You are on page 1of 15

Prof.

Rogerio Alvares

1) INTRODUO:
No Brasil, Szwarcwald e Castilho estimaram que 536.920 pessoas com idade entre 15 e 49 anos eram portadoras do HIV em 1998, correspondendo a 0,61% da populao nesta mesma faixa etria. Desde o incio da dcada de 80 o nmero de notificaes de AIDS em indivduos com 13 ou mais anos de idade, segundo ano do diagnstico vem aumentando em todo o pas. Esses nmeros permitem caracterizar, de diferentes maneiras, a ocorrncia da AIDS.(Medronho,2002)

importante se saber como a epidemia vem evoluindo, se as atividades de preveno vm surtindo os efeitos esperados, se os tratamentos disponveis aumentam a sobrevida dos doentes, e se as polticas de sade pblica voltadas para o controle da AIDS tm sido adequadas. A epidemiologia utiliza-se de algum tipo de medida de frequncia para obter as respostas aos estudos desenvolvidos. As medidas de frequncias so definidas a partir de dois conceitos epidemiolgicos: a prevalncia e a incidncia.

A - INCIDNCIA Conceito: a frequncia com que surgem novos casos de uma doena, num intervalo de tempo.

Conceito: a frequncia de casos novos de uma determinada doena, ou problema de sade, oriundos de uma populao sob risco de adoecimento, ao longo de um determinado perodo de tempo. Ex: notificaes de novos casos de AIDS em maiores de 13 anos.

Os casos novos ou incidentes so aqueles indivduos no doentes no incio do perodo de observao, e, portanto sob o risco de adoecimento, que no seu decurso acabam por adoecer. Para que possam ser detectados necessrio que cada indivduo seja observado em, no mnimo, duas ocasies. A incidncia expressa mudanas no estado de sade. As medidas de incidncias so obtidas nos estudos que envolvem o seguimento(follow-up) de uma determinada populao. A incidncia pode ser entendida como a ocorrncia do primeiro episdio da doena ou problema de sade de interesse. o caso das doenas infecciosas que conferem imunidade permanente e das doenas crnicas incurveis.

Incidncia Total o estudo das mltiplas ocorrncias de uma doena em um mesmo indivduo ao longo do tempo. Pode ser aplicada em estudos de doenas agudas, sua ausncia de imunidade adquirida, ou de doenas no infecciosas, como o infarto agudo do miocrdio. As medidas de incidncia esto necessariamente relacionadas dimenso do tempo. Nos estudos epidemiolgicos, a dimenso do tempo pode ser medida tendo como referncia diferentes eventos ou acontecimentos ocorridos nas vidas de cada indivduo observado. O momento em que tais eventos ocorrem denominado tempo zero (to) e representa o incio do perodo de observao da ocorrncia de casos novos.

Quando se utiliza a idade no momento do adoecimento a referncia o nascimento. O Tempo Zero tambm pode ser o incio de um tratamento ou de uma exposio a uma substncia supostamente causadora de uma doena. Nestas situaes, o evento de referncia nico ou particular para cada indivduo participante do estudo.
Quando o evento de referncia uma data do calendrio a partir do qual inicia-se o perodo de observao, o tempo zero (to) comum a todos os indivduos participantes.

Ao se comparar dados de uma doena em diferentes perodos ou em locais diferentes, assim como as associaes sobre causas e efeitos utilizam-se medidas de incidncia expressas como frequncias relativas, como a taxa de incidncia e a incidncia acumulada. Ambas so expresses numricas ou quantitativas do conceito de risco. Risco a probabilidade de um indivduo adoecer durante um intervalo de tempo determinado. Risco - uma probabilidade condicionada ausncia de riscos competitivos, ou seja, o indivduo no morra por nenhuma outra causa ao longo do perodo de observao, antes de desenvolver o problema de sade em questo.

TAXA DE INCIDNCIA - TI Conceito: a frequncia com que surgem novos casos de uma doena ou problema de sade por unidade de tempo e com relao ao tamanho de uma determinada populao. TI (to.t) = I/PT Onde: to.t intervalo de tempo entre a origem to e o instante t; I no de casos novos que surgiram entre to e t; PT quantidade de pessoa-tempo aumentada pela populao durante o estudo.

Pessoa-tempo o perodo durante o qual um indivduo esteve exposto ao risco de adoecimento, e, caso viesse a adoecer seria considerado um caso novo ou incidente.
Perodo- unidade de tempo: ano, ms, dia. Ex: Uma pessoa acompanhada por um ano sem desenvolver uma determinada doena, corresponde a uma pessoa-ano.

Populao fechada quando nenhum membro novo a ela incorporado ao longo do tempo, e seus integrantes a deixam somente devido morte. O seu tamanho (N) diminui sistematicamente ao longo do tempo. Populao aberta quando novos membros so adicionados no tempo em decorrncia da natalidade ou da imigrao, e seus integrantes a deixam por imigrao ou morte. Populao aberta estvel ou estacionria

Cada indivduo que a deixa

Outro reposto em seu lugar tamanho constante.

Incidncia acumulada uma proporo que representa uma estimativa de risco de desenvolvimento de uma doena ou agravo em uma populao durante um intervalo de tempo determinado. Sobrevida uma medida complementar a incidncia acumulada. uma estimativa da probabilidade de um indivduo no morrer, ou, de maneira mais ampla, no desenvolver uma determinada doena ao longo de um intervalo de tempo. Chance de incidncia a razo entre as propores de incidncia e sobrevida. Medidas de mortalidade refere-se a morte e no ao adoecimento. A mortalidade pode ser relacionada a um problema de sade especfico ou a um grupo de problemas, como as doenas cardiovasculares.

B PREVALNCIA:

Conceito: a frequncia de casos existentes de uma determinada doena, em uma determinada populao e em um dado momento.

Para se medir a prevalncia observa-se uma nica vez os indivduos componentes de uma amostra.
Prevalncia pontual ou instantnea - mede a frequncia de uma doena ou problema de sade num dado instante do tempo.

- Fatores determinantes da prevalncia:


Incidncia, durao e movimentos migratrios. Quanto mais elevada a migrao e/ou a durao de uma doena maior tende a ser a sua prevalncia. Ex: algumas doenas infecciosa agudas cujos pacientes evoluem para cura ou bito em um curto espao de tempo. Elevadas propores de prevalncia podem sobrepor a baixos nveis de incidncia, quando a durao de uma doena longa. Ex: doenas crnicas degenerativas ( hipertenso arterial ).

Prevalncia de perodo a frequncia de casos existentes de uma doena ao longo de um perodo ou intervalo de tempo.
Prevalncia de toda a vida a quantidade de indivduos que j apresentaram determinada doena em qualquer momento desde o nascimento e a realizao do estudo.

Utilizao das medidas de prevalncia: - Planejamento de aes e a administrao de servios de sade.

You might also like