You are on page 1of 8

Esquema (OLIVEIRA, 2008, p.

66-67)
Segundo Ruiz (1982. p. 43): Esquema o plano, a linha diretriz seguida pelo autor no desenvolvimento de seu escrito; esse plano delimita um tema e estabelece a trajetria bsica de sua apresentao, subordinando ideias, selecionando fatos e argumentos.

A funo do esquema, pois, definir o tema e hierarquizar as partes de um todo numa linha diretriz, para torn-lo possvel a uma viso global. Pelo esquema, pode-se atingir o todo numa nica mirada.
O esquema facilita reter as informaes essenciais de um texto ou obra, proporcionando melhor aprendizagem do contedo dos mesmos. Um tipo de esquema o que o pesquisador faz nos sumrios de seus trabalhos, sejam monografias ou mesmo livros. Tambm os diagramas e chaves so muito teis na esquematizao das idias de uma obra ou texto.

Diversos sentidos da palavra esquema segundo o Dic. Houaiss: - plano para fins escusos; - traos essenciais de um objeto, processo, aula; - estratgia de jogo; - plano, programa, planejamento futuro; - esboo, esqueleto, estrutura (de um texto ou de uma aula, por exemplo).

O esquema textual Em sntese, esquematizar destacar os termos mais importantes de um texto ou estrutura de um rgo, empresa, etc.
Assim como na sublinha, antes de elaborar o esquema, deve-se compreender bem o assunto.

Benefcios do esquema: fixao de contedos estudados, realizao de trabalhos acadmicos ou tcnicos, preparao para concursos, etc.

Alguns sinais convencionais e abreviaturas que facilitam a apreenso rpida das ideias esquematizadas

:conduz a; produz resultados...


Ex.: o estudo resultados positivos. (O estudo produz resultados positivos); : feminino, mulher; : masculino, homem; AC: Acre; aC: antes de Cristo; IP: ideia principal; IS: ideia secundria; Adm.: Administrao; Contab.: Contabilidade; Ed. Fs.: Educao Fsica; Eng. Civil: Engenharia Civil.

Exemplos de esquemas ESQUEMA DE CONTABILIZAO

1 CONSTITUIO E ALTERAO DA SOCIEDADE 1.1 Constituio: subscrio e integralizao do capital 1.2 Aumento do capital 1.3 Reduo do capital 1.4 Constituio de reservas ...

Disponvel em: <http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo =pesq 01#12>. Acesso em 14 abr. 2009.

ADMINISTRAO Esquema de procedimento empresarial

Disponvel em:<http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/03/Esquema_de_Processos_de_Neg %C3%B3cios.JPG>. Acesso em 14 abr. 2009.

EDUCAO FSICA ESQUEMA


Perfil do professor de Educao Fsica na Educao Infantil

Sexo: feminino; Formao Profissional: graduao em EF; Tempo de Trabalho em Escola: 15 anos; Tempo de Trabalho em EI: 8 anos; Atividades de Formao Continuada: especializao; Aperfeioamento: cursos, congressos e grupo de pesquisa.

Disponvel em: <http://www.efdeportes.com/efd130/educacao-fisica-escolar-umolhar-para-a-educacao-infantil.htm>. Acesso em 14/04/2009.

Curso: Adm. Exerccio: esquematize as informaes do texto abaixo. Em geral, toda pessoa, fsica ou jurdica, administra algo. Porm, sob o aspecto profissional, administrador todo aquele que responde pelo desempenho de uma equipe profissional. ele que responde pelo planejamento das estratgias de atuao e pelo gerenciamento de uma empresa. Alm disso, ajuda a definir, analisar e executar as metas da organizao. Cabe-lhe, igualmente, como gestor de toda a empresa, conhecer os Princpios de Administrao com o objetivo de estimular e desenvolver competncias, habilidades e mesmo capacitao das pessoas e dos locais de seus trabalhos na Organizao. O administrador atua nos mais variados setores: tanto gerindo recursos humanos, como os bens materiais e as finanas da empresa. Implementa planos de carreira e programas de benefcios, coordena os bens materiais e imateriais da empresa. Responde ainda pela aquisio de matrias-prima, controla a qualidade e prev o estoque, a reposio e a qualidade dos produtos da firma. Tambm atribuio do Administrador de um estabelecimento o controle do seu oramento, custos financeiros e fluxo de caixa, publicidade e investimentos. Todo Administrador deve ter seu registro no Conselho Regional de Administrao (CRA), a fim de garantir seus direitos e assumir seus deveres em quaisquer setores do Brasil, tais como fbricas, clnicas, colgios, estabelecimentos comerciais, etc. Nenhuma empresa prospera sem o planejamento prvio de suas atividades. Nenhum administrador ser bem-sucedido com base em improvisaes constantes e sem conhecimento profundo do tipo de estabelecimento que gerencia. Por fim, sua atualizao profissional e capacitao no trato com as pessoas, sejam elas profissionais da empresa, fornecedores ou clientes, fator bsico do seu sucesso e de sua empresa, seja ela uma Organizao-No-Governamental (ONG), um clube recreativo ou uma clnica de repouso. (J. L. O.)

Referncias

http://www.coladaweb. com/saibafazer/sublinhar.htm. Acesso em 14 abr. 2009.

http://www.folli.com.br/?gclid=CK_z8e628ZkCFQIWFQodP1nbRw. Acesso em 14 abr. 2009.


http://www.efdeportes.com/efd130/educacao-fisica-esco lar-um-olhar-para-a-educacao-infantil.htm. Acesso em 14/04/2009. http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_estrutural. Acesso em 14 abr. 2009. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/03/Esquema_de_Processos_de_Neg%C3%B3cios.JPG. Acesso em 14 abr. 2009. http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo =pesq 01#12. Acesso em 14 abr. 2009. OLIVEIRA, J. L. de. Texto acadmico: tcnicas de redao e de pesquisa cientfica. 5. ed. Petrpolis: Vozes, 2008. RUIZ, J. A. Metodologia cientfica: guia para eficincia nos estudos. So paulo: Atlas, 1982.

You might also like