You are on page 1of 17

BUSCA E APREENSO

Alunos:

LUCAS BORDINOSKI STPHANNY LOUIZE JUBAINSKI THIAGO HENRIQUE SIQUEIRA

-Busca: uma medida instrumental - meio de obteno de

prova - que visa encontrar pessoas ou coisas;


- Apreenso: uma medida cautelar probatria, pois se destina

a garantia da prova e ainda, dependendo do caso, para a prpria restituio do bem ao seu legitimo dono.
Nem sempre a busca gera a apreenso, pois pode acontecer

de que nada seja encontrado; bem como nem sempre a apreenso decorre da busca, pois pode haver a entrega voluntria do bem.

Segundo Fernando Capez: "a prova no eterna", pois se for

uma prova pessoal (CPP, art. 240, 2), a pessoa pode falecer ou tornar-se desconhecido seu paradeiro; e se for real, o tempo poder alter-la ou destru-la. Sendo assim, essa medida cautelar (busca e apreenso) destinada a evitar o desaparecimento das provas.
Com relao questo probatria e a segurana de pessoas,

tambm excepcional por implicar a quebra da inviolabilidade do acusado ou de terceiros, tanto no que se refere a quebra da inviolabilidade do domicilio quanto no que diz respeito a inviolabilidade pessoal. Portanto, somente quanto fundadas razes, quanto urgncia e a necessidade da medida, estiverem presentes, que se poder conceder a busca e apreenso, tanto na fase de investigao como no curso da ao penal.

Da Busca e da Apreenso Art. 240 - A busca ser domiciliar ou pessoal. 1 - Proceder-se- busca domiciliar, quando fundadas razes a

autorizarem, para: a) prender criminosos; b) apreender coisas achadas ou obtidas por meios criminosos; c) apreender instrumentos de falsificao ou de contrafao e objetos falsificados ou contrafeitos; d) apreender armas e munies, instrumentos utilizados na prtica de crime ou destinados a fim delituoso; e) descobrir objetos necessrios prova de infrao ou defesa do ru; f) apreender cartas, abertas ou no, destinadas ao acusado ou em seu poder, quando haja suspeita de que o conhecimento do seu contedo possa ser til elucidao do fato; g) apreender pessoas vtimas de crimes; h) colher qualquer elemento de convico.

Busca domiciliar permitida quando houver fundadas razes. O domiclio, em sua ampla acepo, poder ser adentrado: durante a noite, com consentimento do titular do direito, em caso de flagrante delito e em caso de desastre, para prestar socorro; durante o dia, nos casos mencionados ou por determinao judicial, se no houver consentimento do titular de direito. Entretanto, no se podem apreender documentos em poder do defensor do ru, salvo se constiturem corpo de delito (art. 243 2).

So indispensveis para a execuo da medida busca domiciliar:


Ordem Judicial escrita e fundamentada, como qualquer medida

cautelar restritiva de direitos (art. 5, XI, Constituio Federal); Indicao precisa do local, dos motivos e da finalidade da diligencia (art. 243, CPP) Cumprimento da diligencia durante o dia, salvo se consentida a noite, pelo morador; Obs: Segundo o Ministro do Supremo Tribunal Federal Jos Celso de Mello Filho, a expresso "dia" deve ser compreendida entra a aurora e o crepusculo. O uso de fora e o arrombamento sero possveis em caso de desobedincia, ou em caso de ausncia do morador ou de qualquer pessoa no local. (asrt. 245, 3 e 4).

Busca Pessoal Ser realizada quando houver fundada

suspeita de que algum ocultar consigo arma proibida ou outros objetos. realizada na pessoa (bolsas e malas) e em veculos que estejam em posse. No se exigir mandado quando vier a ser realizada pela prpria autoridade e nas hipteses do artigo 244.
Ao ato de priso; Existindo fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida, ou de objetos ou papis, que constituam corpo de delito; No curso da busca domiciliar; Se realizada pela prpria autoridade policial; Com expresso e inequvoco consentimento do indivduo visado.

Busca em veculos: A busca em veculo ora pode ser

considerada pessoal, ora domiciliar. Depende da utilizao do veculo. Quando o veculo utilizado como casa, h necessidade das cautelas inerentes busca domiciliar. J quando a revista for levada a efeito em veculos, com destinao exclusiva de meio de transporte, as regras a serem observadas so as mesmas da busca pessoal.
Busca em escritrio de advocacia: O varejamento em

escritrio de advocacia sofre maior restrio, em virtude da garantia constitucional da ampla defesa (art. 5., LV, c/c o art. 243, 3., do CPP). O Estatuto da OAB determina que, em escritrio de advogados, a busca ou apreenso deve ser acompanhada por representante da Ordem dos Advogados do Brasil (art. 7., da Lei 8.906/94). Foi decidido desta forma, pois o Supremo Tribunal Federal, julgando o mrito da ADIN n. 1.127-8, declarou essa exigncia como constitucional.

Quanto natureza jurdica, para a lei meio de prova, de

natureza acautelatria e coercitiva; para a doutrina, medida acautelatria, destinada a impedir o perecimento de coisas e pessoas.
Com relao ao objeto, conforme prev o art. 240, 1, "h", do

Cdigo de Processo Penal, permitido a busca e apreenso de qualquer elemento de prova que possa interessar ao processo, observadas as limitaes constitucionais. No entanto, h uma ressalva: o art. 243, 2 do Cdigo Processual Penal, segundo o qual No ser permitida a apreenso de documento em poder do defensor do acusado, salvo quando constituir elemento do corpo de delito".

Em relao apreenso de documentos, convm notar que

documento qualquer escrito que possa servir como meio de prova, quer tenha sido previamente elaborado com essa finalidade (instrumento), quer tenha sido feito originalmente com outro fim (papel). Compreende-se tambm: fotografias, fitas de vdeos, gravuras, pinturas e etc. J ao que se refere aos dados, conceitua-se este como informaes codificadas em computadores ou aparelhos eletrnicos modernos.

Os momentos para a realizao da busca e apreenso podem

ocorrer tanto em fase preparatria para um procedimento policial ou judicial (como ocorre quando, por fundada suspeita, apreendendo o objeto), quanto durante a investigao policial, com ou sem inqurito policial (por vezes, aps registro de uma ocorrncia e, antes mesmo da instaurao do inqurito, a autoridade policial realiza uma busca e apreenso), bem como durante a instruo do processo judicial e ao longo da execuo penal (estando o sentenciado em liberdade, nada impede que o juiz determine uma busca em seu domicilio, para constatar se ele se encontra l recolhido no perodo estabelecido como condio para o livramento condicional ou para priso albergue domiciliar).

Quanto ao Contedo do mandado judicial, de conformidade com o artigo 243, do CPP, o mandado de busca deve conter: 1) indicao precisa da casa em que ser realizada a diligncia e o nome do respectivo proprietrio ou morador; ou, no caso de busca pessoal, o nome da pessoa que ter de sofr-la ou os sinais que a identifiquem; 2) motivo e os fins da diligncia; 3) ser subscrito pelo escrivo e assinado pela autoridade que o fizer expedir. A busca poder ser realizada pela autoridade policial ou seus agentes (artigos 241, 245, 1., e 250), inclusive os membros da polcia militar, na fase de inqurito e por oficiais de justia, na fase processual.

O cumprimento do mandado deve pautar-se pelas orientaes

contidas nos artigos 245, 247 e 248, do Cdigo, a saber: 1) antes da busca, o executor deve: a) exibir e ler o mandado de busca, exceto a autoridade judiciria, ou policial, conforme o caso (caput); b) intimar o morador a abrir porta e mostrar o que se procura (caput); c) declarar sua qualidade e o objetivo da diligncia ( 1.); 2) durante a busca, se necessrio, o executor poder: a) arrombar a porta e forar a entrada, em caso de desobedincia ordem judicial por parte do morador, ( 2.);

b) empregar a fora contra as coisas ali existentes ( 3.); c)

intimar um vizinho para assistir a diligncia, em caso de ausncia do morador ( 4.o); d) determinar o que for necessrio tambm em relao aos moradores ( 4.o), porm molestandoos o menos possvel (art. 248); 3) Aps a busca, o executor dever: a) apreender a pessoa o coisa que procura, se encontrar ( 6.o); b) lavrar auto a respeito da diligncia, arrolando duas testemunhas ( 7.o); c) se a busca resultar infrutfera, informar ao sujeito passivo as razes de sua realizao (art. 247); d) se penetrar em territrio de outra jurisdio, apresentar-se autoridade local (art. 250).

No existe no Cdigo de Processo Penal uma exigncia

referente ao mandado judicial de apreenso, apenas de busca e apreenso. No entanto, indispensvel expedio mandado para a apreenso, quando ela ocorrer divorciada da busca e da exibio. O mando ser judicial, em caso de apreenso em domiclio, ou da autoridade policial, quando esta no estiver presente, nos demais casos.
No caso do auto de apreenso, o Cdigo tambm no o

descreve, mas, normalmente, descrito como auto de exibio e apreenso, em todas as hipteses, isto , apreenso decorrente de busca; apreenso por entrega espontnea e apreenso por encontro em local de crime, quando cada situao deveria ensejar um auto especfico, mediante a elaborao de termos especficos cada espcie, utilizando-se inclusive a expresso auto de arrecadao para a ltima hiptese (encontro no local do fato).

Restituio das Coisas Apreendidas:

A restituio de coisa apreendida consiste em um incidente processual pelo qual se devolve ao proprietrio ou a quem tenha legtimo direito os bens lcitos apreendidos ao longo de um inqurito ou de um processo criminal. Ela encontra-se positiva fundamentalmente no CPP, entre os arts. 118 e 124, sendo tambm pontualmente tratada na Lei Antidrogas e na Lei de Lavagem de Capitais. E so tidas nas seguintes espcies:
RESTITUIO PERMITIDA: Os bens apreendidos podem ser

restitudos. a regra no CPP. RESTITUIO CONDICIONADA: Algumas leis, como a Lei Antidrogas e a Lei de Lavagem de Capitais, condicionam a restituio das coisas apreendidas ao comparecimento do acusado. RESTITUIO VEDADA: O CPP veda a restituio de determinados bens, como a coisa que ainda interesse ao processo, bem como aquelas elencadas no 1, II, a e b do CP.

You might also like