You are on page 1of 27

INTERPOL

Organizao Internacional Policial Criminal

A INTERPOL a maior organizao policial do mundo com 188 pases membros. Criada em 1923, apoia e auxilia todas as organizaes, autoridades e servios cuja misso prevenir ou combater o crime internacional. INTERPOL tem por objetivo facilitar a cooperao policial internacional, mesmo quando as relaes diplomticas no existem entre os pases em particular. A ao tomada dentro dos limites das leis existentes em diferentes pases e dentro do esprito da Declarao Universal dos Direitos Humanos. A Constituio da INTERPOL probe "qualquer interveno ou atividades de carter poltico,militar,religioso ou racial."

O emblema oficial da INTERPOL uma representao do globo, para indicar que as atividades da INTERPOL esto em todo o mundo, ramos de oliveira para simbolizar a paz, uma espada vertical atrs do globo, que representa uma ao policial, e as balanas abaixo do ramo de oliveira simbolizam a justia.

A bandeira oficial usada desde 1950. Ela tem um fundo azul-claro, o emblema est no centro e quatro flashes dispostos simetricamente ao redor do emblema, que representam as telecomunicaes e rapidez na ao policial.

HISTRIA
A INTERPOL sucessora da Comisso de Polcia Criminal (ICPC), que foi criada em 1923. Com o centro de operaes em Viena, a organizao publicou um jornal contendo notcias sobre criminosos procurados internacionalmente. A II Guerra Mundial interrompeu o desenvolvimento da organizao, e aps a guerra ela foi restituda e um novo centro de operaes foi estabelecido em Paris. O centro de operaes foi transferido para Lyon em 1989. As dcadas de 1990 e 2000 viram o rpido desenvolvimento e expanso dos sistemas de banco de dados e comunicaes.

ATOS INSTITUTIVOS.
Adotada na 25 sesso da Assemblia Geral da Interpol, em junho de 1956 em Viena, a Constituio da Interpol se guia em objetivos a serem alcanados e em meios de cooperao policial internacional efetiva. este o documento principal da organizao, que durante 13 anos funcionou apenas guiada por sries de estatutos no uniformes. A constituio da Interpol se divide em 11 partes, que apontam objetivos, atividade e estruturas da organizao.

INSTRUMENTOS NORMATIVOS QUE REGEM A ORGANIZAO


Conforme encontrado na pgina virtual da Interpol, tal organizao regida pela sua constituio, que sua base legal fundamental. Alm disso, conta com regras de Procedimento da Assemblia Geral, Regras de Procedimentos do Comit Executivo, entre outros diversos regulamentos que tratam sobre os procedimentos que devem ser adotados de acordo com misses e situaes. Alm disso, existem centenas de acordos de cooperao entre pases membros da organizao

ESTRUTURA INSTITUCIONAL
Conforme definido no artigo 5 da sua Constituio, a INTERPOL tem a seguinte composio: Assemblia Geral: rgo executivo supremo da INTERPOL, que se rene anualmente e composto por delegados designados por cada pas membro. A montagem toma todas as decises importantes relacionadas poltica, recursos, mtodos de trabalho, finanas, atividades e programas. Tambm elege o comite executivo. Cada pas-membro representado tem direito a um voto.

Comit Executivo : A comisso de 13 membros, eleita pela Assemblia Geral, contm 3 vice-presidentes e nove delegados que devem pertencer a pases diferentes. O Comit Executivo se rene trs vezes por ano, geralmente em maro, julho e imediatamente antes da Assemblia Geral. Seu papel, em conformidade com o artigo 22 da Constituio, : supervisionar a execuo das decises da Assemblia Geral. preparar a agenda para as sesses da Assemblia Geral. submeter Assemblia Geral para qualquer programa de trabalho ou projeto que considere teis. fiscalizar a gesto e o trabalho do Secretrio-Geral.

Secretaria-Geral: localizada em Lyon, na Frana, funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano e dirigida pelo Secretrio-Geral. Funcionrios de mais de 80 pases trabalham nas filiais que possui quatro lnguas oficiais: rabe, Ingls, Francs e Espanhol. A Secretaria tem sete escritrios regionais em todo o mundo, na Argentina, Camares, Cte d'Ivoire, El Salvador, Qunia, Tailndia e Zimbbue, juntamente com representantes especiais das Naes Unidas, em Nova York e na Unio Europeia, em Bruxelas.

Central Nacional Bureaux (BCN): Cada pas membro da Interpol mantm uma Central Nacional composta por agentes policiais nacionais. O BCN o ponto de contato designado para a Secretaria-Geral, escritrios regionais e outros pases-membros que necessitem de assistncia com as investigaes no exterior e a localizao e apreenso dos fugitivos H duas Secretarias Regionais para as Amricas: Escritrio Regional para a Amrica Central (San Salvador, El Salvador) e Escritrio Regional para a Amrica do Sul (Buenos Aires, Argentina) Todos os departamentos centrais nacionais da Interpol nas Amricas esto conectados com o sistema de comunicaes. Essa rede de comunicao torna possvel enviar informaes a nvel bilateral entre os BCN e, claro, entre os BCN e a Secretaria-Geral, em Lyon.

Conselheiros - so especialistas em um ttulo meramente consultivo, que poder ser nomeado pelo Comit Executivo e confirmado pela Assemblia Geral Comisso para o Controle de Arquivos da INTERPOL (CCF) - este um rgo independente, cujo mandato triplo: 1. para garantir o processamento de informaes pessoais pela INTERPOL em conformidade com os regulamentos da Organizao, 2 .para aconselhar a Interpol em qualquer projeto, operao, conjunto de regras ou de outras matrias que envolvam o processamento de informaes pessoais. 3. para processar as solicitaes relativas s informaes contidas nos arquivos da Interpol.

O atual presidente da INTERPOL o Sr. Khoo Boon Hui, eleito na 77 Assemblia Geral realizada em So Petersburgo, em outubro de 2008.

O presidente da Organizao eleito pela Assembleia Geral por um perodo de quatro anos.

PASES MEMBROS
Afeganisto, Albnia, Algria, Andorra, Angola, Antgua e Barbuda, Argentina, Armnia, Aruba, Austrlia, ustria, Azerbaijo, Bahamas, Bahrei, Bangladesh, Barbados, Blgica, Bielorrssia, Belize, Benin, Buto, Bolvia, Bsnia e Herzegovina, Botsuana, Brasil, Brunei, Bulgria, Burkina Faso, Burundi,Camboja, Camares, Canad, Cabo Verde, Repblica Central Africano, Chade, China, Chile Colmbia, Comores, Congo, Costa Rica, Congo (Rep. Democrtica) Costa do Marfim, Repblica Checa, Crocia, Cuba, Chipre,Dinamarca, Djibuti, Repblica Dominicana, Dominica,Equador, Egito, Guin Equatorial, El Salvador Eritreia, Estnia, EtipiaAntiga Repblica Jugoslava da Macednia, Fiji, Finlndia, Frana,Gabo, Gmbia, Gergia, Alemanha, Gana, Grcia, Granada, Guatemala,Guin,GuinBissau, Guiana, Honduras, Haiti, Hungria,Islndia, ndia, Indonsia, Ir, Iraque, Irlanda, Israel, Itlia,Jamaica, Japo, Jordo,Cazaquisto, Qunia, Quirguisto, Coreia (Rep.), Kuwait,Laos, Letnia, Lbano, Lesoto, Libria, Lbia, Liechtenstein, Litunia, Luxemburgo,Madagascar, Ilhas Marshall, Malawi, Malsia, Maldivas, Mali, Malta, Mauritnia, Maurcia, Mxico, Moldvia, Mnaco, Monglia, Montenegro, Marrocos, Moambique, Mianmar,Nambia, Nauru, Nepal, Pases Baixos, Antilhas Holandesas, Nova Zelndia, Nicargua, Nigria, Noruega, Nigria,Om, Paquisto, Panam, Papua-Nova Guin, Paraguai, Peru, Filipinas, Polnia, Portugal,Qatar, Romnia, Rssia, Ruanda,So Cristvo e Nevis, Santa Lcia, So Vicente e Granadinas, Samoa, San Marino, So Tom e Prncipe, Arbia Saudita, Srvia, Senegal, Serra Leoa, Seychelles, Singapura, Eslovquia, Eslovnia, Somlia, frica do Sul, Espanha, Sri Lanka, Sudo, Suriname, Suazilndia, Sua, Sucia, Sria,Tadjiquisto, Tanznia, Tailndia, Timor Leste, Togo, Tonga, Trinidad e Tobago, Tunsia, Turquia, Turquemenisto, Uganda, Ucrnia, Emirados rabes Unidos, Reino Unido, Estados Unidos, Uzbequisto, Uruguai,Cidade do Vaticano, Venezuela, Vietname,ImenZmbia, Zimbabwe.

AES E PROGRAMAS.
A Interpol difere da maior parte das agncias de aplicao da lei .Os agentes no fazem prises e no h um presdio da Interpol para onde os presos so levados. A agncia funciona como uma ligao administrativa entre as agncias de aplicao da lei dos pases membros, fornecendo assistncia de comunicao e base de dados. Isso vital no combate internacional ao crime porque a lngua, as diferenas burocrticas e culturais podem tornar difcil o trabalho em conjunto de oficiais de naes diferentes. Por exemplo, se os oficiais do FBI localizam um terrorista na Itlia, eles podem no saber quem contatar na Polcia de Estado , se a Polcia Municipal tem jurisdio sobre alguns aspectos do caso, ou quem no governo italiano precisa ser notificado sobre o envolvimento do FBI. Ento o FBI pode contatar o Departamento Central Nacional da Interpol na Itlia, que ir agir como ligao entre os Estados Unidos e as agncias italianas de aplicao da lei.

A base de dados da Interpol auxilia os aplicadores da lei a verem o grande quadro do crime internacional, enquanto outras agncias tm suas prprias bases de dados e a informao raramente ultrapassa as fronteiras de uma nao. A Interpol pode localizar os criminosos e o planejamento de crimes ao redor do mundo. Eles mantm colees de impresses digitais e fichas, listas de pessoas procuradas, amostras de DNA e passaportes. Somente o banco de dados de passaportes perdidos e roubados deles contm mais de 12 milhes de registros. Eles tambm analisam todos esses dados e liberam informaes sobre o planejamento de crimes para os pases membros.

Conforme informaes obtidas no website da organizao, o foco principal da Interpol a cooperao policial entre pases, ou seja, promover a cooperao e a assistncia mtua entre as autoridades de polcia criminal. Para tal fim ser alcanando, a organizao conta com subdivises e programas em matrias especficas, tais como:

Drogas: O papel mais importante da Interpol identificar novas tendncias no trfico de drogas, bem como as organizaes criminais que trabalham com tal atividade, tendo como foco principal as drogas mais usadas e traficadas como cannabis, cocana, herona, drogas sintticas e precursores qumicos. Em linhas gerais, o trabalho da Interpol no tocante ao trfico de drogas consiste em facilitar a identificao de organizaes criminosas e auxiliar os pases membros, promovendo encontros e conferencias, enviando tticas, mantendo contato prximo com as entidades policiais de cada pas.

Crime Organizado: Interpol atua como um posto central para capacitao profissional e tcnica sobre o crime organizado internacional e como um centro de coleta, agrupamento, anlise e disseminao de informaes relativas ao crime organizado e organizaes criminosas. A organizao tambm monitora a situao do crime organizado em esfera global e coordena as investigaes internacionais. A misso da Interpol, a este respeito, o de reforar a cooperao entre os pases membros e estimular o intercmbio de informaes entre todos os rgos judiciais nacionais e internacionais preocupados com a luta contra grupos do crime organizado

Crime farmacutico: H na Interpol uma Unidade de Produtos Mdico e Farmacutico falsificados, que trabalha para reunir os mais diferentes agentes, desde autoridades policiais e aduaneiras, cientistas, autoridades reguladoras da sade, bem como o setor privado dos pases membros, para combater a falsificao de produtos farmacuticos, definidos como substancias txicas inteis na funo mdica, alm de nocivas, que so indistinguveis do produto original. Para tal, desenvolvem atividades certeiras contra a falsificao de tais produtos atravs da participao no IMPACT ou, fora tarefa internacional contra falsificao de proutos mdicos, liderada pela OMS.

Crimes financeiros e high-tech: tendo como objetivo combater crimes financeiros e crimes virtuais, tais como lavagem de dinheiro, falsificao de moeda, crimes contra a propriedade intelectual, fraude contra carto de crdito, ataques de vrus e cyber terrorismo, a INTERPOL, atravs de convenes e cursos entre os pases membros, desenvolve novas tecnologias que permitam a identificao e o combate de tais crimes, que tm consequncias nocivas para a sociedade.

Fugitivos: sendo a cooperao policial o objetivo inicial da organizao, a ateno dada aos fugitivos internacionais ocorre atravs de circulao de agentes da Interpol nos pases membros, bem como o alerta vermelho, que reconhecido por ter valor legal nos pases, como uma permisso para que sejam feitas prises. A Interpol auxilia em investigaes para a localizao de fugitivos, coleta e dissemina dados de especialistas, alm de outras aes que contribuem com o desenrolar de investigaes e capturas de fugitivos.

Terrorismo: INTERPOL recolhe, armazena, analisa e troca informaes sobre indivduos suspeitos, grupos e suas atividades. A organizao tambm coordena a circulao de alertas e avisos sobre os terroristas, criminosos perigosos e ameaas de armas para a polcia nos pases membros. A principal iniciativa nessa rea o Fusion Task Force, que foi criado aps os atentados de 11 de Setembro nos Estados Unidos

Trfico de pessoas: engloba-se nesse tema o trfico de mulheres para explorao sexual, trfico de pessoas (facilitar a entrada ilegal de pessoas em pases aos quais estas no so cidados nem moradores legais em troca de dinheiro o trabalho realizado pelos coiotes), explorao sexual infantil, trfico de rgos e trfico de trabalhadores escravos. A Conveno das Naes Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e o Protocolo Adicional para Prevenir, Suprimir e Punir o Trfico de Pessoas so plataformas chaves , dando orientaes para a aplicao da lei.

ATUALIDADES.

You might also like