You are on page 1of 24

Reflexes sobre o Diagnstico Analtico Psicolgico

Prof. Lucia Helena

Processos Clnicos Psicologia e processos clnicos que envolvem a concentrao em competncias para atuar, de forma tica e coerente com referenciais tericos, valendo-se de processos psicodiagnsticos, de aconselhamento, psicoterapia e outras estratgias clnicas, frente a questes e demandas de ordem psicolgica apresentadas por indivduos ou grupos em distintos contextos; (Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduao em psicologia em exerccio)

Diagnstico
Definies: Fernandes (1993), no Dicionrio Brasileiro Globo define Diagnstico como Conhecimento ou determinao de uma doena, pela observao de seus sintomas; conjunto dos sintomas em que se funda essa determinao. Consoante, Fonseca (1997) refere que o diagnstico deve ser compreendido como resultante de uma observao bem conduzida, facilitadora do processo de sintetizar a interpretao dos sintomas e sinais que o doente apresenta e que conseqentemente nos fornecer informaes importantes do ponto de vista etiolgico, biolgico, psicolgico e clnico.

Psicodiagnstico/Avaliao Psicolgica
A Avaliao psicolgica deve ser diferenciada do psicodiagnstico, uma vez que, este ltimo, ser composto da entrevista e de testes psicolgicos que nem sempre so necessrios ou convenientes, tendo como possibilidade principal estabelecer o diagnstico nosogrfico. O diagnstico, entendido como nosografia, no se dirige compreenso do paciente, a abordar sua subjetividade, mas nomeia-se como uma forma de cristalizar o sofrimento numa enfermidade mental classificvel, com a bvia conseqncia de fazer desaparecer a singularidade do paciente, possibilitando uma burocratizao da nossa prtica.

Psicodiagnstico
O psicodiagnstico alm de ser um procedimento cientfico, tambm limitado no tempo, e utiliza testes psicolgicos de forma individual ou coletiva para entender os problemas do sujeito luz de determinados pressupostos tericos. Com isso, permite-se a identificao e avaliao de aspectos especficos, assim como a elaborao da melhor forma de interveno para o paciente psicodiagnosticado. "O reconhecimento da qualidade do psicodiagnstico tem relao com a escolha adequada dos instrumentos, com a capacidade de anlise e a inter-relao dos dados quantitativos e qualitativos, tendo como ponto de referncia as hipteses iniciais e os objetivos do processo. Isso aponta para a competncia do profissional, que o psiclogo clnico e fundamental que ele consiga exercer bem essa tarefa.

O processo diagnstico
O processo diagnstico pode ser: Processo psicomtrico; Processo comportamental; Processo psicanaltico; Processo baseado no modelo mdico; Processo compreensivo: este processo inclui partes de outros, caracteriza-se como aquele tipo que leva em conta a natureza especfica da tarefa diagnstica; considera a necessidade do emprego de referenciais mltiplos, a fim de evitar a unilateralidade que se encontra nos demais processos; e ponto de confluncia de uma viso totalizadora do indivduo humano.

Avaliao Psicolgica
"A avaliao psicolgica uma funo privativa do psiclogo e, como tal, se encontra definida na Lei N. 4.119 de 27/08/62 (alnea "a", do pargrafo 1 do artigo 13). Avaliao, em Psicologia, refere-se coleta e interpretao de informaes psicolgicas, resultantes de um conjunto de procedimentos confiveis que permitam ao Psiclogo avaliar o comportamento. Aplica-se ao estudo de casos individuais ou de grupos ou situaes". (Resoluo CFP N. 012/00)
Este processo cientfico enfatiza a investigao de algum aspecto em particular de determinado sujeito no seu respectivo contexto de vida, segundo a sintomatologia apresentada e suas especficas caractersticas. Essa atividade do psiclogo abarca os aspectos passados (motivo da busca por atendimento), presentes (psicodiagnstico) e futuros (prognstico) da personalidade avaliada, utilizando mtodos e tcnicas psicolgicas (instrumentos privativos do psiclogo).

Psicodiagnstico/Avaliao Psicolgica
Tendo em vista essas breves observaes, fica claro que fundamental a realizao do psicodiagnstico (ou da avaliao diagnstica) antes do incio de qualquer processo clnico que tratar da sade mental (seja qual for a interveno nessa especfica rea). Nesse sentido, todo psiclogo DEVE, conforme resoluo CFP N. 010/00, para realizar a psicoterapia: I - buscar constante aprimoramento; II - pautar-se em avaliao diagnstica; III esclarecer sobre o mtodo e as tcnicas utilizadas; IV fornecer informaes sobre o desenvolvimento da psicoterapia; V - garantir a privacidade das informaes da pessoa atendida; VI - estabelecer contrato; VII - Dispor de um exemplar do Cdigo de tica Profissional do Psiclogo. O psiclogo que no seguir essa resoluo sofrer as medidas cabveis (ex.: processos disciplinares).

A compreenso do sujeito Analtico/Transferencial


A funo principal do diagnstico psicolgico no reside em apenas encontrar um rtulo que preencha os critrios dos manuais de classificao de doenas mentais, tais como, CID 10 E DSM IV R. Certamente seu objetivo principal no trabalho analtico reside em facultar um entendimento dinmico do paciente, aonde os fragmentos do desejo inconsciente do paciente vem a conscincia e so devidamente tomados em considerao e interpretados.

Sentido clnico analtico


Diagnosticar significa reunir uma srie de indcios que nos permitam abordar o modo de funcionamento e a origem de certas manifestaes clnicas. Diagnosticar ,neste sentido, interpretar, construir hipteses que nos permitam dar conta do trabalho simblico, junto aos conflitos que se estruturam no caminho de construo da subjetividade, assim como abordar as formaes imaginrias que se apresentam como armadilhas do desejo na sua satisfao.

Processo Diagnstico Analtico


anlise, ao contrario, trata-se dos contatos iniciais, onde o processo analtico encontra-se em atividade. Para a compreenso diagnostica, faz-se necessrio que o profissional desenvolva o Pensamento Clnico que permita a integrao dos dados obtidos. Onde o psiclogo ser a figura central, norteadora do processo diagnstico responsvel pela metabolizao dos dados diversos.

O diagnostico no um processo que antecede a

Estrutura bsica do processo diagnstico analtico

1. Entrevista analtica Bleger (1980), indica a necessidade de estabelecer as diferenas entre consulta, anamnese e entrevista.

Consulta
1.1 A Consulta psicolgica consiste na solicitao da assistncia profissional, onde a entrevista ser um instrumento tcnico.

Anamnese
1.2 Anamnese refere a compilao de dados que permite obter uma sntese da historia atual e pregressa do sujeito e da sua doena. Quando o paciente no fornece informaes, estas devem ser extradas dele.

Entrevista
1.3 A Entrevista analtica ou psicolgica visa fornecer o mximo de conhecimento sobre o sujeito num tempo bastante curto. A entrevista esta voltada para o estudo do comportamento que estabelece entre duas ou mais pessoas, sendo que um dos integrantes desta relao se constitui do profissional de psicologia, que atua como tal, e os demais necessitam de sua interveno clnica. Devemos considerar neste processo, a anlise da comunicao estabelecida: Comunicao Verbal: contedo manifesto e latente exposto pela fala do paciente (consciente ou inconsciente) Comunicao No-verbal: contedo refletido atravs das vestimentas, tonalidade da voz, trejeitos do paciente, posio que ocupa no setting, etc. Teoria

Avaliao da conduta
2. A avaliao da conduta manifesta em termo psicodinmico, onde a compreenso dos processos psicolgicos profundos inferida atravs das palavras e atos do paciente.

Escuta
3. O processo de escuta segundo Freud: Consiste simplesmente em no dirigir o reparo para algo especfico e em manter a mesma ateno uniformemente suspensa em face de tudo o que se escuta. Desta maneira, poupamos de esforo violento nossa ateno, a qual, de qualquer modo, no poderia ser mantida por vrias horas diariamente, e evitamos um perigo que inseparvel do exerccio da ateno deliberada.... ( obras eletrnicas, vol. VII) A escuta favorece o entendimento dos contedos latentes e possibilita a compreenso dos contedos manifestos. Durante a entrevista os contedos do paciente vo surgindo e atravs da escuta, ser tomando em considerao pelo terapeuta.

Processo interpretativo

4. Processo interpretativo - a principal interveno verbal do terapeuta. Tem como objetivo tornar consciente o material inconsciente do paciente, ajudando-o a resolver conflitos e mudar relaes de objeto. Todo contedo tomado em considerao, ser material do processo interpretativo, onde o terapeuta capta um sentido organizador desses contedos e comunica a seu cliente no momento oportuno.

Observaes quanto a intervenes interpretativas:


Interpretaes elaboradas prematuramente, no respeitando o tempo do sujeito, poder suscitar culpa no mesmo. Interpretaes profundas quando o sujeito no esta fortalecido egoicamente para receber, poder reforar defesas negativas e broquear processo estabelecido. Interpretaes incorretas ou incompletas por falta de conhecimento psicodinmico do terapeuta, poder levar o paciente a movimentos regressivos provendo muitas vezes a iatrognia.

Testagem psicolgica
5. Uso de testagem psicolgica Quando necessria a avaliao diagnstica ocorrer tambm atravs de testes psicolgicos especficos, que auxiliaram na construo de um quadro geral da personalidade do sujeito.

O recurso do uso de teste psicolgico seja projetivo ou objetivo, auxiliam sempre que necessrio concluso diagnstica.

Psicopatologia psiquitrica
6. A psicopatologia psiquitrica fazse necessrio o conhecimento das principais funes psquicas humanas e sndromes psicopatolgicas. Este conhecimento nos d subsdios de auxilio para indicar ou contraindicar o processo analtico, estruturar o processo teraputico, fazer encaminhamentos necessrios, etc.

Sntese conclusiva
7. Sntese conclusiva do processo diagnstico dever ocorrer sistematicamente durante todo os processos investigativos, visando sempre o entendimento psicodinmico do sujeito.

Processo teraputico
8. Entende-se por processo a existncia de uma srie de fases de um fenmeno, ou mesmo a evoluo de uma srie de fenmenos intimamente relacionados num encadeamento causal, que se sucedem em uma direo que tende consecuo de um objetivo final. Acrescenta que, no processo teraputico, h uma srie de estados, tanto no paciente quanto no terapeuta, que se produzem diante da tentativa de obter a melhora da sade. Complementa que este encadeamento deve ocorrer dentro de um enquadre para que se configure um processo teraputico, j que o tipo de enquadre estabelecido que definir as caractersticas do processo.

Enquadre
9. O enquadre pode ser compreendido como um conjunto de constantes que permitem a ocorrncia do processo teraputico , de forma que possa assegurar o mnimo de interferncia na tarefa teraputica e oferecer o mximo de informao possvel ao terapeuta.
Os aspectos do enquadre definem a situao teraputica, de forma que mant-lo, representa uma importante atividade tcnica e tica do terapeuta. Um importante aspecto do enquadre reside na atitude mental do terapeuta, a quem compete estabelec-lo, dando-lhe, alm disso, significado teraputico.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BERGERET, Jean. A Personalidade Normal e Patolgica. 3 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. BLEGER, J. Temas de Psicologia. So Paulo: Martins Fontes, 1980. FENICHEL, Otto. Teoria Psicanaltica das Neuroses. So Paulo: Atheneu, 1997. FREUD, Sigmund. Edio eletrnica Brasileira das Obras Psicolgicas Completas- vol II. Rio de Janeiro: Imago, 1969. CORDIOLI, V. A. Psicoterapias Abordagens Atuais. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. HERRMANN, F. Clnica Psicanaltica. Sao Paulo: Ed. Brasiliense, 1991. JUNG, Carl Gustav. Memrias, sonhos e reflexes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1963. MACKINNON, Roger A. & MICHELS, Robert. A Entrevista Psiquitrica na Prtica Diria 2 ed.. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2008. 7. SANTOS, Cacilda Cuba dos. Individuao junguiana. So Paulo: Sarvier,1973.

You might also like