You are on page 1of 9

Teoria Behaviorista ou Comportamentalista

Prof Ana Lana

BEHAVIORISMO: PRESSUPOSTOS TERICOS

O comportamento resulta de um processo de APRENDIZAGEM. Todo comportamento pode ser condicionado, por meio do controle e manipulao das variveis ambientais. O comportamento compreende apenas as reaes observadas de forma direta.

TEORIA S-R: Watson

Estuda o comportamento, entendido como reao observvel diretamente e explicvel como RESPOSTA do organismo a modificaes ambientais ou a ESTMULOS. S = ESTMULO = modificaes de aspectos do meio. R = RESPOSTA = modificaes de aspectos do comportamento.

TEORIA S-R: Watson


O Behaviorismo objetiva, por meio da manipulao dos estmulos ambientais,planejar e formar seres humanos. Dai-me uma dzia de crianas sadias, bem formadas e um ambiente de acordo com minhas especificaes e garanto que poderei tomar qualquer uma ao acaso e trein-la para que se torne qualquer tipo de especialista mdico, advogado, artista, comerciante, executivo, mendigo, ou mesmo um ladro, independente de suas inclinaes, tendncias, talentos, habilidades, vocaes e da raa de seus ancestrais (Watson).

CONEXIONISMO: Thorndike

A aprendizagem comportamental a formao de conexes entre estmulos e respostas ou a modificao de conexes j formadas. Lei do exerccio: a conexo tanto mais forte, quanto mais frequentemente exercitada. Lei do efeito: a conexo entre S-R reforada diante de resultados agradveis e enfraquecida diante de resultados desagradveis.

CONDICIONAMENTO RESPONDENTE OU REFLEXOLGICO: Pavlov

O comportamento respondente abrange todas as respostas que dependem do sistema nervoso autnomo. SI RI SI + SN RI SN (SC) RC A RC passvel de extino.

CONDICIONAMENTO OPERANTE: Skinner

O comportamento operante no automtico, nem h um estmulo especfico com o qual se possa relacion-lo. No condicionamento operante, a resposta do organismo produz uma modificao comportamental que tem efeitos sobre ele. A essa modificao denomina-se REFORO. REFORO um fator que aumenta a possibilidade de uma resposta ocorrer em determinada situao.

PROCESSO DE CONDICIONAMENTO OPERANTE (Skinner)

1.
2.

3.

4.

Controle do estado de privao. Controle da contiguidade temporal entre a resposta e o reforo. Introduo de reforo (positivo ou negativo) e, em alguns casos, punio. Controle do processo de extino do comportamento condicionado.

MECANISMOS DE CONDICIONAMENTO OPERANTE (Skinner)

REFORO POSITIVO: estmulo que aumenta a incidncia da resposta, quando apresentado simultaneamente a ela. REFORO NEGATIVO: estmulo que aumenta a incidncia da resposta, quando eliminado simultaneamente a ela. PUNIO: consiste na apresentao de estmulo aversivo ou na retirada de um estmulo positivo aps a emisso de uma resposta inadequada. A punio elimina a resposta, mas no ensina como agir.

You might also like