You are on page 1of 21

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE FARMCIA

DIETOTERAPIA NA HIV/AIDS
Grupo: Amanda Mariz Flvia Giselle Francielly Sabino Luiz Vencerlau Marcius Vincius Maria Ester Pamella Nogueira Sarah Luanne Williana Torres

Histrico:
1977 1978 - Primeiros casos nos nos EUA, Haiti e frica Central, descobertos e

definidos como AIDS em 1982, quando se classificou a nova sndrome.


1980 - Primeiro caso no Brasil, em So Paulo, tambm s classificado em 1982. 1981- Primeiras preocupaes das autoridades de sade pblica nos EUA com

uma nova e misteriosa doena.


1982- Adoo temporria do nome Doena dos 5 H, representando os

homossexuais, hemoflicos, haitianos, heroinmanos (usurios de herona injetvel) e hookers (nome em ingls dado s profissionais do sexo).
1983 - Primeira notificao de caso de aids em criana.

Relato de caso de possvel transmisso heterossexual. No Brasil, primeiro caso de aids no sexo feminino. 1984 - Estruturao do primeiro programa de controle da aids no Brasil

...

Conceitos
Vrus da Imunodeficincia Humana Sndrome da Imunodeficincia Adquirida

Ataca o Sistema Imunolgico, responsvel pela defesa do organismo frente a microorganismos Linfcitos T CD4+.

Transmisso
Relaes sexuais desprotegidas Compartilhamento de seringas

Me para o filho gestao/amamentao.

Sintomas
Incubao do Vrus - Infeco Aguda (3-6semanas)
Interao entre as clulas de defesa e rpidas mutaes

do vrus Denominado assintomtica Alta reduo de Linfcitos T CD4 - Fase Sintomtica Inicial

A baixa imunidade permite o aparecimento de doenas oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. Com isso, atinge-se o estgio mais avanado da doena. Quem chega a essa fase, por no saber ou no seguir o tratamento indicado pelos mdicos, pode sofrer de hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de cncer.
Por isso, sempre que voc mantiver relaes sexuais sem camisinha ou passar por alguma outra situao de risco, aguarde 30 dias e faa o teste.

Testes de Diagnstico
Teste rpido Possui esse nome, pois permitem a deteco de anticorpos anti-HIV na amostra de sangue do paciente em at 30 minutos. Por isso, pode ser realizado no momento da consulta. Permitem conhecer o resultado e receber o aconselhamento pr e ps-teste.

Testes de laboratrio
Teste Elisa Teste western blot Teste de imunofluorescncia indireta para o HIV-1

Tratamento/ Medicao
O controle da infeco pelo HIV realizado com medicamentos antirretrovirais, que impedem a multiplicao do vrus no organismo atuando em vrias etapas de seu ciclo reprodutivo.
Zidovulina , Didanosina, Zalcitabina, Lamividina, Estavudina.

No Brasil, desde 1996, o acesso gratuito de todas as pessoas vivendo com HIV aos antirretrovirais garantido por lei. Os medicamentos so distribudos em diversas unidades de sade, sempre sob acompanhamento profissional.

Qualidade de Vida
Atualmente, a sobrevida de indivduos portadores do HIV tende a ser cada vez maior, devido aos avanos da terapia anti-retroviral. Uma das implicaes mais comuns para a sade a desnutrio e a conseqente deficincia de nutrientes, causadas por aumento do gasto energtico, infeces oportunistas, m absoro e pela diminuio multifatorial da ingesto alimentar.

O que alimentao saudvel?


Nutrientes so todas as substncias qumicas que fazem parte dos alimentos e que so absorvidas pelo organismo, sendo indispensveis para o seu funcionamento. Existem dois grupos principais de nutrientes: 1. Macronutrientes: carboidratos, as protenas e as gorduras. 2. Micronutrientes: vitaminas e minerais.

O alimento tambm uma fonte de prazer!

Medicao e alimentao

Pessoas que vivem com HIV necessitam de medicamentos especficos para o tratamento. Estes medicamentos so chamados de antiretrovirais (ARV) e alguns exigem condies especiais para sua utilizao. Nos quadros a seguir, apresentamos os ARV divididos conforme as restries alimentares.

Objetivos da dietoterapia em relao a pacientes com AIDS devem ser:


preservar a massa magra;

evitar a desnutrio e recuperar o estado nutricional

adequado; fornecer quantidades adequadas de nutrientes, evitando deficincias ou excessos comprometedores da funo imunolgica; reduzir as complicaes e sintomas de infeces oportunistas e de efeitos colaterais de drogas que interfiram na ingesto e absoro de nutrientes; promover melhor qualidade de vida.

Dietoterapia
A necessidade energtica pode ser determinada pelo clculo da taxa metablica basal, que pode ser feito pela equao de Harris-Benedict25, acrescentando-se o fator de injria (1,3 a 1,7) e o fator trmico, de acordo com a temperatura do paciente.

Protenas: deve ser de 0,8 a 1 g/kg de peso adequado/dia quando no existir necessidade de ganho de peso. Se houver esta necessidade (o que mais freqente), esta recomendao aumenta para 1 a 1,2 g/kg de peso adequado/ dia. Lipdios: no deve ser restringido, exceto quando h esteatorria. Neste caso, a dieta deve ser suplementada com triglicerdeos de cadeia mdia (TCM).. Carboidratos: fundamental para poupar as protenas. O consumo destes nutrientes deve contribuir com 50% a 60% do valor energtico total. Vitaminas e minerais: necessria, porm no em megadoses. Via preferencial de administrao a oral, pois as injees so caras, dolorosas e podem provocar abcessos. As gestantes soropositivas devem receber suplementao extra de ferro e folato. As doses ideais para os portadores do HIV, entretanto, no so consenso na literatura.

Fatores que influenciam a ingesto alimentar e como trat-los:


Diarreias
Nauseas e vmitos; Afeces neurolgicas Nefropatias Afecoes da boca e do esfago.

Terapia nutricional enteral

Terapia nutricional parenteral

Receitas:
Bolinhos de folhas de beterraba de folhas de beterraba 1 prato cheio de folhas cortadas 1 copo de gua 4 colheres de farinha de trigo Sal a gosto leo para fritar Lave as folhas muito bem. Prepare uma massa com a gua e a farinha de trigo. Misture bem at formar um creme. Acrescente as folhas cortadas e misture bem. Frite s colheradas em leo quente. Escorra em papel absorvente. Pode ser usada folha de cenoura.

Obrigada!

You might also like