You are on page 1of 27

O colo que no te dei...

UniFOA Curso de Medicina Mdulo VIII

A HUMANIZAO NA PERDA FETAL

trabalhos cientficos e perda fetal


NO CAMPO DA SADE PBLICA perdas fetais

BIOLGICAS, OS FATORES DE RISCO SOCIAL OU PSICOSSOCIAL.

Processo natural do desenvolvimento

Vida adulta

Futura gravidez

GESTAO:
pode ser considerada, dentro das etapas de desenvolvimento, para o homem, mas

principalmente para a mulher, como um dos momentos de crise dentro desse processo contnuo e dinmico. um momento transitrio existencial que envolve necessidade de reestruturaes e reajustamentos em vrias dimenses, verificando-se necessidade de mudana de identidade e redefinio de papis.

A gestao, para a grande maioria das

mulheres, uma fase de realizao tanto pessoal quanto pelo relacionamento amoroso-conjugal e biolgico, devido o instinto de procriao.

psicodinamismo que acompanha a gravidez configura crises evolutivas que exigem respostas adaptativas.

A gravidez e o parto so eventos sociais que

integram a vivncia reprodutiva de homens e mulheres. Este um processo singular, uma experincia especial no universo da mulher e de seu parceiro, que envolve tambm suas famlias e a comunidade.

A gestao, parto e puerprio constituem uma experincia humana das mais significativas, com forte potencial positivo e

enriquecedora participam.

para

todos

que

dela

Diante de inmeros fatores, a interrupo da gravidez est intimamente relacionada ao abortamento, o qual pode ser :

espontneo

provocado

O abortamento espontneo ocorre em aproximadamente 10% das gestaes, envolvendo sentimentos de perda, culpa pela

impossibilidade de levar a gestao a termo, alm de trazer complicaes para o sistema reprodutivo, requerendo ateno tcnica adequada, segura e humanizada.

ABORTO

O risco iminente de perda da criana provoca

um sentimento de decepo, frustrao, e luto .

O luto um dos acontecimentos que faz parte do sentimento natural do ser humano:

No aborto, significa a expresso dos sentimentos e emoes pela morte de uma criana que no chegou ao perodo de viabilidade.

Os profissionais de sade so, coadjuvantes desta experincia e desempenham importante papel.

A compreenso da perda fetal a partir do olhar de quem passou pela experincia, viveu o processo de gravidez dentro do seu

contexto de vida, enfrentou problemas de vrias naturezas e por fim perdeu o filho, vindo, depois, a sofrer as conseqncias dessa perda.

"A morte no a maior perda da vida. A maior perda da vida o que morre dentro de ns enquanto vivemos."
Pablo Picasso

Testemunhar a experincia do abortamento relativamente comum na rotina dos hospitais. O Ministrio da Sade defende que o processo de abortamento (seja induzido ou espontneo) merece ateno diferenciada por parte da equipe de sade. Este o foco da apostila Ateno Humanizada ao Abortamento norma tcnica 2 ed, publicada em 2011 pelo Ministrio da Sade.

Esse documento pretende...

Fornecer aos profissionais subsdios para que possam oferecer no s um cuidado imediato s mulheres em situao de abortamento, mas tambm, na perspectiva da integralidade deste atendimento, disponibilizar alternativas contraceptivas, evitando o recurso a abortos repetidos."

Acolhimento

Quando as mulheres chegam aos servios de sade em processo de


abortamento sua experincia fsica, emocional e social. Geralmente, elas verbalizam as queixas fsicas, demandando soluo, e calam-se sobre suas vivncias e sentimentos. A mulher que chega ao servio de sade em situao de abortamento espontneo, induzido ou provocado, est passando por um momento difcil e pode ter sentimentos de solido, angstia, ansiedade, culpa, autocensura, medo de falar, de ser punida, de ser humilhada, sensao de incapacidade de engravidar novamente. Todos esses sentimentos se misturam no momento da deciso pela interrupo.

"S que aconteceu o seguinte... quando eu estava com seis meses e meio de gravidez, eu comecei a perceber que, na realidade, eu estava muito gorda; percebi que meus ps comearam a inchar. Eu passei aqui no Pronto Socorro... o mdico falou que eu estava precisando tomar o remdio [Aldomet], porque eu estava com a presso alta... quando eu falei para o meu ginecologista que o beb no mexia, ele me internou imediatamente."(Mariana)

Fiz dois pr-natais, ento, eu acho que a presso alta, esse negcio de gestante (de alto risco) uma vez por ms s, acho que no

correto. Eu acho que deveria ser uma vez por semana... eu acho, porque realmente exige cuidados, como aquele cartaz dizia que a gravidez exige cuidados.

O acolhimento e a orientao so elementos

importantes para uma ateno de qualidade e humanizada s mulheres em situao de abortamento.

Referncias

1. Assis SG. Traando caminhos em uma sociedade violenta. A vida de jovens infratores e de seus irmos no infratores. Rio de Janeiro: Fiocruz; 1999. 2. Bardin L. Anlise de contedo. So Paulo: Martins Fontes; 1977. 3. Benjamin W. Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre a literatura e histria da cultura. So Paulo: Brasiliense; 1994. 4. Bogdan R, Biklen SK. Qualitative research for education. Boston: Allyn and Bacon; 1982. 5. Boltanski L. As classes sociais e o corpo. Rio de Janeiro: Graal; 1979. 6. Brioshi LR, Trigo MHB. Famlia: representao e cotidiano: reflexes sobre um trabalho de campo. So Paulo: CERU/CODAC/USP; 1989. (Textos, Nova Srie,1). 7. Defey D, Rosselo JLD, Friedler R, Nuez M, Terra C. Duelo por un nio que muere antes de nacer. Montevideo: Centro Latinoamericano de Perinatologia y Desarrollo Humano; 1985. (OPSOMS CLAP Publicacin Cientfica, 1086). 8. Denzin NK. The research act. Chicago: Aldine Publishing; 1973. 9. Luz AMH, Santos ES, Mendes SMA, Agostini SMM. Feto morto: atuao frente ao sentimento materno. Rev Bras Enferm 1989;42:92-100. 10. Martins MA, Quayle J, Souza C, Zugaib M. O impacto emocional materno diante da perda durante a gestao : aspectos qualitativos. Rev Ginecol Obstet 1998;9:153-9.

Dinmica

You might also like