You are on page 1of 13

O cristo e a cidadania

saber entender que o mesmo evangelho que transforma


cidados comuns tambm pode transformar governos e culturas; sentir perceber a prpria responsabilidade em construir uma sociedade mais justa;

agir respeitar as autoridades e orar por elas; participar


das decises importantes em todos os nveis de comunidade e pregar o evangelho.

Introduo
Temos, ento, dois problemas para resolver.
1. Se poltica e religio no se misturam, como o cristo deve exercer a cidadania: com a tica crist ou com a tica poltica?

2. Como interpretar o mandamento de Romanos 13.1: Todo homem esteja sujeito s autoridades superiores; porque no h autoridade que no proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele institudas?
Com base em Romanos 13, procuraremos aclarar esse tema polmico.

I. O cristo e as autoridades (Rm 13.1-7)


1. O governo civil institudo por Deus (Rm 13.1-2) 2. Existe uma misso para promover o bem (Rm 13.3-4) 3. Exige a aprovao da conscincia crist (Rm 13.5-7)

Romanos para hoje


Voc tem tentado influenciar o governo civil do seu municpio, estado ou pas? Tem algo a oferecer na elaborao e execuo das aes polticas da nao?

II. O cristo e o amor ao prximo (Rm 13.8-10)


Paulo ensinou o evangelho que transforma pessoas, governos, leis e culturas. O amor ao prximo coloca tica, honestidade e altrusmo nas relaes humanas. Essas virtudes so capazes de gerar o progresso e a paz. Fora disso, teremos corrupo, dio, egosmo, o que bloqueia o desenvolvimento de uma nao.

Romanos para hoje


O amor recproco tem feito parte de sua vida? O que tem feito para transformar a realidade social das pessoas necessitadas que esto sua volta?

III. O cristo e a esperana escatolgica (Rm 13.11-14)


A combinao de servir com aguardar tem levado cristos-cidados a ocuparem-se intensamente da obra de Cristo na terra, mas aguardando firmemente Sua vinda. Assim, a certeza da vinda de Cristo nos liberta da presuno de que podemos fazer tudo pelo mundo. O servio a Deus nos afasta do pessimismo. Somente um cidado com mente crist capaz de contribuir corajosamente para influenciar o mundo.

Romanos para hoje


A esperana da vinda do Salvador tem nos motivado a agir e servir ou temos sido passivos em nossa misso de influenciar o mundo?

Concluso
Apoiando-nos nos escritos de John Stott (Mentalidade Crist, Ed. ABU Editora), conclumos: 1. O cristo, diferentemente do no cristo, sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13-16). Assim, a autoridade (mundo) que jaz no escuro precisa de luz, e a sociedade precisa do sal para que no apodrea.

Concluso
Apoiando-nos nos escritos de John Stott (Mentalidade Crist, Ed. ABU Editora), conclumos: 2. Os cristos precisam influenciar a sociedade com sua tica - afastar-se do mundo como se no houvesse soluo para nada ato de covardia, no de cristandade. A luz no produz efeito se ficar debaixo de uma bacia, o sal no tem proveito se ficar guardado no saleiro.

Concluso
Apoiando-nos nos escritos de John Stott (Mentalidade Crist, Ed. ABU Editora), conclumos: 3. Os cristos devem manter suas caractersticas distintivas - no podemos nos render ao deslumbre fcil dos bens de consumo; ltima moda, ao ltimo computador. Devemos nos socializar, mas no podemos abrir mo de nossos valores.

You might also like