You are on page 1of 33

DIREITO CIVIL II Profa. Dra.

Edna Raquel Hogemann


AULA 15

MODALIDADES DAS OBRIGAES VI

AULA 15

CONTEDO DE NOSSA AULA


1. Cesso de crdito 2. Cesso de dbito 3. Assuno da dvida 4. Cesso de contrato 5 Consequencias

Transmisso das obrigaes Cesso de Crdito o negcio jurdico onde o credor de uma obrigao, chamado cedente, transfere a um terceiro, chamado cessionrio, sua posio ativa na relao obrigacional, independentemente da autorizao do devedor, que se chama cedido.

Em direito a sucesso pode ocorrer inter vivos ou mortis causa. A sucesso mortis causa ser estudada posteriormente. A cesso de crdito corresponde sucesso entre vivos no direito obrigacional. A cesso de crdito tambm no se confunde com a cesso de contrato que a cesso de direitos e deveres daquela relao jurdica, e no apenas de um crdito.

Na sub-rogao a dvida mantm o valor, j a cesso de crdito pode envolver valores diversos tendo em vista a liberdade entre as partes. Por exemplo: A deve cem a B para pagar daqui a seis meses, C ento se oferece para adquirir este crdito contra A por oitenta pagando a B a vista; C age na esperana de ter um lucro ao receber os cem de A no futuro; isto acontece no comrcio no desconto de cheques pr-datados.

A transferncia pode ser onerosa ou gratuita, ou seja, o terceiro pode comprar o crdito ou simplesmente ganh-lo (= doao) do cedente.

Elementos da cesso de crdito


Anuncia do devedor: como j dito, a cesso a venda do crdito, afinal o cedido continua devendo a mesma coisa, s muda o seu credor. O cessionrio ( = novo credor) perante o cedido/devedor fica na mesma posio do cedente ( = credor velho). A cesso dispensa a anuncia do devedor que no pode impedila, salvo se o devedor se antecipar e pagar logo sua dvida ao credor primitivo. Todavia, o cedido ( = devedor) deve ser notificado da cesso, no para autoriz-la, mas para pagar ao cessionrio ( = novo credor, art. 290).

Justificativa: a cesso de crdito se justifica ou se fundamenta para estimular a circulao de riquezas, atravs da troca de ttulos de crdito (ex: cheques, duplicatas, notas promissrias, ttulos que vocs vo estudar em Direito Comercial/Empresarial). Alm do exemplo acima do desconto de cheques prdatados, a cesso de crdito muito comum entre bancos e at a nvel internacional do Governo Federal, em defesa da moeda e da disciplina cambial.

Forma da cesso: no exige formalidade entre o novo e o velho credor, pode at ser verbal, mas para ter efeito contra terceiros deve ser feita por escrito (art. 288). A escritura pblica aquela do art. 215, feita em Cartrio de Notas. O contrato particular feito por qualquer advogado.

Todos, salvo os crditos alimentcios (ex: penso, salrio), afinal tais crditos so inalienveis e personalssimos, estando ligados sobrevivncia das pessoas. A lei probe tambm a cesso de alguns crditos como o crdito penhorado (art.298) e o crdito do rfo pelo tutor (1749, III tutela ); ambos so assunto de outra disciplina de D.Civil). O devedor pode tambm impedir a cesso desde que esteja expresso no contrato celebrado com o credor primitivo, caso contrrio, como j disse, caso queira impedir a cesso o devedor ter que se antecipar e pagar logo. Vide art. 286.

Quais crditos podem ser objeto de cesso?

Espcies de cesso:
1) convencional: a mais comum, e decorre do acordo de vontades como se fosse uma venda (onerosa) ou doao (gratuita) de alguma coisa, s que esta coisa um crdito.

2) legal: imposta pela lei (ex: nosso conhecido art. 346; no art. 287 tambm imposto pela lei a cesso dos acessrios da dvida como garantias, multas e juros);

3) judicial: determinada pelo Juiz no caso concreto, explicando os motivos na sentena para resolver litgio entre as partes.

A cesso pode tambm ser pro soluto ou pro solvendo

Na cesso pro soluto o cedente responde pela existncia e legalidade do crdito, mas no responde pela solvncia do devedor (ex: A cede um crdito a B e precisa garantir que esta dvida existe, no ilcita, mas no garante que o devedor/cedido C vai pagar a dvida, trata-se de um risco que B assume).

Na cesso pro solvendo o cedente responde tambm pela solvncia do devedor, ento se C no pagar a dvida (ex: o cheque no tinha fundos), o cessionrio poder executar o cedente. Mas primeiro deve o cessionrio cobrar do cedido para depois cobrar do cedente.

Quando a cesso onerosa, o cedente sempre responde pro soluto, idem se a cesso foi gratuita e o cedente agiu de m-f (ex: dar a terceiro um cheque sabidamente falsificado gera responsabilidade do cedente, mas se o cedente no sabia da ilegalidade no responde nem pro soluto, afinal foi doao mesmo art. 295); mas o cedente s responde pro solvendo se estiver expresso no contrato de cesso (art. 296).

Cesso de Dbito ou Assuno de Dvida

A cesso de dbito est prevista no cdigo civil como assuno de dvida (artigos 299 a 303). Essa operao um negcio jurdico atravs do qual o devedor transfere para outra pessoa a sua posio na relao jurdica, deixando de ser devedor e repassando o dbito para o novo sujeito passivo. Como exemplo temos a cesso de financiamento na aquisio de um veculo.

Na assuno de dvida ou cesso de dbito exige-se a anuncia do credor, o que no ocorre na cesso de crdito, que basta a notificao do devedor. Assim, no basta outra pessoa desejar assumir a dvida de outrem. Para se efetivar a operao necessrio que o credor aceite o novo devedor como o sujeito passivo na relao obrigacional.

Assuno de dvida e afinidades Assuno de dvida e promessa liberao do devedor:

de

Em ambas uma pessoa se compromete a cumprir uma prestao devida por outrem. Entretanto h uma diferena marcante entre elas: na promessa de liberao o compromisso assumido perante o devedor, no tendo o credor o direito de exigir do promitente. J na assuno de dvida o compromisso assumido junto ao credor que poder exigir o cumprimento da prestao.

Assuno de dvida e novao subjetiva por substituio do devedor.


A assuno de dvida muito parecida com a novao subjetiva por substituio do devedor prevista no artigo 360, II do cdigo civil. Art. 360. D-se a novao: I - quando o devedor contrai com o credor nova dvida para extinguir e substituir a anterior; II - quando novo devedor sucede ao antigo, ficando este quite com o credor; III - quando, em virtude de obrigao nova, outro credor substitudo ao antigo, ficando o devedor quite com este. A diferena est no fato de na novao implicar Ana criao de uma nova obrigao e conseqente extino da obrigao anterior e no uma simples cesso de dbito.

Assuno de dvida e fiana.


A assuno de dvida tambm muito parecida com a fiana, pois em ambos os casos tanto o fiador quanto a pessoa que assume o dbito fica obrigado perante o credor com o cumprimento da prestao. A diferena reside no fato de o fiador no ser o devedor principal, responde subsidiariamente, dispondo assim do benefcio de ordem. J na cesso de dbito a pessoa que assumiu a dvida passa a ser o devedor principal, no podendo alegar o benefcio de ordem.

Espcies e efeitos da assuno de dvida


A assuno de dvida, segundo Carlos Roberto Gonalves, pode de efetivar pode dois modos: a) mediante contrato entre o terceiro e o credor, sem participao ou anuncia do devedor, tambm conhecida como expromisso; b) mediante acordo entre terceiro e o devedor, com a concordncia do credor, chamada tambm de delegao. O cdigo civil em seu artigo 299 no dispe sobre espcies de assuno de dvida. Para o referido autor, o legislador quis tratar somente da delegao, pois no diploma legal exige-se o consentimento expresso do credor.

Na assuno de dvida o principal efeito a substituio do devedor primitivo por um novo sujeito passivo. A relao obrigacional permanece a mesma. O novo devedor no pode opor ao credor as excees pessoais que tinha o devedor originrio. Cdigo Civil: Art. 302. O novo devedor no pode opor ao credor as excees pessoais que competiam ao devedor primitivo. Na assuno de dvida ocorre a extino das garantias especiais dadas pelo devedor primitivo.

Cesso de contrato
Cesso de contrato a transferncia da inteira posio ativa e passiva, do conjunto de direitos e obrigaes de que titular uma pessoa, derivados de um contrato bilateral j ultimado, mas de execuo ainda no concluda; possibilita a circulao do contrato em sua integralidade, permitindo que um estranho ingresse na relao contratual, substituindo um dos contrantes primitivos, assumindo todos os seus direitos e deveres.

Correo dos exerccios

Joo Fernandez Saragoza, filho de espanhis, saiu com os amigos para comemorar a vitria da seleo espanhola e resolveu que toda a despesa seria por sua conta. L pelas tantas descobriu que estava sem um tosto no bolso para pagar a conta do restaurante que totalizou R$560,00 (quinhentos e sessenta reais). Os amigos de Joo fizeram uma vaquinha e conseguiram pagar a conta. Dois dias depois, Joo pagou R$140,00 (cento e quarenta reais) a cada um dos 4 amigos que com ele sara. Uma semana depois, ficou sabendo que pagara indevidamente a Carlos Ricardo, pois este no teria contribudo para pagar a conta. No entanto, como j dera o dinheiro a Carlos, Joo nada mais poderia fazer. a) Voc, como advogado de Joo, o que o aconselharia em relao ao pagamento indevido?

Gabarito sugerido - se Joo paga dvida inexistente o credor no pode ficar com o dinheiro, e Joo ter direito repetitio indebiti ( = devoluo do indbito; em direito repetir significa devolver, e indbito o que no devido). Ento quem efetua pagamento indevido pode exigir a devoluo do dinheiro ( = repetitio indebiti) para que Carlos no enriquea sem motivo. b) E se Carlos se nega a devolver o dinheiro alegando direito de ficar com ele, estar correto? Gabarito sugerido: O credor de obrigao natural tem direito soluti retentio, mas quem recebe dvida inexistente no (ex: pago a meu credor Joo da Silva, mas por engano fao o depsito na conta de outro Joo da Silva, que ter que devolver o dinheiro).

CASO CONCRETO 2 Quando morava na cidade de Ourinhos/SP Joo, diante de uma dificuldade, conseguiu um emprstimo com sua vizinha e ex-namorada Maria, comprometendo-se a pagar a dvida em 12 meses. Joo deve realmente esse dinheiro a Maria mas a dvida prescreveu, pois j se passaram mais de 10 anos desde ento e ambos, inclusive, mudaram-se da cidade. Ocorre que coincidentemente, Joo e Maria voltam a Ourinhos para passar a Pscoa de 2010. Mesmo sabendo da prescrio da dvida Joo resolveu pagar e doou uma jia a Maria. a) A que tipo de obrigao entre Joo e Maria o texto se refere aps a prescrio da dvida com a doao da jia? Gabarito sugerido: obrigao natural.

b)Sabendo que a ingratido do donatrio extingue a doao, caso Maria venha no futuro a agredir Joo, tal doao se extinguir? Gabarito sugerido: No, j que no foi feita por liberalidade, mas sim em cumprimento de obrigao natural.

(TRT da 2 Regio/FCC/2008 - Analista Judicirio - rea Judiciria) - A respeito da cesso de crdito, INCORRETO afirmar: (A) O devedor pode opor ao cessionrio as excees que lhe competirem, bem como as que, no momento em que veio a ter conhecimento da cesso, tinha contra o cedente. (B) Na cesso de um crdito, salvo disposio em contrrio, abrangem-se todos os seus acessrios. (C) Independentemente do conhecimento da cesso pelo devedor, pode o cessionrio exercer os atos conservatrios do direito cedido. (D) Ocorrendo vrias cesses do mesmo crdito, prevalece a que se completar com a tradio do ttulo de crdito cedido. (E) Salvo estipulao em contrrio, o cedente responde pela solvncia do devedor.

Por hoje s!
No esquea de ler o material didtico para a prxima aula e de fazer os exerccios que esto na webaula.

You might also like