You are on page 1of 54

Biofsica da viso: PTICA

Fabiane Ribeiro Frota Hilda C. M. Capuchinho Renata Costa Guedes


Graduandas no Curso Superior de Medicina Veterinria IFNMG- Campus Salinas

Ns no somos simplesmente passivos s impresses que nos estimulam, mas ns as observamos.


Hermann von Helmholtz.

A viso um dos cincos sentidos os quais, atravs de rgos sensoriais, permitem aos organismos vivos perceberem o ambiente em que esto inseridos. Atravs dos olhos e da luz os seres vivos so capazes de formar imagens que sero interpretadas pelo crebro.

Finalidades: Caa; Defesa; Orientao; Reproduo.

Globo Ocular: As diversas estruturas do olho servem para: Manter a forma e movimentar o globo ocular; Conduzir a luz at os fotossensores; Focalizar a imagem dos objetos sobre fotorreceptores; Nutrir, lubrificar e proteger o olho; Conduzir as informaes visuais para o SNC; Processar as informaes centrais.

A parede anterior do olho formada por uma mucosa a conjuntiva e pela crnea. A crnea transparente e tem forma de cpula. A parede das demais regies do olho formada por trs membranas:
Escreltica membrana rgida que serve para dar forma ao globo ocular Coride nutre a retina e reduz a reflexo da luz no interior do globo ocular. Retina membrana onde esto os fotorreceptores (deteco da luz).

Todas as imagens e luz atravessam a crnea, o humor aquoso, a pupila, cristalino e o humor vtreo.

Todos devem estar transparentes para que a luz (imagem) possa chegar at a retina, que sero encaminhadas para o crebro atravs do nervo ptico.

A luz deve atingir a retina para percebermos as imagens.

Em uma situao normal, as imagens se formam sobre a retina. Cada olho recebe e transmite uma imagem, havendo posteriormente a fuso das imagens em uma s. Para que a imagem seja enxergada corretamente ela deve ser formada na retina, nem antes, nem depois.

Novos experimentos exploram a contnua transio de ftons agindo como partculas e como ondas.

Quando a luz incide sobre um objeto esse corpo refletir ou absorver partes do comprimento de onda. O que vemos, ento, como sendo as cores do objeto so diferentes comprimentos de ondas de luz refletidas por ele. A sensao de forma, cor e movimento dos objetos que percebemos no dependem apenas das propriedades da luz mas de uma soma de complexos processos fisiolgicos e psicolgicos.

A luz refletida no lpis atravessa a crnea e o cristalino . Ambos formam um sistema de lentes convergentes que focalizam a luz exatamente sobre a retina onde esto os fotorreceptores (cones e bastonetes). Essas clulas convertem a luz em impulsos eltricos e funcionam como se fossem transdutores de energia.

Os impulsos nervosos chegam ao crebro pelo nervo ptico. Quando as informaes nervosas chegam s reas associativas do crtex visual as imagens formadas na retina ganham significados e ocorrendo a percepo visual, tal como a conhecemos.

As radiaes eletromagnticas possuem comprimento de onda entre 370 e 740 nm. Nesta faixa esto as cores que so percebidas pelo olho humano

Velocidade
A luz no tem a mesma velocidade em todos os meios em que viaja. No vcuo, ela se move a uma velocidade de quase 300.000 Km/s. Mas ao penetrar noutro meio qualquer, sua velocidade diminui. Nos meios fsicos reais, a velocidade da luz depende no somente da natureza do meio, mas tambm da frequncia da onda luminosa.

Polarizao
Em geral, temos uma onda luminosa com campos eltricos e magnticos apontando em todas as direes, sempre perpendiculares direo de propagao. Com o uso de filtros possvel selecionar as direes que nos interessam, permitindo obter luz polarizada, ou seja, luz com vibraes eletromagnticas numa nica direo.

Difrao A difrao da luz observada quando um feixe de luz atravessa uma abertura estreita e ilumina uma rea maior do que a prpria abertura. A luz chega a lugares onde deveria ser sombra, mostrando que a onda contorna o obstculo. Refrao Quando a luz se propaga de um meio a outro, dizemos que esta se refratou. H mudana de velocidade da luz. Ao se refratar, o feixe de luz muda sua direo.

Reflexo Quando a luz que incide sobre uma superfcie retorna ao meio de onde veio.

Mudam o trajeto dos raios pela refrao.


Convergente e divergente. A imagem formada pelas lentes pode ser real ou virtual. Convergente: lentes de bordas finas Divergente : lentes de bordas grossas

Quando um feixe de raios paralelos ao eixo principal, incide sobre uma lente convergente, emerge convergindo os raios de luz para um ponto denominado foco real. Hipermetropia, Mquina fotogrfica antiga e cristalino.

Biconvexa Plano-convexa

Cncavo-convexa

So corpos transparentes, limitados por duas superfcies refratoras. Fornecem sempre uma imagem virtual, direita e menor. Miopia e Olhos mgicos.

Bicncava Plano- cncava Convexo- cncava

Cristalino
O cristalino uma lente convergente. Converge os raios at o alvo, que a retina, para que haja a formao de imagens.

Acomodao visual.
Ponto Remoto, o ponto mais distante que se enxerga. Ponto prximo, ponto de tenso mxima dos msculos ciliares.
A:crnea ; B:cristalino

Miopia
Eixo ocular muito comprido. Crnea tem uma curvatura exagerado. Alta vergncia.

Hipermetropia
O eixo ocular mais curto que o normal. Baixa vergncia

As corujas conseguem enxergar um rato a aproximadamente 80 metros de distncia em situao de total penumbra; Alm de enxergar muito bem, elas chegam a virar a cabea em at 180 para ver o que acontece ao redor e ter uma viso de conjunto.

A guia tem dois centros de viso em cada olho, alm de uma percepo de cores maior que a do ser humano, ou seja, ela pode olhar para frente e para o cho ao mesmo tempo.

Os gatos possuem cavidades oculares maiores em relao ao tamanho de seu crnio do que a maioria dos outros mamferos; Em situaes de pouca luz, a pupila pode se expandir para cobrir praticamente a ris inteira;

A retina pode distinguir as cores azul e amarelo-verde, mas tm uma sensibilidade limitada ao vermelho. Gatos possuem melhor viso noturna devido ao tamanho maior do cristalino e da retina, alm do maior nmero de clulas sensitivas na retina

Os ces so daltnicos pois tem dificuldade em distinguir a cor verde da cor vermelha; So mopes, s conseguem ver detalhes com at 6m de distncia por terem uma pupila grande, enquanto um humano consegue ver a 22m de distncia;

Teste sobre a viso do co:


Segure o co sobre um gramado bem verde e jogue uma bolinha azul e uma vermelha. Solte-o somente quando as bolinhas estiverem a pelo menos uns 10 metros de distncia provavelmente, o co optar por seguir a bola azul que muito mais visvel para ele, as vermelhas podem ser usadas para estimular o olfato.

Camaro Mantis (Odontodactylus scyllarus)


Tem o sistema de viso mais complexo de que se tem notcia. Os indivduos da espcie so capazes de enxergar 12 cores o homem v em apenas trs; convertam luz polarizada linearmente em luz polarizada circularmente e vice e versa; Machos usam o sinal tridimensional para cortejar a fmea

Spia ou Choco (Sepia officinalis)


podem ver informaes visuais em ngulos de luz polarizada intensa; pesquisadores sabiam que as spias, juntamente com seus primos cefalpodes como o polvo e a lula, podiam ver a luz polarizada, mas no tnhamos ideia que elas podiam ver to bem.

Co cego usa mesmo sistema que morcegos para sobreviver


Nome: Rowan: Espcie: Co Raa: sptiz alemo Idade: 1 ano. Nasceu sem os olhos (doena gentica) Utiliza da ecolocalizao,(tcnica usada por morcegos), para sobreviver. Usa o latido e depois escuta seu eco para saber para onde deve ir assim como fazem os morcegos. Tutora reparou que o comportamento do co mudou quando ele comeou as escutar o barulho das folhas das rvores que caiam no cho. Aos poucos, passou a se localizar melhor usando tambm os latidos. A dona diz que ele um animal normal e vive feliz.

Projeto Magoo Vdeo

You might also like