You are on page 1of 43

Patologia de Fundaes (superficiais e profundas)

FUNDAES I

INTRODUO

As fundaes esto interligadas com a histria do homem h muitos anos, desde as construes em pedras da pr-histria. Estas por serem pesadas, em geral cediam ou chegavam a runas. Entre as causas das patologias pode-se citar a ausncia nas investigaes geotcnicas, falta de anlise e projeto, m execuo, cargas depois da concluso da estrutura e degradao. O diagnstico do problema essencial para determinar a soluo adequada, pois por se tratar de trabalhos minuciosos necessrio oramentos e viabilidade do servio.

FUNDAES SUPERFICIAIS

Fundaes rasas ou diretas so aquelas onde predominantemente a carga transmitida da construo para

o solo se d pela base da fundao.


Diante do tema proposto no trabalho, sero analisadas as causas mais frequentes de patologias em uma fundao.

FUNDAES SUPERFICIAIS * AS PRINCIPAIS CAUSAS DE SINISTROS

Trs causas predominam : elas representam, por si s, perto de dois teros de todas as desordens registradas.
Cerca de um sinistro em cada quatro causado por aterros insuficientemente assentes, quer se trate de aterros recentes ou mal compactados, quer o assentamento tenha sido acelerado por uma presena sazonal ou acidental de gua.

As presenas de gua no apresentam consequncias catastrficas somente para os aterros : muitos terrenos, e em particular os terrenos argilosos, vem as suas caractersticas profundamente modificadas pela gua, que provoca ainda um sinistro em cada cinco.

FUNDAES SUPERFICIAIS
* AS PRINCIPAIS CAUSAS DE SINISTROS

Um por cinco, igualmente a proporo das desordens imputveis s fundaes heterogneas, quer o terreno no apresente as mesmas caractersticas em todo o volume afetado, quer as fundaes tenham sido realizadas a nveis diferentes, sem precaues especiais, quer tenham sido utilizados diversos tipos de fundao, sob uma mesma obra, ainda ento sem precaues especiais (no de excluir, com efeito, poder-se recorrer a diversos tipos de fundao diferentes para suportar diversas partes de um mesmo edifcio).

FUNDAES SUPERFICIAIS Ao lado destas trs causas predominantes, outras encontramse frequentemente. A edificao de um novo edifcio provoca, frequentemente, perturbaes nas construes adjacentes e mais que um sinistro em cada dez pode ser atribudo ao assentamento provocado pela nova obra. Se o terreno de fundao muito compressvel, numerosas desordens (10% do total) so devidas ao fato de que a construo incapaz de poder, quer seja resistir, quer seja adaptar-se, sem danos, aos assentamentos diferenciais que da resultam.

FUNDAES SUPERFICIAIS

Num caso em cada dez, as fundaes foram levadas a uma profundidade insuficiente, o que as torna sensveis ao do gelo ou ao desenterramento pelas guas (sem contar com os exemplos, menos raros que se possa pensar, em que estas fundaes pararam sobre a terra vegetal). Enfim, um sinistro em cada doze, devido ao fato de se ter construdo sobre solo instvel, quer se trate de galerias de minas ou de pedreiras no consolidadas, quer seja a inclinao do terreno a provocar um escorregamento do conjunto.

Trincas tpicas de patologias devido a fundaes

Fissuras em estruturas so, normalmente, de fcil observao. Pode-se entender o que est acontecendo com uma estrutura apenas analisando as caractersticas de suas fissuras, o que representa o primeiro passo (ou indcio) para solucionar o problema. Abaixo observa-se algumas figuras que demonstram fissuras tpicas de recalques devido fundao, mas, no se pode fazer apenas a anlise fruto da observao das fissuras, deve-se ir em busca de mais informaes antes de se ter a soluo para o problema encontrado.

Fundao continua, apoiada em solo heterogneo que cada extremidade da mesma possui recalques com valores diferentes.

Em casos em que se tm carregamentos desbalanceados, em uma fundao continua. O solo e a fundao so exigidos com componentes de foras diferentes. A carga que um lado da fundao est transmitindo ao solo ser superior ao outro lado, logo, teremos recalques com valores diferentes e novamente um recalque diferencial um recalque diferencial acentuado.

De uma forma geral, pode-se analisar alguns casos de solos heterogneos e as influncias destes nas estruturas. A baixo foram relacionadas algumas figuras que exemplificam algumas anomalias, pelas quais ser demonstrada uma estrutura qualquer e uma fundao superficial apoiada sobre um solo heterogneo. Com estas figuras finais, conclui-se que, antes de mencionar se alguma trinca de responsabilidade da fundao, deve-se analis-la por completo e buscar dados que julgamos importantes para a soluo daquela patologia.

Comportamento da estrutura quando sofre recalques. Sendo apoiado em solo heterogneo.

Patologias devido a solo heterogneo. As extremidades sofreram recalque maior que o centro, tendncia da estrutura de se romper.

Patologias devido a solo heterogneo. Tendncia da estrutura se romper, pois o solo abaixo das extremidades possui maior resistncia que ao centro da estrutura.

FUNDAES PROFUNDAS

As patologias mais comuns em problemas que ocorrem na execuo de fundaes profundas (Schnaid et al., 2005) so: Erros de localizao, por exemplo, implantao de estacas fora dos locais definidos em projeto, o que pode causar solicitaes no previstas em vigas de equilibro ou nos macios de encabeamento;
Patologias devido a desvios de execuo; por exemplo, o desvio das estacas devido a presena de blocos de rocha slidos ou outro tipo de obstrues. Tambm podem ser includos os erros provocados por distraes ou negligncia durante o incio da execuo dos elementos;

FUNDAES PROFUNDAS Erros na geometria dos elementos a executar, os mais comuns so os erros nos dimetros das estacas, principalmente onde h reduo do dimetro em relao ao projeto, o que pode diminuir a resistncia da estrutura; As alteraes efetuadas sem indicao no projeto, como substituio dos elementos projetados por outros equivalentes, devido a ausncia de meios para a sua execuo; por exemplo, estacas cravadas a uma cota menos profunda devido a obstrues, substituio de estacas pr-moldadas por duas estacas de dimetro inferior, sem qualquer tipo de clculo, provocando alteraes no centro de gravidade das peas e distribuio de cargas diferentes das previstas em projeto;

FUNDAES PROFUNDAS

Problemas relacionados com a inclinao final dos elementos executados serem diferentes da inclinao indicada em projeto devido a dificuldades construtivas ou erros, que podem provocar uma distribuio de cargas diferente do projetado e, consequentemente, instabilidade na estrutura;

Problemas na ligao entre as estacas e o macio de encabeamento; uma das principais causas dos problemas na ligao tm a ver com a falta de limpeza das cabeas das estacas antes da betonagem, o que pode originar deformaes durante o carregamento da estrutura;

FUNDAES PROFUNDAS Problemas na ligao entre seces de elementos diferentes ou a amarrao entre eles; tem de ser respeitadas as normas e utilizar o bom senso na ligao entre elementos estruturais diferentes e execuo de emendas; Erros devido a defeitos de posicionamento das armaduras dos elementos estruturais que provoca uma m transmisso das cargas; Caractersticas do beto utilizado inadequadas como, por exemplo, a utilizao de beto com uma resistncia inferior a especificada no projeto. Esta patologia mais tpica das estacas moldadas (Henderson et al., 2002).

PROBLEMAS EM ESTACAS CRAVADAS

As estacas cravadas so inseridas no terreno com recurso a equipamento mecnico; este tipo de estacas so fabricadas com antecedncia e transportadas depois para a obra. Guerra et al. (2006) as estacas cravadas so executadas em solos que apresentam uma camada de fraca resistncia sobrepostas s camadas resistentes; o comprimento das estacas cravadas podem atingir os 50 metros, sendo que no devem ser aplicadas a solos de seixo grosso. Atravs de este processo podem ser criadas plataformas estveis de forma a minimizar os assentamentos diferenciais. As estacas funcionam atravs de atrito lateral e/ou resistncia de ponta.

ESTACAS CRAVADAS

ESTACAS CRAVADAS

o excesso de energia de cravao provoca graves danos estruturais nas estacas.

ESTACAS DE MADEIRAS
Guerra et al. (2006) refere no seu trabalho que as estacas de madeira so utilizadas em terrenos permanentemente secos ou midos, visto que as estacas em madeira no suportam variaes de umidade. As estacas so cravadas recorrendo a equipamento esttico ou dinmico, atravs de um impulso provocado por um peso que atua na cabea da estaca. As estacas recebem na extremidade inferior uma ponteira de ao que serve para proteo da cabea da estaca e facilitar a penetrao no solo; na extremidade superior colocado um anel de ao para a proteger das pancadas aplicadas pelo martelo. O material utilizado para as estacas a madeira dura, rolia, porm descascada. O dimetro utilizado varia entre os 18 e 35 cm, sendo que o comprimento varia entre 5 a 8 metros.

ESTACAS DE MADEIRAS

ESTACAS PR-MOLDADAS As estacas pr-moldadas podem ser de beto armado vibrado ou centrifugado; so betonadas em formas verticais ou horizontais, devendo ser utilizado o beto da classe adequada e o tempo de cura necessrios para que estas tenham uma resistncia de acordo com os esforos decorrentes do transporte, manuseamento e instalao, bem como a resistncia aos esforos de cravao e aos ambientes agressivos. Segundo Schnaid et al. (2005) os problemas mais comuns em estacas pr-moldadas so: Estacas cravadas com beto de baixa resistncia ou mistura inadequada das quantidades dos inertes e cimento pode provocar fissuras ou at mesmo a ruptura da estaca como mostram as seguintes figuras:

ESTACAS PR-MOLDADAS

Danos em estacas moldadas devido a utilizao de beto de baixa resistncia (Schnaid et al., 2005). Danos durante o manuseamento das estacas, carga e descarga, colocao no equipamento de cravao.

ESTACAS PR-MOLDADAS
Danos durante o manuseamento das estacas, carga e descarga, colocao no equipamento de cravao, entre outros, pode provocar fissuras e por em causa a sua utilizao.

ESTACAS MOLDADAS

Guerra et al. (2006) as estacas moldadas in situ so executadas com recurso a equipamentos que abrem buracos no solo e onde colocado armadura para depois decorrer a betonagem, sendo as paredes do furo a cofragem da estaca. Dependendo das caractersticas do terreno pode-se executar estacas com dimetros entre 450 mm e os 2600 mm, por rotao com ou sem utilizao de lamas betonticas ou polmeros, entubadas ou no com tubos metlicos. Segundo Schnaid et al. (2005) as principais patologias relacionadas com as estacas moldadas so:

ESTACAS MOLDADAS
A principal patologia das estacas moldadas tem a ver com a sua integridade (Figura 3.12); quando este tipo de problemas no detectado pode pr em causa o bom funcionamento das fundaes. A betonagem deste tipo de estacas deve ser executada em compatibilidade com os processos construtivos e materiais utilizados acompanhados de uma fiscalizao rigorosa para garantir a qualidade da estaca;

ESTACAS MOLDADAS

AES PS CONCLUSO DAS FUNDAES Algumas patologias que surgem nos casos em que as fundaes da estrutura j esto executadas e funcionando de forma correta mas, por causa de eventos ps-concluso, estas passam a ter problemas no desempenho das suas funes pondo em causa a estabilidade da estrutura. Alguns destes eventos podem ser previstos durante a fase de concepo do projeto podendo ser adotadas medidas preventivas, outros so imprevisveis e acabam por ser designados como acidentes. As patologias mais comuns neste tipo de casos podem ser separadas em trs grupos (Schnaid et al., 2005): *Alteraes no carregamento da estrutura; *Movimentos do solo devido a aes externas; *Vibraes e choques.

ALTERAES NO CARREGAMENTO DA ESTRUTURA

Alteraes significativas no carregamento de uma estrutura podem levar ao surgimento de problemas nas fundaes causando instabilidade na estrutura; este tipo de problemas tem como origem nas alteraes das funes para a qual a tem como origem nas alteraes das funes para a qual a estrutura foi projetada inicialmente ou modificaes no previstas em projeto.

ALTERAES DAS FUNES DA ESTRUTURA Quando so feitas alteraes no uso de uma estrutura as solicitaes tambm so alteradas; esta alterao pode representar um incremento significativo nas cargas que so suportadas pelas fundaes e causar problemas que podem levar ao surgimento de patologias (Schnaid et al., 2005). Este tipo de situao tpica de prdios comerciais e industriais onde surgem alteraes das funes que tinham sido projetadas inicialmente ou pelo incremento de novas instalaes para desenvolvimento de outras atividades que provocam um aumento das cargas nas fundaes. A colocao de equipamentos e materiais pesados sobre uma estrutura tambm provoca o aumento das cargas sobre as fundaes, todas estas situaes pe em causa o bom funcionamento das fundaes e, consequentemente, a estabilidade da estrutura.

ALTERAES DAS FUNES DA ESTRUTURA

MOVIMENTOS DO SOLO DEVIDO A ACES EXTERNAS

Muitos problemas surgem devido s movimentaes do solo devido a fatores externos que causam alteraes no comportamento do solo sobre o qual esto assentes as nossas fundaes. Deslocamentos do solo esto, geralmente, associados a atividades da construo como, por exemplo, escavaes, exploses, rebaixamento do nvel fretico, trfego pesado, demolies, implantao de fundaes profundas, compactao de solos, etc.

ALTERAES NO USO DOS TERRENOS VIZINHOS

Schnaid et al. (2005) define dois tipos de patologias relacionadas com o uso dos terrenos vizinhos: Construo de uma nova estrutura sem que haja o cuidado de criar uma junta de separao entre a nova estrutura e a j existente. Outra situao do gnero a construo ou ampliao das obras sem que haja uma junta de separao entre elas, estas situaes so muito comuns e podem provocar srios danos nas estruturas (Figura 4.2).

ALTERAES NO USO DOS TERRENOS VIZINHOS

Problemas causados pela construo de novas estruturas sem junta de separao (Schnaid, 2006).

EXECUO DE GRANDES ESCAVAES PRXIMO CONSTRUO

A execuo de escavaes provoca movimentos no solo alterando as tenses iniciais assim como pode alterar o nvel fretico; tais alteraes podem ter efeitos sobres as fundaes existentes nas proximidades, aumentando a possibilidade de ocorrncia de assentamentos das estruturas. Tanto as fundaes superficiais como as profundas podem sofrer as consequncias das alteraes na massa do solo.

EXECUO DE GRANDES ESCAVAES PRXIMO CONSTRUO

Os movimentos do solo devido a escavaes so causados pelas alteraes na massa do solo, pela alterao do nvel fretico, pelo adensamento do solo, pela construo de muros de conteno e pela retirada das contenes provisrias; todas estas atividades relacionadas com a escavao provocam efeitos como translaes, rotaes, distores que danificam a estrutura devido a fatores como (Schnaid et al., 2005): * Variao das tenses no solo devido escavao; * Resistncia e rigidez do solo; * Variao das condies do nvel fretico; * Rigidez do sistema de suporte; * Forma e dimenso da escavao; * Qualidade de execuo dos trabalhos; * Outros efeitos como preparao do local, execuo de fundaes profundas, etc.

EXECUO DE GRANDES ESCAVAES PRXIMO CONSTRUO

Um exemplo deste tipo de patologia foi o que aconteceu no dia 27 de Junho de 2009, em que um edifcio residencial de 13 andares situado em Xangai desabou (Figura 4.4). Segundo consta, os trabalhadores da construtora executaram uma escavao prxima do edifcio com o objetivo de construir um parque de estacionamento subterrneo, sendo que todo o volume de terra escavada foi colocado do outro lado da estrutura. As tenses provocadas pelo peso da terra de um lado e o alvio das tenses no solo devido a escavao do outro lado da estrutura acabou comprometendo as fundaes e gerando o desabamento. Tambm preciso ter em considerao o mau estado do terreno envolvente devido as chuvas, enchentes do rio prximo da construo, a fraca qualidade das fundaes executadas, beto de fraca resistncia e problemas nas paredes de conteno do rio.

EXECUO DE GRANDES ESCAVAES PRXIMO CONSTRUO

Imagens do desabamento do prdio em Xangai (Foncillas, 2009).

EXECUO DE GRANDES ESCAVAES PRXIMO CONSTRUO

Esquema das causas que originaram o desabamento do prdio em Xangai (Modificado Foncillas, 2009)

Patologia de Fundaes (superficiais e profundas)


Para adquirir reais noes da quantidade de patologias, neste sentido seria necessrio acesso aos dados e as estatsticas, e principalmente conhecimento das patologias que so encobertas por muitas construtoras. Porm, consequentemente, suas patologias tambm tornaram-se mais complexas e difceis de serem solucionadas. A falta de conhecimento aliada ao descaso com as mesmas faz com que na hora da construo, em muitos casos, elas no recebam o devido olhar crtico para que saiam de forma adequada.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABNT (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS) NBR 6122 (2009) Projeto e execuo de fundaes. Rio de Janeiro, 2009. HELENE, P. R. L. Manual para reparo, reforo e proteo de estruturas de concreto. So Paulo, Pini, 1992. MILITITSKY, J.; CONSOLI, N. C.; SCHNAID, F. Patologia das Fundaes. Oficina de Textos: So Paulo, 2005. www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000000/.../0000016C.pdf www.riberto.com.br/artigos/patologia%20de%20fundacao.pdf issuu.com/ofitexto/docs/patologia-fundacoes

You might also like