You are on page 1of 34

Classificao dos Contratos

A) Quanto natureza da obrigao 1) Unilaterais, Bilaterais ou Plurilaterais; 2) Onerosos ou Gratuitos; 3) Comutativos ou Aleatrios; 4) Paritrios ou por Adeso;

Unilaterais criam obrigaes apenas para uma das partes;


Orlando Gomes: no momento em que se forma origina obrigao tosomente para uma das partes ex uno latere e.g.: DOAO PURA; FIANA

Bilaterais obrigaes recprocas para ambas as partes (sinalagmticos);


Karl Larenz: ambas as partes contraem obrigaes (...) no necessariamente equivalentes e.g.: COMPRA E VENDA; ART. 481 DO CC/02

Plurilaterais mais de 2 partes, que perseguem o mesmo fim;


Carlos R. Gonalves: se manifesta em realidade como contrato coletivo (...) do tipo negocial (...) com rotatividade das partes e.g.: CONSRCIO; SOCIEDADE

Vantagens prticas dessa distino: I. Exceptio nom adimpleti contractus exceo como defesa art. 476: exigir obrigao antes do cumprimento da sua! II. Clusula Resolutiva Tcita o descumprimento culposo constitui justa causa para a resoluo do contrato! III. Teoria do risco um dos contraentes pode sofrer excesso de onerosidade (empobrecimento) IV. Vcios redibitrios art. 441 defeitos ocultos que tornam imprprio o uso da coisa, ou lhe diminuam o valor.

Contrato Bilateral Imperfeito


A doutrina trata como uma categoria intermediria, que reconhece a UNILATERALIDADE na formao do contrato, e, eventualmente, surge a BILATERALIDADE na execuo desse mesmo contrato.
Orlando Gomes: (...) no deixa de ser unilateral, pois gera obrigaes na formao apenas para um dos contratantes

e.g.: contrato de depsito indenizao por prejuzos (Art. 643)

Contratos Onerosos ambos os contratantes obtm proveito, ao qual corresponde um nus, como na compra e venda, locao e empreitada.
Carlos R Gonalves: Ambos buscam um proveito, ao qual corresponde um sacrifcio

Contratos Gratuitos ou benficos, apenas uma das partes aufere benefcio ou vantagem, como na doao pura ou no comodato.
Gagliano: No simplesmente a denominao do contrato que fixa sua natureza a exemplo da doao com encargo.

H grande similitude entre a classificao dos contratos em unilaterais/bilaterais e gratuitos/onerosos, mas no se deve confund-los!!!
Carlos R Gonalves: em regra todo contrato oneroso tambm bilateral, e todo unilateral , ao mesmo tempo gratuito, mas no necessariamente

Mtuo feneratcio: unilateral entrega do numerrio / oneroso pagamento de juros.

Contratos Comutativos so os de prestaes certas e determinadas, onde as prestaes se equivalem. As partes podem antever as vantagens e os nus (no h risco)
Contratos Aleatrios a exigncia da obrigao restar condicionada, ou uma das partes no pode antever a vantagem que receber, em troca da prestao fornecida (h risco) e.g.: seguro, jogos e apostas legalizadas. Art. 458 Caio Mrio: Se certo que em todo contrato h um risco, pode-se dizer contudo que no contrato aleatrio este sua essncia. O ganho ou perda depende de um acontecimento incerto para ambos os contratantes. Contratos Acidentalmente Aleatrios

Contratos Aleatrios X Contratos Condicionais


* Compra de coisa futura, com assuno de risco pela existncia safra; Art. 458 * Compra de coisa futura, sem assuno de risco pela existncia pesca; Art. 459 * Compra de coisa presente, mas exposta a risco assumido pelo contratante mercadoria embarcada no sabe o estado atual Art.460

Contratos Paritrios as partes esto em iguais condies de negociao estabelecendo livremente as clusulas (contem a fase de puntuao); Contratos de Adeso somente uma das partes predetermina as clusulas do negcio
Gagliano: tpico das relaes de consumo
Relao de consumo: sempre que identificar de um lado um fornecedor, do outro consumidor, contratando produtos e servios

Segundo Orlando Gomes, so 4 traos que caracterizam os Contratos de Adeso (art. 54 CDC): 1) Uniformidade = grande n de contratantes; mesmo contedo; racionalidade da atividade desenvolvida pelo proponente. 2) Predeterminao unilateral = fixao das clusulas antes da discusso sobre a avena. 3) Rigidez = no possvel rediscutir as clusulas, sob pena de desnatur-lo. 4) Posio de vantagem de uma das partes = superioridade material

Art. 423: Quando houver no contrato de adeso clusulas ambguas ou contraditrias, dever-se- adotar a interpretao mais favorvel ao aderente. Regra de hermenutica princpio da probidade e boa-f. Art. 424: Nos contratos de adeso, so nulas as clusulas que estipulem a renncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negcio. Regra proibitiva de carter pblico nulidade das clusulas. Objetivos: resguardar a posio do aderente.

Contrato-Tipo Tambm denominado contrato de massa, ou contrato em srie ou por formulrio. * Impresso / Oferecido pelo contratante / espaos em branco para preenchimento / destinam-se a grupos identificveis.
Caio Mrio assevera que no resulta de clusulas impostas, mas simplesmente pr-redigidas (...) suscetveis de alteraes

e.g.: financiamento bancrio com espao p/ juros, taxas, condies do financiamento, estabelecidos de comum acordo.

Classificao dos Contratos


B) Quanto disciplina jurdica Se trata de uma classificao clssica do sistema jurdico nacional. Contratos Civis e Contratos Comerciais (Unio pelo CC/02) Contrato de Trabalho, Consumeristas e Administrativos

Classificao dos Contratos


C) Quanto forma Dois enfoques: imprescindibilidade ou no de uma forma prescrita em lei como requisito de validade; Maneira pela qual o negcio jurdico considerado ultimado.

I) Solenes e No-solenes Forma livre = regra geral oposta ao Direito Romano onde todos os contratos deveriam se revestir da caracterstica ad solemnitatem.
Exigncia de forma especial. E.g.: compra e venda de imveis; constituio de direitos reais sobre imveis; testamento forma pblica Ad probationem no exige forma, mas para efeito de prova do negcio jurdico devem se revestir da maneira escrita. E.g.: fiana locatcia escrita!

Entendimento Jurisprudencial:
Ao de despejo cumulada com a ao de cobrana. Locao verbal. Possibilidade. Fiana no existente. O contrato de locao, posto que possa ser ajustado verbalmente (art. 47 da L. 8245/91), reclama prova segura e idnea no demonstrar a ocorrncia daquela avena. A fiana contrato solene que se d por escrito (art. 1483 do CC), no existindo, portanto fiana verbal. Prova dos autos que no sustenta a verso contida na inicial. Demanda repelida (TJRS, Ap. Cv. 197216393, rel. Des. Jorge Luis DallAgnol, 19111997, 8a C. Cvel)

II) Consensuais ou Reais Concretizados com a simples declarao de vontade (todos os no-solenes)
E.g.: compra e venda de mveis; trabalho; locao; parceria rural, mandato, transporte.

Reais se concretizam com a entrega da coisa para que se reputem existentes


E.g.: Comodato, mtuo, depsito, penhor.

MHDiniz: antes da entrega efetiva da coisa ter-se- mera promessa de contratar e no um contrato acabado e perfeito Louis Josserand ope-se referindo que a entrega mero pressuposto de exigibilidade da obrigao de restituir.
Antes dessa dao o que existe uma obrigao de dar, aps encerra-se a promessa, para originar efetivamente o contrato

Classificao dos Contratos


D) Quanto designao (disciplina legal) Diz respeito denominao especfica, classificando-se em contrato Nominados e Inominados na medida em que tenham ou no terminologia ou nomenclatura definida e prevista expressamente em lei, ou sejam apenas fruto da criatividade humana.

I)

Nominados = so aqueles determinados TPICOS, que possuem nomem iuris, servindo base de fixao dos esquemas, modelos ou tipos de regulamentao especfica da lei.

Exemplos: Contrato de Incorporao Imobiliria (Lei 4591/64) Contrato Bancrio (Lei 4595/64) Contratos de Edio Representao e Execuo (Lei 9610/98) Contratos de Parceria Rural (Lei 450464 Dec. 59566/66) + 23 espcies elencadas pelo Cdigo Civil (arts 481 - 853)

II) Inominados = ou ATPICOS, porque se afastam dos modelos legais, no sendo disciplinados ou regulados pelo CC/02 ou Lei estravagante.
Sero permitidos juridicamente desde que no contrariem a lei e os bons costumes, ante o princpio da autonomia da vontade.

Nesse sentido versa o art. 425: lcito s partes estipular contratos atpicos, observadas as normas gerais fixadas nesse Cdigo.
Ainda os arts. 421 e 422 estabelecem-lhes os princpios gerais.

Diniz (p. 96) adverte que: a qualificao jurdica de um contrato depende dos elementos que o integram e no da denominao que lhe deram os contraentes. Os elementos esprios, contendo clusulas secundrias, no desfiguram o contrato ou o convertem em ato atpico, para o efeito de subtra-lo ao seu regime legal.
e.g.: contrato de explorao de lavoura de caf (complexo de locao de servio, empreitada, arrendamento rural e parceria agrcola um pouco de todos); cesso de clientela; locao de caixa forte; hospedagem; servido mediante pagamento; troca de coisa por obrigao de fazer.

Classificao dos Contratos


E) Quanto pessoa do contratante 1) Pessoais ou Impessoais Requisito intuitu personae celebrado em funo da pessoa do contratante confiana elemento causal
e.g.: contrato de emprego, prestao infungvel.

Impessoais = somente interessa o resultado da atividade contratada, independentemente da pessoa que ir realiz-la.
Distines:

a) Intransmissibilidade do contrato pessoal; b) Anulabilidade na hiptese de erro de pessoa (139,II); c) Descumprimento do contrato intuitu personae somente gera perdas e danos.

2) Individuais ou Coletivos Classificao quanto ao nmero de sujeitos envolvidos/atingidos pelos efeitos do contrato. Contrato Coletivo (ou Normativo) = clusulas com fora normativa abstrata (anloga a preceitos legais) normas que presidem a celebrao de contratos individuais. [efeitos em contratos em curso]
Orlando Gomes: no prefixa, de regra, todo o contedo dos futuros contratos individuais. Prescreve, disposies de maior importncia

* Conveno Coletiva Sindicato dos empregadores X Sindicato dos empregados * Acordo Coletivo Empregador e empregados Art. 611 da CLT acordo de carter normativo Art. 107 do CDC relao de consumo
e.g.: Contrato de cooperao entre vrias empresas / contrato coletivo entre o fabricante e diversos revendedores p/ evitar a concorrncia (zona de atividade/quotas/etc)

3) Autocontrato
No h propriamente um contrato consigo mesmo, mas sim, um contrato em que um dos sujeitos representado por outro com poderes para celebrar contratos e que, em vez de pactu-lo, estipula-o consigo prprio.
Art. 117: anulvel se a lei (ou o representado) no permitiu.

Contrato de Mandato P/ VENOSA o representado o melhor juiz de seu prprio interesse

Classificao dos Contratos


F) Quanto ao tempo de sua execuo
Execuo Imediata Instantneos

Execuo Diferida
Contratos

Determinada
De Durao Indeterminada

Instantneos = efeitos produzidos de uma s vez


Execuo Imediata sem termos limitadores Execuo Diferida data posterior celebrao

De Durao = trato sucessivo, execuo continuada ou dbito permanente


Determinada com termo final ou condio Indeterminada sem previso expressa que limite a eficcia do contrato

Efeitos vinculados essa classificao: a) Resoluo por Onerosidade Excessiva (478 a 480): somente aplicvel aos contratos de execuo continuada ou aos instantneos de execuo diferida;
b) Declarao de Nulidade ou resoluo por inadimplemento = restituio ao status quo ante somente em contratos de execuo instantnea (nos de execuo continuada os efeitos produzidos devem ser respeitados)

Instantneos - compra e venda vista de bem mvel - tradio


Execuo Imediata Pagamento no ato Execuo Diferida Entrada + 30 DD
Durao Determinada - compra a prazo = 60 meses Durao Indeterminada - prestao de servios = plano de sade.

Trato sucessivo = pagamento prestao Execuo continuada = prestao nica ininterrrupta empreitada; locao Dbito permanente = contrato de emprego

Classificao dos Contratos


G) Reciprocamente considerados
Critrio que examina objetivamente os contratos, uns em relao a outros:

1) Contratos Principais existncia autnoma, independem de outros, existindo por si mesmos. 2) Contratos Acessrios dependem da existncia de um principal, pois visam assegurar a sua execuo. (fiana em locao/hipoteca)

Diniz (p.100) destaca os fundamentais atinentes aos reciprocamente considerados:

princpios contratos

1 - A nulidade da obrigao principal acarreta a das acessrias, porm a recproca falsa (art. 184) 2 - A prescrio da pretenso principal induz alusiva s acessrias, mas a prescrio da pretenso de direitos acessrios no atinge a do direito principal

Bibliografia
DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. Vol. 3. 24 ed. So Paulo: Saraiva. 2008. GAGLIANO, Pablo Stolze. Novo Curso de Direito Civil. Vol. 4. Tomo 1. 4 ed. So Paulo: Saraiva. 2008. GONALVES, Carlos Roberto. Vol. 3. 6 ed. So Paulo: Saraiva. 2009. VENOSA, Slvio de Salvo. Vol. 2. 9 ed. So Paulo: Atlas. 2009.

You might also like