You are on page 1of 20

CONSIDERAES SOBRE O ROMANTISMO

Sturm um Drang tempestade de assalto tempestade e mpeto efervescncia catica de sentimentos.

IDIAS DE FUNDO
a natureza redescoberta, exaltada como fora onipotente e criadora da vida. Relaciona-se estreitamente com a natureza, o gnio, entendido como fora originria: o gnio cria analogamente natureza, e portanto, no extrai suas normas do exterior, mas ele prprio norma.

concepo desta da divindade como intelecto ou razo suprema, prpria do iluminismo, comea a se contrapor o pantesmo, ao passo que a religiosidade assume novas formas que, em seus pontos extremos, se expressa no titanismo paganizante do Prometeu de Goethe ou no titatismo cristo de santidade e do martrio de certos personagens de Lenz.

O sentimento ptrio se expressa no dio ao tirano, na exaltao da liberdade e no desejo de infringir convenes e leis externas. Apreciam-se sentimentos fortes e as paixes calorosas e impetuosas, bem como os caracteres francos e abertos.

CONTRIBUIES
Releitura de Shakespeare ; leituras de Rousseau ( sua nova pedagogia e novas idias polticas ) Quem deu sentido e relevncia histrica e supranacional ao Sturm foram Goethe, Schiller e os filsofos Jacobi e Herder.

Revoluo em terras germnicas, aquilo que depois seria a Revoluo Francesa no campo poltico. Tambm pode ser interpretada reao antecipada prpria Revoluo, enquanto se apresenta como reao ao iluminismo.

Redespertar do esprito alemo depois de sculos de torpor e de ressurgimento de algumas atitudes peculiares alma germnica. Expresso espiritual coletiva de todo um povo.

Volta ao clssico , no clssico de modismos. Para ns , o nico caminho para nos tornarmos grandes e, se possvel, inimitveis , a imitao dos antigos.

Mas essa imitao que nos torna inimitveis consiste em readquirir o olhar dos antigos, aquela viso que Michelangelo e Rafael souberam readquirir e que lhes permitiu buscar o bom gosto de sua fonte e redescobrir a norma perfeita da arte. No repetindo, mas renovando o que os gregos haviam feito.

TRAOS ESSENCIAIS
explicar a gnese etimolgica do termo, do ponto de vista lexicogrfico; fabuloso, extravagante, fantstico, irreal. Gradativamente passou a indicar o renascimento do instinto e da emoo, que o racionalismo predominante no sc. XVIII no conseguiu suprimir inteiramente.

determinar os limites cronolgicos e geogrficos do fenmeno. Designa o movimento espiritual que envolveu no somente a poesia e a filosofia, mas tambm as artes figurativas e a msica. Embora tenha percorrido outros pases, o certo que o movimento apresenta forte marca do esprito e do sentimento germnico.

Determinar sua categoria psicolgica ou moral, ou seja, o modo peculiar de sentir e as caractersticas psicolgicas prprias do homem romntico. O ethos, ou marca espiritual do homem romntico.

Condio de conflito interior, na dilacerao do sentimento que nunca se sente satisfeito, que se encontra em contraste com a realidade e aspira a algo mais, que , no entanto, se lhe escapa continuamente. Predomina o amor pela irresoluo e pelas ambivalncias, a inquietude e irriquietude que se comprazem de si mesmas e se exaurem em si mesmas.

O termo ansiedade tambm caracterstico da poca, desejo ardente. Desejo que nunca pode alcanar sua meta, porque no a conhece e no quer ou no pode conhece-la. o mal do desejo. Desejar tudo e nada ao mesmo tempo. Desejar o desejar.

Determinar que contedos conceituais o romntico faz seus. Contedo ideal. Todo romntico tem sede do infinito e aquela ansiedade, que desejo irrealizvel, o precisamente porque aquilo pelo que anseia, na realidade, o infinito.

Tender que nunca cessa, porque as experincias humanas so todas finitas, ao passo que seu objeto sempre infinito, so sempre transcedidas. A filosofia deve captar e mostrar o nexo do finito com o infinito, ao passo que a arte deve realiza-lo.

Sentimento de pnico, isto , sentimento de pertencer ao uno-todo. o lugar da calma eterna, onde o meio-dia perde seu mormao, o trovo a sua voz e o mar, fremente e espumejante, se assemelha s ondas de campo de trigo.

Sem genialidade ns todos no existiramos. Em tudo o gnio necessrio. A poesia cura as feridas infligidas pelo intelecto. O poeta compreende a natureza melhor do que o cientista. A religio reavaliada, recolocada bem acima do plano ao qual o iluminismo a havia reduzido. Ligao entre homem e infinito.

Cumpre determinar a forma de arte em que tudo isso se expressa. Prevalncia do contedo sobre a forma. Reavaliao expressiva do informal.

Perguntar em que sentido se pode falar e se fala de filosofia romntica, o que assume grande importncia neste estudo. Idealismo. REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia. Vol. III. So Paulo:Paulinas, 1988.

You might also like