Unies para tubagens principais, Flange Unies roscadas para tubos com costura (galvanizados) Unio para tubos flexveis e unio para tubos rgidos de polietileno ou poliamida (sem costura e unio rpida)

12

Face ao trabalho que nos foi proposto, realizmos todas as pesquisas de informao possvel no sentido de apresentarmos um trabalho merecedor de uma leitura agradvel e esclarecedora. Com a elaborao deste trabalho, ficmos a conhecer melhor e mais pormenorizadamente a composio e instalao das Redes de Ar Comprimido, materiais a aplicar para a sua conceo, bem como as precaues a tomar durante a sua utilizao.

13

Sites: http://pt.scribd.com/doc/17193848/Redes-distribuicao-arcomprimido http://pt.scribd.com/doc/62019973/38/Producao-e-Distribuicao-doAr-Comprimido http://www.ebah.pt/content/ABAAAA6AgAA/dimensionamentoredes-ar-comprimido http://www.voltimum.pt/news/752/cm/sistemas-de-ar-comprimido--medidas-para-aumentar-a-eficiencia-energetica.html http://www.hightech-airer.pt/rede_de_ar.html http://elearning.iefp.pt/pluginfile.php/49360/mod_resource/content/0/ CD-Rom/Estudo/Pneumatica_e_Hidraulica_Nivel_III/J__Rede_de_Distribui__o_de_Ar_Comprimido/frame_2.htm http://pt.scribd.com/doc/106154192/Tubulacoes-para-sistema-de-arcomprimidonoticias.r7.com Local de Pesquisa: Internet.

14

You might also like