You are on page 1of 13

CSN Arcos

Esta apresentao tem como objetivo mostrar como a

poluio do ar afeta diretamente nosso meio ambiente e nossa vida.

Bruno Zica

De uma maneira muito simples, podemos definir ar como o que ns respiramos, mas na verdade, o ar muito mais que isso. Para a maioria dos seres vivos, o que mais importa no ar o oxignio (que o gs por eles retirados do ar), porm, o ar ainda composto por nitrognio, hidrognio, hlio e outras substncias.

A poluio atmosfrica qualquer alterao da composio qumica do ar, seja pela variao importante na proporo dos seus constituintes ou pela presena de substncias estranhas, que possa prejudicar a sade, provocar perturbaes nos seres vivos e no meio ambiente. Ao alterar a composio natural do ar, os seres vivos so afetados e, consequentemente, suas vidas so postas em xeque.

Mquinas vapor necessitavam de carvo e lenha para

esquentar gua e fabricar vapor. > CO2 na atmosfera. Automveis: novamente a queima de matria orgnica a responsvel pela poluio. O crescimento do nmero de automveis tem como consequncia nveis cada vez maiores de poluio. Aumento da densidade populacional: quanto mais gente trabalhando em fbricas, utilizando meios de transporte movidos a combusto (dentre uma infinidade de outras coisas) num mesmo lugar, maior a emisso de CO2 naquela rea.

Desde o incio da Revoluo Industrial, em 1751, cerca de 271 bilhes de toneladas de carbono foram jogadas na atmosfera. Nos ltimos 50 anos, somente os Estados Unidos emitiram em torno de 186 bilhes de toneladas do poluentes.

Acidificao da atmosfera e chuvas cidas Escurecimento Global Destilao Global Efeito Estufa Reduo da Camada de oznio

E eu com isso? VOC TEM TUDO A VER COM ISSO

A poluio atmosfrica afeta sua respirao e, consequentemente, todo o funcionamento do seu organismo. O escurecimento global causa a reduo da visibilidade e luminosidade. O efeito estufa esquenta a Terra. O buraco na Camada de Oznio pode causar doenas por conta dos raios ultravioleta. A chuva cida destri plantaes, monumentos e polui rios e lagos. A destilao global o transporte de partculas poluentes de produtos qumicos evaporadas para outros locais mais frios causando mais aquecimento.

E eu com isso? VOC TEM TUDO A VER COM ISSO

Localizao adequada das indstrias, ou seja, afastamento de

zonas residenciais; Controle das emisses dos meios de transportes; Incentivo aplicao de tecnologias menos poluentes (combustveis sustentveis, Metr...); Incentivo utilizao e melhoria dos sistemas de transportes coletivos; Instalao de equipamentos mais eficazes na reteno de poluentes; Controle de queimadas florestais e da destruio do meio ambiente; Reduo do uso de meios de energia no renovveis. ENTO!!! VOC TEM TUDO A VER COM ISSO

Todo e qualquer tipo de consumo produz, de alguma forma, um tipo ou mais de poluio. Claro, queremos continuar andando de carro, queremos vestir roupas que nos faam sentir bem e, sempre que possvel, ir ao cinema e comer pipoca. Mas uma atitude individual menos pautada em excessos e mais sintonizada em necessidades reais seria bastante bem-vinda. A Terra ficaria grata. Eternamente grata.

O lao essencial que nos une que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais. John Kennedy

You might also like