You are on page 1of 40

Prof. Mestre Thiago de Almeida www.thiagodealmeida.com.

br

Henri Paul Hyacinthe Wallon (Henri Wallon) nasceu na Frana em 15 de junho de 1879. Antes de chegar psicologia passou pela filosofia e medicina e ao longo de sua carreira foi cada vez mais explcita a aproximao com a educao. Em 1902, com 23 anos, formou-se em filosofia pela Escola Normal Superior, cursou tambm medicina, formando-se em 1908. Viveu num perodo marcado por instabilidade social e turbulncia poltica. As duas guerras mundiais (1914-18 e 1939-45), o avano do fascismo no perodo entre guerras, as revolues socialistas e as guerras para libertao das colnias na frica atingiram boa parte da Europa e, em especial, a Frana.

Em 1914 atuou como mdico do exrcito francs, permanecendo vrios meses no front de combate. O contato com leses cerebrais de excombatentes fez com que revisse posies neurolgicas que havia desenvolvido no trabalho com crianas deficientes. At 1931 atuou como mdico de instituies psiquitricas. Paralelamente atuao de mdico e psiquiatra consolida-se seu interesse pela psicologia da criana. Na 2a guerra atuou na Resistncia Francesa contra os alemes, foi perseguido pela Gestapo, teve que viver na clandestinidade.

De 1920 a 1937, o encarregado de conferncias sobre a psicologia da criana na Sorbonne e outras instituies de ensino superior. Em 1925 funda um laboratrio destinado pesquisa e ao atendimento de crianas ditas deficientes. Ainda em 1925 publica sua tese de doutorado A Criana Turbulenta. Inicia um perodo de intensa produo com todos os livros voltados para a psicologia da criana. O ltimo livro Origens do pensamento na criana, em 1945. Em 1931 viaja para Moscou e convidado para integrar o Crculo da Rssia Nova, grupo formado por intelectuais que se reuniam com o objetivo de aprofundar o estudo do materialismo dialtico e de examinar as possibilidades oferecidas por este referencial aos vrios campos da cincia.

Neste grupo o marxismo que se discutia no era o sistema de governo, mas a corrente filosfica. Em 1942, filiou-se ao Partido Comunista, do qual j era simpatizante. Manteve ligao com o partido at o final da vida. Em 1948 cria a revista Enfance. Neste peridico, que ainda hoje tenta seguir a linha editorial inicial, as publicaes servem como instrumento de pesquisa para os pesquisadores em psicologia e fonte de informao para os educadores. Faleceu, com 83 anos, em 01 de dezembro de 1962

A gnese da inteligncia para Wallon biolgica e social, ou seja, segundo este autor o ser humano organicamente social e esta estruturao orgnica supe a interveno da cultura. Nesse sentido, a teoria do desenvolvimento humano para Wallon centrada na pessoa completa.

Jamais pude dissociar o biolgico e o social, no porque o creia redutveis entre si, mas porque, eles me parecem to estreitamente complementares, desde o nascimento, que a vida psquica s pode ser encarada tendo em vista suas relaes recprocas. (Wallon
citado por WEREBE; NADEL-BRULFERT, 1986, p. 8).

Wallon considera o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio em que est imersa com seus aspectos afetivo, cognitivo e motor.

Seu mtodo de pesquisa denomina-se anlise gentica comparativa multidimensional, o qual consiste em compreender o desenvolvimento da criana a partir da anlise comparativa entre o comportamento da crianas de distintas pocas e culturas, indivduos normais e patolgicos, assim como entre crianas e animais.

O referencial terico utilizado por Wallon basea-se epistemologicamente na filosofia marxista e, mais especificamente no materialismo dialtico. Isso confere devida importncia das bases biolgicas, sem ser efatizar uma mecnica organicista.

A fim de abranger o estudo integrado do ser humano o autor formula a noo de campos funcionais (movimento, inteligncia, emoo e pessoa) os quais abarcam as dimenses motoras, afetivas e cognitivas que constituem a realidade psquica do sujeito.

H quatro fatores para explicar desenvolvimento psicolgico da criana:


Emoo; A pessoa O movimento (de ao e atividade); A inteligncia.

A emoo altamente orgnica, altera a respirao os batimentos cardacos e at o tnus muscular tem momentos de tenso e distenso que ajudam o ser humano a se conhecer.

A afetividade, de acordo com Wallon (1968), envolve vrias manifestaes, abrangendo os sentimentos (ordem psicolgica) e as emoes (ordem biolgica). Dessa forma, faz-se necessria a distino dos termos emoo e afetividade, uma vez que, freqentemente, so usados como sinnimos. O primeiro a emoo refere-se a manifestaes afetivas de estados subjetivos, agregados a componentes orgnicos, como os sentimentos e os desejos.

As emoes consistem essencialmente em sistemas de atitudes que correspondem, cada uma, a uma determinada espcie de situao. Atitudes e situao correspondente implicam-se mutuamente, constituindo uma maneira global de reagir de tipo arcaico, freqente na criana. (...) Daqui resulta que, muitas vezes, a emoo que d o tom ao real. (Wallon, 1968, p. 140).

A afetividade tem, de acordo com o autor, uma concepo mais ampla que envolve uma gama maior de manifestaes, englobando as dimenses psicolgica e biolgica, ou seja, os sentimentos e as prprias emoes.

Para Wallon (1971) a dimenso afetiva ocupa lugar central tanto do ponto de vista da construo da pessoa quanto na construo do conhecimento. O autor relaciona a psicognese e a histria do indivduo, demonstrando, assim, a estreita relao entre as interaes humanas e a constituio da pessoa, propondo um estudo integrado do desenvolvimento humano, definindo seu projeto terico como uma elaborao da psicognese da pessoa completa.

construo do eu depende essencialmente do outro.

A dinmica funcional da pessoa pode ser entendida a partir da compreenso da integrao funcional dos conjuntos, segundo a qual vrias funes classificadas nos domnios do ato motor, afetividade e conhecimento participam de forma conjunta no exerccio das atividades da pessoa no simplesmente justapostas, mas combinadas de forma a permitir o aparecimento de outras funes mais complexas (Almeida e Mahoney, 2004, p. 31).

A motricidade tem carter pedaggico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua representao. Ele acreditava que as escolas deveriam quebrar a rigidez e a mobilidade adaptando a sala de aula para que as crianas possam se movimentar mais.

o movimento tudo que pode dar testemunho da vida psquica e traduzi-la completamente, pelo menos at o momento em que aparece a palavra. Antes disso, a criana, para se fazer entender apenas possui gestos, ou seja, movimentos relacionados com as suas necessidades, ou o seu humor, assim, como com as situaes e que sejam susceptveis de as exprimir (Wallon, 1975, p. 75).

A proposta Walloniana coloca o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada. Os elementos como: afetividade movimento e espao fsico se encontram num mesmo plano.

O desenvolvimento da inteligncia, em grande parte, funo do meio social. Para que ele possa transportar o nvel da experincia ou da inveno imediata e concreta, tornam-se necessrios os instrumentos de origem social, como a linguagem e os diferentes sistemas de smbolos surgidos nesse meio. (Wallon, 1971, p. 14).

Para Wallon por meio da emoo que o ser biolgico se converte em ser social.

Tentativa de ver a criana de um modo mais integrado, levando em considerao os domnios cognitivo, afetivo e motor. No dissociar campos que so indissociveis (afetividade e inteligncia). Estudo do desenvolvimento humano a partir do desenvolvimento psquico da criana. Desenvolvimento da criana aparece descontnuo, marcado por contradies e conflitos, retrocessos e reviravoltas. A passagem dos estdios de desenvolvimento no se d linearmente.

a principal lei que regula o desenvolvimento psicolgico da criana. Sugere que as atividades da criana, algumas vezes podem ser destinadas a construir a sua individualidade e outras vezes, para estabelecer relaes com os outros, alternando a orientao progressivamente em cada estdio.

Consiste em que no existe nem ruptura, nem continuidade funcional na transio de um estdio a outro. Deste modo, as funes antigas no desaparecem, mas se integram com as novas.

1) Impulsivo-emocional ocorre no primeiro ano de vida: 0 1 anos Principais Funes: A emoo pode construir uma simbiose emocional com o ambiente. Orientao: Para o interior - voltado para a construo do indivduo.

expresses/reaes generalizadas e indiferenciadas de bem estar/mal estar; predominncia da afetividade orienta as primeiras reaes do beb s pessoas; as emoes so o primeiro recurso de interao do beb com o meio social; Emoes so extremamente contagiosas entre os indivduos.

2) Sensrio-motor e projetivo inicia-se por volta de um ano e se estende at os trs anos de idade. Funo dominante: atividade sensrio-motora tem dois objetivos bsicos: o primeiro a manipulao de objetos e o segundo a imitao; Orientao: Para o exterior - relaes orientadas para com os outros e objetos: externamente.

caracteriza-se pela investigao e explorao da realidade exterior; o andar e a linguagem daro oportunidade criana de ingressar em um novo mundo, o dos smbolos; Linguagem estrutura o pensamento; Importncia de se afinar o olhar para o movimento.

3) Personalismo Por volta dos trs aos seis anos. Principais Funes: Conscincia e afirmao da personalidade na construo de si mesmo. Orientao: para o interior: necessidade de afirmao.

Subperodos: -> (Entre 2 e 3 anos) a oposio, tenta reivindicar, a insistncia sobre a propriedade dos objetos; -> (Entre 3-4 anos) Idade da graa nas habilidades expressivas e motoras. Procura a aceitao e admirao dos outros. Perodo narcisista; -> (Pouco tempo antes dos 5 anos) Representao de papis. Imitao.

Enriquecimento do eu e a construo da personalidade; Oposio ao outro busca de afirmao de si; Seduo a criana tem necessidade de ser admirada, para se admirar tambm; Imitao personagens so criados a partir das pessoas que a criana admira; Inteligncia se apia fortemente na atividade motora; Sincretismo no separa a qualidade da coisa em si.

4) Pensamento Categorial

Entre os 6 e 11 anos. Funo principal: Conquistar e conhecer o mundo exterior. Orientao: para o exterior interesse especial por alguns objetos.

Subperodos: (6-9) Pensamento sincrtico: global e impreciso, mistur o objetivo com o subjetivo; (De 9 a 11 anos) pensamento categorial. Comece a agrupar categorias de acordo com seu uso, caractersticas ou atributos.

5) Puberdade e Adolescncia Idade: a partir dos 15 anos Funo dominante: Contradio entre o conhecido e entre o que se deseja conhecer; Orientao: para o exterior dirigida para a afirmao do eu.

A crise pubertria rompe a tranquilidade afetiva que caracterizou o estgio categorial e impe a necessidade de uma nova definio dos contornos da personalidade, desestruturados devido s modificaes corporais resultantes da ao hormonal. Oposio sistemtica ao adulto. Busca diferenciar-se do adulto.

Marca a diferenciao entre o eu e o mundo exterior, em que a criana aprende a perceber o que de si e o que do outro. Pensa a realidade a partir de categorias. Emergncia de uma capacidade nova para a criana: a ateno. fundamental a interao do indivduo com a cultura.

You might also like