You are on page 1of 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR NCLEO DE ALTOS ESTUDOS AMAZNICOS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

DO TRPICO MIDO

FICHAMENTO DO TEXTO: COMMON RESOURCES AND INSTITUTIONAL SUSTAINABILITY.

DISCIPLINA FUNDAMENTOS ECOLGICOS DO DES. SUSTENTVEL PROFESSORA Dra. NIRVIA RAVENA ALUNA GIRLIAN SILVA DE SOUSA

TEORIA DA CAPTURA REGULATRIA

A regulao, justificada pela existncia de falhas de mercado, pois na presena destas, o timo social no atingido quando cada agente otimiza sua utilidade, refletindo, assim, uma alocao ineficiente de recursos. As falhas de mercado

podem ser divididas em externalidades e monoplios naturais.

De uma maneira geral, uma externalidade um custo ou um benefcio gerado por uma atividade econmica que no arcado ou apropriado pelo agente responsvel pela atividade econmica .

Um monoplio natural qualquer atividade aonde, dado o nvel da demanda e a

estrutura de custos, a quantidade socialmente tima e minimizadora de custos


realizada por apenas uma firma .

Ao intervir, o regulador deve no s promover o bem da populao como um todo, mas ser o rbitro de interesses contraditrios;

Obviamente os grupos afetados pela regulao procuraro, sempre que possvel, influenciar a deciso do regulador a seu favor;

Frequentemente os grupos com os interesses em questo tm algo a oferecer a

quem promove a regulao (apoio poltico ou recursos).

TEORIA DOS JOGOS o estudo sobre a tomada de decises entre indivduos quando o resultado de cada um depende da deciso dos outros, numa interdependncia similar a um jogo;

TEORIA DOS JOGOS

Fichamento: AGRAWAL, Arun. Common Resources and Institutional Sustainability. The drama of the commons / Committee on the Human Dimensions of Global.Change ; Elinor Ostrom ... [et al.], editors.2001.

Estudiosos de propriedade comum tm mostrado que os mercados ou acordos de propriedade privada e propriedade estatal ou de gesto no esgotam a gama de mecanismos institucionais plausveis para governar o uso de recursos naturais. (p. 41).

A multiplicidade de variveis causais, bem como a falta de ateno aos efeitos observados destas variveis dependem do estado do contexto, tem criado lacunas significativas em explicaes de como funcionam as instituies de propriedade de uso comuns. (p. 41).

Na ltima dcada os governos nacionais em quase todos os pases em desenvolvimento tm se voltado para instituies ao nvel local de propriedade comum como uma nova poltica que empurrou a descentralizao da gesto do meio ambiente. (p. 41).

Esta mudana na poltica no mais que um reconhecimento tardio de a gesto sustentvel de recursos no pode ser independente da sustentabilidade instituies humanas coletivas que a governana do quadro de recursos, e que os usurios locais so muitas vezes aqueles com as maiores participaes na sustentabilidade dos recursos e instituies. (p. 41).

Muitos autores fundaram uma teoria teleolgica da mudana social onde as comunidades e arranjos comunais que governou interaes sociais iria inevitavelmente desaparecer ao longo do tempo. (p. 42).

anlise etnogrfica tem contribudo imensamente para o estado atual de nosso conhecimento sobre como funcionam as instituies comuns propriedade. Mas tambm tem sugerido que a propriedade comum pode no ser mais do que os restos institucional de arranjos sociais que de alguma forma se enquadram fora da modernidade. (p. 42).

As latentes teorias do sculo XX examinaram os camponeses e a vida rural com sua forma de sociedade em comunidades comuns apenas como uma existncia transicional e uma

atrao extica. (p. 42).

Historicamente, a emergncia das relaes de mercado promoveu o egosmo individual, as obrigaes contratuais, a perseguio, destruindo a tica das comunidades e suas regras usuais. (p. 42).

Essas crenas bsicas dos camponeses, comunidades, vida rural, e seu futuro tiveram

implicaes bastante especficas na a conservao ambiental. (p. 42).

A partir de 1980 as novas compreenses de instituies de recurso tomam a propriedade comum como um mecanismo vivel para promover a gesto de recurso sustentvel. (p. 43).

O povo e a comunidade so uma parte integrante e indispensvel de esforos contemporneos de conservar recursos ambientais. (p. 43).

Usando detalhados estudos histricos e contemporneos, escritos sobre o commons tm mostrado que os utilizadores de recursos muitas vezes criam arranjos institucionais e de gesto que ajudam a alocar benefcios de forma equitativa, durante perodos de tempo longos, e com perdas de eficincia limitada (Agrawal, 1999a; McKean, 1992a; Ostrom, 1992). (p. 43).

De posse do conhecimento de gesto local prspera de recursos de uso comum, cientistas e governantes so menos propensos a interveno do Estado central, mercados, ou privatizao de direitos de propriedade sobre os recursos. (p. 44).

Muitas das concluses de eruditos da propriedade comum combinam estreitamente

generalizaes tericas na literatura sobre ao coletiva e anlise institucional. (p. 45).

Uma razo significante de concluses divergentes de estudos empricos sobre bens comuns consiste em que a maioria deles so baseados no mtodo de estudo de caso. (p. 45).

A multiplicidade de projetos de pesquisa, tcnicas de amostragem e mtodos de coleta de dados presentes em cada estudo pode ser bem-vinda, mas tambm significa que a especificao cuidadosa dos fatores contextuais e histricos relevantes para descobertas, testes sistemticos de descobertas e comparaes de postulados conexes causais tm sido relativamente poucos. (p.45). Muitos estudiosos do commos enfocaram estreitamente instituies em volta de recursos de

uso comum. Tal foco em instituies compreensvel, os planos de propriedade comuns


podem resultar em uso eficiente, alocao equitativa e conservao sustentvel. (p. 45) Entretanto, a falta da anlise cuidadosa dos fatores relativos a contexto enquadram todas as

instituies e

afetam o ponto at o qual algumas instituies sero com maior

probabilidade eficazes do que outros. (p. 45). Os testes sistemticos da importncia relativa de fatores importantes para sustentabilidade, equidade ou eficincia do commons so relativamente raros. (p. 45).

Raros so estudos que unem as variveis diferentes que identificam em cadeias causais ou propem mecanismos causais plausveis. Os problemas de especificao modelar incompleta e variveis omissas na prova de hiptese so comuns na literatura sobre a propriedade comum. (p. 6).

Em algumas combinaes de condies que ocorrem com frequncia, os membros de pequenos grupos pode criar arranjos institucionais que ajudam a gesto sustentvel dos

recursos. (p. 46).

A integrao do mercado introduz novas formas de resolver os riscos que as instituies de propriedade comum so frequentemente concebidos para resolver. (p. 57).

Os mercados tambm formam arenas alternativas da proviso de crdito e a gerao de prestgio de modo que podem minar a importncia de outras instituies locais. (p. 57).

Os prprios funcionrios pblicos podem ficar envolvidos na privatizao do commons e a venda de produtos e de recursos. (p. 58).

Argumentos especficos sobre as mudanas no uso de recursos e instituies de gesto, dos


mercados esto em linha com as percepes mais gerais sobre o papel transformador e potencial de foras do capital e da ateno localidade de preferncia para contexto em que localidades so moldadas, assim, impediu o surgimento de uma melhor compreenso

de como fatores como polticas de populao, a demanda do mercado e do estado


interagem com arranjos locais institucionais e sistemas de recursos. (p. 58).

You might also like