You are on page 1of 1

Universidade Federal de Viosa Centro de Cincias Biolgicas e da Sade Departamento de Biologia Geral

Lucas de Oliveira Castro 61732, Kleber Andrade Barros 61752, Fabrcio Bramusse Torres 61742, Paulo Cezar Rabelo 61756

Introduo
Algumas plantas e flores podem ser utilizadas como indicadores de pH, devido a sua capacidade de alterao de cor durante o contato com outra substncia. O pH tambm conhecido por potencial de hidrognio inico, um ndice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio. O "p" deriva do alemo potenz, que significa poder de concentrao, e o "H" para o on de hidrognio (H+). O objetivo desse trabalho foi testar a hiptese de que o extrato do repolho roxo altera sua cor quando entra em contato com solues de diferentes valores de pH.

Resultados e Discusso
Aps a realizao do experimento pode-se constatar que h alterao da cor do extrato do repolho roxo quando em contato com os reagente cidos e bsicos e no h alterao de cor em contato com a gua. Abaixo segue os resultados das cores obtidas:

Materiais e Mtodos
Materiais: Proveta de 25ml, conta gotas, bquer 50ml, liquidificador e peneira. Reagentes:
Figura 2. a) Extrato de repolho roxo antes da mistura e b) Depois da mistura dos reagentes

Com a tabela (Figura 3) de comprimento de onda das cores elaborou-se o grfico (Figura 4) de pH versus comprimento de onda.

1) Uma gota de soluo concentrada de cido clordrico (HCl); 2) Soluo diluda de cido clordrico (1 ml + 100 ml de gua); 3) gua; 4) Soluo diluda de hidrxido de sdio ( 1 pastilha + 100ml de gua); 5) Uma pastilha de hidrxido de sdio (NaOH).
Metodologia:

Figura 3. Comprimento de onda das cores.

Preparar o extrato de repolho roxo batendo pedaos do repolho roxo junto com 1 litro de gua em um liquidificador e coar. Em seguida em cinco bqueres separado colocar 25ml do extrato preparado em cada um. No primeiro bquer acrescentar uma gota de soluo concentrada de cido clordrico. Para o segundo bquer acrescentar 25 ml de soluo diluda de cido clordrico. No terceiro bquer adicionar 25ml de gua, no quarto bquer adicionar 25ml de soluo diluda de hidrxido de sdio e por fim acrescentar uma pastilha de hidrxido de sdio.

Figura 4. Grfico dos resultados obtidos.

Concluso
O extrato de repolho roxo altera sua colorao quando em contato com as substancias cidas e bsicas devido a sua reao com o H+ nas solues acidas; em contato com solues bsicas o extrato reage com o OH- presente na soluo. Para cada tipo de reao a substncia reflete o raio, com comprimento de onda correspondente a cor que a substncia adquirida. Quando o extrato misturado com gua nada ocorre mantendo a colorao roxa.

Figura 1. Extrato de repolho roxo e os reagentes.

You might also like