You are on page 1of 15

O Esprito de Profecia:

Orientaes para a Igreja Remanescente

Organizado por Renato Stencel, diretor do Centro White, 2013

Os Profetas e a Infalibilidade
Roger W. Coon Ex-servidor do White State e Exprofessor da Andrews University
Renato Stencel (org.) 2013

Os Profetas e a Infalibilidade
Um verdadeiro profeta jamais erra? Todas as predies de um profeta genuno devem ocorrer no tempo previsto? Porventura em alguma ocasio poderia o verdadeiro profeta voltar atrs e modificar alguns aspecto do que disse? Paulo insiste em que no apaguemos o Esprito, nem desprezemos as profecias, antes julguemos todas as coisas, retendo o que bom.
Renato Stencel (org.) 2013

Profecias no cumpridas
Um dos testes bblicos para o profeta genuno a questo do cumprimento das profecias:
a) Jeremias 28:9 quando os eventos preditos ocorrem, saber-se- que o Senhor enviou o profeta. b) Deuteronmio 18:22 quando o evento predito no ocorrer, o Senhor no falou atravs do profeta, antes falou presunosamente. Exemplos bblicos de profecias no cumpridas: Jonas e Nnive (porventura foi Jonas um falso profeta?)

Renato Stencel (org.) 2013

Profecias no cumpridas
Ellen White predisse o iminente retorno de Jesus? Existem aproximadamente 50 citaes, escritas desde os anos finais da dcada de 1840 at o incio dos anos 1910, nas quais ela diz que, se tivssemos cumprido nosso trabalho da forma como devamos, o Senhor j teria voltado. O momento da segunda condicional; mas a segunda vinda em si no condicional.

Renato Stencel (org.) 2013

Profecias no cumpridas
Existe um nmero pequeno de profecias condicionais nos escritos de Ellen White. Nenhuma delas porm afeta a direo da igreja de Deus, o destino eterno de alguma alma ou a pureza de qualquer doutrina. Mas os erros existem e necessitamos lidar com eles, honesta, plena e francamente. Evidentemente, o Esprito Santo poderia haver evitado que esses erros fossem publicados. Mas se o o Esprito Santo no tomou tais providncias porque o erro de menor importncia, inconsequente.
Renato Stencel (org.) 2013

Escrituras/Incertezas histricas
As baixas causadas por Davi na guerra: (1) 40.000 homens de cavalaria (2Sm. 10:18) (2) 40.000 homens de infantaria (1Cr. 19:18) A cura do cego Bartimeu por Jesus na cidade de Jeric: (1) Efetuada quando Ele chegava cidade (Lc. 18:35) (2) Efetuada quando Ele deixava a cidade (Mc. 10:46). Relao de Moiss com Hobabe: (1) Cunhado (Nm. 10:29) (2) Sogro (Jz. 4:11)
Renato Stencel (org.) 2013

Escrituras/Erro do profeta
O profeta Nat incentivou o rei Davi a construir o Templo de Jerusalm. Deus repreendeu o profeta, e este teve de voltar presena do rei e corrigir a orientao anterior. Desta vez, o erro no era pequeno e inconsequente, e Deus teve de intervir a fim de corrigi-lo para que no ocorresse dano permanente. Sempre que o resultado final possa ser significativamente alterado Deus intervm ao invs de manter o profeta numa camisa de fora que lhe impediria cometer qualquer erro.
Renato Stencel (org.) 2013

Ellen White/Descries imprecisas


Torre de Babel (1) Spiritual Gifts, vol. 3, p. 301 Situa antes do dilvio. Joo Batista (1) Spiritual Gifts, vol. 2, p. 183 e 184 diz que Joo Batista estava morto quando ocorreram os eventos de Mateus 4:18 a 22. (2) O DTN, p. 154 (7 ed.) diz que Joo se encontrava sozinho no crcere nessa ocasio. Crditos do texto de Paulo o amor de Cristo nos constrange (1) Review and Herald de 30 de outubro de 1913 atribui o texto a Pedro.
Renato Stencel (org.) 2013

Erros de Ellen White


O nmero de tais ocorrncias pequeno nas Escrituras; semelhantemente, pequeno o nmero de casos nos escritos de Ellen White. Houve, contudo, ocasies em que ela teve de retroceder, modificando sua posio anterior em relao a algum assunto: O momento de incio do sbado (1846-1855); Ellen White modificou sua posio (Messenger to the Remnant, pp. 34 a 36).
Renato Stencel (org.) 2013

Erros de Ellen White


A proposta para fechar a Southern Publishing Association (1901 e 1902): Ellen White aprovou o fechamento, foi repreendida por Deus e modificou seu conselho (Abiding Gift of Prophecy, pp. 322-329). Envio do Testemunho n 11 demasiado cedo, contra sua vontade, mas atendendo orientao de outros (Nisto eu errei. T1, p. 563). Estes assuntos foram suficientemente srios para provocarem a imediata interveno do Esprito Santo a fim de corrigi-los; e Ele efetivamente o fez!
Renato Stencel (org.) 2013

Concluso
Os prprios escritores bblicos no foram pessoas infalveis: Entretanto, o Esprito Santo que os inspirou era (e ainda ) infalvel. As revelaes (tesouros) que receberam provieram diretamente de um Deus infalvel. Ento estes homens inspirados comunicaram as mensagens na qualidade de seres humanos falveis, utilizando linguagem humana imperfeita como o meio de comunicao (vasos de barro).
Renato Stencel (org.) 2013

Concluso
Os Adventistas consideram Ellen White infalvel? No. Tampouco creem eles que Pedro e Paulo tenham sido infalveis. Eles creem que o Esprito Santo que inspirou Pedro e Paulo era infalvel. Eles creem tambm que de tempos em tempos Ellen White recebeu revelaes do Esprito Santo de Deus, e que as revelaes a ela feitas pelo Santo Esprito so to dignas de confiana quanto as revelaes feitas pelo mesmo Esprito a outras pessoas. (W.H. Littlejohn, Review and Herald, 11 de dezembro de 1883).
Renato Stencel (org.) 2013

Concluso
Os Adventistas sustentam hoje que Ellen White foi e : Digna de confiana Possuda de autoridade, como genuna e autntica profetisa de Deus Inspirada da mesma forma e no mesmo grau em que o foram os profetas que escreveram a Bblia Os Adventistas no fazem dos escritos de Ellen White: Uma outra bblia Uma extenso (adio) ao cnon sagrado das Escrituras.
Renato Stencel (org.) 2013

Fonte
Esprito de Profecia: Orientaes para a Igreja Remanescente
Pg. 47-54.
Centro de Pesquisas Ellen G. White

Organizador: Renato Stencel


Abril de 2013

You might also like