You are on page 1of 21

CUIDADOS COM RX NA SALA DE EXAMES

CUIDAR/CUIDADO
Segundo alguns autores de dicionrios como Ferreira (1999), Tersariol (1971) e Caro et al. (1952), cuidar/cuidado vem do latim cogirare/cogitatu, e significa imaginar, cogitar, meditar, empregar ateno ou prevenir-se. Porm representa mais que um momento de ateno. na realidade uma atitude de preocupao, ocupao, responsabilizao e envolvimento afetivo com o ser cuidado (Boff, 1999). A enfermagem uma profisso que prima pelo cuidado aos seus pacientes. A palavra cuidado est intimamente ligada enfermagem, e nenhuma profisso mais cuidadora do que esta (Gasperi; Raduns, 2006).

Fonte: Flr, 2010. Avental tipo casaco.

Fonte: Flr, 2010. Protetores de tireoide; Luvas de chumbo; e, culos plumbferos.

Fonte: Flr, 2010. Saia e colete.

DOSMETROS TERMO LUMINESCENTES (TLD)

Fonte: Alonso, 2010. Porta-dosmetro com detectores TL inseridos.

Todo indivduo que trabalha com raios-x diagnsticos deve usar, durante sua jornada de trabalho e enquanto permanecer em rea controlada, dosmetro individual de leitura indireta, trocado mensalmente. Os dosmetros individuais destinados a estimar a dose efetiva devem ser utilizados na regio mais exposta do tronco sobre o avental (Portaria n 453, 1998).

EXPOSIES OCUPACIONAIS A dose efetiva mdia anual no deve exceder 20 mSv (millisievert) em qualquer perodo de 5 anos consecutivos, no podendo exceder 50 mSv em nenhum ano.

As exposies normais de indivduos do pblico decorrentes de todas as prticas devem ser restringidas de modo que a dose efetiva anual no exceda 1 mSv.

Devem ser investigados casos de doses efetivas mensais superiores a 1,5 mSv (Portaria n 453, 1998).

Fonte: Alonso, 2005.

AS SALAS DE RX DEVEM DISPOR


Paredes, piso, teto e portas com blindagem que proporcione proteo radiolgica s reas adjacentes. Cabine de comando com dimenses e blindagem que proporcione atenuao suficiente para garantir a proteo do operador.

Sinalizao luminosa vermelha na face exterior das portas de acesso. Cortina plumbfera inferior/lateral para a proteo do operador contra a radiao espalhada pelo paciente, com espessura no inferior a 0,5 mm equivalente de chumbo, a 100 kVp (Portaria n 453, 1998).

Efeitos biolgicos das radiaes ionizantes


Depende de alguns fatores, como: taxa de dose, tipo de radiao, de exposio e do tipo de clula ou tecido atingido.
As clulas mais radiosensveis so as integrantes do ovrio, do testculos, da medula ssea e do cristalino (Thauata et al., 2003).

Efeitos determinsticos - efeitos para os quais existe um limiar de dose absorvida necessrio para sua ocorrncia e cuja gravidade aumenta com o aumento da dose. Os sintomas desse efeito incluem: eritema, descamao, catarata, leucopenia, atrofia de rgos e esterilidade. Efeitos estocsticos - efeitos para os quais no existe um limiar de dose para sua ocorrncia e cuja probabilidade de ocorrncia uma funo da dose. A gravidade desses efeitos independente da dose. As radiaes ionizantes so agentes mutagnicos e podem produzir malformaes congnitas, reduzir a fertilidade e provocar esterilidade, leucemia e morte prematura (Portaria n 453, 1998; Flr, 2010).

ESTGIOS DO EFEITO BIOLGICO PRODUZIDO PELA RADIAO IONIZANTE

Fonte: THAUATA et al., 2003.

Efeitos fsicos
Consiste na ionizao e na excitao dos tomos, resultante da troca de energia entre radiao e a matria (corpo do profissional).

Efeitos qumicos
Resulta em rupturas de ligaes qumicas nas molculas. Os radicais livres, ons e os agentes oxidantes podem atacar molculas importantes da clula, inclusive as substncias que compem o cromossomo. As clulas so afetadas de vrias maneiras resultando em: morte prematura, impedimento ou retardo de diviso celular ou modificao permanente que passada para as clulas de geraes posteriores.

Efeitos biolgicos Esta etapa varia de dezenas de minutos at dezenas de anos, dependendo dos sintomas. Em quantidades reduzidas o prprio organismo pode se recuperar sozinho (Thauata et al., 2003). Efeitos orgnicos

Nesta etapa surgem sintomas clnicos denunciadores da incapacidade do organismo de reparar tais danos, que so as doenas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Portaria SVS/MS n 453, de 1 de junho de 1998. Aprova o Regulamento Tcnico que estabelece as diretrizes bsicas de proteo radiolgica em radiodiagnstico mdico e odontolgico, dispe sobre o uso dos raios-x diagnsticos em todo territrio nacional e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.saude.mg.gov.br/images/documentos/Portaria_453.pdf>. Acesso em: 06/09/2013.

TAUHATA, L. et al. Radioproteo e dosimetria: fundamentos. 5. ed. Rio de Janeiro: IRD/CNEN, 242 p., 2003.
FLR, R. C. O trabalho da enfermagem em hemodinmica e o desgaste dos trabalhadores decorrente da exposio radiao ionizante. Santa Catarina, 2010. 231 f. Tese (Ps- Graduao em Enfermagem). Universidade Federal de Santa Catarina. Santa catarina, 2010. Disponvel em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/94451/28 7173.pdf?sequence=1>. Acesso em: 06/09/2013.

ALONSO, T. C. Investigao das doses ocupacionais da equipe mdica em procedimentos hemodinmicos. Belo Horizonte. 2005. 85 f. Dissertao (Mestrado em Cincias e Tcnicas Nucleares). Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Belo Horizonte. 2005. Disponvel em: <http://biblioteca.cdtn.br/cdtn/arpel/adobe/Dissertacao_Thessa_CAl onso.pdf>. Acesso em: 06/09/2013. FERREIRA, A. B. H. Novo Aurlio Sculo XXI: O dicionrio da lngua Portuguesa. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 3 ed. 2128 p., 1999. TERSARIOL, A. Novissmo Dicionrio da Lngua Portuguesa. So Paulo. LI-BRA Empresa editorial LTDA. 352 p., 1971. BOFF, L. Saber cuidar: tica do Humano, Compaixo pela terra. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. p.: 7 59. GASPERI, P; RADUNS, V. Cuidar de si: essencial para enfermeiros. REME Rev. Min. Enf.; 10(1): 82-87, jan./mar., 2006.

You might also like