You are on page 1of 29

A REPBLICA DOS BONS SENTIMENTOS

MICHEL MAFFESOLI

MICHEL MAFFESOLI (1944)


Socilogo e professor da Universit de Paris-Descartes Sorbonne; Considerado um dos fundadores da Sociologia do Cotidiano;

Conhecido por suas anlises sobre a ps-modernidade, o imaginrio e, sobretudo, pela popularizao do conceito de tribo urbana.

A REPBLICA DOS BONS SENTIMENTOS (2009)


Crtica ao pensamento atual no campo da poltica de cultura;

O autor tem como alvo o pensamento conformado com as conquistas tericas dos sculos passados que no servem para a compreenso da contemporaneidade;
Crtica ao moralismo e ao conformismo intelectual.

O QUE A REPBLICA DOS BONS SENTIMENTOS?


Confuso de sentimentos. Confuso de valores. Trata-se de uma orgia moral no qual modelos de virtude vm verter o fel dos ressentimentos que alimentam disfarados de bons sentimentos. Isso a Repblica dos Bons Sentimentos. Totalmente abstrata, inteiramente descarnada e baseada no faz de conta. Esse fato no tm moral: servem-se da moral. Usam-na e abusam dela. E se surpreendem quando a juventude, que no se deixa iludir, se revolta em exploses violentas e incendirias ou em sucesses silenciosas como a da absteno eleitoral e a indiferena diante do poltico e do social. (MAFFESOLI, 2009, p. 88)

A Repblica dos Bons Sentimentos uma metfora para refletir sobre o momento atual da sociedade capitalista.... Por isso (para simplificar nossa explanao), criamos o termo KNOWLNDIA. Sempre que nos referirmos aos conceitos de Maffesoli utilizaremos tal denominao.

OU SEJA...

Michel Maffesoli: a retomada das manifestaes juvenis http://www.cartapotiguar.com.br/2013/05/21/michel-maffesoli-a-retomada-dasmanifestacoes-juvenis/

A, porm est a questo. Pois, segundo uma longussima tradio, a vida suspeita. E sob suas diversas formas, a intelligentsia os polticos, os acadmicos, os jornalistas tratam de denegri-la. E, sob o pretexto de querer sanar a vida dos males que a afligem, ensina-se, antes a curar da vida. Estranho paradoxo que transforma em precursores da morte aqueles que deveriam dizer e fazer o que a vida social. (p. 17).

Discurso individualista e preconceituoso. Episdio com os lixeiros. <Isso uma vergonha>

O termo intelligentsia ou intelligentzia refere-se a uma categoria ou grupo de pessoas engajadas em trabalho intelectual complexo e criativo direcionado ao desenvolvimento e disseminao da cultura, abrangendo trabalhadores intelectuais. Em Maffesoli, a utilizao do termo tem o objetivo de criticar a postura e o trabalho atualmente desenvolvido pela elite intelectual.
Ignorncia intelectual. Mais dizem quando menos tem a dizer. Crescimentos de assuntos banais. <Vitalidade do homem sem qualidade>.

Pois disso que se trata: da extraordinria defasagem das elites intelectuais e polticas em relao s coisas da vida. De sua incompreenso de uma vitalidade que lhes escapa. De sua ignorncia cotidiana. Alis, ser que conhecem essa palavra? [...] No se sabe, to centrados esto em seu modo de pensar, sua maneira de ser, seus valores democracia, contrato social, cidadania, responsabilidade, autonomia etc. que cheiram a um sculo XVIII e um sculo XIX que lhes servem de referncias tericas. (p. 18).

Homer x Bonner. Lalo x Bonner. Baixar nvel da informao para que o telespectador comum compreenda.

E, de tanto querer que tudo se encaixe dentro do seu molde de interpretao, passa-se ao largo da dinmica das prprias coisas. Assim, a mutao da sociedade vai sendo analisada, indevidamente, atravs de pensamentos estabelecidos, luz (!) dos bons sentimentos e outros refres moralistas. (p. 20).
Crtica aos autores que no se atualizam. Entender presente com base no passado. <Texto que serve para todos no serve para ningum>. Bauman

Sim, preciso compreender a energia das novas geraes. E isso no porque h um juvenismo no ar, como o fazem com desdm os jornalistas apressados. Mas sim porque, quer se queira ou no, so elas que elaboram os valores sociais em gestao. So eles que, igualmente, iro viv-los. (p. 21).
Sociedade se estrutura em torno da juventude. Luta pelas coisas do cotidiano. Quebra do conformismo.

A est porque convm desenvolver a polmica indispensvel. J disse que no so contra as pessoas, mas contra a insuportvel deliquescncia do pensamento que transforma tudo em anlise alimentar. Mas com o paladar entorpecendo-se, no se pode mais falar de uma reflexo caseira, coisa que poderia traduzir um inegvel sentido do prazer, mas sim, de um pensamento fast food regado a coca-cola de boa safra. A esse ponto chegou o conformismo lgico do pensar certo contemporneo. (p. 23).

Pensamento sem consistncia. Pseudoerudio. Distanciamento da experincia.

A manuteno do dogmatismo cientfico sustentada por uma relao, quase incestuosa, entre saber e poder. Por isso, o discurso das elites se perpetua como a Verdade. Combate ao Pensamento Oficial, que possui traos de intolerncia.

Isso instrutivo, pois a mesma explicao pronta que se encontra, tanto faz se direita ou esquerda, nas mltiplas sesses do Pensamento Oficial contemporneo. [...] Num entresi incestuoso, as eternas e idnticas pessoas autorizadas, numa mistura indistinta, dedicam-se a enganar alguns incautos que ainda ouvem e leem suas explicaes sobre como salvar os mveis quando a casa inteira que est pegando fogo. (p. 37).
Explicaes prontas. Poltica perdeu sentido. Mesmo discurso direita e esquerda. Pessoas autorizadas. Personificao do poder.

Pois bem de abstrao que se trata no bem-pensar contemporneo. ela que est na origem do autismo galopante que aflige a intelligentsia. ela que se encontra na arrogncia racionalista dos tecnocratas de todos os matizes. ela que move a cantilena, quero dizer, as invocaes que pontuam os discursos, artigos ou decises com essas palavras to grandiloquentes, to despidas de sentido que so cidadania, democracia, progresso social, repblica, comunitarismo. Essa abstrao to mais brilhante, mais categrica, e mais autoconfiante quanto mais desligada de tudo. A abstrao o fio condutor que se encontra em todo o Pensamento Oficial. (p. 38-39) Abstrao. Separao do que inseparvel. Descontextualizao histrica. Fragmentao.

O Pensamento Oficial marcado pelas pequenas e mltiplas maledicncias, malvadezas annimas e outras mesquinharias cotidianas, com o intuito de excluir os que esto fora da norma. Cabe juventude a interveno social.

E o papel do intelectual na Knowlndia? O conceito tem o intuito de coagir o mundo a modelos predeterminados. (p.47) Plgio Ventriloquia intelectual Por trs de uma pretensa anlise objetiva, percebe-se, ouve-se rosnando, a voz obcecada daquilo que nada mais do que um narcisismo autoconfiante. (p. 55)

Casais velhos tetanizados que pensam em crculos

A Knowlndia um pas que no respeita a ambiguidade natural do homem

4 passos para romper com a Knowlndia


1. 2. 3. 4. Percepo Diagnstico Irrigao Ruptura

Percepo
Identificar o esprito do tempo Ligar-se ao presente Vitalismo Potncia do corpo social

Diagnstico
Cotidiano Presente Existencial

Irrigao
Retorno ao arcaico Coletivo e comunitrio Plural Relao, relativizao

Ruptura
Singularidade Romper com o bem-pensar Humor Humildade com o desconhecido Politesmo de valores

Obrigada! Marcia Boroski Renata Santos

You might also like