You are on page 1of 35

O petrleo surgiu atravs de restos orgnicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformaes qumicas.

Substncia inflamvel possui estado fsico oleoso e com densidade menor do que a gua. Sua composio qumica a combinao de molculas de carbono e hidrognio (hidrocarbonetos).

Os pases que possuem maior nmero de poos de petrleo esto localizados no Oriente Mdio, e, por sua vez, so os maiores exportadores mundiais. Os Estados Unidos da Amrica, Rssia, Ir, Arbia Saudita, Venezuela, Kuwait, Lbia, Iraque, Nigria e Canad, Cazaquisto, China e Emirados rabes Unidos so considerados os maiores produtores mundiais.

Os so derivados do petrleo a parafina, gs natural, GLP, produtos asflticos, nafta petroqumica, querosene, solventes, leos combustveis, leos lubrificantes, leo diesel e combustvel de aviao.

Gs natural Este gs o primeiro entre todos os derivados extrados (metano). Gasolina A gasolina um dos derivados compostos por hidrocarbonetos de cinco a dez tomos de carbono.

Querosene
O querosene obtido na terceira fase composto por hidrocarbonetos que vo desde 12 a 16 tomos de carbono em sua composio. Diesel

Assim como a gasolina, este combustvel possui muitos tomos de hidrocarbonetos em sua composio e o quarto dos derivados extrados durante a destilao do petrleo.

Parafinas

So os penltimos derivados destilados do petrleo. Estes derivados so compostos de 20 a 36 tomos de hidrocarbonetos. E so utilizados na produo de velas.

Asfalto e piche

Os ltimos entre todos os derivados do petrleo, o asfalto e piche so encontrados em temperaturas acima de 550C em estado slido e aps o processo de derretimento e destilao so utilizados na produo de asfalto e piche.

ASPECTO: Lquido marrom escuro com odor caracterstico. Incompatibilidades qumicas com produtos dasclasses/subclasses: (s os que tm toxicidade por inalao). Primeira camada proteo ao solo

Neste trabalho analisam-se as emisses txicas do asfalto e os riscos para a sade dos trabalhadores, a incluindo-se o fato de que alguns agentes qumicos so cancergenos So detalhados os enquadramentos de insalubridade aplicveis a tais emisses, em conformidade com a NR 15, mais especificamente no Anexo 13.

demonstrada a necessidade do SESMET das empresas em adotar EPI (s) e EPC (s) para a proteo dos trabalhadores, as equipes que promovem a pavimentao de ruas e estradas no usam mscaras de proteo respiratria dotadas de filtros especficos. PALAVRAS-CHAVE: asfalto, pavimentao, cncer, hidrocarbonetos aromticos policclicos, EPI, NR 15.

nuvens(fumaas) so formadas durante a aplicao do asfalto no piso, cor azulada. nuvens (fumaas) so uma mistura de fumos de asfalto com vapores de asfalto. Quando os produtos de asfalto so aquecidos, vapores so produzidos se condensam na forma de fumos de asfaltos. Os trabalhadores que usam asfalto aquecido esto expostos a fumos de asfalto e a vapores de asfalto.

As emisses gasosas, temos o metano, o dixido de enxofre, o monxido de carbono e dixido de nitrognio . So encontrados nas emisses de asfalto outros solventes aromticos, como o BTX Benzeno, Tolueno e Xileno . os agentes qumicos que mais se destacam nas emisses do asfalto so os HAP Hidrocarbonetos Aromticos Policclicos, dada sua ao carcinognica, dando maior risco para a sade dos trabalhadores envolvidos nas operaes de pavimentao .

Instruo no adequada Mau planejamento Superviso incorreta e/ou despreparada No seguimento das normas Prtica inadequada Manuteno incorreta Mau uso de EPI e/ou EPC Material de origem desconhecida lay-out inadequado Jornada excessiva de trabalho

Hidrocarbonetos Aromticos Policclicos (HAP) representam risco sade humana, (cancergenos ). emisses de asfalto relaciona a atividade de pavimentao com o asfalto como de risco para a formao de cncer de pulmo e dos brnquios, os epiteliomas (cncer de pele), e o cncer de bexiga h risco de desenvolver tumores a partir do contato com piche (que sinnimo de asfalto).

Voc sabia. Sete pases (Dinamarca, Finlndia, Frana, Alemanha, Israel e Noruega). Um aumento de cncer no pulmo,cncer da cavidade oral e da faringe; cncer do estmago e do pncreas; mielomas mltiplos (medula ssea). trabalhadores expostos a asfalto pode ter um aumento do risco de se desenvolver cncer de pulmo, estmago, pele, bexiga e leucemia, atribuindo tal risco presena dos HAP Hidrocarbonetos Aromticos Policclicos, sua ao carcinognica. Tambm h relatos de cncer gatrointestinal e de prstata/bexiga.

Cncer no cerbro.

Cncer no pulmo.

Cncer na bexiga..

Neste trabalho analisam-se as emisses txicas do asfalto e os riscos para a sade dos trabalhadores, a incluindo-se o fato de que alguns agentes qumicos so cancergenos So detalhados os enquadramentos de insalubridade aplicveis a tais emisses, em conformidade com a NR 15, mais especificamente no Anexo 13.

demonstrada a necessidade do SESMET das empresas em adotar EPI (s) e EPC (s) para a proteo dos trabalhadores, as equipes que promovem a pavimentao de ruas e estradas no usam mscaras de proteo respiratria dotadas de filtros especficos. PALAVRAS-CHAVE: asfalto, pavimentao, cncer, hidrocarbonetos aromticos policclicos, EPI, NR 15.

Proteo respiratria: Mscara com filtro para proteo de vapores orgnicos. Proteo aos olhos: culos de segurana ou protetor facial. Proteo da pele e do corpo: Roupas e sapatos adequados, aventais e luvas de PVC, Raspa de Couro.
INSERO NO OUVIDO

PROTETOR AUDITIVO, TIPO PLUG DE

Risco Primrio: A fonte do risco (por ex celular, cigarros). Risco Secundrio: A fonte do risco + Ato Inseguro (p.ex. celuar e cigarros+ Proximidade Fonte de Calor). Risco Tercirio: A fonte do risco + Ato Inseguro + Condio Insegura (p.ex. celular e cigarros+ Proximidade Fonte de Calor + Ventilao Deficiente)

Extintor P - 50 KG Metais inflamveis

Extintor CO2 - 25 Kg (equipamento eltrico


energizado).

Extintor P Sobre Rodas - ABC - PREMIUM 55 KG - (Garantia 05 anos) Uso Comercial Industrial , residncial.

1. Remova a vtima para um lugar fresco e arejado 2. Tire suas roupas 3. Coloque a vtima deitada com a cabea elevada 4. Refresque-lhe o corpo por meio de banho 5. Envolva a cabea em toalhas ou panos embebidos em gua fria renovadas com freqncia 6. Se disponvel, ponha saco de gelo na cabea 7. Coloque-a sob ventiladores ou em um ambiente refrigerado

1. Compressas de gaze esterilizada de 7,5 x 7,5 cm embrulhadas

separadamente 2. Rolos de ataduras de gaze (em 3 tamanhos) 3. Gaze, tipo chumao, para olhos 4. Caixa de curativo adesivo 5. Cotonetes 6. Rolo de esparadrapo de 2,5 cm 7. Pacote de algodo absorvente 8. Pomada contra irritao da pele 9. Vidro de lcool 10. Vidro de gua oxigenada 11. Tubo de vaselina esterilizada 12. Sal de mesa (pequeno pacote) 13. Tesoura 14. Termmetro

15. Bolsa de gua quente 16. Bolsa de gelo 17. Sacos de plstico 18. Caixa de fsforo 19. Lanterna eltrica 20. Conta gotas 21. Alfinetes de fralda 22. Colhere de plstico 23. Fisioex ou similar 24. Um vidro de 50cc de soluo anti-sptica

Assunto: Vazamento de leo Piche em uma via urbana do municpio de Joo Pinheiro/MG. Produto: leo Piche Empresa: No Informada Data do Acidente: 24/06/2010 Descrio do Acidente: Veculo tanque que estava carregado com leo piche apresentou vazamento de 4.000 litros

http://www.suapesquisa.com/geografia/petroleo/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Asfalto RUPTURA ou QUEBRA RPIDA (RR) http://www.revistas.sp.senac.br/index.php/ITF/article/viewFile/133/148 http://www.sindiconet.com.br/7037/Informese/Contra-incendios/Tipos-deextintores http://bvsms.saude.gov.br/bvs/trabalhador/pdf/texto_pavimentacao_ruas .pdf http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/petr%C3%B3leo.html#pg:2 http://www.cenfim.pt/artigos/2012/equipamentos_protecao_individual.pdf http://www.pedreirao.com.br/geral/etapas-de-terraplenagem-para-asfaltopasso-a-passo/ http://www.blogbrasil.com.br/derivados-do-petroleo

You might also like