You are on page 1of 11

UFRN semestre 2014.

Introduo filosofia
Aula 7 Filosofia e experincia do mundo

Rodrigo Vieira Marques A FILOSOFIA DO OLHAR E A EXPERINCIA DO PENSAMENTO Revista UFG / Junho 2006 / Ano VIII. n1

Quando ouvimos falar em filosofia, nossa primeira reao pode ser de estranheza diante de uma linguagem geralmente distante do nosso dia-adia. No entanto, quando nos aproximamos da filosofia contempornea, percebemos que isso nem sempre verdadeiro. Alis, isso pode valer, dependendo do ngulo que se toma, para a filosofia em geral. No podemos negar, contudo, que o pensamento contemporneo, perante os paradoxos criados pela tradio filosfica, reluta-se constantemente em no permanecer simplesmente preso em simples vos metafsicos. Pensar a filosofia, nesse horizonte, exige uma ruptura com os vus que podem cobrir o nosso olhar, os quais podem nos tornar mopes em nossa leitura filosfica que, acima de tudo, encontra-se na relao que estabelecemos com um texto.

***
Nesse sentido, ler a obra de um pensador , antes de tudo, colocar-se na dinmica de reflexo na qual ele mesmo se colocara quando ousara ensaiar suas primeiras linhas. Homenagear um filsofo no lhe render adjetivos, fazer de seu nome o nome de uma rua ou de uma praa deserta nos labirintos inspitos de uma cidade. Pelo contrrio, ouvir novamente a sua voz e fazer do ato de pensar um percurso no mais solitrio, mas acompanhado pelas questes filosficas enfrentadas por um determinado autor. assim que nos voltamos para a Fenomenologia da percepo (1945), uma obra que, emergindo no cenrio contemporneo, mais do que nos apontar para as peripcias tericas de seu autor, Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), transporta-nos para uma paisagem de pensamento na qual a experincia humana adquire um estatuto ontolgico. Que perspectivas so abertas grosso modo por esse texto? Que trilhas podemos vislumbrar?

***
A Fenomenologia da percepo tem por tarefa resgatar, em primeiro lugar, nossa experincia do mundo que, desconsiderado por algumas filosofias, especialmente pelo cartesianismo, adquire a dignidade de um problema filosfico. O mundo no uma simples representao, mas o nosso solo, a nossa ptria. Por sua vez, a conscincia no uma senhora soberana que iluminaria uma realidade tenebrosa, mas ela perceptiva. Isso expressa a ruptura com pensadores como Descartes que, considerando o mundo e a conscincia como substncias, acreditava ser possvel o conhecimento apenas por meio das idias geradas pelo poder do homem de representao. Pensar a conscincia como conscincia perceptiva significa pens-la tambm como uma conscincia intencional, ou seja, como uma conscincia que, longe de subsistir apenas em si mesma e sobre si mesma, dirige-se para o mundo, para o outro. No h conscincia em si mesma, como j diriam os fenomenlogos alemes, mas toda conscincia conscincia de alguma coisa.

***

Merleau-Ponty, porm, ao considerar a conscincia como perceptiva nos indica que no basta pens-la como uma relao, como uma intencionalidade, mas preciso integr-la nossa experincia, s vivncias do nosso corpo, ou melhor, s vivncias de uma subjetividade encarnada. Encontrando-se na fronteira da filosofia com a psicologia, a Fenomenologia da percepo pode ser considerada uma obra anfbia. Para Merleau-Ponty, preciso haver, entre filosofia e cincia, um dilogo. Nisso encontra-se a aproximao da psicologia. Pensar o homem no pode ser uma tarefa de gabinete, mas uma tarefa corajosamente interdisciplinar. filosofia cabe a tarefa de refletir acerca dos fundamentos metafsicos da cincia, da gnese e das consequncias das idias que podem expressar uma viso de mundo.

***

A Fenomenologia da percepo, contudo, no um


tratado cientfico, um manual de psicologia, mas, em primeiro lugar, um texto filosfico. O que isso significa? Sua inteno compreender o homem e o mundo sem impor frmulas, regras ou princpios dogmticos. Sua tarefa nos conduzir experincia do prprio pensar como uma vivncia inusitada. Ela se encontra na dinmica de um duplo movimento iniciado com um outro texto de Merleau-Ponty, A estrutura do comportamento (1942).

***
Enquanto a primeira obra se centrava em um ponto de vista cientfico marcado pela exterioridade, a Fenomenologia da percepo emerge em um horizonte filosfico que tem por tema a subjetividade. No que haja o ensejo em legitimar uma dualidade entre um espectador externo e um observador interior. Pelo contrrio, o texto de 1945 nasce em um movimento que, percorrendo pontos de vista extremos, espera de seu leitor a compreenso de que uma dicotomia do olhar no tem sentido. A viso externa do cientista que se volta para o homem como para um objeto estranho a si mesmo sem se aperceber tambm como homem e a viso do filosfo que se volta para o homem a partir apenas do pensamento, de um eu interior so complementares. Pensando assim, idealismo e realismo, esprito e matria, pensamento e extenso, intelectualismo e empirismo comungam dos mesmos erros, no so capazes de compreender a experincia do fenmeno humano como a de um ser que , ao mesmo tempo, sujeito e objeto.

*** Um retorno percepo indica um retorno experincia do mundo como um fundo no qual emerge o nosso olhar. Estamos no mundo, dizia o filsofo usando uma expresso de Heidegger, e apenas no mundo podemos nos conhecer. Tratase, sobretudo, de um abandono do psicologismo, do pragmatismo, do empirismo. A percepo no momento mesmo em que se faz percepo, mergulhada em um real que nos oferece o prprio ser, em um primeiro momento, sem nenhum juzo de valor, como uma estrutura, um todo configurado, deve ter a sua dignidade ontolgica resgatada por uma filosofia no mais presa em meras especulaes.

***
O homem s pode ser compreendido como um ser existente que, inserido no tempo, no foge ao concreto da histria, mas perpassado por ele, a histria o fundo donde surge o prprio agir humano. No centro da discusso, todavia, encontra-se o sensvel que, no sendo uma soma ou conjunto de partes desconectadas entre si, um verdadeiro tecido no qual nasce a vivncia do sentido. No sendo uma conscincia senhoril capaz de sobrevoar o mundo com especulaes superficiais, o homem um ser encarnado, dado que no temos apenas um corpo, mas somos o nosso corpo. Os estudos da Psicologia da Gestalt aprofundados na Fenomenologia da percepo apontam para MerleauPonty um horizonte existencial no qual o homem se encontra mesclado com seu mundo, feito do mesmo tecido que ele e destinado a uma experincia do sentido que emerge, antes de tudo, de uma estrutura.

O mundo no um mosaico de sensaes. As fronteiras dos nossos sentidos no so to bem delimitadas como imaginamos. O visvel e o tangvel, longe de estarem divorciados, configuram na nervura do real um verdadeiro entrelaamento.

***
Na Fenomenologia da percepo, Merleau-Ponty esboa uma fenomenologia existencial na qual vislumbramos a descrio de um sujeito que se encontra sempre em situao em meio a um mundo concreto. A percepo nos conduz a um mundo anterior ao conhecimento e aos prejulgamentos que dele se possa fazer e, assim, desvela-nos um mundo carregado de sentido.

Nesse mundo originrio, ser significa, sobretudo, ser com o corpo. O filsofo promove uma mudana de enfoque, a passagem de um espectador desinteressado para um homem que percebe e, assim, para um homem que experimenta a verdade no intervalo entre si mesmo e o mundo, entre si mesmo e o outro. Propor um primado da percepo no significa uma negao do pensamento como ajuizavam alguns dos contemporneos de Merleau-Ponty que no entenderam o projeto de uma fenomenologia da percepo.

***

Se por fenomenologia podemos entender o retorno a um fenmeno que se articula na ruptura com os dualismos clssicos entre sujeito e objeto, uma fenomenologia da percepo indica um retorno a um sujeito que uma mistura de conscincia e corpo, constituindo-se como um corpo sujeito ou como um sujeito encarnado.

Repensar a Fenomenologia da percepo significa, portanto, repensarmos essas questes. Qui, em um tempo ainda marcado pelo esquecimento da unidade do nosso ser, da dignidade de nosso corpo e da nossa experincia do mundo, da vivncia de um agir situado e configurado no solo da histria e no horizonte da convivncia com as diferenas, do resgate antropolgico diante das investidas de um real mecanizado, da vivncia de uma linguagem que constitui o nosso prprio ser, a leitura da Fenomenologia da percepo possa nos ajudar a reaprender a nos ver e a ver o mundo sem estar, como diria Fernando Pessoa, com a alma vestida.

You might also like