You are on page 1of 42

Atividade 1: Relembrando

Vamos relembrar o que voc aprendeu? Nas aulas anteriores, ns aprendemos sobre o Tempo e o Clima e vimos como a dinmica da atmosfera fundamental para entendermos bem este assunto. Na ltima aula estudamos sobre: O efeito estufa; As causas e as consequncias do aquecimento global; A inverso trmica; As ilhas de calor; O derretimento das geleiras; Medidas para conter o aquecimento global.

Atividade 2: Apresentao inicial


Em aulas anteriores estudamos a Terra no Sistema Solar, conhecemos sua localizao espacial e seu tamanho, em relao aos outros planetas e ao Sol. Depois dessa longa viagem, vamos pousar no nosso planeta? Nesta aula, voc estudar sobre as camadas internas e externas da Terra. Observe a imagem das camadas externas da Terra:
http://vocesabendomais.blogspot.com/2008/11 /as-esferas-da-terra.html

Ao final da aula, voc estar pronto para descrever as caractersticas das camadas internas e externas, da Terra e para compreender que todos os elementos que voc v acima so interdependentes e dinmicos, essenciais para a manuteno da vida no planeta, inclusive da vida humana.

Atividade 3: Pergunta-desafio
Um ET veio visitar a Terra e, l de longe, do espao, ele viu uma esfera azul. E ele pensou: o nome desse planeta est errado, deveria se chamar planeta gua. Ao se aproximar da superfcie do planeta, ele verificou que, na verdade, tinha muita terra na Terra! Alm disso, ao pousar no cho ele descobriu que o cu da Terra azul, enquanto o espao sideral muito escuro. Ele percebeu que a Terra tem uma atmosfera diferente. A maior surpresa, no entanto, foi o momento em que ele descobriu que muita coisa se mexia, tinha vida prpria. Mais surpreso ainda foi receber as boas vindas de um desses seres vivos da Terra, de um menino. A, o ET perguntou ao menino: voc capaz de me explicar todas essas esferas, como a terra, o ar, a gua e a vida que compem o seu lindo planeta?

http://show1000.wordpress.com/2011/05/17/por-cima-de-e-t/

E voc, seria capaz de responder essa pergunta do ET? Est difcil solucionar o desafio? Fique tranquilo, ao final dessa aula voc ser capaz de responder essa questo!

Atividade 4: Por que isso importante?


Durante toda a aula digital, sero propostas atividades para que voc perceba que: - Estudar as camadas do interior da Terra importante porque delas que tiramos os minrios; - Entender a composio e o comportamento das camadas mais profundas para nos prevenir contra os terremotos; - Estudar as camadas superficiais (atmosfera, hidrosfera e litosfera) importante porque a interseo das trs cria as possibilidades para a existncia da vida (a biosfera); - Aprender separadamente cada uma dessas camadas tambm importante porque na atmosfera que ocorrem os fenmenos climticos que interferem nas atividades humanas. na hidrosfera que obtemos os recursos hdricos para beber ou como via de navegao. na litosfera que cultivamos nosso alimento na sua parte mais superficial. Observe o vdeo:

Atividade 5: Educoquiz 1 O que voc j sabe?


http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-biosfera/biosfera-2.php

Observe a imagem:

Sobre a Biosfera, correto afirmar que: a) a camada que engloba todos os seres vivos; b) uma camada terrestre; c) a camada que contm vida marinha; d) uma camada constituda de gases.

Atividade 5: Educoquiz 1 O que voc j sabe?


GABARITO: A letra a est correta, pois a biosfera a camada referente a todos os seres vivos. A letra b est errada, pois a biosfera a camada referente a todos os seres vivos, no s aos terrestres. A letra c est errada, pois a biosfera a camada referente a todos os seres vivos e no s aos marinhos.

A letra d est errada, pois a biosfera a camada referente a todos os seres vivos e no uma camada de gases.

Atividade 6: Educoquiz 1 O que voc j sabe?


A gua um recurso natural considerado renovvel, mas est sendo extremamente degradado por todos ns. A camada correspondente aos mares, oceanos, rios, lagoas e todas as pores de gua do nosso planeta chamada de: a) b) c) d) Biosfera; Atmosfera; Litosfera; Hidrosfera.

Atividade 6: Educoquiz 1 O que voc j sabe?


GABARITO A letra a est errada, pois a camada das guas a hidrosfera, ao invs de biosfera. A letra b est errada, pois a camada das guas a hidrosfera, ao invs de atmosfera. A letra c est errada, pois a camada das guas a hidrosfera, ao invs de litosfera. A letra d est correta, uma vez que a camada das guas a hidrosfera!

Atividade 7: Educoquiz 1 O que voc j sabe?


O ar, tal como a gua, um elemento indispensvel vida na Terra. Apesar de no o vermos, nem o podermos agarrar, sabemos que ele existe, seja por seus efeitos (basta que nos abanemos para sentir o ventinho), seja porque o respiramos. Com base no texto e na figura, responda: que nome damos camada aqui referida? a) b) c) d) Biosfera; Hidrosfera; Atmosfera; Litosfera.

Atividade 7: Educoquiz 1 O que voc j sabe?


GABARITO A letra a est errada, pois texto e imagem tratam da atmosfera e no da biosfera; A letra b est errada, pois texto e imagem tratam da atmosfera e no da hidrosfera;

A letra c est correta, pois texto e imagem tratam da atmosfera;


A letra d est errada, pois texto e imagem tratam da atmosfera e no da litosfera.

Atividade 8: Momento de reflexo


A gua fonte da vida, recurso precioso que est sendo destrudo por todos ns. Veja esta apresentao e entenda mais:

Podemos dizer que a gua o ouro azul, ou ouro do terceiro milnio. Ele pode ser considerado assim nos tempos atuais, pois em muitos pases este recurso j est escasso. Ela faz parte de uma das esferas que sero estudadas nesta aula. Devemos pensar em nossas aes individuais e coletivas na utilizao da gua. Observando a animao acima, possvel perceber, no dia a dia, como a gua est sendo poluda e desperdiada por ns, e como corremos riscos de ficar sem ela, num futuro no muito distante. Pense nisso!

Atividade 9: O que gua e quais so seus estados fsicos?


A gua formada por dois tomos de hidrognio (H2) e por um tomo de oxignio (O), formando assim, a molcula H2O. Os estados fsicos da gua se dividem em lquido, slido e gasoso. Lquido: se encontra na maior quantidade no planeta. A gua no estado lquido, no possui forma prpria e no muda quando transferida de um local para outro. Slido: caracterstico por possuir uma forma definida como, por exemplo, a de um cubo de gelo. importante saber que a gua pura se congela temperatura de zero grau Celsius, quando a presso atmosfrica normal, ou seja, encontrada a nvel do mar. Gasoso: somos levados a pensar que a gua no estado gasoso qualquer forma de vapord'gua. Na verdade, o vapor d'gua diferente de gua no estado gasoso. No estado gasoso, as partculas ficam muito afastadas umas das outras e no formam pequenas gotas como no vapor. Alm de no ter forma definida, o estado gasoso pode tambm ocupar espaos ou volumes diferentes. Saiba mais sobre o ciclo da gua, clicando ao lado:
http://www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/os-estados-fisicos-da-agua.html

Atividade 10: O que so os gases?


Os gases so substncias fludas que esto presentes em grande quantidade na natureza. O ar atmosfrico composto por vrios gases, observe isto na figura:
http://vida-na-terra.blogspot.com/

Os gases so importantes para os seres humanos, pois so aplicados em diversas atividades, tais como: uso domstico (gs de cozinha), hospitais (gs oxignio), meios de transporte (gs natural veicular, vindo do petrleo) e indstria (gs carbnico para fabricar refrigerantes). O ar que entra em nossos pulmes uma mistura de muitos gases, mas somente o oxignio que participa da respirao. O gs carbnico, por sua vez que permite s plantas produzir o alimento que iremos consumir. Este gs tambm responsvel pelo equilbrio da temperatura na atmosfera (efeito estufa natural).

Atividade 11: O que so rochas e quais so seus tipos?


As rochas surgem da unio natural de minerais e podem ser encontrados por toda a superfcie terrestre. Os minerais contidos nas rochas so muito importantes para fabricar muitos objetos que usamos como o ferro e o ouro.

De acordo com a origem das rochas, podemos separ-las em trs grupos:


- Magmticas (ou gneas) - so formadas pelo esfriamento do magma pastoso, que ainda iremos estudar. So exemplos de rochas magmticas: granito, basalto, entre outros; - Sedimentares - so formadas a partir do acmulo de resduos de outros tipos de rochas. So exemplos de rochas sedimentares: areia, argila e calcrio; - Metamrficas - tem sua origem a partir da transformao de outras rochas, em virtude da presso e da temperatura. So exemplos de rochas metamrficas: gnaisse, ardsia e mrmore. Saiba mais como utilizamos os diversos tipos de rochas, clicando abaixo:

Atividade 12: Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?

Quais so os estados fsicos da gua? a) b) c) d) gelo, nuvens e chuva; oceanos, rios e lagoas; slido, lquido e gasoso; chuva, neve e granizo.

http://eportuguese.blogspot.com/2010/03/22-de-marco-dia-mundial-da-agua.html

Atividade 12: Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?


GABARITO A letra a est errada pois estas so formas que a gua aparece na atmosfera, mas no necessariamente seus estados fsicos. A letra b est errada pois as opes so as pores lquidas da superfcie Terrestre. A letra c est correta, pois estes so os 3 estados fsicos que a gua pode ter. A letra d est errada pois estas algumas das formas que a gua aparece na atmosfera.

Atividade 13: Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?


Os gases atmosfricos, apesar de no serem facilmente detectveis pelos nossos sentidos, tm uma importncia decisiva, ou porque permitem a vida na Terra ou porque so utilizados em diversas atividades e para diferentes fins. Sobre este assunto, complete com F para falso e V para verdadeiro: ( ( ( ( ) O ar dispensvel maioria dos seres vivos; ) A vida dos seres vivos no seria possvel sem a camada de oznio; ) Respiramos todos os gases quem entram em nossos pulmes; ) O gs carnnico responsvel pelo equilbrio da temperatura na atmosfera.

A sequncia correta :

a) b) c) d)

F-F-F-F; V-V-V-V; V-F-V-F; F-V-F-V.

Atividade 13: Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?


GABARITO
a) Est errada pois a sequncia correta F-V-F-V, uma vez que a 2 frase VERDADEIRA, pois este gs impede que as radiaes ultravioleta, muito perigosas, os atinjam e lhes causem danos graves e a 4 frase VERDADEIRA, pois o gs carbnico o responsvel pelo efeito estufa natural. b) Est errada pois a sequncia correta F-V-F-V, uma vez que a 1 frase FALSA, pois o ar indispensvel, os animais, as plantas e a maior parte dos outros seres vivos no podem viver sem oxignio, que obtm atravs da respirao e a 3 frase FALSA, pois dentre os gases atmosfricos, somente o oxignio que participa da respirao. c) Est errada pois a sequncia correta F-V-F-V, uma vez que as 1 e 3 frases so FALSAS: pois o ar indispensvel, os animais, as plantas e a maior parte dos outros seres vivos no podem viver sem oxignio, que obtm atravs da respirao e pois dentre os gases atmosfricos, somente o oxignio que participa da respirao; e a 2 e 4 frases so VERDADEIRAS: pois este gs impede que as radiaes ultravioleta, muito perigosas, os atinjam e lhes causem danos graves e pois o gs carbnico o responsvel pelo efeito estufa natural. d) Esta a sequncia correta, uma vez que: - A 1 frase FALSA, pois o ar indispensvel, os animais, as plantas e a maior parte dos outros seres vivos no podem viver sem oxignio, que obtm atravs da respirao; - A 2 frase VERDADEIRA, pois este gs impede que as radiaes ultravioleta, muito perigosas, os atinjam e lhes causem danos graves. ; - A 3 frase FALSA, pois dentre os gases atmosfricos, somente o oxignio que participa da respirao; - A 4 frase VERDADEIRA, pois o gs carbnico o responsvel pelo efeito estufa natural.

Atividade 14: Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?


A Terra est envolvida por uma camada gasosa, que a protege de radiaes solares e evita variaes bruscas de temperatura. No grfico esto indicados os gases constituintes do ar.

Assinale a opo correta: a) A = Oxignio, B = Nitrognio, C = Gs Carbnico; b) A = Nitrognio, B = Oxignio, C = outros gases;

c) A = Hidrognio, B = outros gases, C = Oxignio;


d) A = Gs carbnico, B = Oxignio, C = Hidrognio.

Atividade 14: Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?

GABARITO A letra a est certa, pois A oxignio e B nitrognio e C so outros gases. A letra b est errada, uma vez que A no nitrognio, mas oxignio e B no oxignio, mas nitrognio. A letra c est errada, pois A oxignio, ao invs de hidrognio, B nitrognio, ao invs de outros gases e C so outros gases ao invs de oxignio. A letra d est errada, pois A nitrognio, ao invs de gs carbnico, B oxignio mesmo, mas C so outros gases, ao invs de hidrognio.

Atividade 15: Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?


A crosta terrestre constituda por grande variedade de rochas, classificadas como magmticas, metamrficas e sedimentares, exemplificadas nos grupos abaixo: I. Granito e basalto; II. Gnaisse e mrmore; III. Areia e calcrio.

Assinale a alternativa que indica exemplos de rochas magmticas e sedimentares, respectivamente:


a) b) c) d) I e II; II e III; III e I; I e III.

Atividade 15: Educoquiz 2 O que voc aprendeu at aqui?


GABARITO A letra a est errada, pois gnaisse e mrmore no so rochas sedimentares, mas sim metamrficas. A letra b est errada, pois gnaisse e mrmore no so rochas magmticas, mas sim metamrficas. A letra c est errada, pois areia e calcrio no so rochas magmticas, mas sim sedimentares. A letra d est correta, pois granito e basalto so exemplos de rochas magmticas e areia e calcrio so exemplos de rochas sedimentares.

Atividade 16: As Esferas da Terra


A Terra possui diferentes camadas ou esferas, tais como: a atmosfera, a hidrosfera, a litosfera e a biosfera. Iremos conhecer melhor cada uma delas, de agora em diante. Observe a imagem e depois assista ao vdeo que apresenta um pouca destas esferas externas de nosso planeta:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/biosfera/biosfera-biosfera-9.php

Atividade 17: A Atmosfera


A atmosfera a camada que envolve a Terra, composta por inmeros gases que ficam retidos por causa da fora da gravidade e do campo magntico do planeta. Costuma-se dividir a atmosfera em quatro camadas: Troposfera Camada em que a humanidade mantm contato direto. na troposfera que ocorrem os fenmenos meteorolgicos, que do origem ao tempo e ao clima; a maior parte dos gases, principalmente o oxignio, se concentra nesta camada; Estratosfera nessa camada que encontra-se a maior parte do gs oznio, que protege a Terra dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol; Mesosfera Esta camada tem incio no final da estratosfera e vai at 80 km acima do solo. A temperatura na mesosfera varia entre 10C at 100C ; uma temperatura extremamente fria, pois no h gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar; possui o gs oznio; Ionosfera Protege a Terra contra choques com outros corpos celestes; esta camada permite as comunicaes entre as vrias partes da Terra por refletir as ondas de rdio Veja a imagem que mostra estas camadas da atmosfera e assista ao interessante vdeo sobre a criao do planeta, observando o surgimento da atmosfera:

Atividade 18: A Hidrosfera


Hidrosfera a camada formada de gua, presente na superfcie terrestre e nas camadas internas mais prximas superfcie. Essas guas podem ser classificadas em ocenicas e continentais: - guas ocenicas corresponde aos oceanos no qual so divididos em: Pacfico, Atlntico, ndico e Glacial rtico. Nessa categoria inclui-se, tambm, os mares. - guas continentais so guas que escorrem ou acumulam na superfcie da terra, representados pelos rios (fluviais), lagos (lacustre) e geleiras (glaciais). Veja o vdeo e perceba a grandeza e a diversidade desta camada:

Observando a animao voc ver que 70% da Terra coberta de gua, porem 97% destas so guas salgadas. Assim, restam apenas 3% de gua doce, mas na verdade temos apenas 1% disponvel para o consumo e outros 2% esto congelados. Por isso, precisamos tem tanto cuidado com as guas, preservando e economizando-as!

Atividade 19: O interior da Terra I Crosta Terrestre ou Litosfera


O interior do nosso planeta constitudo de trs camadas principais: crosta, manto e ncleo. Veja a figura ao lado:

A crosta terrestre ou litosfera a parte slida da Terra, formada por rochas e minerais. ela que forma o cho que pisamos, o solo que usamos para cultivar nossos alimentos e que oferece os minrios e o petrleo para uma srie de produtos que fabricamos. Ela tambm serve de base para o relevo terrestre, onde temos continentes e ilhas, e para o relevo submarino. A crosta terrestre representa apenas 1% da massa do planeta, tem 40 quilmetros de espessura em terra cerca de 7 quilmetros no fundo do oceano. A crosta est apoiada sobre uma camada de rochas pastosas (o magma), presente em outra camada do interior da terra, e est dividida em placas, como se fosse um imenso quebra-cabeas. Confira isso clicando na imagem e assistindo o vdeo a seguir:

Procure em seu Caderno Pedaggico de Geografia do 2 Bimestre que fala mais sobre as Placas Tectnicas!

Atividade 20: O interior da Terra II Manto e Ncleo


O manto uma camada intermediria situada entre a crosta e o ncleo. Boa parte dos fenmenos que afetam a crosta terrestre, como os terremotos e os vulces, tem origem na parte superior do manto. Ele formado pelo magma, cujas rochas derretidas do origem lava vulcnica. O manto influencia sob a crosta terrestre, provocando os movimentos tectnicos. O ncleo a parte mais interna do planeta, sendo constitudo por ferro e nquel. Clique na abaixo para entender mais sobre esta camada:

Temos duas dicas para voc aprender mais sobre o interior do nosso planeta de uma maneira divertida: assista os filmes O Ncleo e Viagem ao Centro da Terra. O primeiro uma fico cientfica que mostra o que aconteceria com o planeta se o ncleo deixasse de pulsar, como um corao. O outro, uma grande aventura, do escritor Julio Verne, escrito numa poca em que ningum tinha ideia de como era a Terra por dentro. No se esquea da pipoca!

Atividade 21: A Biosfera


A biosfera o espao da vida na Terra, ou seja, inclui todos os seres vivos existentes nas esferas estudadas anteriormente. A esfera da vida ou biosfera constituda por trs elementos naturais de extrema importncia para a vida na Terra, nesse caso esto a hidrosfera, atmosfera e litosfera, que acabamos de estudar. Entenda mais sobre isso assistindo com o corao aberto o vdeo abaixo:

A biosfera interessa, e muito, Geografia! No se esquea que voc tambm um ser vivo, um animal responsvel pelas profundas transformaes que vem ocorrendo no planeta. A espcie humana, ao transformar o espao natural em espao geogrfico, retira recursos da litosfera, bebe da hidrosfera e se alimenta das plantas e outros animais da Terra. J que somos todos racionais, precisamos tambm ser conscientes do nosso papel pela perpetuao de todas as esferas. Ser que, agora, voc capaz de tirar todas as dvidas do ET? Acho que ele no vai querer voltar para o planeta dele!

Atividade 22: Educoquiz 3 O que mais voc aprendeu?


Como vimos na aula de hoje a Terra possui camadas internas e externas. Assim, procure associar corretamente quais camadas a seguir so internas ou externas:

(1) Camadas Internas

(2) Camadas Externas

( ( ( ( (

) Manto ) Biosfera ) Hidrosfera ) Ncleo ) Atmosfera

A sequncia correta : a) b) c) d) 1-1-2-1-1; 1-2-2-1-2; 1-2-1-2-1; 2-1-2-1-2.

Atividade 22: Educoquiz 3 O que mais voc aprendeu?


GABARITO:
A letra a est errada pois o certo seria: 1- Manto, 2 Biosfera, 2 Hidrosfera, 1 Ncleo e 2 Atmosfera.

A letra b est correta pois Ncleo e Manto so camadas internas (1) e as demais camadas externas (2)!
A letra c est errada pois o certo seria: 1- Manto, 2 Biosfera, 2 Hidrosfera, 1 Ncleo e 2 Atmosfera. A letra d est errada pois Ncleo e Manto so camadas internas (1) e as demais camadas externas (2), a sequncia correta seria: 1-2-2-1-2.

Atividade 23: Educoquiz 3 O que mais voc aprendeu?


A litosfera (do grego "Lithos" = pedra) a parte do planeta Terra constituda por rochas e solo, sendo um dos principais ambientes fsicos da Terra.
Tambm recebe outro nome, que : a) Ncleo; b) Manto; c) Crosta Terrestre;

d) Troposfera.

Atividade 23: Educoquiz 3 O que mais voc aprendeu?

GABARITO: A letra a est errada, pois chama-se Litosfera ou Crosta Terrestre e no Ncleo. A letra b est errada, pois chama-se Litosfera ou Crosta Terrestre e no Manto. A letra c est certa, uma vez que chama-se Litosfera ou Crosta Terrestre. A letra d est errada, pois chama-se Litosfera ou Crosta Terrestre e no Troposfera.

Atividade 24: Educoquiz 3 O que mais voc aprendeu?


A Terra classificada em trs tipos de camadas internas, que so divididas de acordo com certos critrios qumicos e fsicos. De forma simplificada, o interior da Terra formado por: 1 - uma camada externa, 2 - um meio pastoso e

3 - uma parte mais interna.


Qual das opes abaixo so os nomes corretos, de acordo com a numerao acima: a) 1 = ncleo / 2 = manto / 3 = crosta terrestre; b) 1 = manto / 2 = crosta terrestre / 3 = atmosfera; c) 1 = manto / 2 = hidrosfera / 3 = ncleo; d) 1 = crosta terrestre / 2 = manto / 3 = ncleo.

Atividade 24: Educoquiz 3 O que mais voc aprendeu?


GABARITO:

A letra a est errada, porque a camada externa a crosta terrestre e no o ncleo e a parte mais interna o ncleo e no a crosta terrestre.
A letra b est errada, porque a camada externa a crosta terrestre e no o manto, o meio a crosta terrestre e a parte mais interna o ncleo e no a atmosfera.

A letra c est errada, porque a camada externa a crosta terrestre e no o manto, o meio o manto e no a hidrosfera e a parte mais interna.
A letra d est correta, uma vez que a camada externa a crosta terrestre, o meio o manto e a parte mais interna o ncleo.

Atividade 25: Educoquiz 3 O que mais voc aprendeu?


A hidrosfera corresponde a toda parte lquida contida no planeta. Vimos que nosso planeta poderia ser chamado de Planeta gua, devido enorme poro de gua nele existente.

Em relao hidrosfera correto afirmar que: a) As guas salgadas correspondem a 50% do total de gua no planeta; b) As geleiras so responsveis por 40% das guas doces da Terra; c) Temos apenas 1% de gua doce disponvel para o nosso consumo; d) A hidrosfera representa 80% do planeta Terra.

Atividade 25: Educoquiz 3 O que mais voc aprendeu?


GABARITO: A letra a est errada, pois as guas salgadas correspondem a 97% do total de gua no planeta. A letra b est errada, pois as geleiras so responsveis por apenas 2% das guas doces da Terra. A letra c est correta, pois infelizmente temos apenas 1% de gua doce disponvel para o nosso consumo.

A letra d est errada, pois a hidrosfera representa 70% do planeta Terra.

Atividade 26: Educoquiz 3 O que mais voc aprendeu?


Observando a imagem ao lado, pense e marque a opo correta:

Qual das camadas estudadas hoje tem relao com o movimento das placas tectnicas?

a) Manto;
b) Ncleo; c) Litosfera; d) Hidrosfera.
http://orbita.starmedia.com/geoplanetbr/lito.htm

Atividade 26: Educoquiz 3 O que mais voc aprendeu?


GABARITO: A letra a est correta, uma vez que o manto a camada terrestre que est relacionada aos movimentos das placas, como vimos na aula de hoje. A letra b est errada, pois o ncleo no tem relao com as placas tectnicas. A letra c est errada, pois a litosfera no tem relao direta com as placas tectnicas, apesar de sofrer suas consequncias, nos choques de placas, com os terremotos, por exemplo. A letra d est errada, pois a hidrosfera no tem relao direta com as placas tectnicas, apesar de sofrer suas consequncias, nos choques de placas, com as tsunamis, por exemplo.

Atividade 27: Voc est sendo desafiado


No dia 11 de maro de 2011 o Japo sofreu com um grande terremoto, que foi seguido por um tsumani que uma onda gigante, como veremos na reportagem. Este abalo ssmico gerou conseqncias em pases banhados pelo Oceano Pacifico, na costa oeste da Amrica do Sul. Esta tragdia natural serve para comprovar os movimentos no interior da terra e a existncia das placas tectnicas. Veja os detalhes, nas reportagem:

Ento, agora com voc: Faa uma pesquisa sobre outros eventos de terremotos, seguidos de tsunamis, do ano 2000 at os dias de hoje. E explique o que voc acha disso. Pea ao seu professor para fazer uma exposio dos trabalhos produzidos.

Atividade 28: Construindo um resumo


Agora hora de revisar o que aprendemos hoje! Clique na animao, que ir ajud-lo a recordar do que estudamos aqui.

Aps observar o link acima, crie uma lista em seu caderno com as 10 temas que mais representam todo o estudo realizado. Ao terminar, enumere essas palavras em ordem crescente de acordo com seu aprendizado. Para ajudar, algumas palavras-chave: gua Gases Rochas Esferas da Terra Atmosfera Hidrosfera Litosfera Manto Ncleo Biosfera.

Atividade 29: Educosntese


Veja se voc citou ao menos cinco palavras ou ideias que aparecem nos dez pontos aqui destacados. Se elas no foram citadas aqui, discuta com seus colegas e verifique se elas se relacionam aula. Converse tambm com seu professor. 1. A gua fonte da vida, recurso precioso que est sendo destrudo por ns. Os estados fsicos da gua se dividem em lquido, slido e gasoso; 2. Os gases so substncias fludas que esto presentes em grande quantidade na natureza e compem o ar atmosfrico; 3. As rochas surgem da unio natural de minerais e podem ser encontrados por toda a superfcie terrestre. Podem ser magmticas, sedimentares ou metamrficas; 4. A estrutura exterior da Terra formada por quatro camadas principais: Atmosfera, Hidrosfera, Biosfera e Litosfera; 5. Atmosfera a camada gasosa que envolve a Terra e composta por inmeros gases; 6. Hidrosfera a camada de gua presente na superfcie terrestre e nas camadas internas mais prxima superfcie terrestre; 7. A Litosfera ou Crosta Terrestre a parte slida da Terra, formada por rochas e minerais, a parte mais importante da Terra, onde vivemos; 8. O Manto trata-se de uma camada intermediria situada em volta do ncleo. 9. O Ncleo a parte mais interna do planeta, constitudo por ferro e nquel; 10. Biosfera o espao que possui vida na Terra, ou seja, inclui os seres vivos existentes nas esferas estudadas anteriormente.

Atividade 30: Na prxima aula...


Os oceanos so enormes massas de guas salgadas que ocupam a maior parte da superfcie terrestre. Nos oceanos e mares est o maior percentual de gua encontrada na superfcie terrestre (97%), e so de vital importncia em nossas vidas. Dois teros de nosso planeta esto cobertos pelas guas dos mares e oceanos. Observe a imagem abaixo:
http://infopedagogicaprofessoredemar.blogspot.com/2 010/11/oceanos-e-mares.html

Observando a figura, qual o maior oceano do mundo? Voc aprender isso e muito mais na prxima aula! Para testar seus conhecimentos sobre o prximo tema, clique no quiz:

You might also like