You are on page 1of 9

Texto Cientfico

A Borboleta e o Caos MARCELO GLEISER Especial para a Folha de S.Paulo Existe uma frase que ficou famosa na descrio das propriedades caticas do clima: o bater das asas de uma borboleta na frica pode causar chuvas no Paraguai. Pelo menos, essa uma entre milhares de verses. O importante no realmente onde est a borboleta ou onde vai chover, mas o fato que o minsculo deslocamento de ar causado pelo bater de suas asas pode causar efeitos na atmosfera turbulentos o suficiente para serem sentidos a milhares de quilmetros de distncia. Conheo poucos exemplos de "globalizao" melhores do que esse. Quando o assunto clima, o mundo mesmo unido. A atmosfera no reconhece fronteiras. Por trs da estranha relao entre a borboleta e o clima est uma propriedade fundamental da fsica, a nolinearidade. Quando um sistema linear, um estmulo respondido na mesma intensidade, como no caso de uma criana empurrada em um balano. Quanto mais forte o empurro, mais alto ela vai (isso s verdade para pequenos ngulos). Se o balano fosse no-linear, um pequeno empurro poderia catapultar a criana em rbita. Meio dramtico, mas verdade. O clima regido por equaes no-lineares. Isso explica por que to difcil prev-lo, especialmente por muitos dias. Vrios efeitos tm de ser computados, complicando as previses.

Essa limitao o grande embate das simulaes feitas em computadores para estudar o efeito estufa e suas consequncias climticas. Segundo a maioria absoluta dos modelos, o aumento da concentrao de gases na atmosfera j est causando o seu aquecimento gradativo.
A dcada de 1990 foi a mais quente dos ltimos 150 anos. A poltica de ambiente norte-americana lamentvel, especialmente sabendo-se que em torno de 25% do gs carbnico do planeta produzido l. catstrofe nacional para que as coisas mudem. Ela possivelmente j comeou, ameaando um dos smbolos ecolgicos mais importantes dos EUA, a borboleta monarca.

Levando em conta as maravilhosas borboletas que existem no Brasil --pelo menos as que conseguiram escapar dos pratos com tampo de vidro vendidos para turistas e exportados para o mundo inteiro (quando esse absurdo ser proibido?)-- a monarca nem to especial. O que a torna fascinante o fato de ela ser uma espcie migratria. Centenas de milhes de borboletas escapam do inverno nos EUA indo para o Mxico. A migrao dividida pelas montanhas Rochosas, a cordilheira que corta a Amrica do Norte como uma espinha dorsal. As monarcas que vo para o Mxico so as que esto do lado leste das Rochosas. As que esto do lado oeste vo para o sul da Califrnia. Ver milhares de borboletas voando um espetculo inesquecvel. s vezes, elas obscurecem o cu. incrvel imaginar que criaturas to frgeis, pesando meio grama, sejam capazes de voar por milhares de quilmetros. No s isso, elas sabem, todos os anos, exatamente para onde ir, sempre retornando aos mesmos lugares. Um ano significa quatro geraes de monarcas. De alguma forma, a tradio transmitida de gerao a gerao. Na ausncia de mapas, talvez as borboletas usem algum outro mecanismo de navegao. O bilogo Fred Urquhart sugeriu que elas seguem a difuso em direo ao sudoeste de sua comida favorita, o soro leitoso secretado por certas plantas, incluindo a soja. Ningum sabe ao certo. Estudos climticos mostram que o efeito estufa est ameaando os nichos ecolgicos mexicanos para onde migram as monarcas do leste. Modelos prevem que, se nada for feito para controlar a emisso de gases durante as prximas dcadas, e se a temperatura global continuar a subir, instabilidades climticas vo causar um aumento na precipitao (chuva e at neve) nessas regies muito alm da tolerncia das frgeis borboletas. A situao piora ainda mais com o desflorestamento que j ocorre na regio. Alguns especialistas acham que as borboletas vo encontrar outros lugares para passar o inverno, talvez mais ao sul, mas isso apostar no desconhecido. Infelizmente, ns somos uma espcie que s sabe reagir quando no tem outra sada. S espero que no sejam as pobres borboletas a pagar pela nossa estupidez. Marcelo Gleiser professor de fsica terica do Dartmouth College, em Hanover (EUA), e autor do livro "O Fim da Terra e do Cu"

EXPRESSES DO TEXTO...

REFEREM-SE A...

...essa uma entre milhares de verses.


(quando esse absurdo ser proibido?)

O bater das asas de uma borboleta na frica. Vendas ilegais de borboletas. A Poltica do ambiente norteamericano. A Catstrofe nacional.

...sabendo-se que em torno de 25% do gs carbnico produzido l. Ela possivelmente j comeou.

Incrvel imaginar que criaturas to frgeis nessas regies muito alm de tolerncia das frgeis borboletas. ...elas sabem para onde ir...
Essa limitao o grande embate das Simulaes...

As Borboletas.

As borboletas.
A no linearidade do clima.

Sobre o texto Responda


Por que nos Pargrafos 3 ,7 e 11 foi utilizado os parnteses? Fazer um comentrio. Por que no pargrafo 1 foi utilizado os dois pontos? Para explicar. Por que no pargrafo 2 foi utilizado as aspas?
Para realar palavras ou expresses irnicas, em sentido figurado, apelidos, termos de gria e populares.

Por que no paragrafo 12 foi utilizada a vrgula depois de infelizmente? Dar nfase ao que ele expressa:

Ainda sobre o texto :


O que significa: MIGRAO RBITA Qual o exemplo que o autor utilizou para falar de nolinearidade ...como no caso de uma criana empurrada em um balano. Quanto mais forte o empurro, mais alto ela vai (isso s verdade para pequenos ngulos). Se o balano fosse no-linear, um pequeno empurro poderia catapultar a criana em rbita. Meio dramtico, mas verdade.

FATO E OPINIO:
A dcada de 1990 foi a mais quente dos ltimos 150 anos.

FATO
. A poltica de ambiente norte-americana lamentvel, especialmente sabendo-se que em torno de 25% do gs carbnico do planeta produzido l.

OPINIO
Centenas de milhes de borboletas escapam do inverno nos EUA indo para o Mxico.

FATO
Ver milhares de borboletas voando um espetculo inesquecvel. s vezes, elas obscurecem o cu. OPINIO Estudos climticos mostram que o efeito estufa est ameaando os nichos ecolgicos mexicanos para onde migram as monarcas do leste. FATO

Poeira do deserto faz chover na floresta


Por Fbio de Castro

A poeira do deserto do Saara, na frica, tem uma influncia importante no regime de chuvas da Amaznia. A afirmao, que pode parecer inusitada primeira vista, foi comprovada em um estudo realizado por um grupo internacional de pesquisadores com participao brasileira , publicado na revista Nature Geoscience.

De acordo com Paulo Artaxo, professor do Instituto de Fsica da Universidade de So Paulo (USP) e um
dos autores do trabalho, o objetivo foi realizar, pela primeira vez em uma regio tropical do planeta, medidas de aerossis conhecidos como ncleos de condensao de gelo partculas que tm a propriedade de formar nuvens convectivas, influenciando a precipitao, a dinmica das nuvens e a quantidade de entrada e sada de radiao solar.

Segundo Artaxo, ao fazer as medidas, o grupo descobriu que a vegetao da prpria Amaznia e a poeira proveniente do Saara so as duas principais fontes dos ncleos de condensao de gelo. A importncia disso que a maior parte da chuva na Amaznia proveniente das nuvens convectivas. E a primeira vez que detectamos essas partculas. Identificamos como ncleos de gelo e medimos suas propriedades fsicas, qumicas e biolgicas, disse o tambm coordenador do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amaznia (LBA) e ex-coordenador da rea de geocincias da FAPESP. Para realizar o estudo, o grupo utilizou modelos matemticos que simulam o comportamento das nuvens de gelo em condies amaznicas. A parte surpreendente que a poeira do Saara responsvel por uma frao significativa dos ncleos de condensao de gelo da Amaznia, especialmente em altas altitudes e temperaturas mais baixas, explicou [Artaxo].

(Fonte: Agncia FAPESP, 3/6/2009)

1) Coloque V ou F, conforme as afirmaes sobre o texto acima sejam,


respectivamente, Verdadeiras ou Falsas: ( ) Esse texto pertence ao gnero notcia de divulgao cientfica. ( ) A autoria do texto atribuda Agncia FAPESP. ( ) O texto acima foi publicado na revista Nature Geoscience. ( ) A reportagem foi feita por Fbio de Castro. ( ) A linguagem do texto segue o padro culto da lngua portuguesa. ( ) O texto tem como pblico-alvo pessoas de todos os nveis socioculturais. ( ) A expresso surpreendente, constante do ltimo pargrafo produz efeito de subjetividade. ( ) O texto apresenta uma linguagem subjetiva. ( ) Predominam no texto os verbos no modo subjuntivo, j que seu teor hipottico. Tratase de teorias a comprovar. ( ) A notcia foi divulgada pela rea de geocincias da Agncia FAPESP. ( ) Os termos nuvens convectivas e ncleos de condensao de gelo pertencem ao jargo tcnico. ( ) Paulo Artaxo coordenador do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amaznia. ( ) A poeira do deserto do Saara transforma-se em nuvens de gelo em condies amaznicas. ( ) Percebe-se erro na grafia de aerossis, demonstrando uma inadequao norma culta. ( ) A maior parte da chuva na Amaznia influenciada por sua prpria vegetao e pela poeira proveniente do Saara.

You might also like