You are on page 1of 18

O avano da cincia e da tecnologia tem papel fundamental em

nossas vidas, pois foi com o intuito de favorecer a humanidade e


o meio ambiente que estes foram desenvolvidos, porm muitas vezes o aprimoramento tecnolgico pode gerar profundas controvrsias em relaes aos aspectos morais, ticos, sociais ou econmicos. Um exemplo disso so os trangnicos que embora sejam largamente utilizados ainda levantam dvidas sobre suas vantagens e desvantagens.

Organismos geneticamente modificados (OGM), so aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu cdigo gentico. O processo consiste na transferncia de um ou mais genes responsveis por determinada caracterstica num organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta caracterstica.

Do ponto de vista legal (no Brasil): conceituado como OGM, o organismo cujo material gentico tenha sido modificado por qualquer tcnica de engenharia gentica, definida, por sua vez, como atividade de manipulao de molculas DNA/RNA recombinantes (Lei n 8.974, de 5 de janeiro de 1995)

Eles surgiram na dcada de 1970, quando foi criada a tcnica do DNA recombinante e a engenharia gentica produziu um filhote comercial: insulina humana feita por bactrias modificadas, com menor taxa de rejeio entre os diabticos. As primeiras plantas transgnicas, ou seja, obtidas por engenharia gentica, comearam a ser testadas em campo no incio da dcada de 80. O primeiro experimento realizado com sucesso foi feito em 1982, quando um DNA de rato foi introduzido em um camundongo. O resultado positivo foi verificado atravs do aumento do tamanho corporal verificado no camundongo.

Mtodos Fsicos
Microinjeo Biobalistica

Mtodos Biolgicos
Bactrias Vrus

A - Aparelho de bombardeamento B Calos de tecido vegetal C -Tecido transformado selecionado D - Plantas regeneradas E - Plantas cultivadas F - Plantas transgnicas adultas

Os transgnicos hoje j nos trazem uma srie de benefcios que por vezes nem sabemos que atribudo a eles, por exemplo:

Na Agricultura
1. 2. 3. 4. 5. 6.

7.

Resistncia a herbicidas Resistncia a vrus e fungos Resistncia ao ataque de insetos Modificao na composio e qualidade dos leos Alterao na qualidade nutricional de alimentos Produo de metablitos secundrios para indstria farmacutica Biofbricas de uma srie de compostos que antes eram extrados com baixo rendimento de outros vegetais.

Na Medicina 1. Insulina produzida em larga escala 2. Vacinas para meningite e hepatite B 3. Produo de Hormnios de crescimento humano 4. Imunotoxinas que auxiliam no combate ao Cncer No Meio Ambiente 1. Despoluio de guas 2. Despoluio de solo 3. Reteno de metais pesados 4. Melhoria da qualidade do ar 5. Reduo na quantidade de pesticidas utilizados.

Prs

Contras
1. sade humana Aumento das alergias. Prejudicar seriamente o tratamento de algumas doenas de homens e animais. Isto ocorre porque muitos cultivos possuem genes de resistncia antibitica. Se o gene resistente atingir uma bactria nociva, pode conferir-lhe imunidade ao antibitico, aumentando a lista, j alarmante, de problemas mdicos envolvendo doenas ligadas a bactrias imunes. Em torno de 8% da populao mundial tem alergia a protenas contidas na soja.

2. Ao meio-ambiente
Fluxo gnico: pode ocorrer a transferncia de genes da planta transgnica para uma espcie diferente que pode ser um parente silvestre ou plantas daninhas sexualmente compatveis podendo gerar desequilbrio nas cadeias alimentares e no prprio ecossistema; Boa parte dos chamados transgnicos, recebem um gene que os tornam resistentes a herbicidas e inseticidas. Assim, podem receber mais agrotxicos que o usual. Impactos sobre a biodiversidade E outros efeitos colaterais que no podem ser previstos a curto prazo.

CURIOSIDADE
Os animais transgnicos so aqueles que tiveram seu patrimnio gentico alterado com a introduo de genes de outras espcies que no a sua. Isto ocorre atravs da introduo de um gene de interesse no ncleo de um vulo j fecundado. O objetivo fazer com que o gene exgeno se expresse neste animal "hospedeiro". Animais transgnicos so produzidas para serem utilizados em pesquisas laboratoriais. Estes animais desenvolvem doenas humanas, tais como: diferentes formas de tumores, diabetes, obesidade, distrbios neurolgicos, entre outros. Outra possibilidade de utilizao destes animais na rea de xenotransplantes. E tambm podem ser utilizados para a produo de protenas e outras substncias, tais como hormnios. ANDi: o primeiro primata transgnico Muitos animais transgnicos foram at agora produzidos, incluindo roedores, porcos, cabras e ovelhas, mas at ento nenhum primata. ANDi recebeu um gene extrado de uma espcie de gua-viva; esse gene regula a produo de uma protena fluorescente e de colorao esverdeada quando iluminada por laser, de tal modo que as clulas portadoras desse gene brilham quando visualizadas por um microscpio especial. O impacto provocado por ANDi se deve ao fato de esse filhote construir uma prova viva de que a tecnologia para a produo de primatas geneticamente modificados vivel. O objetivo dos cientistas desenvolvimento de macacos com genes humanos, de maneira que possam atuar como modelos ideais para a pesquisa de doenas como os males de Alzheimer e Parkinson, alm de vrios tipos de cncer e da Aids. Na avaliao dos cientistas idealizadores de ANDi, os macacos transgnicos, por serem muito parecidos com seres humanos, devero acabar com o abismo entre ns e os camundongos e sero nossos aliados na luta contra doenas diversas.

H relatos que afirmam a importncia dos transgnicos no combate fome. Fome no mundo: a soluo agricultura para sempre Porm, a maioria das pesquisas com transgnicos se preocupam em desenvolver plantas mais resistentes. Com isso, aumenta dramaticamente o uso de agroqumicos. Prejuzo para agricultores de plantaes orgnicas ou convencionais (supervalorizao e pagamento de royalties).

Por que o Greenpeace se ope aos transgnicos?


Consequncias desconhecidas - Para a organizao, os resultados da utilizao de transgnicos so imprevisveis, incontrolveis e desnecessrios. Perda de Biodiversidade - Entre as possveis consequncias dos transgnicos, previsto o empobrecimento da biodiversidade, o que pode interferir negativamente no equilbrio ecolgico e na segurana alimentar. Aumento do uso de agrotxicos - A utilizao de transgnicos com resistncia a herbicidas na agricultura pode levar ao aparecimento de superpragas e ao desequilbrio ecolgico do solo, alm da contaminao do solo e dos lenis de gua, devido ao uso intensificado de agrotxicos.

Ameaa segurana alimentar Hoje, com a patente sobre a vida, o produtor tem que pagar royalties pelas plantas patenteadas e as sementes que produzem, por todas as geraes futuras. Isso uma ameaa segurana alimentar e biodiversidade. Falta de estudos Os transgnicos esto sendo utilizados de forma indiscriminada na alimentao humana e animal, pois no foram feitos estudos suficientes que comprovem a sua segurana.

Gros transgnicos voltam a assustar a Europa


A importao de gros de soja no geneticamente modificados sairia ao kenos 12% mais caro para os franceses. Foto: Valter Campanato/ABr O debate sobre os possveis malefcios dos alimentos transgnicos voltou com fora depois que uma pesquisa cientfica francesa relacionou o aparecimento de tumores cancergenos em ratos com o consumo de milho geneticamente modificado. O estudo causou alvoroo e o primeiro-ministro francs, Jean-Marc Ayrault, chegou a anunciar medidas de incentivo proibio dos OGM (organismos geneticamente modificados) em toda a Europa, caso se confirme o resultado da nocividade do produto. Na pesquisa, publicada pela revista Food and Chemical Toxicology , 200 ratos foram alimentados durante dois anos de formas distintas: o primeiro grupo com gros de milho NK603 geneticamente modificados e o pesticida Roundup; o segundo com o OGM, mas sem o pesticida; o terceiro sem o OGM, mas com o pesticida; e o quarto sem OGM nem pesticida. O resultado apontou uma alta taxa de mortalidade dos trs primeiros grupos causada por grande incidncia de cncer. As imagens divulgadas eram impressionantes: tumores do tamanho de bolas de pingue-pongue que chegavam a representar 25% do peso dos ratos. As fmeas foram mais afetadas nas glndulas mamrias e os machos, nos rins e no fgado. Na prtica, o alimento trangnico no consumido sem o pesticida, j que os gros so modificados justamente para se tornarem mais resistentes ao produto, que acaba matando apenas as pragas, no a planta. Segundo o coordenador do projeto, Gilles-Eric Seralini, professor da Universidade de Caen, essa foi a primeira vez que os efeitos a longo prazo tanto do transgnico quanto do pesticida Roundup foram avaliados em tal profundidade. A norte-americana Monsanto, empresa responsvel pelos dois produtos e maior produtora de transgnicos do mundo, anunciou em comunicado que seus pesquisadores vo revisar o documento, mas adiantam que alegaes similares foram feitas pela mesma pessoa e por outros grupos de presso contra a biotecnologia e que foram sistematicamente refutadas por artigos avaliados por pares, bem como pela Autoridade Europeia para a Segurana dos Alimentos. A empresa tambm questiona o autor do trabalho, que j foi amplamente refutado pela comunidade cientfica mundial no passado. Uma das principais crticas metodologia foi a utilizao dos ratos albinos Sprague Dawley. O animal utilizado inadequado, j que tem uma tendncia natural ao cncer. E tambm eram em nmero abaixo do recomendado, alega Leila Oda, presidente da Associao Nacional de Biosegurana, a ANBio. O uso dos ratos albinos tambm foi questionado na Europa, mas de acordo com pesquisadores do Centre National de Recherche Scientifique, sua presena frequente em laboratrios.
Por Amanda Loureno 26.09.2012 11:14

Os transgnicos tanto nos alimentos quanto nos animais proporcionam-nos benefcios e malefcios. Os benefcios s no so maiores por falta de pesquisa que vise diminuir os malefcios mesmo estes sendo a longo prazo. O que falta estudar mais e se aprofundar para que os transgnicos sejam, para todos, uma soluo e no um problema.

You might also like