You are on page 1of 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

EDSON CAPETINI MAURCIO JOS MORAIS COSTA RUYLON CALHEIRO PEIXOTO

FONTES OU RECURSOS DE INFORMAO

Fontes de Informao
[...] as fontes de informao podem ser definidas como qualquer recurso que responde a uma demanda de informao, produto ou servio de informao, uma pessoa ou grupo de pessoas, uma organizao, etc. (CAMPELLO; CENDN; KREMER,
2000 apud AZEVEDO, 2006, p. 309).

[...], alm de objeto, como amostras abrange manuscritos e publicaes impressas, minerais, obras de arte ou peas museolgicas [...].(CUNHA, 2001 apud SEMBAY; TYBUCH, 2012a, p. 5 ).

FONTES DE INFORMAO RECURSOS DE INFORMAO

MAIS ESPECFICO E BASTANTE ADOTADO.

APRESENTOU COMO AMPLO E ABRANGENTE.

Fonte: Google.

Para Arajo (2001),


Canais formais: peridicos, vdeos, livros, etc.;
Canais informais: palestra, reunies, conversa face a face, etc.;

Canais semiformais: participao em fruns temticos (utilizando simultaneamente textos, correio eletrnico) desenvolvimento de pesquisas, utilizando simultaneamente livros.

Tipos de Fontes de Informao Primrias Secundrias Tercirias Eletrnicas

Fontes Primrias
Para Pinheiro (2006, p. 2)

[...] literatura primria e so aqueles que se apresentam e so disseminados exatamente na forma com que so produzidos por seus autores.

Para Azevedo (2011, p. 310) Novas informaes ou novas interpretaes de ideias ou fatos acontecidos. Caracteriza por se uma informao original, sendo muitas vezes o primeiro registro formalizado de alguma informao situando em fontes bastante diversas

Tipos de Fontes de Informao

Anais de Conferncias

Patentes

Monografias

Alm de relatrios tcnicos, teses, dissertaes, artigos de peridicos.


Normas Tcnicas

Fontes Secundrias
Para Azevedo (2011, p. 310) Contm informaes sobre documentos primrios e guiam o usurio para eles. a informao filtrada e organizada, a partir da seleo e reviso das fontes [...] Para Pinheiro (2006, p. 2) [...] so os de indexao e resumo [...]

Tipos de Fontes de Informao

Enciclopdias

Dicionrios

Bases de dados

Alm das revises de literatura, ou seja, so [...]interpretaes e avaliaes das fontes primrias. (PINHEIRO, 2006, p. 2). Manuais

Fontes Tercirias
Para a JCU - James Cook University apud Pinheiro (2006, p. 3) [...] a categoria mais problemtica de todas [...]. Para Faria et al (2008, p. 1)

[...] estas fontes repertoriam, selecionam e organizam informaes de fontes primrias e secundrias [...]. Para Azevedo (2011, p. 310)
So sinalizadores de localizao ou indicadores sobre documento primrio e secundrio.

Tipos de Fontes de Informao

Biografias

Bibliotecas e Centros de documentao

Catlogos

Em meio a varincia de tipos documentais, podemos citar os diretrios, bibliografias de bibliografias, etc.
Almanaques

Fontes Eletrnicas
OPACs (Online Public Access Catalogues)
COPACs (Collective Online Public Access Catalogues)

Fontes tpicas do Ciberespao Bibliotecas virtuais

Fontes eletrnicas
O agrupamento de links sistematicamente em categorias agiliza a localizao de informaes na WEB.
As bibliotecas virtuais que so documentos eletrnicos alojados na WEB e sem localizao fsica, disponibilizam vrios tipos de documentos aos usurios que iro acessa-los distncia.

Outras fontes disponveis na Internet so Sites de empresas, instituies, colgios, universidades, portais verticais.

SEMBAY; TYBUCH, 2012a, p. 13

Embora as definies sejam convergentes, a classificao dos documentos nas diferentes categorias nem sempre coincidente, o que se explica pela abordagem mais cientfica ou mais documental, o que depende da viso de contedo, ou de propsito ou funo [...] (PINHEIRO, 2006, p. 2).

Referncias
AZEVEDO, Alexander William. Metodologia de identificao de fontes e coleta de informao: uma proposta de modelo para cadeia produtiva do couro, calados e artefatos. Anais ENANCIB.... PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Fontes ou recursos de informao: categorias e evoluo conceitual. IBICT... UNIVERSIDADE DE EVORA. Tipos de Fonters. Disponvel em: <http://www.bib.uevora.pt/1-1/>. Acesso em: 17 nov. 2012 SEMBAY, Mrcio; TYBUCH, Gerson. Organizao e avaliao de fontes de informao: objetivo e contedo. [s. n.]: Florianpolis, 2012a, 23 p.

You might also like