You are on page 1of 28

Nulidades

Conceito de nulidade. Classificao dos vcios processuais. Quadro comparativo dos vcios processuais. Princpios bsicos das nulidades.

Conceito de nulidade
Nulidade um vcio processual decorrente da inobservncia de exigncias legais, capaz de invalidar o processo no todo ou em parte (CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 19. ed. So Paulo: Saraiva, 2012, p. 693).
Embora o CPP seja confuso e assistemtico a respeito do tema nulidades, possvel tentar estabelecer padres de comportamento entre os vcios processuais, de acordo com sua importncia, intensidade e repercusso para o processo. Arts. 563 a 573 do CPP.

Classificao dos vcios processuais


Os vcios processuais, em que pesem eventuais divergncias na doutrina, podem ser divididos ou classificados em:
Irregularidades Nulidades relativas Nulidades absolutas Inexistncia (tambm chamados de no atos).

1. Irregularidades
A irregularidade desatende a exigncias formais sem qualquer relevncia para o processo:
Formalidade estabelecida em lei (norma infraconstitucional); Exigncia sem qualquer relevncia para o processo; No visa garantir interesse de nenhuma das partes; A formalidade tem um fim em si mesma; A violao incapaz de gerar qualquer prejuzo; e No invalida o ato e no traz qualquer consequncia para o processo.
Art. 564, IV, CPP: o ato irregular no invalidado porque a formalidade desatendida no era essencial a ele.

2. Nulidade relativa
A nulidade relativa viola exigncia estabelecida em lei no interesse predominante da parte:
Formalidade estabelecida pelo ordenamento infraconstitucional; Finalidade de resguardar um direito da parte; Interesse predominante das partes; Possibilidade de ocorrncia de prejuzo; Necessidade de provar a ocorrncia do efetivo prejuzo, j que este pode ou no ocorrer; Necessidade de arguio no momento oportuno, sob pena de precluso; e Necessidade de pronunciamento judicial para o reconhecimento desta espcie de vcio processual.

3. Nulidade absoluta
A nulidade absoluta implica ofensa direta Constituio da Repblica (norma constitucional), mais precisamente aos princpios constitucionais do devido processo legal (ampla defesa, contraditrio, publicidade, motivao das decises judiciais, juiz natural etc). uma nulidade insanvel, que jamais preclui.
Exceo: Smula 160 do STF, que probe o Tribunal de reconhecer de ofcio nulidades, absolutas ou relativas, em prejuzo do ru, salvo em reexame necessrio.

3.1. Caractersticas:
H ofensa direta a princpio constitucional do processo; A regra violada visa garantir interesse de ordem pblica, e no mero interesse da parte; O prejuzo dela decorrente presumido, e no precisa ser demonstrado pela parte; No ocorre precluso; o vcio jamais se convalida, sendo desnecessrio arguir a nulidade no primeiro momento processual; o juiz poder reconhec-la de ofcio a qualquer momento do processo; e Depende de pronunciamento judicial para ser reconhecida.

3.2. Exceo: Smula 523 do STF


As regras diferenciadoras entre nulidades absoluta e relativa devem se adequar Smula 523 STF, segundo a qual no processo penal, a falta de defesa constitui nulidade absoluta, mas a sua deficincia s o anular se houver prova de prejuzo para o ru.
Trata-se de exceo, pois, no caso da garantia de ampla defesa, embora se trate de princpio constitucional, sua ofensa acarretar nulidade absoluta somente quando a violao importar em total aniquilamento da defesa do acusado (CAPEZ, op. cit., p. 695).

4. Inexistncia
Ato inexistente aquele que no rene elementos sequer para existir como ato jurdico. So os chamados no atos, como, por exemplo, a sentena sem dispositivo ou assinada por quem no juiz.
No precisa ser declarada pelo juiz, bastando que se ignore o ato e tudo o que foi praticado na sequncia, e seja proferida nova deciso.

4.1. A posio do STF


No caso de sentena que julgar extinta a punibilidade do agente, nos termos no art. 107, I, do CP, com base em certido de bito falsa, o STF, contrariando a posio doutrinria dominante, considera presente o vcio da inexistncia, e no da nulidade absoluta (RTJ 104/1063 e 93/986). Basta desconsiderar a certido de trnsito em julgado e a sentena, e proferir nova deciso.
Se se entendesse ocorrer nulidade absoluta, nada poderia ser feito, por no ser admitida no nosso ordenamento a reviso pro societate.

4.2. Recurso necessrio


De igual modo, nos casos em que a lei prev o cabimento de recurso de ofcio ou necessrio (sentena concessiva de HC ou de reabilitao criminal, por exemplo), se o juiz no remeter os autos instncia superior, ser considerada inexistente a certido de trnsito em julgado, bastando ignor-la e enviar os autos ao tribunal, se no decorrido o prazo prescricional (Smula 423 do STF).

Princpios bsicos das nulidades


Princpio do prejuzo (art. 563 CPP): nenhum ato ser declarado nulo, se da nulidade no tiver resultado prejuzo para uma das partes. No caso das nulidades absolutas, esse prejuzo presumido, sendo desnecessria a sua demonstrao.
Atualmente, a tendncia da jurisprudncia no se apegar a frmulas sacramentais, deixando de decretar a nulidade quando o ato processual acaba atingindo a sua finalidade, sem causar gravame para as partes. Nesse sentido: Smula 523 do STF.

Lei 11.419/2006
A Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006, disps sobre a informatizao do processo judicial, passando a admitir o uso de meio eletrnico na tramitao de processos judiciais, comunicao de atos e transmisso de peas processuais (art. 1).
De acordo com seu art. 16, ficam convalidados os atos processuais praticados por meio eletrnico at a data de publicao desta Lei, desde que tenham atingido sua finalidade e no tenha havido prejuzo para as partes.

Prejuzo
Segundo Guilherme de Souza Nucci (Processo Penal: esquemas & sistemas. 2. ed. RT: So Paulo, 2013, p. 272), nulidades no devem constituir instrumento de desestabilizao gratuita do processo, ou seja, anularem-se atos, que podem ser validados, bem como atos provocados pelas prprias partes. Por isso, sem prejuzo, no se proclama nulidade alguma (art. 563, CPP).

Prova do prejuzo
Sobre a prova do prejuzo, h de se considerar dois pontos de vista:
a) nulidade absoluta: realizado o ato falho, presume-se o prejuzo, no havendo necessidade de ser provado por qualquer das partes; b) nulidade relativa: realizado o ato falho, deve-se demonstrar em que grau a parte que invocou o vcio foi por ele prejudicada (NUCCI, op. cit., p. 272).

Princpio da instrumentalidade das formas ou da economia processual


Segundo esse princpio, a forma no pode ser considerada um fim em si mesma, ou um obstculo insupervel, pois o processo apenas um meio para se conseguir solucionar conflitos de interesse, e no um complexo de formalidades sacramentais e inflexveis (CAPEZ, op. cit., p. 701).
Assim, dispe o art. 566 do CPP que no ser declarada a nulidade de ato processual que no houver infludo na apurao da verdade substancial ou na deciso da causa. De igual modo, o art. 572, II, CPP, refora essa ideia ao dispor que certas irregularidades sero relevadas, se, praticado por outra forma, o ato tiver atingido o seu fim.

Princpio da causalidade ou da sequencialidade


A nulidade de um ato, uma vez declarada, causar a dos atos que dele diretamente dependam ou sejam consequncia (art. 573, 1, CPP). Segundo o CPP, somente os atos dependentes ou que sejam consequncia do viciado sero atingidos.
Em regra, a nulidade dos atos da fase postulatria do processo se propaga sempre para os demais atos (como a nulidade da citao, por exemplo), enquanto a nulidade dos atos de instruo, normalmente, no contamina os outros atos de aquisio de provas validamente realizados.

Princpio do interesse
Segundo esse princpio, s pode invocar a nulidade do ato quem dela possa extrair algum resultado positivo ou situao favorvel dentro do processo. Portanto, ningum pode alegar nulidade que s interesse parte contrria (art. 565, segunda parte, CPP). A lei tambm no reconhece o interesse de quem tenha dado causa irregularidade, ou tenha concorrido para ela (art. 565, primeira parte, CPP).
Falta de interesse processual, pela ausncia de sucumbncia.

Princpio da conservao dos atos processuais


Prev que a incompetncia do juzo anula to somente os atos decisrios (art. 567 do CPP), mantendo-se os demais atos praticados no processo:
Prestigia os princpios da economia processual, da necessidade, da celeridade e da razovel durao do processo.

Princpio da convalidao
As nulidades relativas estaro sanadas, se no forem arguidas no momento processual oportuno (art. 572, I, CPP).
Fernando Capez: o instituto da precluso decorre da prpria essncia da atividade processual; processo, etimologicamente, significa marcha para a frente, e, assim sendo, no teria sentido admitir-se que a vontade das partes pudesse, a qualquer tempo, provocar o retrocesso a etapas j vencidas no curso procedimental.

Momentos processuais
O art. 571 do CPP estabelece o momento em as nulidades relativas devam ser alegadas, sob pena de convalidao do ato viciado. Outro caso de convalidao do art. 569, segundo o qual as omisses da denncia ou da queixa, podero ser supridas a todo tempo, antes da sentena final. Tambm o art. 570 dispe que o comparecimento do interessado, ainda que somente com o fim de arguir a irregularidade, sana a falta ou a nulidade de citao. Mas, se a citao nula impedir o acusado de conhecer previamente os termos da imputao, inviabilizando um adequado exerccio da autodefesa, por ocasio do interrogatrio, seu comparecimento no suprir o vcio, e o ato citatrio no ser convalidado.

Princpio da no precluso e do pronunciamento ex officio


As nulidades no precluem e podem ser reconhecidas independentemente de arguio pela outra parte. Tal princpio somente aplicvel s nulidades absolutas, que podero ser conhecidas de ofcio, a qualquer tempo, pelo juiz ou tribunal, enquanto a deciso no transitar em julgado.
Exceo: Smula 160 STF

Smula 160 do STF


Exceo regra de que as nulidades absolutas podem ser conhecidas de ofcio encontra-se no enunciado da Smula 160 do STF, segundo a qual nula a deciso do tribunal que acolhe, contra o ru, nulidade no arguida no recurso da acusao, ressalvados os casos de recurso de ofcio.
H um nico caso em que o tribunal, excepcionando a Smula 160, dever reconhecer a nulidade absoluta de ofcio, haja ou no prejuzo defesa: quando se tratar de incompetncia absoluta.

Momento para arguio das nulidades


As nulidades relativas consideram-se sanadas se no alegadas no momento processual oportuno. Nos termos do art. 571 e incisos do Cdigo de Processo Penal, devem ser alegadas:
a) as da instruo criminal, na fase de alegaes finais orais ou da apresentao de memoriais, conforme ocorra ou no a diviso da audincia de instruo e julgamento; b) no procedimento sumrio, no prazo da defesa inicial; as ocorridas aps o oferecimento dessa defesa e antes da realizao da AIJ devem ser arguidas logo aps sua abertura, depois de feito o prego das partes.

Momentos para arguio


c) as posteriores pronncia, logo aps a instalao da sesso, depois de feito o anncio do julgamento e o prego das partes; d) as que ocorrerem durante o julgamento em plenrio, logo em seguida sua ocorrncia; e) aps surgidas na sentena definitiva, devem ser alegadas em preliminar nas razes de recurso.
No prazo da resposta acusao (defesa inicial do art. 396 CPP), poder ser arguida, alm das matrias que levem absolvio sumria do acusado, a nulidade por incompetncia relativa do juzo, pois a absoluta pode ser alegada a qualquer tempo e grau de jurisdio.

Nulidades relativas
Consideram-se sanadas as nulidades relativas:
a) se o ato, embora praticado de outra forma, tiver atingido o seu fim; b) se a parte, ainda que tacitamente, tiver aceitado seus efeitos; e c) se no forem alegadas em tempo oportuno.
As nulidades absolutas so insanveis e no precisam ser alegadas.

Efeitos da nulidade
O juiz deve declarar precisamente a extenso dos efeitos de seu decreto de nulidade. possvel que, em dada hiptese, no haja necessidade de decretao de nulidade de todos os atos subsequentes, em especial aqueles que no dependam do ato viciado. A depender da nulidade processual declarada, o processo poder retomar seu curso com o aproveitamento de atos processuais j praticados ou mesmo poder ser encerrado, com o arquivamento dos autos.

You might also like