You are on page 1of 28

SISTEMA HIDRLICO GUA FRIA GUA QUENTE

Garantir o fornecimento de forma contnua, com preses e velocidades adequadas; preservar a qualidade da gua; e proporcionar conforto, incluindo a reduo de rudo.

SISTEMA DE ABASTECIMENTO: Rede pblica de abastecimento; Sistema privado; SISTEMAS DE DISTRIBUIO: Direta; Indireta.

Alimentao da rede de distribuio prpria pblica.

-Baixo custo; -Rpida execuo; -Projetos menos complexos;

Dependncia do servio pblico: - Qualidade da gua; - Presso da gua; - Continuidade do abastecimento.

A gua provm de um ou reservatrios existentes no edifcio.

mais

Vlvula redutora

Em alguns lugares como hospitais, hotis, lavanderias, restaurantes, etc, a disponibilidade de gua quente imprescindvel, tais como em Paralelamente, houve tambm uma evoluo nas exigncias de conforto nas prprias residncias.

INDIVIDUAL
Sistema que alimenta um s aparelho. No existe a necessidade de uma rede de tubulaes para gua quente, visto que os aparelhos esto geralmente nos ambientes em que so utilizados.

SISTEMA CENTRAL PRIVADO Sistema que alimenta vrios aparelhos de uma s unidade. Para este sistema os aparelhos de aquecimento podem ser instantneos ou de passagem sem reservao, ou de acumulao, onde a gua reservada e aquecida para posterior uso.

SISTEMA CENTRAL COLETIVO

Sistema que alimenta conjuntos de aparelho de vrias unidades. O aparelho de aquecimento situa-se normalmente no trreo ou subsolo, para facilitar a manuteno e o abastecimento de combustvel.

Para o aquecimento da gua dispe-se basicamente: Combusto de slidos e lquidos; Eletricidade; Energia solar.

Deve ser isolada, protegendo outras canalizaes como a de gua fria e eltrica. No pode ter ligaes com canalizao de esgoto,
No deve atravessar fossas ou poos;

A tubulao de gua quente deve ser totalmente isolada contra perdas de calor. calhas de isopor, l de vidro ou cortia;

massa de amianto e cal;


argamassa de areia,

cal e vermiculite.

Devido dilatao, alguns cuidados devem ser tomados:


Deve se evitar a aderncia da tubulao com a estrutura; A tubulao deve poder se expandir livremente; Em trechos longos e retilneos deve-se usar cavaletes, liras ou juntas de dilatao especiais que permitam a dilatao.

COBRE

PPR

CPVC

PVC

Chave de gaveta

Adap. de transio

T T

Registro de de esfera esfera metlico metlico Registro

Curva Curva

Bucha de de reduo reduo Bucha

de polietileno; opo tanto para gua quente quanto para gua fria, sua flexibilidade permite a reduo de conexes, reduz custo e tempo de instalao.

Prumadas de acordo com as especificaes de projeto; Reunir materiais e equipamentos necessrios para efetuar as prumadas e as ramificaes da instalao; Riscar e fazer o cortes nas paredes onde passaro os ramais de gua conforme projeto;

Fazer preparao das conexes posterior montagem das tubulaes:

para

Soldvel

Termofuso.

Roscvel

Tapar as conexes terminais para evitar que entre algum tipo de material;

Medir e serrar a tubulao;

Inicia-se a montagem dos ramais, ligando com a prumada;

Conectar todos os pontos de tubulaes, registros e conexes. Verificar posies de registros e tubulaes, pois devero ser instalados prevendo o revestimento e o acabamento da parede;

Toda a tubulao deve ser ensaiada com no mnimo 6hrs, estanqueidade por presso hidrosttica 50% superior presso esttica mxima de trabalho normal prevista

You might also like