You are on page 1of 20

As preposies do Kipe: um estudo sobre a ecologia das relaes espaciais

Davi B. Albuquerque (UnB)

A famlia lingstica Karir classificada como filiada ao tronco lingstico Macro-J (Rodrigues, 1986, 1999); Composta por quatro variedades: Kipe, ou Kirir; Dzubuku; Sabuj; Kamur, ou Pedra Branca.

O Kipe, que ser objeto do presente estudo, foi documentado pelo jesuta italiano Luis Vincencio Mamiani, que publicou um catecismo bilnge e uma gramtica, respectivamente em 1698 e 1699 (Mamiani, 1877, 1942).

Segundo o ISA (2000, p. 535), o grupo tnico Karir sobrevive at hoje, dispersos em trs povos diferentes, somando cerca de 4000 ndios, divididos entre Kirir, Kariri-Xok e XukuruKariri, localizados nos estados de Alagoas e Cear, todos falantes de portugus. Os dados lingsticos analisados, assim como os exemplos, so retirados das duas obras mencionadas: o catecismo e a gramtica de Mamiani (1877, 1942), juntamente com a reviso deste material realizada por Adam (1897) e Azevedo (1965), e um vocabulrio organizado por Rodrigues (1942).

A ecolingustica definida por Couto (2007a) como o estudo das relaes entre lngua e meio ambiente. A definio tradicional dos estudos de ecologia lingustica iniciada por Haugen (1972, p.325) semelhante: o estudo das interaes entre qualquer lngua e seu ambiente. Mhlhusler (2003, p.2), alm de utilizar a definio de Haugen, afirma que a ecolingustica considera a lngua no apenas como um sistema de fatores internos, mas tambm fatores ambientais mais amplos.

O ambiente, ou meio ambiente, levado em conta pela ecolingustica o equivalente do conceito biolgico de meio ambiente (MA); Couto afirma que para a lingstica o todo formado pela populao (P) e as inter-relaes ou linguagem (L) entre seus membros com o territrio (T) (Couto 2007b, p. 82); Os trs elementos: a populao (P), a linguagem (L) e o territrio (T), formam o todo conhecido como Ecossistema Fundamental da Lngua (EFL).

O EFL pode ser analisado em trs ecossistemas menores com seus respectivos meio ambientes; A totalidade dos indivduos que formam P, juntamente com suas interaes reais e potenciais, constitui o MA Social da Lngua; A totalidade constitui o Ecossistema Social da Lngua. O crebro/mente dos membros de P constitui o Ecossistema Mental da Lngua, no seio do qual as conexes neurais constituem o MA Mental da Lngua; Finalmente, podemos considerar L em relao ao MA Natural, fsico, que fica no interior do Ecossistema Natural da Lngua. Tudo na dinmica da lngua tem a ver com esses trs ecossistemas e respectivos MA.

A ecologia das relaes espaciais consiste em um estudo especfico da ecolingustica que trata de investigar as relaes entre lngua e a categorizao de espao. Como uma lngua especfica faz a categorizao de conceitos espaciais e quais destes so mais importantes para esta lngua so os pontos principais a serem investigados. Antes de apresentar a proposta de anlise da ecologia das relaes espaciais do Kipe, comentarei brevemente sobre dois procedimentos usados: o esquema elaborado para as preposies de Pottier (1962, 1969) modelo tridimensional de Couto (2007b).

Esquema unidimensional de Pottier (adaptado) Ref. a at antes sob de desde depois sobre e mais

Esquema tridimensional de adaptado de Couto (2007b)

Entendo aqui preposio como uma categoria gramatical que tipologicamente no flexionada e que se originam de nomes ou verbos; As preposies Kipe so flexionadas como ser apresentado posteriormente; Preposies possuem uma semntica que denota relaes bsicas entre elementos, as relaes bsicas so: localidade, temporalidade, causalidade e modalidade (Zelinsky-Wibblet, 1993, p.5).

O Kipe uma lngua com sintaxe ergativa e ordem VOS (Rodrigues, 1999; Larsen, 1984). As preposies Kipe podem ser divididas primeiramente em um conjunto que sofre flexo de pessoa obrigatoriamente, e outro conjunto que apresenta flexo somente em contextos especficos, conforme j havia sido observado por Azevedo (1965, p. 75). Os dois critrios principais para se classificar as formas aqui analisadas como preposio so: a flexo de pessoa que se limita as classes de nome, verbo e preposio; a posio e a ordem que a categoria preposio possui em Kipe diferente das demais (S= sujeito; V= verbo; O= objeto; C= complemento):

moe [si-pa] [kadzo] [hi=a=di] C V O S logo 3-matar vaca 1=ERG=FUT Logo eu matarei a vaca.

[wi-ki] [Peo] [mo s-ea Paulo] V S C ir-PERF Pedro em 3-casa Paulo Pedro foi casa de Paulo.
[pa-ki] [Paulo] [no iho] [mo d-ea] V O V matar-PERF ERGndio em3C-casa. O ndio matou Paulo em sua casa.

Ref. (a) so (de) bo (at)x (desde) x (antes) ta, depois woboho kodo (sob)yem, (sobre) adam bendo (e) dehe (mais)mh

do eme so tup hi=dioho-de de rogar a Deus 1=por-PL Roga a Deus por ns. te-ki Jesu bo akie mo ada vir-PERF de cu a terra Veio Jesus Cristo do cu terra.

i-a mo kusa 3-morrer em cruz 2pl-por Morreu na cruz por vs.

e-bo

ma-one i-nate mo queimar-PRG 3-trabalhar em Esto ardendo constantemente no fogo.


bihe no NUM quando em tup Deus mo yebedzu gua.benta

i-su 3-fogo

bukeke-do-de ai bo i-keke-te limpar-EGR-PL alma de 3-sujeira-NOM

di-buge-te 3C-mal-NOM Somente quando batizar-se com a gua benta que se limpam as almas de todas as sujeiras dos pecados.

bue kune s-iu ta mau INTG 3-comer antes de

bo

s-ido tup? 3-receber Deus mau comer antes de ser recebido por Deus? ...no i-a ta bo i-a Jesu Christo ...ERG 3-morrer antes por 3-morrer Morreram antes de Jesus Cristo morrer. i-woboho-idz s-ido tup 3-depois-INT 3-receber Deus Logo depois de ter sido recebido por Deus.

si-ne adam i-dzene 3-olhar para.baixo 3-por.medo ware. padre Olhar para o cho por medo do padre.

...samepre ro i-buge-te ku-to-a ...por.culpa este 3-mal-NOM 1pl-av-PL Por culpa destes pecados dos nossos avs. me-ho kibae di-uu mo bendo juntar-ITC todos 3C-filhos em monte

Olivete ibo s-ibae mo akie i-peheho-a 3-subir em cu 3-em.presena-PL


Juntou todos seus discpulos no monte Olivete e subiu ao cu na presena deles.

Consideraes finais
As caractersticas fundamentais da lngua Kipe que foram adquiridas pela influncia dos diferentes MAs foram: possuir referencial/ditico que sempre exterior ao falante para marcar as categorias gramaticais, como a preposio; as relaes gramaticais, como sujeito, objeto; relaes semnticas, como localidade, movimento, modalidade; o falante/sujeito possui um grau menor de controle e participao dos processos lingusticos; o participante no se inclui, nem assume alto grau de controle, em estruturas lingsticas que prototipicamente o fazem.

You might also like