You are on page 1of 14

APS, ERP e MPS

GRUPO: ANDR SANTOS CYNTHIA C. MOTA JOO M. A. PEREIRA MONICA T. DE LIMA TIAGO DE CARVALHO

PROF DOUTORANDO IMRIO VIERIA

Enterprise Resource Planning

DEFINIO
So sistemas de informao que integram todos os dados e processos de uma organizao em um nico sistema.

OU TAMBM...
So uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automao e armazenamento de todas as informaes de negcios.

A integrao pode ser vista sob 2 perspectivas:

FUNCIONAL: finanas, contabilidade, recursos humanos, fabricao, marketing, vendas, compras, etc. SISTMICA: processamento de transaes, sistemas de informaes gerenciais, sistemas de apoio a deciso, etc.

HISTRICO
DCADA DE 50: MAINFRAMES Rodavam os primeiros sistemas de controles de estoque.
DCADA DE 70: MRP - planejamento das requisies de materiais, conjunto de sistemas.

DCADA DE 80: COMPUTADORES Mais baratos que os mainframes. Transformando-se em MRP II Controlava tambm mo-de-obra e maquinrio. Agregou-se ao ERP novos sistemas, tambm conhecidos como mdulos do pacote de gesto. As reas contempladas seriam as de finanas, compras e vendas e recursos humanos, entre outras.

DCADA DE 90 Nomenclatura ERP ganharia muita fora na dcada de 90, entre outras razes pela evoluo das redes de comunicao entre computadores e a disseminao da arquitetura cliente/servidor microcomputadores ligados a servidores, com preos mais competitivos e no mais mainframes.

IMPORTNCIA DO ERP
Maior confiabilidade dos dados, agora monitorados em tempo real, e a diminuio do retrabalho. Algo que conseguido com o auxlio e o comprometimento dos funcionrios, responsveis por fazer a atualizao sistemtica dos dados que alimentam toda a cadeia de mdulos do ERP e que, em ltima instncia, fazem com que a empresa possa interagir.

CONSEQUNCIA
Ao desfazer a complexidade do acompanhamento de todo o processo de produo, venda e faturamento, a empresa tem mais subsdios para: Se planejar Diminuir gastos. Repensar a cadeia de produo.

VANTAGENS DO ERP
Eliminar o uso de interfaces manuais; Otimizar o fluxo da informao e a qualidade da mesma dentro da organizao (eficincia); Otimizar o processo de tomada de deciso; Eliminar a redundncia de atividades; Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado;; Reduzir as incertezas do Lead time Incorporao de melhores prticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa; Reduzir o tempo dos processos gerenciais; Reduo de estoque;

DESVANTAGENS D ERP
A utilizao do ERP por si s no torna uma empresa verdadeiramente integrada; Altos custos que muitas vezes no comprovam a relao custo/benefcio; Dependncia do fornecedor do pacote; Adoo de melhores prticas aumenta o grau de imitao e padronizao entre as empresas de um segmento;

Torna os mdulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informaes do mdulo anterior, por exemplo. Logo, as informaes tm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informaes so em tempo real, ocasionando maior trabalho; Aumento da carga de trabalho dos servidores da empresa e extrema dependncia dos mesmos;

FATORES CRTICOS DE SUCESSO


Envolvimento do Usurio Apoio da direo Definio clara de necessidades Planejamento adequado Expectativas realistas Marcos intermedirios Equipe competente Comprometimento Viso e objetivos claros Equipe dedicada Infraestrutura adequada Constante qualificao da equipe usuria

You might also like